SóProvas



Questões de Suporte Ventilatório


ID
108121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem de 54 anos de idade deu entrada na emergência de um hospital com quadro de infarto agudo do miocárdio. Esse quadro teve início com dor súbita em região esternal e no abdome superior, a qual se agravou, impelindo-o a procurar o serviço médico, onde se apresentou consciente e preocupado. Foram realizados coleta de sangue para exames, eletrocardiograma e radiografia de tórax e iniciou-se terapia com estreptoquinase.

Considerando o caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.

Na situação em tela, deve-se administrar oxigênio suplementar através de tubo endotraqueal, prepararando-se o material para a entubação imediata e certificando-se do uso de cânulas de grosso calibre a fim de garantir uma boa oxigenação.

Alternativas

ID
121822
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao constatar uma obstrução grave das vias aéreas por corpo estranho, no adulto consciente, é recomendável

Alternativas
Comentários
  • A Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traquéia da vítima. Resumidamente, uma pessoa fazendo a manobra usa as mãos para fazer pressão sobre final do diafragma. Isso comprimirá os pulmões e fará pressão sobre qualquer objeto estranho na traquéia.

    Procedimento

    A pessoa a aplicar a manobra deverá posicionar-se atrás da vítima, fechar o punho e posicioná-lo com o polegar para dentro entre o umbigo e o osso esterno. Com a outra mão, deverá segurar o seu punho e puxar ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para cima e para dentro a partir dos cotovelos. Deve-se comprimir a parte superior do abdomen contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio. É essencial repetir-se a manobra acerca de cinco a oito vezes. Cada empurrão deve ser vigoroso o suficiente para deslocar o bloqueio. Caso a vítima fique inconsciente, a manobra deve ser interrompida e deve ser iniciada a reanimação cardiorrespiratória.


ID
133243
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante um atendimento de primeiros socorros pode ser necessário o uso de cânula orofaríngea ? COF. Um dos conhecimentos que o enfermeiro deve ter sobre o assunto é que a COF

Alternativas
Comentários
  • Cânula orofaríngea

    A cânula orofaríngea pode ser utilizada para facilitar a realização de ventilações com a bolsa-válvula-máscara, visto que impede a obstrução da via aérea pela queda da língua. Em pacientes inconscientes ou em PCR pode-se utilizá-la em associação a outro dispositivo ventilatório como método auxiliar à ventilação (Classe IIa, Nível de Evidência C)228.

    Fonte: 
    I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia

    Arq. Bras. Cardiol. vol.101 no.2 supl.3 São Paulo Aug. 2013

  • A cânula orofaríngea pode ser utilizada para facilitar a realização de ventilações com a bolsa-válvula-máscara, visto que impede a obstrução da via aérea pela queda da língua. O princípio deste recurso é manter mecanicamente abertas as vias aéreas de um paciente que se encontra sem o reflexo do vômito. Em pacientes inconscientes ou em PCR pode-se utilizá-la em associação a outro dispositivo ventilatório como método auxiliar à ventilação. A cânula orofaríngea  tem como contraindicação o uso em pacientes reativos à sua inserção ou conscientes.

    Existem cânulas orofaríngeas dos mais diversos tamanhos. Para a escolha do tamanho adequado da cânula, posicione-a da rima bucal até o ângulo da mandíbula, ou até o tragus da orelha. A utilização correta da cânula orofaríngea faz-se a partir de sua introdução na cavidade oral com a concavidade voltada para cima, dirigindo sua extremidade para o palato duro. A seguir, executa-se um movimento de rotação de 180º sobre ela mesma, posicionando-a sobre a língua.

    Logo, a cânula orofaríngea auxilia na manutenção da via aérea em um indivíduo não responsivo, que não esteja intubado.

    Resposta A

    Bibliografia

    Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol: 101, (2 Supl. 3): 1-221, 2013.


ID
188932
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para remover o corpo estranho que está obstruindo as vias aéreas, o socorrista deve

Alternativas
Comentários
  • Conhecido como Manobra de Heimlich
  • Sem gabarito de novo? Ninguém merece !!!

  • Pra vc caro colega que está sem acesso as respostas, aqui está o gabarito: Letra A utilizar manobras que aumentam subitamente a pressão intra-torácica o nome dessa manobra é Heimlich

  • eliane, tente procurar a resposta. se todas as questões tiverem o gabarito vc nao vai ter um estudo eficaz e suficiente para passar em nenhum concurso. Mas caso a sua prioridade seja apenas o gabarito, mude seu plano e começe a pagar. na boa, ok ;)


ID
317893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os conhecimentos específicos do enfermeiro em emergências respiratórias, julgue os itens a seguir.
A hiperventilação resulta em aumento da eliminação de dióxido de carbono e acidose respiratória.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA
     A elevação na PaCO2 (com acidose respiratória) indica que está ocorrendo hipoventilação alveolar, seja de forma aguda, como em pacientes com lesões no centro respiratório, intoxicação ou abuso de drogas e na embolia pulmonar, ou crônica nos pacientes portadores de doenças com limitação crônica ao fluxo aéreo em fase de agudização e na obesidade mórbida.
  • Questão errada! Certamente a hiperventilação tem como consequência o aumento da eliminação do dióxido de carbono. Entretanto essa  eliminação gera uma alcalinização do sangue e consequente aumento do pH sanguíneo, gerando a alcalose respiratória.
  • Resulta em alcalose respiratória.

  • Alcalose Respiratória

         É caracterizada pelo aumento do pH e diminuição da pCO2.

         Ocorre devido a uma hiperventilação pulmonar.

     

    Alcalose Metabólica

         É caracterizada por uma elevação do pH e na concentração de bicarbonato.

         Ocorre devido à ingestão excessiva de álcalis, ou pela perda de ácidos pelo organismo.

     

    http://www.ufrgs.br/leo/site_ph/alcalose.htm


ID
317896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os conhecimentos específicos do enfermeiro em emergências respiratórias, julgue os itens a seguir.
Todas as áreas da cavidade torácica que entram em contato com os pulmões são revestidas pela pleura parietal.

Alternativas

ID
393883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens de 61 a 65, referentes aos procedimentos de
enfermagem nos diferentes processos de atendimento ao trabalhador
em situações de emergência.

Como conduta básica no atendimento de emergência, a respiração de um acidentado deve ser observada somente quando ele estiver inconsciente.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
542425
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar a aspiração traqueal de uma paciente intubada vítima de um trauma, o enfermeiro deve saber que a

Alternativas
Comentários

  • A aspiração traqueal, consiste em retirar a secrecao traqueobronquica e erofaringea atraves de uma sonda ligada a um aparelho de succao (eletrico ou com auxilio de vacuo). A sonda e introduzida na boca e narinas, ou na traqueia e bronquios, se o paciente estiver entubado e ou traqueostomizado.
     
    Finalidade: Paciente impossibilitado de eliminar as secrecoes ou que encontram-se intubados e traqueostomizados.
     
    Normas
     
    01 - Esta tecnica visa manter as vias aereas livres e permeaveis, garantindo ventilacao e oxigenacao adequadas, prevenindo complicacoes no quadro clinico do paciente, provocadas por acumulo de secrecoes nos pulmoes;
    02 - Quando nao estiver usando a borracha de aspiracao (latex), manter sua extremidade protegida;
    03 - Em caso de secrecao espessa, rolhas ou mesmo grande quantidade de secrecao, instilar agua destilada estéril na canula endotraqueal (de 10 a 20 ml); apos a instilacao, ventilar os pulmoes com o ambu e em seguida fazer a aspiracao traqueal;
    04 - Durante a aspiracao, caso haja diminuicao da frequencia cardiaca ou arritmias, parar imediatamente o procedimento e oferecer oxigenio ao paciente, atraves de ambu ou do proprio ventilardo mecanico;
    05 - Aspirar o tubo endotraqueal somente quando necessario e nunca como rotina;
    06 - A sonda de aspiracao devera ter um diametro externo 1/3 menor que o diametro interno da cânula endotraqueal ou traqueostomia. Em adultos, utilizar sonda de aspiracao no 10;
    07 - Testar sempre o aspirador de secrecoes, antes de utiliza-lo;
    08 - O aspirador de secrecoes mais indicado e o aspirador a vacuo, pois sua pressao de succao e controlada. Assim, dar preferencia aos aspiradores a vacuo e evitar utilizar os aspiradores eletricos, cuja pressao de succao e muito forte.
     

ID
587572
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O atendimento a um paciente em situação de urgência e emergência pode requerer o uso de cânula orofaríngea. De acordo com a referência ACLS - Advanced Cardiac Life Support/2007, este dispositivo
I. deve ser utilizado em pacientes responsivos, por evitar laringoespasmo e vômito.
II. posiciona a língua do paciente para a frente e longe da parte posterior da garganta.
III. garante que a via aérea inferior do paciente esteja protegida da broncoaspiração.
IV. pode produzir vômito se utilizado em uma pessoa responsiva ou semi-responsiva, com reflexo de vômito.
É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Pensei na cânula de entubação. Na verdade é a cânula de guedel. :(

     

    Bons estudos , galera.

  • Eu pensei que fosse a cunula da traqueostomia!


ID
620272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do transporte de acidentados em caráter emergencial, julgue o item a seguir.

No percurso entre o atendimento pré-hospitalar e hospitalar de paciente vítima de traumatismo craniencefálico, apenas as funções respiratórias precisam ser monitoradas, para se evitar uma eventual asfixia por meio de secreções.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
732016
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento ao paciente com edema agudo de pulmão, a máscara facial de pressão positiva nas vias respiratórias tem como vantagem:

Alternativas
Comentários
  • melhora a oxigenação arterial, de forma não invasiva, sem necessidade de intubação traqueal imediata

ID
851056
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O oxigênio é vital para o cérebro humano. Em casos de lesões que provoquem dificuldades de respiração, se as funções respiratórias não forem restabelecidas, as atividades cerebrais cessarão.

Sendo assim, o tempo, em minutos, que é considerado limite para o restabelecimento dessas funções é de

Alternativas
Comentários
  • Se as funções respiratórias não forem restabelecidas dentro de 3 a 4 minutos,
    
    as atividades cerebrais cessarão totalmente , ocasionando a morte.
    O oxigênio é vital para o cérebro
                       
    
    Capítulo I Geral
    
    Principais Causas
    A. Bloqueio da passagem de ar.
    Pode acontecer nos casos de afogamento, secreções e espasmos
    da laringe, estrangulamento, soterramento e bloqueio do ar causado por
    ossos, alimentos ou qualquer corpo estranho na garganta.
    B. Insuficiência de oxigênio no ar.
    Pode ocorrer em altitudes onde o oxigênio é insuficiente, em
    compartimentos não ventilados, nos incêndios em compartimentos
    fechados e por contaminação do ar por gases tóxicos (principalmente
    emanações de motores, fumaça densa).
    C. Impossibilidade do sangue em transportar oxigênio.
    D. Paralisia do centro respiratório no cérebro.
    Pode ser causada por choque elétrico, venenos, doenças, (AVC),
    ferimentos na cabeça ou no aparelho respiratório, por ingestão de grande
    quantidade de álcool, ou de substâncias anestésicas, psicotrópicos e
    tranqüilizantes.
    E. Compressão do corpo.
    Pode ser causado por forte pressão externa (por exemplo,
    traumatismo torácico), nos músculos respiratórios.
                       
    
    O sinal mais importante dessa situação é a dilatação das
    pupilas.
    Fonte: 
    Manual de Primeiros Socorros/ 2003 - Ministério da Saúde


ID
983125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do atendimento de paciente em situações de emergências relacionadas aos sistemas respiratório e circulatório, julgue os itens a seguir.


O paciente com insuficiência respiratória aguda possui uma lesão estrutural irreversível e apresenta maior tolerância a hipercapnia, a qual resulta de uma adaptação rápida do organismo a sua condição anormal

Alternativas
Comentários
  • Estes pacientes desenvolvem uma tolerância a hipóxia e a hipercapnia, que se agrava gradativamente.

    errada.

  • Essas características são de pacientes com insuficiência respiratória crônica e não aguda.

  • A insuficiência respiratória (IR) corresponde à incapacidade do sistema respiratório em promover adequada oxigenação arterial, bem como eliminação do gás carbônico (comprometimento da hematose). Pode ser caracterizada por PaO2 ≤ 60 mmHg em ar ambiente, SatO2<90% e PaCO2 ≥ 45 mmHg.

    A insuficiência respiratória Aguda pode ocorrer mesmoq eu a pessoa não tenha uma lesão estrural irreversível.

    Gabarito do Professor: ERRADO


    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.


ID
1047418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da assistência de enfermagem em situação de trauma, julgue o próximo item.

Se o paciente estiver inconsciente e apresentar dificuldade para respirar ou períodos de apneia, o enfermeiro deverá utilizar um tubo endotraqueal para estabilizá-lo.

Alternativas
Comentários

ID
1122121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

       Um homem de setenta e quatro anos de idade foi internado na clínica médica de um hospital após apresentar dificuldades respiratórias. Evoluiu com infecção do trato urinário, hipoatividade, rigidez nos membros superiores e inferiores, disfagia e pneumonia hospitalar. No momento do exame físico, o paciente estava alerta, respondia a alguns comandos simples, apresentava acúmulo de muco em vias aéreas superiores e dificuldade para tossir, não era capaz de sair do leito sozinho e era-lhe administrado oxigênio sob máscara de Venturi fornecendo 50% de FiO2. A filha que o acompanhava relatou que, havia mais de um ano, o paciente tinha sido diagnosticado com câncer de próstata e que, desde então, o pai vinha apresentando sono fragmentado durante a noite e sonolência diurna. A filha relatou, ainda, que, havia um mês, seu pai tinha sido internado com dores na região pélvica, ocasião em que fora diagnosticada metástase óssea, advinda do câncer de próstata, sem possibilidades de cura. Referiu, por fim, que, na noite anterior, seu pai não dormiu bem, em razão da agitação e da dispneia. O paciente tinha histórico de constipação crônica e havia evacuado pela manhã fezes líquidas. O exame físico indicou ainda, roncos à ausculta pulmonar. Nas 24 horas seguintes, internado, o paciente apresentou diurese de 1.100 mL, sob dispositivo urinário externo, e permaneceu sob dieta por sonda nasoenteral, com boa aceitação, sem relatos de vômito.

Na situação apresentada, o profissional de enfermagem deve

Alternativas
Comentários

ID
1122124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

       Um homem de setenta e quatro anos de idade foi internado na clínica médica de um hospital após apresentar dificuldades respiratórias. Evoluiu com infecção do trato urinário, hipoatividade, rigidez nos membros superiores e inferiores, disfagia e pneumonia hospitalar. No momento do exame físico, o paciente estava alerta, respondia a alguns comandos simples, apresentava acúmulo de muco em vias aéreas superiores e dificuldade para tossir, não era capaz de sair do leito sozinho e era-lhe administrado oxigênio sob máscara de Venturi fornecendo 50% de FiO2. A filha que o acompanhava relatou que, havia mais de um ano, o paciente tinha sido diagnosticado com câncer de próstata e que, desde então, o pai vinha apresentando sono fragmentado durante a noite e sonolência diurna. A filha relatou, ainda, que, havia um mês, seu pai tinha sido internado com dores na região pélvica, ocasião em que fora diagnosticada metástase óssea, advinda do câncer de próstata, sem possibilidades de cura. Referiu, por fim, que, na noite anterior, seu pai não dormiu bem, em razão da agitação e da dispneia. O paciente tinha histórico de constipação crônica e havia evacuado pela manhã fezes líquidas. O exame físico indicou ainda, roncos à ausculta pulmonar. Nas 24 horas seguintes, internado, o paciente apresentou diurese de 1.100 mL, sob dispositivo urinário externo, e permaneceu sob dieta por sonda nasoenteral, com boa aceitação, sem relatos de vômito.

A partir da situação apresentada, assinale a opção correta a respeito da máscara de Venturi.

Alternativas
Comentários
  • A oxigênioterapia consiste na administração de oxigênio numa concentração de pressão superior à encontrada na atmosfera ambiental para corrigir e atenuar deficiência de oxigênio ou hipóxia.

    A Máscara de Venturi é um dispositivo de alto fluxo, no qual o oxigênio passa por um orifício de baixa pressão, causando aspiração do ar ambiente para o interior da máscara. Desta forma o paciente respira uma mescla precisa de ar ambiente e oxigênio. Pela máscara de Venturi se administram concentrações de oxigênio (24% a 50%) totalmente controladas, independentemente da profundidade ou da frequência da respiração. Não é um sistema invasivo.

    Resposta A

    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com os artigos Oxigenioterapia Domiciliar Prolongada e Cuidados durante o uso de oxigênio-Oxigenioterapia e o livro Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica.Brunner e Suddarth.2012

     

    a) Correto.

     

    b) Errado.

    Pela máscara de Venturi são fornecidas concentrações de O2 controladas (FIO2=24%,28%, 31%, 35% e40%).

     

    c) Errado.

    A máscara de Venturi possui uma bolsa-reservatório que deve permanecer inflada durante a inspiração, para controle do fluxo de oxigênio.

     

    d) Errado.

    A Máscara de Venturi é um dispositivo de ALTO fluxo ou ou fluxo fixo, no qual o oxigênio passa por um orifício de baixa pressão, causando aspiração do ar ambiente para o interior da máscara. Desta forma o paciente respira uma mescla precisa de ar ambiente e oxigênio.

     

    e) Errado.

    É necessário observar as manifestações citotóxicas do oxigênio e situações de apnéia ou ciclos respiratórios assimétricos.


ID
1122154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A obstrução das vias aéreas ocorre em situações em que há um bloqueio total ou parcial na passagem do fluxo de ar até os alvéolos pulmonares. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Popularmente conhecida como engasgamento, a obstrução das vias aéreas superiores por corpos estranhos é um fato comum, que quando reconhecido e tratado precocemente, com algumas manobras simples, pode salvar a vida da pessoa acometida.

    A obstrução ocorre mais comumente nos adultos, por alimentos sólidos pouco mastigados, nas crianças, por objetos pequenos que ela coloca em sua boca, como brinquedos, e nos bebês, por líquidos.

    O reconhecimento da obstrução se dá através dos seguintes sinais: ruídos respiratórios anormais, como roncos e chiados, dificuldade de respirar, de falar (ou até incapacidade total), de emitir sons, agitação e inconsciência. Em crianças pequenas e bebês é comum ocorrer tosse e choro anormais (fracos e até ausentes).

    Na obstrução leve ocorre a oclusão parcial da via aérea, sendo que o ar passa com muita dificuldade. Nesses casos, a pessoa que vai prestar o socorro deve estimular a vitima a tossir e acalmá-la, caso esteja consciente. Nesses casos, não é adequado dar tapas nas costas, pois desta forma o objeto pode se alojar em local mais abaixo na via aérea e ocluir totalmente a mesma.

    Na obstrução grave ocorre a oclusão total da via aérea, levando a vitima a um grande desconforto, ausência de emissão de sons e possível perda de consciência. Nesses casos estão indicadas manobras de desobstrução das vias aéreas.

    Em adultos, a melhor manobra para desobstrução das vias aéreas é a Manobra de Heimlich, em que a pessoa que presta o socorro posiciona-se atrás da vitima e coloca seus braços, através de sua cintura, com as mãos fechadas e localizadas pouco acima do umbigo, aplicando compressões nessa região, para trás e para cima. Deve-se repetir a manobra até que ocorra a desobstrução.

    Em criança de até um ano, esta será colocada de bruços, sobre o antebraço do socorrista, que mantem o corpo da mesma, inclinado com cabeça mais baixa, aplicando-se golpes com as mãos entre as escapulas. Após cerca de cinco golpes, verifica-se a boca da criança para ver se o objeto foi expelido. Se não tiver sido, continua-se a manobra, até a expulsão do objeto, ou da chegada do socorro profissional.

    Sempre ao iniciar as manobras de socorro, solicitar a alguém que acione os serviços de Atendimento Pré-Hospitalares de Urgência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), pelo telefone 192, ou o serviço de Resgate, pelo telefone 193, e seguir as orientações do profissional do outro lado da linha.


    referencia: DrSyro Maiuri – CRM 127.802. Cursou faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência médica, pós- graduação em Medicina Legal pela FMUSP e MBA em gestão de Saúde pelo INSPER. 

  • Na verdade, com relação à alternativa "B" não se faz mais a manobra de Heimlich em vítimas inconscientes que não respiram. Nesse caso aplica-se as compressões torácicas sem checar pulso (Only Hands) uma vez que não se pode fazer ventilações em decorrência da obstrução de VVAA.

    Referência:

    Novas diretrizes da AHA, 2015.

  • Alternativas B e C estão corretas

  • obstrução leve: Paciente capaz de responder se está engasgado. Consegue tossir, falar e respirar.

    • obstrução grave: Paciente consciente e que não consegue falar. Pode não respirar ou apresentar respiração ruidosa, tosse silenciosa e/ou inconsciência.

    leve responsivo?acalma e estimula a tosse.

    grave responsivo? manobra heimlich.

    grave irresponsivo bb?compressão nele


ID
1125424
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico, realizado pelo médico, no qual é feita uma abertura na traquéia do paciente, onde é introduzido um tubo de demora. A traqueostomia pode ser temporária ou definitiva. Considerando os cuidados adequados ao paciente com esse dispositivo, julgue cada uma das proposições seguintes:

Administrar a umidade aquecida adequada; utilizar a técnica estéril quando aspirar e realizar o cuidado da traqueostomia.

Alternativas

ID
1219138
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A monitoração da pressão intracraniana (PIC) proporciona informações que facilitam as intervenções para evitar isquemia cerebral secundária. Sobre a PIC, é CORRETO afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • A PIC é usualmente conceituada como a pressão do líquido cefalorraquidiano (LCR). A PIC pode variar de acordo com alterações na pressão arterial sistêmica (PA sistêmica), na respiração, na posição determinada pelo paciente e também pelo aumento do volume de um ou mais componentes cranianos. O conteúdo intracraniano é composto de tecido cerebral (80%), liquor (10%) e sangue (10%)2. A manutenção da PIC em seus valores normais depende da preservação do volume intracraniano

    A PIC interfere com o Fluxo Sanguíneo Cerebral (FSC) por ser um determinante da pressão de perfusão cerebral que consiste no valor da pressão arterial média menos o valor da pressão intracraniana (PPC=PAM-PIC), sendo os valores normais acima de 70 mmHg.

    A drenagem de líquor diminui a PIC.

    A pressão intracraniana varia com a idade, sendo 8 a 10 mmHg considerados valores normais para lactentes, e valores de PIC inferiores a 15 mmHg considerados normais para crianças maiores ou adultos. Hipertensão intracraniana foi definida como PIC acima de 20 mmHg, que persiste por mais de 20 min em adultos.Conforme descrito na alternativa C.

    A PIC pode ser medida diretamente por meio da introdução intracerebral (em um dos ventrículos que contém líquido) de cateteres permeados com fluido ou de fibra óptica ligados a transdutor e conectado ao um monitor na cabeceira do paciente, que permita medidas contínuas da PIC e drenagem de LCR (líquido cefalorraquidiano). Ou seja, não tem relação com o eixo flebostático (marco zero), esse eixo é utilizado para medida PVC (Pressão venosa Central)

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil, Ministério da Saúde. Tecnologia para monitorização da pressão intracraniana em pacientes com traumatismocranioencefalico grave. Brasília, 2014.

    Giugno KM et all. Tratamento da hipertensão intracraniana. Jornal de Pediatria - Vol. 79, Nº4, 2003.

    http://www.ebserh.gov.br/documents/147715/395574/see_hipertensao_intracraniana_HIC.pdf

  • A pressão de perfusão cerebral é calculada pela pressão arterial sistólica menos a PIC. (PPC = PAM - PIC )

    A drenagem de líquor Diminui a pressão intracraniana.


ID
1219183
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A presença de um tubo orotraqueal (TOT) em pacientes que necessitam de ventilação artificial ou ventilação mecânica impede o fechamento da glote e, consequentemente, compromete o mecanismo fisiológico de depuração das vias aéreas, ou seja, a tosse efetiva. Portanto a aspiração do TOT torna-se primordial para a remoção de secreções das vias aéreas. Sobre a técnica de aspiração do TOT, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Correção> Com vácuo ( E SEM OXIGENIO)

  • nao é isso, de acordo com potter a sonda não tem que ser nserida de forma lenta, e é sem vacuo mesmo. o vacuo é aplicado somente no momento da retirada da sonda, nunca na introdução.


ID
1239067
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ocorreu um caso de obstrução total de vias aéreas por alimento em indivíduo adulto consciente. Nessa situação, a manobra indicada para desobstrução das vias aéreas é denominada

Alternativas

ID
1320781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade no Brasil. Acerca da parada cardiorrespiratória e de recomendações pertinentes, julgue o próximo item.
Quando houver suspeita de trauma de coluna cervical, deve-se, para abrir a via aérea, manter a cabeça e o pescoço do paciente alinhados. Caso não se consiga abrir a via aérea, deve-se optar pela inclinação de sua cabeça e elevação da mandíbula, pois em situação de parada cardiorrespiratória, a ventilação tem prioridade.

Alternativas
Comentários
  • Não consegui escrever nas perguntas! Então escreverei aqui. Essa questão eu pediria anulação. Hoje se a prioridade é a massagem em primeiro lugar. Sendo CAB Compressão, Abertura de vias aereas em segundo lugar...

  • kkkkkkk cADA UMA


ID
1320832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A maioria dos pacientes em estado crítico necessita de suporte ventilatório, invasivo ou não, progredindo para o desmame. Acerca desses cuidados, julgue o item que se segue.
A ventilação mecânica não invasiva tem por objetivo aumentar a ventilação pulmonar, o que diminui o trabalho respiratório e tem como vantagens menor custo, maior conforto para o paciente e menor risco de pneumonia.

Alternativas

ID
1320835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A maioria dos pacientes em estado crítico necessita de suporte ventilatório, invasivo ou não, progredindo para o desmame. Acerca desses cuidados, julgue o item que se segue.
A ventilação mecânica não invasiva tem como desvantagem maior lentidão na correção das alterações de gasometria, apesar de garantir a administração de volume corrente constante.

Alternativas
Comentários
  • A ventilação mecânica não invasiva tem como desvantagem maior lentidão na correção das alterações de gasometria, apesar de garantir a administração de volume corrente constante.

    O fluxo de adm da ventilação mecânica não invasiva pode ser alterado de acordo com o padrão respiratório do doente.


ID
1320838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A maioria dos pacientes em estado crítico necessita de suporte ventilatório, invasivo ou não, progredindo para o desmame. Acerca desses cuidados, julgue o item que se segue.
O suporte ventilatório mecânico propicia aumento do trabalho respiratório, com aumento da oxigenação e diminuição do acúmulo de dióxido de carbono nos pulmões e na circulação sanguínea.

Alternativas
Comentários
  • A ventilação mecânica propicia melhora das trocas gasosas e diminuição do trabalho respiratório, podendo ser utilizada de forma não-invasiva através de uma interface externa, geralmente uma máscara facial, e de forma invasiva através de um tubo endotraqueal ou cânula de traqueostomia. A ventilação mecânica (VM) se faz através da utilização de aparelhos que, intermitentemente, insuflam as vias respiratórias com volumes de ar (volume corrente - VT). O movimento do gás para dentro dos pulmões ocorre devido à geração de um gradiente de pressão entre as vias aéreas superiores e o alvéolo, podendo ser conseguido por um equipamento que diminua a pressão alveolar (ventilação por pressão negativa) ou que aumente a pressão da via aérea proximal (ventilação por pressão positiva). Logo, o suporte ventilatório mecânico visa propiciar redução do trabalho respiratório, com aumento na oxigenação (PaO2) e diminuição do acúmulo de dióxido de carbono (PaCO2) nos pulmões e na circulação sanguínea, previne a fadiga da musculatura respiratória e proteção das vias aéreas. Veja que a banca coloca que há um aumento do trabalho respiratório, quando na verdade, é uma diminuição. Resposta ERRADO Bibliografia http://itarget.com.br/newclients/sbpt.org.br/2011/downloads/arquivos/Dir_VM_2013/Diretrizes_VM2013_SBPT_AMIB.pdf Carvalho CRR, Toufen Junior C, Franca AS. Ventilação mecânica: princípios, análise gráfica e modalidades ventilatórias. J. bras. pneumol. vol.33 suppl.2 São Paulo July 2007.
  • Na verdade, há diminuição do trabalho respiratório.


ID
1343707
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A obstrução da cânula é uma complicação possível em pacientes submetidos àtraqueostomia, mas pode ser prevenida com o correto posicionamento da cânula, a aspiração das secreções e a umidificação dos gases ventilatórios.

Alternativas

ID
1345288
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro que deixa de aspirar as vias aéreas inferiores de uma pessoa, em uso de suporte ventilatório mecânico, está incorrendo em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C 


ID
1345306
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à máscara facial simples, é correto afirmar que é usada para:

Alternativas

ID
1347424
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IPSEMG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A inaloterapia ou terapia realizada através da aspiração inclui os métodos de nebulização ou aerossolterapia, umidificação ou vaporização e oxigenioterapia.

Considerando a inaloterapia, analise as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    De acordo com o artigo Cuidados durante o uso de oxigênio-Oxigenioterapia

     

    a) Correto.

     

    b) Correto.

     

    c) Errada.

    Velocidades de fluxos superiores a 6 a 8 l/min podem levar à deglutição do ar, provoca irritação e ressecamento da mucosa nasal e faríngea, além de distensão abdominal.

     

    d) Correto.

  • Velocidades de fluxos superiores a 6 a 8 l/min podem levar à deglutição do ar, provoca irritação e ressecamento da mucosa nasal e faríngea, além de distensão abdominal. Por isso deve haver umidificador do ar em todos os pacientes que estão recebendo valores acima de 6L/min


ID
1366753
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em situações de emergência, a intubação endotraqueal é um meio de fornecer ventilação mecânica para indivíduos que não podem manter uma via aérea adequada por si próprios.

Considerando os cuidados ao paciente com tubo endotraqueal, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A técnica utilizada é a estéril.

  • Após a colocação da cânula traqueal, é necessário checar se o seu posicionamento está correto, o que é feito inicialmente pela avaliação clínica que consiste na visualização da expansão torácica e da condensação do tubo durante a ventilação.

    A aspiração endotraqueal é um recurso mecânico simples e importante na rotina hospitalar. É utilizado, muitas vezes,  em pacientes, sob ventilação mecânica com a finalidade de manter as vias aéreas permeáveis, prevenir infecções, promover trocas gasosas, incrementar a oxigenação arterial e melhorar a função pulmonar. Este procedimento expõe a sérios riscos, especialmente em pacientes sob ventilação mecânica, devendo ser cuidadosa e criteriosa para evitar complicações sérias como hipoxemia, atelectasia, arritmia e infecção, entre outras. Deve-se utilizar técnica asséptica e não limpa como afirma a questão.

    A entubação traqueal faz parte do gerenciamento da via aérea e é definida como a técnica de introdução de uma sonda, o tubo traqueal, na luz da traqueia com o objetivo de manter a via aérea patente, administrar oxigênio e eliminar o dióxido de carbono produzido. Pode ser realizada através da nasofaringe, chamada entubação nasotraqueal; da orofaringe, entubação orotraqueal; ou por meio de uma abertura na parede da traqueia, entubação transtraqueal, mais conhecida como traqueotomia. Portanto, deve-se sempre administrar a concentração de oxigênio conforme a prescrição.

    A técnica da higiene bucal é um fator significante para a manutenção da saúde e conforto dos pacientes. Sendo esta uma prática importante na assistência a pacientes que se encontram intubados e sob ventilação mecânica, pois a sua realização eficaz colabora para diminuir os riscos de complicações e o tempo de internação do paciente.

    Resposta B.

    Bibliografia

    Caldeira PM, Cobucci RAS. Higiene Oral  em intubação orotraqueal internados em ma Unidade de Terapia intensiva. Revista Enfermagem Integrada – Ipatinga: Unileste-MG - V.4 - N.1 - Jul./Ago. 2011.

    Gonzalez MM, Timerman S, Gianotto-Oliveira R, Polastri TF et al. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Volume 101, Nº 2, Supl. 3, Agosto 2013.

  • Deve ser utilizado técnica estéril por ser um procedimento invasivo.

  • Tubo endotraqueal

  • Pensa bem: aspiração em paciente traqueostomizado. Você vai usar técnica LIMPA? OI???

    O risco de pneumonia (PAV) já é altíssimo por si só, imagine usando apenas técnica limpa.


ID
1480408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermagem de emergência deve estar preparada para estabelecer prioridades, trabalhar de forma integrada com as equipes internas e externas de atendimento pré-hospitalar, monitorar e avaliar continuamente principalmente os pacientes agudamente doentes, supervisionar a equipe de saúde e ensinar os pacientes e famílias acerca dos cuidados em situações de risco de morte. Acerca dos cuidados e intervenções em situação de pronto-atendimento, julgue o item a seguir.

Os cuidados a vítima de inalação de gases tóxicos incluem a remoção da vítima do local onde ocorreu a inalação e a administração de oxigênio.

Alternativas
Comentários
  • A considerar que no atendimento pré-hospitalar envolvendo PP dependendo do tipo de gás e a quantidade inalada não representa um risco significativo a vida, tem que se considerar a saturação de O² e a qualidade das ventilações do paciente para ver a necessidade de administração de oxigênio. 

    Obs: "Não está sendo possível notificar erro"


ID
1503832
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente em pós-operatório de toracotomia esquerda é admitido em enfermaria cirúrgica com dreno torácico e em uso de oxigenioterapia por meio de máscara de Venturi. Com relação ao manejo de sistema fechado de drenagem torácica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ( Não é normal haver bolhas no sistema de ar )

    ( É indicado observar a presença de dobras, êmbolos, trombos no sistema de drenagem )

    ( Não é indicado a pinçagem do dreno ,somente em casos especiais, muito menos colocar o coletor acima do tórax )

    ( O intermediário deve estar dentro do selo d'agua )

    ( Essa observação deve ser contínua )

  • ( Não é normal haver bolhas no sistema de ar )

    ( É indicado observar a presença de dobras, êmbolos, trombos no sistema de drenagem )

    ( Não é indicado a pinçagem do dreno ,somente em casos especiais, muito menos colocar o coletor acima do tórax )

    ( O intermediário deve estar dentro do selo d'agua )

    ( Essa observação deve ser contínua )


ID
1518991
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma emergência, quando um acesso venoso não está disponível, podem ser administradas medicações dentro do sistema respiratório, através de um tubo endotraqueal. Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
1519027
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual procedimento tem a finalidade de fornecer uma via aérea para um paciente intubado, que precisa de ventilação mecânica prolongada e ajudar a remover secreções traqueobrônquicas em um paciente que não consegue depurá-las?

Alternativas

ID
1521505
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dreno torácico pode ser necessário para ajudar a tratar o(a)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C:  Um empiema é uma coleção de pus dentro de uma cavidade natural. Deve ser diferenciada de abcesso, que é uma coleção de pus numa cavidade recém formada. Os empiemas ocorrem mais frequentemente no espaço pleural, podendo ser fatais ao prejudicar a respiração se não tratados. São também comuns no útero e no apêndice (apendicite).


ID
1525315
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As pneumonias nosocomiais desenvolvidas dentro do prazo de 72 horas após a intubação traqueal são, geralmente, decorrentes da aspiração da microbiota da orofaringe ocorrida durante este procedimento. Dentre os agentes causadores mais comuns está:

Alternativas
Comentários
  • Na Pneumonia por aspiração as bactérias anaeróbias mais comuns são: S. Pneumoniae, H. influenzae e S. aureus.


ID
1525318
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São fatores de risco para o desenvolvimento da pneumonia comunitária, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Intubação Traqueal pode ser um risco para desenvolvimento da Pneumonia Hospitalar. 

  • tambem comcordo com o colega a cima Intubação "Traqueal pode ser um risco para desenvolvimento da Pneumonia Hospitalar. " 

    so se a comunidade enteira tinha cido intubado.

     


ID
1549912
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma paciente de 35 anos, no pós-operatório imediato de câncer de mama, mantém uma saturação de oxigênio (SpO2) de 97% e pressão parcial de oxigênio arterial (PaO2) de 90 mmHg. Com base nos valores de referência para esses parâmetros, a paciente apresenta:

Alternativas
Comentários
  • A saturação de oxigênio (SpO2) é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo (100%) da sua capacidade de transporte. Idealmente, mais de 89% das hemoglobinas devem estar transportando oxigênio. No caso a saturação está em 97%, logo, normal. A pressão parcial de oxigênio no sangue arterial é a quantidade de pressão exercida pela O2 dissolvido no sangue. A PaO2 é usada para medir a eficácia dos pulmões em oxigenar o sangue. Quando o valor é baixo, o paciente está em hipóxia. Os valores normais da PaO2 varia entre 60 a 100 mmHg. A PaO2 da paciente do enunciado está em 90mmHg, ou seja, normal. Resposta E Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • SpO2 95% a 100% normal

    PaO2 80 a 100 mmHg normal

     

    CORRETA: ITEM E

     

  • Gabarito: E

    Ph 7,35 - 7,45

    PaO2 80 - 100

    PaCO2 35 - 45

    HCO3 22 - 26

    SpO2 >94%

    BE -2/+2

  • Gasometria

    Parâmetros avaliados:

    § PH – Normal entre 7,35 e 7,45;

    § Pressão parcial de O2 (PaO2) – 80 a 100 mmHg;

    § Pressão parcial de CO2 (PaCO2) – 35 a 45 mmHg;

    § Bicarbonato (HCO3) – 22 a 26 mEq/L;

    § Bases Excess (BE): - 2 a + 2 mEq/L.


ID
2119921
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A utilização de rede de vácuo no hospital é muito comum, porém, a paralisação nesse sistema poderá ocorrer, podendo ser utilizado sistema de vácuo por Venturi. Assinale a opção que apresenta a principal desvantagem quanto à utilização do sistema de vácuo por Venturi.

Alternativas

ID
2125543
Banca
AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os princípios, modalidades e parâmetros de ventilação mecânica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    De acordo com os artigos III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica e Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica– 2013.

     

     

    a) Errado.

     

    A ventilação espontânea contínua pode ser :

     

    assistida pelo ventilador (o ventilador busca alcançar pressões pré-determinadas durante a inspiração - ventilação com pressão de suporte - PSV)

     

    ou não assistida pelo ventilador (o ventilador mantém uma pressão positiva durante todo o ciclo respiratório, tanto da inspiração como na expiração - pressão positiva nas vias aéreas - CPAP).

     

    CPAP: é a ventilação espontânea contínua assistida por um ventilador. Neste modo, o ventilador mantém uma pressão positiva durante todo o ciclo respiratório, tanto da inspiração como na expiração.

     

    b) Errado.

    Ventilação mandatória contínua

    Todos os ciclos ventilatórios são disparados e/ ou ciclados pelo ventilador (ciclos mandatórios).

     

    c) Errado.

    Volume minuto: é a quantidade de ar que foi administrado ao paciente durante um minuto. É o produto do volume corrente  VC ) pela frequência respiratória ( FR ).

     

     

    d) Errado.

    a Pressão de Suporte (PSV) é considerado o modo preferencial durante a ventilação assistida ou espontânea. Deve ser iniciado seu uso o mais precocemente possível, conforme o quadro clínico. É modo disparado exclusivamente pelo paciente, a pressão ou a fluxo.

     

    e) Correto.


ID
2198242
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Resolução RDC nº 7, de 24 de fevereiro de 2010, a quantidade mínima de ventiladores pulmonares disponíveis em um setor de UTI adulto, deve ser:

Alternativas

ID
2292970
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro está no refeitório do hospital e repentinamente verifica um homem com quadro clínico compatível com obstrução de vias aéreas por corpo estranho em vítima consciente. Um procedimento indicado a ser realizado pelo enfermeiro é

Alternativas
Comentários
  • Manobra de Heimlich.

  •  Não se deve realizar busca às cegas dentro da boca. Não precisa deitar a vítima, tendo em vista que a mesma ainda está consciente. Gabarito C.

  • A manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por um corpo estranho.

    Esta manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico Henry Heimlich em 1974 que induz uma tosse artificial, que vai expelir o objeto da traqueia da vítima. 

    Uma pessoa sozinha consegue realizar a técnica correta e desobstruir a via aérea, posicionando suas mãos na região abdominal e exercendo uma pressão sobre o final do diafragma, comprimindo indiretamente a base dos pulmões e expelindo assim, o objeto causador da obstrução. 
     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/primeiros-socorros-e-a-manobra-de-heimlich/38253

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre primeiros socorros.

    O procedimento indicado a ser realizado pelo enfermeiro em homem com quadro clínico compatível com obstrução de vias aéreas por corpo estranho, em vítima consciente é colocar o seu punho fechado abaixo do apêndice xifoide da vítima e aplicar compressões abdominais rápidas, com movimentos ascendentes até que objeto seja expelido (letra C), procedimento conhecido como manobra Heimlich. Essa é a medida mais eficaz para remoção de corpo estranho em atendimento pré-hospitalar.

    A)
    Incorreto. Não é indicado deitar a vítima e aplicar duas compressões torácicas, pois pode aumentar a obstrução, agravando o quadro. Abrir a via aérea e realizar a tração da língua com varredura digital é contraindicado pois o paciente pode morder seus dedos.

    B)
    Incorreto. Posicionar a vítima em decúbito ventral apoiada em sua coxa com a cabeça em nível inferior ao tórax não propiciará a saída do objeto.

    C) Correto.

    D)
    Incorreto. Manter a vítima em decúbito dorsal em superfície rígida, não propiciará a saída do objeto. Aplicar duas ventilações não levará a melhorara da oxigenação, pois o paciente estará com a via aérea sem fluxo pela obstrução.

    E)
    Incorreto. Fazer a varredura digital na cavidade oral é contraindicado pois o paciente pode morder seus dedos.

    Resposta do Professor: C.


ID
2642461
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA, 2017), em pacientes em uso de ventilação mecânica, é considerada medida específica recomendada para a prevenção de pneumonia:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Manual Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde

     

    Medidas específicas recomendadas para prevenção de pneumonia

     

    Manter decúbito elevado (30- 45°)

    Adequar diariamente o nível de sedação e o teste de respiração espontânea

    Aspirar a secreção subglótica rotineiramente

    Fazer a higiene oral com antissépticos

    Fazer uso criterioso de bloqueadores neuromusculares

    Dar preferência por utilizar ventilação mecânica não-invasiva

     

    FONTE : http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/3507912/Caderno+4+-+Medidas+de+Preven%C3%A7%C3%A3o+de+Infec%C3%A7%C3%A3o+Relacionada+%C3%A0+Assist%C3%AAncia+%C3%A0+Sa%C3%BAde/a3f23dfb-2c54-4e64-881c-fccf9220c373

  • São medidas específicas recomendadas para prevenção de pneumonia:

    - Manter decúbito elevado (30- 45°).

    - Adequar diariamente o nível de sedação e o teste de respiração espontânea.

    - Aspirar a secreção subglótica rotineiramente.

    - Fazer a higiene oral com antissépticos.

    - Fazer uso criterioso de bloqueadores neuromusculares.

    - Dar preferência por utilizar ventilação mecânica não-invasiva.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017.


  • A LETRA CORRETA É A : D

  • A adequar semanalmente o nível de sedação e o teste de respiração espontânea, em pacientes idosos e recém-nascidos.

    Errado - adequa-se semanalmente o nível de sedação e o teste de respiração espontânea EM TODOS OS PACIENTES. Aqui, a banca traz como uma atribuição específica para essas faixas etárias, induzindo o candidato ao erro. #FicaEsperto.

    B evitar a higiene oral com antissépticos a base de clorexidina.

    Errado - A higiene oral deve ser feita diariamente, (não há parâmetro quanto à frequência, mas gira em torno de 2 a 3x por dia), com uso de antissépticos orais, sendo o mais recomendado, o gluconato de clorexidina 0,12%. #FicaEsperto.

    C manter o paciente com a cabeceira elevada entre 20º e 25º.

    Errado - o paciente deve ser mantido com a cabeceira elevada entre 30-35°, sendo uma das indicações a posição de Fowler. Essa posição favorece expansão pulmonar e ventilação adequadas.

    D aspirar à secreção subglótica rotineiramente em pacientes sob ventilação mecânica acima de 48 ou 72 horas de internamento.

    Correto - eis o nosso gabarito. Em relação à frequência, entretanto, é muito relativo. Cabe a você, enfermeiro, avaliar a necessidade conforme Resolução COFEN 369/2020: ➔ Realizar e avaliar a necessidade de aspiração das vias aéreas nos pacientes sob VM. Avalie as condições do paciente, a quantidade de secreção, e se há algum protocolo na instituição (cada caso é um caso).

    Avante!!!


ID
2656480
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Associe as modalidades de ventilação mecânica às formas de ventilar o cliente. A seguir, assinale a alternativa correta.


1. Ventilação mandatória contínua

2. Ventilação mandatória intermitente

3. Ventilação com suporte pressórico

4. Ventilação com liberação de pressão nas vias aéreas


I. Fornece uma combinação de respirações assistidas mecanicamente e respirações espontâneas.

II. Aplica uma pressão platô nas vias respiratórias durante toda a expiração desencadeada pelo cliente para reduzir a resistência no tubo traqueal e no tubo do respirador.

III. Possibilita a respiração livre e espontânea durante todo o ciclo ventilatório e é disparada e clicada pelo tempo.

IV. Fornece suporte ventilatório total, administrando volume corrente e a frequência respiratória pré-definidos.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1 e IV;  2 e I;  3 e II,  4 e III.

  • Alternativa: A.

    1 e IV; 2 e I; 3 e II, 4 e III.

    1. Ventilação mandatória contínua: Fornece suporte ventilatório total, administrando volume corrente e a frequência respiratória pré-definidos.

    2. Ventilação mandatória intermitente: Fornece uma combinação de respirações assistidas mecanicamente e respirações espontâneas.

    3. Ventilação com suporte pressórico: Aplica uma pressão platô nas vias respiratórias durante toda a expiração desencadeada pelo cliente para reduzir a resistência no tubo traqueal e no tubo do respirador.

    4. Ventilação com liberação de pressão nas vias aéreas: Possibilita a respiração livre e espontânea durante todo o ciclo ventilatório e é disparada e clicada pelo tempo.

    Estratégia Concursos

  • Pressão de suporte: pressão durante a inspiração e não na expiração. acho que o item tá errado
  • Dá pra perceber q a prof. que comenta a questão não domina bem esse assunto, ou seja, apenas ler e não acrescenta muito na explicação.

ID
2919112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à anatomia e à fisiologia pediátrica e ao procedimento de ventilação mecânica, julgue o item a seguir.


Durante a ventilação com pressão positiva, a diferença de pressão gerará um fluxo diretamente proporcional à resistência das vias aéreas, movimentando determinado volume corrente, segundo a complacência do aparelho respiratório.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o erro da questão. Por favor, quem souber explicar, agradeço.

  • Pra mim esta certa, nao vejo onde esta o erro

  • A diferença de pressão vai gerar um fluxo inversamente proporcional à resistência das vias aéreas. Ou seja, o fluxo diminui à medida que a resistência aumenta.

  • A complacência é do pulmão e não da máquina

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre ventilação mecânica.

    Durante a ventilação com pressão positiva, a diferença de pressão gerará um fluxo inversamente proporcional (e não diretamente proporcional) à resistência das vias aéreas, movimentando determinado volume corrente, segundo a complacência do aparelho respiratório.

    Para que essa complacência seja efetiva, é importante adaptar o ciclo respiratório em suas 4 fases distintas: início da inspiração (ou disparo), inspiração, virada para expiração (ou ciclagem) e expiração propriamente dita.

    Resposta do Professor: Errado.


    Referencia: Júnior, CAF; Frizzone, DC; Xavier, PFS; Bonisson, ACM. Ventilação mecânica em pediatria: conceitos básicos. Rev Med Minas Gerais 2014; 24(Supl 8): S4-S10. DOI: 10.5935/2238-3182.20140121



ID
2919115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à anatomia e à fisiologia pediátrica e ao procedimento de ventilação mecânica, julgue o item a seguir.


Na ciclagem, a inspiração se encerra e a fase expiratória é iniciada. Se a inspiração é encerrada após um tempo prefixado, diz-se que a ciclagem se dá por tempo; se a inspiração é encerrada ao atingir-se determinado volume ou pressão, trata-se de ciclagem a volume ou à pressão, respectivamente. 

Alternativas
Comentários
  • CICLAGEM: ENTRE A FASE INSPIRATÓRIA E EXPIRATÓRIA

    DISPARO: ENTRE A FASE EXPIRATÓRIA E INSPIRATÓRIA

    LIMITE OU PLATÔ: CONTROLE DA AMPLITUDE DO FLUXO


ID
2919118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à anatomia e à fisiologia pediátrica e ao procedimento de ventilação mecânica, julgue o item a seguir.


Em crianças, o diafragma insere-se obliquamente na altura da nona e da décima vértebras torácicas, razão por que o movimento do diafragma das crianças é menor durante a inspiração, o que limita a expansibilidade da caixa torácica.

Alternativas
Comentários
  • O diafragma é uma lâmina musculotendínea (músculos intermediados por tendões) que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Sua face superior está voltada para a cavidade torácica e a superfície inferior volta-se para a cavidade abdominal. Esse músculo fixa-se perifericamente ao processo xifoide do esterno, na margem costal da parede torácica, nas costelas XI e XII, em ligamentos que atravessam a parede abdominal posterior e em vértebras lombares.

    OBS: Já observamos o erro da questão quando relata que o diafragma está localizado na décima costela torácica sendo que o mesmo está situado na XI e XII costela torácica.

    Principal função do diafragma é  um músculo estriado esquelético extenso que separa a cavidade torácica da abdominal. Ele é muito importante no processo de respiração dos seres humanos.


ID
2919370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do choque e da reposição volêmica, julgue o item que se segue.


Na classificação do choque hipovolêmico, a classe IV aplica-se a vítimas que apresentem perda sanguínea de 750 mL a 1.500 mL e frequência cardíaca de 100 bpm a 120 bpm.

Alternativas
Comentários
  • Choque em que há volume sanguíneo circulante inadequado, resultante de hemorragia ou depleção aguda de volume

    Classe I:

    Perda de até 15% Volume sanguíneo

    FC normal ou levemente elevada

    Não há alteração da PA

    Não há alteração da FR

    Não há alteração do tempo de enchimento capilar 

    Classe II

    Perda de 15 a 30% (1000 ml) Volume Sanguíneo

    FC entre 100 a 120bpm

    FR=20 a 24 irpm

    Pele fria e pegajosa

    Tempo de enchimento capilar >2 seg

    Pressão arterial em repouso é geralmente preservada

    Hipotensão postural

    Classe III

    Perda de 30 a 40% Volume Sanguíneo

    Queda significante da PAS inicial 30 a 40% ou PAS < 90mm Hg

    Alteração do estado de Consciência

    FC > 120bpm

    FR > 24 irpm

    Oligúria

    Tempo de enchimento capilar aumentado >2seg.

    Classe IV

    Perda de mais de 40% do Volume Sanguíneo (> 2000 ml)

    PAS <90 mmHg

    FC >120 irpm

    FR> 24irpm

    Anúria

    Agitação

    Coma

    Fonte: http://www.sogimig.org.br/wp-content/uploads/Dr.-Anderson-Choque-hipovolêmico-SOGOMIG-Sl.pdf

    Instagram: @praticasintensiva

  • quanto mais perde, mais acelera!

  • Só saber que na classificação do choque IV perde mais que 2000 ml de sangue.

  • e atenção se ligue aí que é hora da revisão srrsrs

    CLASSE I: MENOR DO QUE 750.

    CLASSE II: 750-1500 ML.

    CLASSE III: 1500-2000 ML.

    CLASSE IV: MAIOR DO QUE 2000 ML.

    Classe I Quantidade de sangue perdido < 750 mL (< 15%); Frequência cardíaca < 100 bpm; Frequência ventilatória 14-20; PA arterial normal; SNC/estado mental ansiedade discreta. 

     Classe II Quantidade de sangue perdido 750-1500mL (15- 30%); Frequência cardíaca 100-120 bpm; Frequência ventilatória 20-30; PA arterial normal; SNC/estado mental ansiedade leve. 

    Classe III Quantidade de sangue perdido 1500-2000mL (30- 40%); Frequência cardíaca 120-140 bpm; Frequência ventilatória 30-40; PA arterial diminuída; SNC/estado mental ansiedade, confusão.

    Classe IV Quantidade de sangue perdido > 2000mL (> 40%); Frequência cardíaca > 140 bpm; Frequência ventilatória >35; PA arterial diminuída; SNC/estado mental confusão, letargia. 


ID
2919373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do choque e da reposição volêmica, julgue o item que se segue.


No choque hipovolêmico secundário ao trauma, a reposição volêmica deverá ser administrada com solução injetável de glicose na concentração de 5%, aquecida a 39 ºC, seguida de solução salina a 0,9%.

Alternativas
Comentários
  • a solução indicada é o RL

  • Pode ser feita reposição volêmica, de preferência, no suporte pré hospitalar, utilizando ringer lactato ou solução salina.

  • Neste caso de hipovolemia por perda sanguínea, usa-se o Ringer Lactato, pois além da reposição de volume é necessário repor eletrólitos perdidos, numa tentativa de estabilização. solução salina também é indicada.
  • Paciente com hemorragia devem passar por terapia volêmica. Tanto o ringuer lactato como a solução salina a 0,9% são igualmente eficazes. O ringuer lactato pode ser preferido no choque hemorrágico porque minimiza um pouco a acidose e não causará hipercloremia. Pacientes com lesão encefálica aguda o soro fisiológico a 0,9% é preferida.

  • Reposicao volemica em choques sempre se dá preferência ao ranger lactato para repor os eletrólitos perdidos .

    @enfaconcursos


ID
2919436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de ventilação mecânica, julgue o item a seguir.


As duas modalidades de fornecimento de ventilação mecânica não invasiva com pressão positiva se diferenciam pelo nível de pressão, igual ou distinta, durante a inspiração e a expiração.

Alternativas
Comentários
  • Ventilação Não Invasiva duas modalidades:

    BIPAP= Pressão positiva em dois níveis na inspiração e expiração

    CPAP=Pressão positiva contínua na inspiração

    Gabarito correto

  • BOM SABER


ID
2919439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de ventilação mecânica, julgue o item a seguir.


O ventilador mecânico que opera no modo de ventilação assistida controlada permite que o paciente respire espontaneamente nos intervalos de ciclos controlados pelo equipamento.

Alternativas
Comentários
  • O ventilador mecânico que opera no modo de ventilação MANDATÓRIA INTERMITENTE SINCRONIZADA permite que o paciente respire espontaneamente nos intervalos de ciclos controlados pelo equipamento. 

    VENTILAÇÃO ASSISTIDO CONTROLADA: máquina trabalha e em determinado momento o paciente tem 1 drive e a máquina nesse momento se adequa e libera o volume no momento do paciente.

  • Quando paciente não respira o VM assiste.

  • VENTILADOR MECÂNICO que opera no modo de : VENTILAÇÃO ASSISTIDA CONTROL/ADA :

    PERMITE :

    Paciente respirar espontaneamente nos intervalos de ciclos CONTROLADOS pelo equipamento .

    GABARITO : CERTO .

  • O ventilador mecânico que opera no modo de ventilação assistida controlada permite que o paciente respire espontaneamente nos intervalos de ciclos controlados pelo equipamento. ERRADO, pois essa é a definição da modalidade de ventilação mandatória intermitente, na qual se tem alternância entre ciclos controlados, assistido e espontâneo. Modalidade de ventilação muito utilizada em RN e na pediatria.

    Na modalidade ventilatória assistido controlado o paciente apresenta algum drive respiratório. Portanto, o ventilador permite que o paciente dispare o ventilador por sensibilidade (pressão ou fluxo/volume), sendo o mesmo assistido pelo ventilador para concluir o ciclo ventilatório.

  • NAO HA PARTICIPAÇÃO DO PACIENTE, O APARELHO DETERMINA TODAS AS FASES DA VENTILAÇÃO.

  • O modo assistido-controlado permite um mecanismo duplo de disparo fornecendo maior segurança para o paciente, pois o ciclo controlado entra sempre que o paciente não disparar o ciclo assistido. Assim, há um mecanismo deflagrado a tempo que é o do aparelho e um mecanismo deflagrado a pressão que depende do esforço inspiratório do paciente.

    Referência: 

  • O ventilador mecânico que opera no modo de ventilação assistida-controlada (A/C) tem um mecanismo misto de disparoexiste uma frequência pré-determinada, no qual o ciclo do aparelho dependerá do esforço respiratório do paciente, porém com uma frequência respiratória pré-determinada no aparelho, caso o paciente apresente apneia ou queda importante da frequência respiratória. Portanto o aparelho só entra quando o paciente não atinge os padrões pré-determinados. 

     

    Gabarito do Professor: ERRADO 

     


    Bibliografia
     
    Araújo DA, et al. Volume x Pressão. Qual escolher? Rev Med Minas Gerais. 24(Supl 8): 2014. 


ID
2919442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de ventilação mecânica, julgue o item a seguir.


Registram-se lesões em ventilação mecânica invasiva por falta de umidificação do ar inspirado, porém, isso não ocorre no caso de excesso de umidificação em ventilação equivalente.

Alternativas
Comentários
  • podem ocorrer lesões por excesso de umidificação, como mudanças na tensão superficial e no gradiente de oxigenação alvéolo-arterial indicando inundação dos alvéolos 


ID
2940649
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um ventilador mecânico é um aparelho de respiração com pressão positiva ou negativa que pode manter a ventilação e a administração de oxigênio por um período prolongado. A modalidade de ventilação mecânica que oferece uma combinação de respirações mecanicamente assistidas e respirações espontâneas é a ventilação:

Alternativas
Comentários
  • Ventilação Mandatória Intermitente (VMI) é o modo ventilatório que deu origem ao SIMV. Ele intercala uma ventilação mandatória com uma ventilação espontânea. Os ciclos mandatórios podem ser volumétricos ou pressóricos e para isso uma freqüência respiratória deve ser programada. Os ciclos mandatórios ocorrem sem que haja sincronismo entre o paciente e o ventilador. Os ciclos espontâneos podem ser ao nível da pressão atmosférica ou em CPAP.

  • mandatória intermitente (VMI).

  • Assistido-controlada (A/C) - é uma forma de ventilação sincronizada em que todos os esforços detectados do doente geram um ciclo respiratório. O respirador gera ciclos mandatórios de acordo com a pressão/tempo. 

    Mandatória intermitente (VMI) - o ventilador oferece ciclos mandatórios a uma frequência pré-determinada, porém permite que ciclos espontâneos (ciclos ventilatórios disparados e ciclados pelo paciente) ocorram entre eles. Ou seja, é a modalidade de ventilação mecânica que oferece uma combinação de respirações mecanicamente assistidas e respirações espontâneas, assim como descrito no enunciado.

    Ventilação com pressão de suporte (VPS) - este é um modo de ventilação mecânica espontânea, ou seja, disparado e ciclado pelo paciente, em que o ventilador assiste à ventilação através da manutenção de uma pressão positiva pré-determinada durante a inspiração.

    Ventilação com liberação de pressão de vias respiratórias (VLPVA) - ventilação na qual é empregado um fluxo contínuo onde uma pressão positiva é aplica da nas vias aéreas e periodicamente é liberada para uma pressão menor ou até mesmo para pressão atmosférica, permitindo, com isso, a exalação passiva de ar para níveis de pressão intra alveolar menores.

    Ventilação mandatória intermitente sincronizada (VMIS) – ocorre quando o ventilador permite que o disparo dos ciclos mandatórios ocorra em sincronia com pressão negativa ou fluxo positivo realizado pelo paciente.


    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Carvalho CRR, Toufen Junior C, Franca SA. Ventilação mecânica: princípios, análise gráfica e modalidades ventilatórias. J. bras. pneumol. vol.33  suppl.2 São Paulo July 2007.



  • Tipos de Ventilação Mecânica:

    Ventilação controlada ( VC) :

    Não há participação do paciente, o aparelho determina todas as fases da ventilação.

    • Este é o tipo de ventilação mais utilizado na anestesia. O início da inspiração é determinado de acordo com um critério de tempo, ou seja de acordo com a frequência respiratória regulada.

    • O volume corrente é determinado de acordo com o tipo de ciclagem escolhido.

    Ventilação Assistida ( VA ) :

    • O aparelho determina o início da inspiração por um critério de pressão ou fluxo, mas o ciclo só é iniciado com o esforço do paciente;

    Ventilação mandatória intermitente : ( VMI )

    • Há uma combinação de ventilação controlada e/ou assistida intercalada com ventilações espontâneas do paciente dentro do próprio circuito do aparelho. Os ciclos volumétricos também podem ser desencadeados por um mecanismo misto de pressão/tempo em que o aparelho não entra durante um período em que o paciente esteja expirando, ou seja, ele é sincronizado com a respiração do paciente e por isso recebe o nome: ventilação mandatória intermitente sincronizada (SIMV).

    A respiração espontânea do paciente feita dentro do circuito do aparelho pode ser auxiliada por alguns recursos do ventilador conhecidos como CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) e pressão de suporte.

  • qual a diferenca entre VMI e VMIS???

  • VENTILADOR MECÂNICO :

    Aparelho de respiração com :

    Pressão positiva ou negativa ( pode manter a ventilação e a administração de oxigênio por um período prolongado .)

    Modalidade de VENTILAÇÃO MECÂNICA que oferece combinar respirações :

    ASSISTIDAS e ESPONTÂNEAS :

    GABARITO B ) :

    Mandatória Intermitente (VMI) :

    INTERMITE/NTE : que irá INTERMITIR (parar por intervalos; interromper-se por algum tempo ) :

    MANDAR A VENTILAÇÃO/ RESPIRAÇÃO : IR e VOLTAR

    ( Combinar respiração : ASSISTIDA e ESPONTÂNEA ) :

    Em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo..

  • [Tipos de Ventilação Mecânica=> Ventilação controlada ( VC) : • Não há participação do paciente, o aparelho determina todas as fases da ventilação. / • Este é o tipo de ventilação mais utilizado na anestesia. O início da inspiração é determinado de acordo com um critério de tempo, ou seja de acordo com a frequência respiratória regulada. / • O volume corrente é determinado de acordo com o tipo de ciclagem escolhido. / • o próprio aparelho comanda a cada inspiração, segundo uma freqüência respiratória fixa e predeterminada. / Ventilação Assistida ( VA ) : • O aparelho determina o início da inspiração por um critério de pressão ou fluxo, mas o ciclo só é iniciado com o esforço do paciente; / o aparelho é deflagrado pelo esforço inspiratório do paciente, que ao reduzir a pressão intratorácica, faz cair a pressão das vias aéreas determinando a frequência respiratória. O controle do nível de esforço é fornecido através da sensibilidade ajustada de acordo com a dificuldade respiratória do paciente. Nesta modalidade é necessário que o paciente tenha drive respiratório, pois o ventilador não cicla sozinho. /  Ventilação Assistida Controlada ( VAC): Permite um mecanismo duplo de disparo fornecendo maior segurança, pois o ciclo controlado entra sempre que o paciente não disparar o ciclo assistido. Assim, preconiza-se utilizar FR abaixo da freqüência espontânea do paciente para que os ciclos controlados sejam a exceção. / mecanismo misto de disparo – o ciclo do aparelho dependerá do esforço respiratório do paciente, porém com uma frequência respiratória pré-determinada no aparelho, caso o paciente apresente apneia ou queda importante da frequência respiratória. / Ventilação mandatória intermitente : ( VMI ) • Há uma combinação de ventilação controlada e/ou assistida intercalada com ventilações espontâneas do paciente dentro do próprio circuito do aparelho. Os ciclos volumétricos também podem ser desencadeados por um mecanismo misto de pressão/tempo em que o aparelho não entra durante um período em que o paciente esteja expirando, ou seja, ele é sincronizado com a respiração do paciente e por isso recebe o nome: ventilação mandatória intermitente sincronizada (SIMV). {ele é um assistido-controlado} / esta modalidade permite ao paciente em respiração controlada, respirar espontaneamente entre as ventilações geradas pelo aparelho. Para isto, há a manutenção de um fluxo de ar no circuito entre uma injeção de ar e outra, permitindo que o paciente respire sozinho nesses intervalos, combinando assim ventilação controlada e ventilação espontânea

  • Tipos de Ventilação Mecânica:

    Ventilação controlada ( VC) :

    • Não há participação do paciente, o aparelho determina todas as fases da ventilação.

    • Este é o tipo de ventilação mais utilizado na anestesia. O início da inspiração é determinado de acordo com um critério de tempo, ou seja de acordo com a frequência respiratória regulada.

    • O volume corrente é determinado de acordo com o tipo de ciclagem escolhido.

    Ventilação Assistida ( VA ) :

    • O aparelho determina o início da inspiração por um critério de pressão ou fluxo, mas o ciclo só é iniciado com o esforço do paciente;

    Ventilação mandatória intermitente : ( VMI )

    • Há uma combinação de ventilação controlada e/ou assistida intercalada com ventilações espontâneas do paciente dentro do próprio circuito do aparelho. Os ciclos volumétricos também podem ser desencadeados por um mecanismo misto de pressão/tempo em que o aparelho não entra durante um período em que o paciente esteja expirando, ou seja, ele é sincronizado com a respiração do paciente e por isso recebe o nome: ventilação mandatória intermitente sincronizada (SIMV).

    A respiração espontânea do paciente feita dentro do circuito do aparelho pode ser auxiliada por alguns recursos do ventilador conhecidos como CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) e pressão de suporte

  • Minha dúvida foi a mesma:

    qual a diferença entre mandatória intermitente (VMI) e mandatória intermitente sincronizada (VMIS)?

    Ventilação mandatória intermitente sincronizada (VMIS): libera um volume corrente e um número de respirações por minuto predeterminadas. Entre as respirações liberadas pelo ventilador, o paciente pode respirar sem nenhuma assistência do ventilador. À medida que a capacidade do paciente em respirar espontaneamente aumenta, o número predeterminado de respirações do ventilador é diminuído e o paciente realiza a maior parte do trabalho respiratório. 

    Ventilação Mandatória Intermitente (VMI) é o modo ventilatório que deu origem ao SIMV. Ele intercala uma ventilação mandatória com uma ventilação espontânea. Os ciclos mandatórios podem ser volumétricos ou pressóricos e para isso uma frequência respiratória deve ser programada. 

    Acredito que na VMI a intercalação é feita automaticamente pelo ventilador , já na VMIS depende do paciente.

    se alguém puder confirmar...

  • * Os modos ventilatórios podem ser:

    • controlados/mandatórios: quando o ventilador fornece o ciclo de acordo os parâmetros ajustados, sem participação do paciente;

    • assistidos: o paciente inicia os ciclos respiratórios através de ajuste da sensibilidade, porém o ventilador controla e finaliza a inspiração;

    • suporte: quando o ventilador gera uma pressão positiva para auxiliar a respiração (a pressão pode ser contínua – CPAP, ou bifásica - BIPAP).

    A) assistido-controlada (A/C) : Neste tipo de ventilação existe uma frequência pré-determinada, porém, se o ventilador pulmonar perceber um esforço do paciente, este permitirá que um novo ciclo ventilatório aconteça, mas com os parâmetros ajustados pelo operador.

    B) mandatória intermitente (VMI) : É a ventilação convencional, não sincronizada. O parâmetro que determina a inspiração (pressão ou volume) são definidos pelo operador, assim como também são predefinidos o fluxo, o tempo inspiratório, a frequência respiratória e a FiO2. Há possibilidade de respiração espontânea nos intervalos entre os ciclos nos ventiladores com fluxo contínuo. Como é assíncrona, a competição do paciente pode prejudicar a ventilação, pois o paciente pode tentar expirar quando o ventilador está insuflando e vice-versa. Entretanto, estes aparelhos permitem que o paciente respire nos intervalos entre os ciclos com o volume e o tempo inspiratório que ele quiser.

    C) com pressão de suporte (VPS) : Ventilação com suporte pressórico ou pressão de suporte, os esforços do paciente são auxiliados com um suporte de pressão ajustado pelo médico para determinar um volume corrente aproximado de 10 ml/Kg. A cada ciclo, o suporte de pressão é iniciado assim que o aparelho detecta o esforço do paciente (por pressão negativa ou fluxo) e encerrado pelo próprio paciente ou pelo próprio ventilador quando o fluxo atinge um nível determinado. Reduz o trabalho respiratório, é confortável e respeita a fisiologia respiratória do paciente que determina a FR, o TI, o fluxo inspiratório e o volume corrente a cada respiração. Não garante, entretanto, um volume minuto mínimo nem back-up para apneia.

    D) com liberação de pressão de vias respiratórias (VLPVA) : a ventilação com liberação de pressão de vias aéreas (VLPVA) constitui um modo de ventilação pulmonar mecânica empregando um fluxo contínuo onde uma pressão positiva é aplicada nas vias aéreas e periodicamente é liberada para uma pressão menor ou até mesmo para pressão atmosférica, permitindo, com isso, a exalação passiva de ar para níveis de pressão intraalveolar menores, promovendo a saída de CO2 e melhorando a ventilação alveolar.

    E) mandatória intermitente sincronizada (VMIS) : ciclos espontâneos gerados pelo pac são intercalados por ciclos mandatórios controlados pelo ventilador.


ID
2999896
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma via respiratória artificial é indicada para os pacientes com diminuição do nível de consciência ou obstrução das vias respiratórias, ajudando na remoção das secreções traqueobrônquicas. O tipo de cânula que previne a obstrução da traqueia por desloca mento da língua é

Alternativas
Comentários
  • a cânula de Guedell ou orofaríngea.

  • QUANDO UTILIZÁ-LA?

    Somente em pacientes inconscientes, devido ao potencial de induzir náuseas, vômitos e uma possível aspiração. Não devemos colocar o dispositivo ou devemos retirá-lo caso o paciente tenha o reflexo do vômito presente.

  • Uma VIA RESPIRATÓRIA ARTIFICIAL é indicada para os pacientes com diminuição do nível de consciência ou obstrução das vias respiratórias, ajudando na remoção das secreções traqueobrônquicas .

    O tipo de cânula que previne a obstrução da TRAQUEIA por deslocamento da língua :

    GABARITO : D ) :

    Cânula de Guedell ou oro/faríngea (

    VIA RESPIRATÓRIA ARTIFICIAL ) : para casos de Ventilação Não Invasiva ( VNI ) .

    Observação : outras Cânulas :

    A ) Nelator ou naso/faringe ( o ar irá passar : nariz ,garganta,laringe , faringe, traqueia , brônquios e pulmões ) : casos graves.

    B ) Cânula de Shiley ou traque/tostomia :traqueia para casos graves

    C ) Tubo oro/traqueal ou TOT :traqueia para casos graves :

    Essas cânulas das alternativas ( A , B , C ) :

    São para procedimentos invasivos ( Ventilação Invasiva ) : função: médico / fisioterapia .

    Observação :menos invasivo ( CÂNULA ORAL : tipo um cano curvo mais fino : rs .) :

    1 Cânula de guedel é um dispositivo em formato de curva para adentrar na via : ORAL e FARINGE : (Oro / Faringe) :previne a obstrução da TRAQUEIA por deslocamento da língua .

    2 A cânula Via Oral é menos invasiva que o procedimento pelo nariz : ( naso / faringe ) .

    3 Cânula de Guedel :

    Dispositivo para manejar /trabalhar com as vias aéreas .

    Evita que a base da língua de pacientes com depressão do sensório obstrua a orofaringe e, consequentemente, permite uma melhor oxigenação .


ID
3093583
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os pacientes internados e, especialmente os pacientes em ventilação mecânica, são um grupo de maior risco para pneumonia. Esse risco deve-se essencialmente a alguns fatores. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. diminuição das defesas do paciente.

II. risco elevado de ter as vias aéreas inoculadas com grande quantidade de material contaminado.

III. presença de microrganismos pouco agressivos e resistentes aos antimicrobianos no ambiente.

IV. presença de microrganismos nas superfícies próximas, materiais e colonizando o próprio paciente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A pneumonia relacionada à assistência à saúde é principalmente de origem aspirativa. A principal fonte são as secreções das vias aéreas superiores, seguida pela inoculação exógena de material contaminado ou pelo refluxo do trato gastrintestinal.

    Estas aspirações são, mais comumente, microaspirações silenciosas, raramente há macroaspirações, que quando acontecem trazem um quadro de insuficiência respiratória grave e rapidamente progressiva.

    Raramente a pneumonia é ocasionada pela disseminação hematogênica a partir de um foco infeccioso à distância.

    Os pacientes internados e, especialmente, os pacientes em ventilação mecânica são um grupo de risco aumentado para pneumonia. Este risco maior deve-se essencialmente a três fatores:

    1 - diminuição das defesas do paciente;

    2 - risco elevado de ter as vias aéreas inoculadas com grande quantidade de material contaminado;

    3 - presença de microrganismos mais agressivos e resistentes aos antimicrobianos no ambiente, superfícies próximas, materiais dessa forma colonizando o próprio paciente.

    FONTE: Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017.

  •  Por  em 24-09-2014

    Inseridas no organismo, introduzidas, difundidas, enxertadas.

  • Errada: III. presença de microrganismos pouco agressivos e resistentes aos antimicrobianos no ambiente / Trocar o pouco pelo muito.

  • PACIENTES :

    VENTILAÇÃO MECÂNICA : grupo de maior risco para pneumonia .

    Esse risco deve-se essencialmente a alguns fatores . Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta :

    I. Diminui defesas do paciente :

    CORRETO .

    II. Risco elevado de ter as vias aéreas inoculadas com grande quantidade de material contaminado :

    CORRETO .

    III. Presença de microrganismos pouco agressivos e resistentes aos antimicrobianos no ambiente :

    ERRADO .

    IV. Presença de microrganismos nas superfícies próximas, materiais e colonizando o próprio paciente :

    CORRETO .

    GABARITO : C ) :

    I , II e IV corretas .


ID
3460171
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cambé - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ventilação mecânica é uma estratégia de suporte dita substitutiva, visto que realiza a função vital de respiração. Com relação aos componentes do ciclo respiratório durante a ventilação mecânica com pressão positiva, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A ventilação mecânica é feita através do uso de pressão positiva nas vias aéreas, e envolve 4 fases:

    1. Fase Inspiratória - o ventilador insufla os pulmões do doente, "vencendo" a complacência pulmonar. No final desta fase pode utilizar-se um recurso denominado pausa inspiratória, para melhorar as trocas gasosas.

    2. Mudança Fase Inspiratória para Fase Expiratória (Ciclo por pressão, volume, fluxo ou tempo) - também denominada como fase de ciclo do ventilador, ocorre a interrupção da fase inspiratória e dá-se o início da fase expiratória.

    3. Fase Expiratória - de forma passiva, o ventilador permite a saída do ar dos pulmões, mantendo um pequeno volume residual, garantindo uma pressão positiva no fim da expiração, permitindo aumentar a capacidade residual dos alvéolos, denominando esta pressão por PEEP. Este recurso impede o colapso alveolar e favorece a oxigenação dos tecidos.

    4. Mudança Fase Expiratória para Fase Inspiratória (Ciclo por pressão, volume, fluxo ou tempo) - o ventilador interrompe a fase expiratória e permite o início da fase inspiratória do novo ciclo. Esta mudança ocorre de acordo com a frequência respiratória programada. Se o doente tiver estímulo ventilatório, a nova fase inspiratória inicia-se quando o ventilador detecta o esforço inspiratório do doente (trigger - sensibilidade), dando início a um novo ciclo respiratório. Quanto maior essa sensibilidade, menos o esforço do doente. Este fator pode ser regulado por pressão ou por volume.

    FONTE: bwizer

  • O ciclo respiratório promovido pela ventilação mecânica se divide em quatro fases:

    Fase inspiratória: a válvula inspiratória está aberta e o ventilador vence as propriedades elásticas e a resistência do sistema respiratório do paciente para insuflar os seus pulmões com o volume de ar apropriado a cada caso. O fluxo é controlado por limites estipulados conforme cada quadro clínico.

    Ciclagem: transição da fase inspiratória para a expiratória. O ventilador interrompe a fase inspiratória, com o fechamento da válvula, para que inicie a fase expiratória. Esse fechamento pode ocorrer após o término do volume programado (ciclado a volume), ao término do tempo inspiratório pré-determinado (ciclado a tempo), ao se atingir o fluxo ajustado (ciclado a fluxo) ou a pressão (ciclado a pressão) previstos.

    Fase expiratória: a válvula expiratória é aberta, permitindo o esvaziamento dos pulmões, de forma passiva. Alguns pacientes demandam tempos expiratórios maiores, enquanto outros, tempos mais curtos. Isso varia com a complacência e resistência das vias aéreas.

    Disparo (trigger): transição da fase expiratória para a inspiratória. A válvula expiratória é fechada e abre-se novamente a inspiratória (disparo). Esse disparo pode ser programado por intervalo de tempo, mudança de pressão ou de fluxo.

    FONTE: inovacoesmagnamed


ID
3631204
Banca
AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. A indicação da ventilação Mecânica é a presença de insuficiência respiratória grave. A decisão de iniciar a ventilação mecânica é baseada em parâmetros clínicos e de avaliação funcional respiratória. Frequentemente, a ventilação mecânica tem repercussões sobre vários órgãos e sistemas e é associada às seguintes complicações: 


I. traumatismo no ato da intubação. 
II. barotrauma pulmonar. 
III. atelectasias. 
IV. pneumonia

Alternativas
Comentários
  • atelectasia é um quadro clínico no qual a totalidade ou parte de um pulmão fica sem ar e entra em colapso. A obstrução dos brônquios é uma causa comum de atelectasia. Pode ocorrer falta de ar se os níveis de oxigênio estiverem baixos ou em casos de pneumonia.

    Barotrauma é lesão tecidual causada por uma alteração relacionada com a pressão do volume de ar de um compartimento no corpo. Os fatores que aumentam o risco de barotrauma pulmonar são certos comportamentos (p. ex., subida rápida, prender a respiração, respirar ar comprimido) e doenças pulmonares.


ID
3674917
Banca
FEPESE
Órgão
UFFS
Ano
2010
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As fases dos ciclos ventilatórios na ventilação mecânica são determinadas pela abertura e pelo fechamento de duas válvulas: válvula de fluxo ou inspiratória e válvula de exalação. Correlacione as colunas abaixo, que tratam destes ciclos.


Coluna 1

1. Disparo
2. Fase inspiratória
3. Ciclagem
4. Fase expiratória

Coluna 2

(  ) Transição da fase inspiratória para a expiratória. Ocorre, então, fechamento da válvula de fluxo e abertura da de exalação.
(  ) Fornecimento do fluxo inspiratório pelo ventilador ao paciente, pressurizando o sistema respiratório.
(  ) É a transição da fase expiratória para a inspiratória. Ocorre pela abertura da válvula de fluxo e fechamento da válvula de exalação.
(  ) A pressão positiva no sistema respiratório será equilibrada com a atmosférica (ou com a pressão expiratória final).

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3696451
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Figueirópolis - TO
Ano
2016
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de dieta é de responsabilidade da equipe de enfermagem. Ao trabalhar em uma unidade de terapia intensiva, na qual o paciente encontrava-se entubado, em uso de ventilação mecânica e recebendo nutrição enteral. Qual a posição ideal para alimentá-lo? 

Alternativas

ID
3756475
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente idosa com quadro de edema agudo de pulmão necessitou de intubação orotraqueal e ventilação mecânica. Nessa situação, as medidas de prevenção à pneumonia associada à ventilação mecânica são:

I. Manter a paciente em decúbito elevado de 30 a 45°.
II. Realizar higiene oral regularmente com antissépticos, como a clorexidine 0,12%.
III. Trocar o circuito do respirador do ventilador mecânico diariamente.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Pq a alternativa ll está incorreta?
  • Millena, esse gabarito do qconcursos está errado. Pelo gabarito da banca, a alternativa correta é a LETRA C.

  • 3.2.4 Fazer a higiene oral com antissépticos

    A importância dos cuidados bucais em pacientes sob terapia intensiva tem sido alvo de inúmeras investigações e os resultados alertam para a necessidade de se implementar diretrizes adequadas e seguras.

    Na última publicação do SHEA (2014), a utilização de clorexidine 0,12% para higiene oral foi classificada como medida de efeito moderado. Apesar disso, esta medida faz parte do “bundle” do IHI e quando aplicada em conjunto com outras medidas, parece ter um efeito positivo para redução de PAV.

    Diante da especificidade desse tema, o mesmo será mais detalhadamente abordado no item 3.4 deste capítulo (Medidas de prevenção com foco na odontologia).

  • 3.2.7 Cuidados com o circuito do ventilador

    A troca do circuito respiratório deve ser realizada apenas se o mesmo estiver visivelmente sujo ou com mau funcionamento. Esta recomendação é classificada como qualidade da evidência I pela SHEA. Portanto, não é recomendada a troca rotineira deste dispositivo.

  • 3.2.8 Indicação e cuidados com os umidificadores

    Umidificadores passivos ou filtros trocadores de calor e umidade – Heat and Moisture Exchangers (HME) ganharam ampla aceitação nos cuidados da prática clínica; no entanto, não existe nenhum consenso sobre sua superioridade em termos de prevenção PAV, tempo de internação e mortalidade, em comparação com umidificadores ativos (umidificadores aquecidos).

    A preferência do sistema passivo de umidificação das vias respiratórias em pacientes mecanicamente ventilados é devido à facilidade de manuseio e ausência de condensados nos circuitos, além do relativo baixo custo. Os umidificadores aquecidos podem ser a preferência em pacientes com copiosa quantidade de secreções respiratórias, hemoptise abundante, ou naqueles com maior susceptibilidade à atelectasias, porém, a água e condensados formados são possíveis fontes de microrganismos.

    Deve-se utilizar fluido estéril para nebulização.

    Substituir o sistema de umidificação quando em mau funcionamento ou visivelmente contaminado. Recomenda-se a troca dos umidificadores passivos a partir de 48 horas, podendo ser utilizado no máximo até 7 dias.

  • 3.2.9 Indicação e cuidados com o sistema de aspiração

    Em relação ao sistema de aspiração de secreções das vias respiratórias de pacientes mecanicamente ventilados, não existe diferença na incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica quando comparados aos sistemas de sucção aberto ou fechado.

    Existe uma possível vantagem do sistema fechado em relação à manutenção da pressão positiva das vias aéreas. Além disso, este tipo de sistema de aspiração pode ser útil em pacientes infectados com patógenos multirresistentes ou Mycobacterium tuberculosis reduzindo o contato do profissional com secreções ou aerossóis contaminados.

    O sistema de aspiração fechado reduz a possibilidade de contaminação ambiental, diminuiu custos e podem permanecer por um período indefinido, sem impacto no risco de PAV.

    Embora não previna a ocorrência de PAV minimiza períodos de hipoxemia ocasionado pela despressurização da via aérea quando o paciente é desconectado do ventilador.

    Recomenda-se a troca do sistema fechado de aspiração a cada 72 horas ou quando houver sujidade ou mau funcionamento.

  • Milena, alternativa II está correta. Gabarito é letra c

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre suporte ventilatório.
    O edema agudo de pulmão é causado pelo extravasamento dos vasos sanguíneos para o tecido pulmonar, causando dispneia. Por isso muitas vezes a pessoa acometida necessita de intubação orotraqueal e ventilação mecânica.

    Essa situação, pode acarretar pneumonia associada à ventilação mecânica. Os cuidados de enfermagem para evitar a ocorrência:

    I. CORRETO. Manter a paciente em decúbito elevado de 30 a 45°. Isso facilita a oxigenação e fluxo de ar.

    II. CORRETO. Realizar higiene oral regularmente com antissépticos, como a clorexidina 0,12%. Para evitar acumulo de bactérias da mucosa oral que podem migrar para via aérea.

    III. INCORRETO. A troca do circuito deve ser realizada apenas se o mesmo estiver visivelmente sujo ou com mau funcionamento. Portanto, não é recomendada a troca rotineira deste dispositivo.


    Resposta do Professor: C -
    I, II, apenas. 

    Referencia: Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente. Protocolo para Prevenção de pneumonia: veja medidas específicas recomendadas pela ANVISA. 2017. 
  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre suporte ventilatório.

    O edema agudo de pulmão é causado pelo extravasamento dos vasos sanguíneos para o tecido pulmonar, causando dispnéia. Por isso muitas vezes a pessoa acometida necessita de intubação orotraqueal e ventilação mecânica.

    Essa situação, pode acarretar pneumonia associada à ventilação mecânica. Os cuidados de enfermagem para evitar a ocorrência:

    I. CORRETO. Manter a paciente em decúbito elevado de 30 a 45°. Isso facilita a oxigenação e fluxo de ar.

    II. CORRETO. Realizar higiene oral regularmente com antissépticos, como a clorexidine 0,12%. Para evitar acumulo de bactérias da mucosa oral que podem migrar para via aérea.

    III. INCORRETO. A troca do circuito deve ser realizada apenas se o mesmo estiver visivelmente sujo ou com mau funcionamento. Portanto, não é recomendada a troca rotineira deste dispositivo.

    Resposta do Professor: C - I, II, apenas. 

    Referencia: Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente. Protocolo para Prevenção de pneumonia: veja medidas específicas recomendadas pela ANVISA. 2017. Disponível em: https://www.segurancadopaciente.com.br/protocolo-diretrizes/prevencao-de-pneumonia-veja-medidas-especificas-recomendadas-pela-anvisa/#:~:text=3.2.7%20Cuidados%20com%20o,a%20troca%20rotineira%20deste%20dispositivo. Acessado em 06 de jul 2020.
  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre suporte ventilatório.

    O edema agudo de pulmão é causado pelo extravasamento dos vasos sanguíneos para o tecido pulmonar, causando dispnéia. Por isso muitas vezes a pessoa acometida necessita de intubação orotraqueal e ventilação mecânica.

    Essa situação, pode acarretar pneumonia associada à ventilação mecânica. Os cuidados de enfermagem para evitar a ocorrência:

    I. CORRETO. Manter a paciente em decúbito elevado de 30 a 45°. Isso facilita a oxigenação e fluxo de ar.

    II. CORRETO. Realizar higiene oral regularmente com antissépticos, como a clorexidine 0,12%. Para evitar acumulo de bactérias da mucosa oral que podem migrar para via aérea.

    III. INCORRETO. A troca do circuito deve ser realizada apenas se o mesmo estiver visivelmente sujo ou com mau funcionamento. Portanto, não é recomendada a troca rotineira deste dispositivo.

    Resposta do Professor: C - I, II, apenas. 

    Referencia: Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente. Protocolo para Prevenção de pneumonia: veja medidas específicas recomendadas pela ANVISA. 2017. Disponível em: https://www.segurancadopaciente.com.br/protocolo-diretrizes/prevencao-de-pneumonia-veja-medidas-especificas-recomendadas-pela-anvisa/#:~:text=3.2.7%20Cuidados%20com%20o,a%20troca%20rotineira%20deste%20dispositivo. Acessado em 06 de jul 2020.

ID
3767065
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O oxigênio é necessário para sustentar a vida. O sangue é oxigenado através dos mecanismos de ventilação, perfusão e transporte de gases respiratórios.

Sobre esse assunto, analise as afirmações e coloque V nas Verdadeiras e F nas falsas.


( ) Um dos dispositivos para ofertar oxigênio é a cânula nasal, que deve estar fixada a uma fonte de oxigênio umidificado com uma taxa de fluxo de até 6L/min. As taxas iguais ou superiores a 10 L/min têm um efeito de secagem sobre a mucosa, que precisa ser umidificada.

( ) A máscara de oxigênio deve ser utilizada quando o paciente respira através da boca ou do nariz, por meio de um tubo plástico na base da máscara, que está ligado a uma fonte de oxigênio. Existem dois principais tipos de máscara de oxigênio: as de baixa liberação de concentrações baixas de oxigênio e as de elevadas taxas de liberação de oxigênio.

( ) A máscara facial de plástico com uma bolsa-reservatório é capaz de administrar concentrações mais elevadas de oxigênio.

( ) A máscara facial de plástico é contraindicada para pacientes com retenção de dióxido de carbono, porque a retenção pode ser agravada.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Mas a máscara facial de plástico com bolsa-reservatório é considerada um sistema baixo fluxo (10-15LT/MIN), até poderia se considerar um sistema capaz de administrar concentrações mais elevadas de oxigênio mas teria que ter uma referencia na sentença por exemplo: COM RELAÇÃO A CANULÂ NASAL"A máscara facial de plástico com uma bolsa-reservatório é capaz de administrar concentrações mais elevadas de oxigênio".


ID
3935122
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre a intubação endotraqueal, coloque V para verdadeiro e F para falso e, posteriormente assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

⃣ A ventilação mecânica é um método de suporte de vida, necessário para a maioria dos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que parte da assistência de enfermagem em UTI está diretamente relacionada ao manuseio dos pacientes com tubo orototraqueal (TOT) e dos ventiladores artificiais.
⃣ A intubação endotraqueal é um meio de proporcionar via aérea permeável para o paciente que não consegue manter por si próprio sua função respiratória.
⃣ O uso do tubo orotraqueal garante ao paciente ventilação mecânica e a aspiração de secreções provenientes da árvore pulmonar, principalmente em indivíduos que apresentam angústia respiratória.
⃣ Não existe limite de tempo definido para manter a intubação orotraqueal do paciente, devendo este período ocorrer a partir da melhora clínica, e sempre quando existir a necessidade de manter uma via aérea artificial.

Alternativas
Comentários
  • Não existe limite de tempo definido para manter a intubação orotraqueal do paciente, devendo este período ocorrer a partir da melhora clínica e quando não existir mais a necessidade de manter uma via aérea artificial. Porém, se o paciente necessitar de intubação por mais de 21 dias, torna-se mais indicado que se proceda traqueostomia precoce.

    Andrade MTS. Guias práticos de enfermagem: cuidados intensivos. Rio de Janeiro: Mc Graw Hill; 2002. p. 219-228.

    Gallo BM, Hudak MC. Cuidados Intensivos de Enfermagem. Uma abordagem holística. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1997.

  • V V V f


ID
3941326
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Porciúncula - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Manobra de Chin-Lift, realizada para o controle de vias aéreas, consiste em:

Alternativas

ID
3961471
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento de emergência, a relação de compressão torácica e ventilação, até a colocação de uma via aérea avançada pelo médico, são de:

Alternativas

ID
4037824
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ventilação não invasiva é uma técnica de ventilação mecânica em que não é empregado qualquer tipo de prótese traqueai. Seu uso é indicado em

Alternativas

ID
4068343
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O uso da ventilação mecânica não invasiva tem demonstrado redução na incidência de pneumonia quando comparada com a ventilação mecânica invasiva. Assinale a opção que corresponde a uma contra indicação absoluta da ventilação mecânica não invasiva.

Alternativas

ID
4112431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Uma mulher de 37 anos de idade iniciou quadro de fraqueza e parestesia ascendente nas pernas. Ela relatou infecção viral respiratória poucas semanas antes dos sintomas, que, em duas semanas, evoluíram, com intensificação da parestesia, dor, diminuição dos reflexos tendinosos e dificuldades de locomoção. Foi diagnosticada polineuropatia desmielinizante inflamatória aguda e indicada internação clínica para acompanhamento. Testes da função pulmonar mostraram prejuízos na capacidade vital e na força inspiratória da paciente, mas ainda sem indicação de suporte ventilatório. Os sinais vitais da paciente mostraram-se estáveis, seu peso é 60 kg, ela apresenta dificuldade para a tosse e é capaz de deglutir os alimentos; não houve comprometimento da sua função cognitiva nem do seu nível de consciência. A paciente relatou preocupação em razão das mudanças tão rápidas em seu estado de saúde.

Com relação a características do caso clínico descrito e à adequada assistência de enfermagem à referida paciente, julgue o item.

Devem ser observados os sinais de agravamento na dificuldade de deglutição e de eliminação de secreções das vias aéreas, preparando-se a paciente para a possibilidade de entubação e ventilação assistida, caso haja prejuízo grande na ventilação.

Alternativas

ID
4131034
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ventilação não invasiva (VNI) provê assistência ventilatória sem necessidade de via aérea artificial, com o uso de máscaras na interface paciente-ventilador. Acerca dessa temática, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4857619
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Araranguá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A manobra de Heimlich pode ser utilizada no caso de obstrução de vias aéreas por corpos estranhos.

Ela consiste em posicionar-se atrás da vítima; posicionar a mão fechada____________ do apêndice xifoide, colocar a mão oposta sobre a primeira, fazer______________ compressões firmes direcionadas para cima.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. 

Alternativas

ID
4862179
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Juarez Távora - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A incapacidade de ajustar-se a níveis diminuídos de suporte ventilatório mecânico que interrompe e prolonga o processo de desmame é a definição do diagnóstico de enfermagem “Resposta disfuncional ao desmame ventilatório”.


Sobre as características definidoras desse diagnóstico de enfermagem, são classificadas como moderadas:

Alternativas

ID
4982449
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ventilação assistida/controlada (A/C) fornece um volume corrente pré-estabelecido, em resposta ao esforço inspiratório do paciente, e inicia a respiração se o doente não o fizer espontaneamente, no período estabelecido. O enfermeiro deve estar atento pois com uso dessa modalidade é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5005672
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O uso de ventilação mecânica é comum em pacientes críticos e cada modo de ventilação gera cuidados e avaliações diferentes pelo enfermeiro.

A esse respeito, associe corretamente os modos de ventilação a sua característica.


MODOS DE VENTILAÇÃO

(1) Controlada

(2) Assistido-controlada

(3) Mandatória intermitente sincronizada

(4) Pressão suporte


CARACTERÍSTICAS

( ) Frequência e volume de ar variam de acordo com a demanda do paciente.

( ) Frequência e volume de ar fixos predeterminados, padrão regular de onda.

( ) Frequência e volume de ar mínimos predeterminados, pode ocorrer hiperventilação.

( ) Frequência e volume de ar mínimos predeterminados, pode ocorrer ventilação espontânea.


A sequência correta é

Alternativas

ID
5089657
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Capim - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atendimento de urgência e emergência frente a distúrbios respiratórios pode acontecer a pacientes com exacerbação da crise asmática que precisará realizar abordagem medicamentosa. Nessa situação, é necessário realizar 300mg de hidrocortisona IV. No entanto, na viatura de atendimento só há frasco-ampola de 500mg. Sabendo-se que a diluição deve ser feita com 10 ml de água destilada, quantos ml devem ser administrados no paciente para que seja cumprida a prescrição médica?

Alternativas
Comentários
  • frasco - soluto

    prescrito- x

    500mg - 10ml

    300mg - x

    500x = 300.10

    500x = 3000 ( simplificando, corte dois zeros de ambos os números)

    30/5 = 6ml


ID
5113699
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. As ventilações durante a reanimação cardiopulmonar no adulto devem ser realizadas em uma proporção de 30 compressões para duas ventilações, com duração de apenas 1 segundo, cada, fornecendo quantidade de ar suficiente para promover a elevação do tórax. Após a obtenção de uma via aérea avançada, de sua confirmação e fixação, a reanimação cardiopulmonar deve prosseguir com compressões contínuas e uma ventilação a cada 6 segundos.
II. Os serviços de pronto socorro atendem pacientes em situações de urgência e emergência, graves ou potencialmente graves, que necessitam de atendimento especializado, recursos humanos e tecnológicos, preparados para seu atendimento e recuperação. Recebem, ainda, alta demanda de pacientes, o que exige um trabalho ágil e eficaz, buscando sempre agravar situações de risco à vida e à redução de danos, o que resulta, por vezes, em sobrecarga de trabalho para a equipe atuante.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5123404
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa E? Sempre achei que fosse uma das principais medidas para a redução de pneumonias

  • Esse gabarito está errado.


ID
5166976
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CIAS-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A fim de um adequado manejo da via aérea difícil, é necessária a elaboração de estratégias pré-formuladas para intubação em situações adversas. E, dentre as técnicas para o manejo desse tipo de via aérea, o posicionamento deve ser:

Alternativas
Comentários
  • posição olfativa é definida como posição supina com flexão do pescoço e extensão da cabeça na articulação atlanto‐occipital, independentemente do tipo de apoio empregado para a cabeça.


ID
5259340
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Lençóis Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Referente ao Ventilador Pulmonar é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
5289973
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem intensivista é responsável pelas anotações gerais à beira do leito. Para os pacientes em ventilação mecânica, as anotações devem ser criteriosas. Nesse sentido, é primordial a este profissional o entendimento dos modos e parâmetros ventilatórios para uma assistência segura e de qualidade. Referente aos modos ventilatórios, analise as assertivas abaixo:

I. Ventilação por Pressão de Suporte (PS): modo espontâneo em que uma pressão inspiratória prefixada controla a frequência e o volume da ventilação.
II. Ventilação por Pressão Controlada (PC): o gás é distribuído a uma frequência e pressão expiratória prefixadas, sendo o volume determinado pela inspiração.
III. Pressão Positiva Contínua das Vias Aéreas (CPAP): proporciona pressão positiva constante das vias aéreas no modo espontâneo, além de promover troca de gases, abrindo os alvéolos e aumentando a capacidade residual funcional.
IV. Ventilação Mandatória Intermitente Sincronizada (SIMV): distribui volume ou pressão preestabelecida a uma frequência prefixada e em sincronia com o esforço respiratório do próprio paciente.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Em ventilação controlada o ventilador independe da inspiração do paciente.


ID
5289985
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM) é a infecção hospitalar que mais comumente acomete pacientes internados em unidades de terapia intensiva. Algumas medidas específicas podem ajudar a prevenir essa complicação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Medidas Específicas

    ➔ Manter decúbito elevado (30-45°)

    • Favorece a ventilação espontânea

    ➔ Adequar diariamente o nível de sedação e teste de respiração espontânea

    • Utilizar menor dose possível de sedação
    • Avaliar prontidão do paciente para a extubação
    • Reduz o tempo de VM e da taxa de PAV
    • Reduzir gradualmente é melhor que a interrupção diária

    ➔ Aspirar secreção subglótica rotineiramente

    ➔ Fazer higiene oral com antissépticos

    • Gluconato de Clorexidina 0,12% sendo a mais recomendada.

    Medidas adicionais

    ➔ Cuidados com o circuito do ventilador

    • Troca rotineira não é indicada

    ➔ Cuidados com o sistema de aspiração

    • Recomenda-se a troca do sistema fechado de aspiração a cada 72 horas ou quando houver sujidade ou mal funcionamento

    ➔ Cuidados com umidificadores

    • Substituir o sistema de umidificação quando em mau funcionamento ou visivelmente contaminado. Recomenda-se troca dos umidificadores passivos a partir de 48h, podendo ser utilizado até no máximo 7 dias.

    ➔ Fazer uso criterioso de BNM

    • Uso para fim terapêutico estrito. IOT e durante VM para eliminar assincronismo entre ventilador e paciente com IR, ou para reduzir extubação acidental.

    Dar preferência, quando aplicável, a VMNI

    • Menor índice de pneumonia

ID
5334913
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O uso de vias aéreas avançadas durante a RCP, permite que os profissionais, frequentemente, implantem dispositivos de via aérea avançada durante a RCP, para providenciar uma ventilação adequada e reduzir o risco de broncoaspiração de secreções orogástricas. São possíveis estratégias de manejo de vias aéreas durante a ressuscitação, exceto:

Alternativas

ID
5416096
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Brasileiras sobre Ventilação Mecânica (2013), considerando um paciente sob ventilação mecânica, assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • Recomendação: Após 30 minutos de ventilação estável deve-se colher uma gasometria arterial para observar se as metas de ventilação e troca foram atingidas.

    https://www.amib.org.br/fileadmin/user_upload/amib/2018/junho/15/Diretrizes_Brasileiras_de_Ventilacao_Mecanica_2013_AMIB_SBPT_Arquivo_Eletronico_Oficial.pdf

  • recomenda-se usar a capnografia em pacientes sob suporte ventilatório com doenças neurológicas, para confirmação de adequado posicionamento da prótese ventilatória, e em todas as situações de retenção de gás carbônico acima de 50 mmHg.


ID
5460427
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermeira tem um papel vital na avaliação do estado do paciente e do funcionamento do respirador. O cuidado de enfermagem ao paciente em ventilação mecânica requer habilidades técnicas e interpessoais especializadas.

Diante do exposto, associe corretamente as colunas para a resolução de problemas associados com a ventilação mecânica.

SITUAÇÕES
(1) Problema
(2) Causa
(3) Solução

MOTIVOS QUE ASSOCIAM ÀS SITUAÇÕES
( ) Tosse ou tubo ocluído.
( ) Infecções pulmonares.
( ) Técnica asséptica meticulosa.
( ) Aumento da pressão de pico das vias respiratórias.
( ) Aspire às secreções das vias respiratórias; retire o líquido condensado do circuito.
( ) Desvio dos mecanismos de defesa normais; interrupções frequentes no circuito do respirador; diminuição da mobilidade; reflexo de tosse prejudicado.

A sequência correta é

Alternativas

ID
5505775
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ventilação mecânica (VM) ou, como seria mais adequado chamarmos, o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Sobre os princípios, modalidades e parâmetros de ventilação mecânica, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • No modo assistido controlado, o comando sensibilidade fica desativado.

  • No modo assistido controlado, o comando sensibilidade fica desativado, ERRADO

    Modo assistido a sensibilidade fica ativada


ID
5521999
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respiração é responsável por oxigenar o sangue através dos mecanismos de ventilação, perfusão e transporte de gases respiratórios. Leia as alternativas que seguem sobre estes mecanismos e assinale a única INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Acima de 4L/min deve ser umidificado

  • No caso de retenção de dióxido de carbono deve-se ter cuidado com o fluxo de oxigênio e sua reinalação, um tipo de máscara que pode ser utilizado são as máscaras sem reinalação, já que utilizam uma válvula unidirecional e devem receber fluxo suficiente para evitar o colapso da bolsa durante a inspiração. Alternativa A está errada, já que a afirmativa é verdadeira.

    A cânula nasal é um dispositivo de baixo fluxo, suportando um fluxo de até 6 L/min, fornecendo uma FiO2 de, no máximo, 45%. Ou seja, o catéter nasal não aceita um fluxo de 10l/min. Alternativa B está correta, já que foi solicitado a afirmativa falsa.

    As máscaras com reinalação parcial permitem alcançar uma FiO² de 60 a 80% com fluxo de 7 a 10 L/min. O fluxo deve ser adequado para garantir que somente um terço da bolsa seja esvaziado durante a inspiração prevenindo acúmulo de CO² no sistema. Alternativa C está errada, já que a afirmativa é verdadeira.

    Está correta a afirmação de que uma máscara de de oxigênio deve ser utilizada quando o paciente respira através da boca ou do nariz, por meio de um tubo plástico na base da máscara, que está ligado por sua vez, a uma fonte de oxigênio. Alternativa D está errada.


    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. Carol R. Taylor, Carol Lillis, Priscilla LeMone, Pamela Lynn. Fundamentos de Enfermagem: A Arte e a Ciência do Cuidado de Enfermagem. - 7.ed. Artmed, 2014.

ID
5533618
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para que as trocas gasosas ocorram de forma adequada, é necessário que haja equilíbrio entre a capacidade de ventilação alveolar e o fluxo sanguíneo no capilar pulmonar, denominado equilíbrio ventilação/perfusão.
A situação em que a perfusão ocorre normalmente, mas não há ventilação satisfatória, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Shunt pulmonar, apesar da circulação sanguínea ocorrer normalmente nos alvéolos pulmonares, por alguma razão não há ventilação na proporção esperada, diminuindo a oxigenação no sangue e afetando as trocas gasosas.

  • Shunt, a medida que a perfusão encontra-se normal ou aumentada, a ventilação esta reduzida na região.


ID
5543662
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O modo ventilatório, no qual o ventilador não responde aos esforços respiratórios do paciente, sendo ideal para pacientes em apneia, é denominado ventilação

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre modos ventilatórios.

    O modo que o ventilador não responde aos esforços respiratórios do paciente, ou seja, o respirador que faz todo o movimento respiratório, sendo ideal para pacientes em apneia, ou eu presentam algum tipo de trauma, é denominado ventilação controlada (letra A).

    A) Correta.

    B)
    Incorreto.  Na assistida há determinação de um pico de fluxo considerando a demanda ventilatória do paciente e com o objetivo de reduzir o esforço e desconforto.

    C)
    Incorreto.  A modalidade ciclada a fluxo mantém o fluxo de pressão até que tenha uma queda do fluxo de inspiração do paciente. O paciente mantém o controle do ciclo respiratório.

    D) Incorreto.  O modo assistido-controlado é aquele em que o ventilador cicla com o esforço do paciente, ou seja, ele oferece um volume pré determinado quando o paciente não consegue respirar

    E) Incorreto. Na modalidade mandatória intermitente ocorre intervalos regulares em que o respirador libera o volume pré determinado e nos intervalos o paciente respira espontaneamente.


    Resposta do Professor: A.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre modos ventilatórios.

     

    O modo que o ventilador não responde aos esforços respiratórios do paciente, ou seja, o respirador que faz todo o movimento respiratório, sendo ideal para pacientes em apneia, ou eu presentam algum tipo de trauma, é denominado ventilação controlada (letra A).


    A)
    Correta.


    B)
    Incorreto.  Na assistida há determinação de um pico de fluxo considerando a demanda ventilatória do paciente e com o objetivo de reduzir o esforço e desconforto.


    C)
    Incorreto.  A modalidade ciclada a fluxo mantem o fluxo de pressão até que tenha uma queda do fluxo de inspiração do paciente. O paciente mantém o controle do ciclo respiratório.

     

    D) Incorreto.  O modo assistido-controlado é aquele em que o ventilador cicla com o esforço do paciente, ou seja, ele oferece um volume pré determinado quando o paciente não consegue respirar


    E)
    Incorreto. Na modalidade mandatória intermitente ocorre intervalos regulares em que o respirador libera o volume pré determinado e nos intervalos o paciente respira espontaneamente.

     

    Resposta do Professor: A.

  • Ventilação controlada (CMV) – todos os movimentos respiratórios são gerados pelo aparelho. O paciente não é capaz de iniciar respirações adicionais. A frequência respiratória é programada no próprio respirador e a sensibilidade do aparelho não interfere nem sua ciclagem.

  • Controlada, através de ciclagem e disparo inciados pelo ventilador.


ID
5545321
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O modo ventilatório que permite um mecanismo misto de disparo da fase inspiratória, no qual o disparo por pressão é ativado pelo esforço inspiratório do paciente e o disparo por tempo é deflagrado pelo aparelho, é denominado ventilação

Alternativas
Comentários
  • misto é assistido e controlado letra D


ID
5600314
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base nas orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao uso de oxigênio e suporte ventilatório em pacientes com Covid-19, marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A meta é manter a saturação de oxigênio (SpO2) igual ou acima de 90%, até o limite máximo de 94%.

( ) Em pacientes com ventilação não-invasiva (VNI) que apresentem melhora, as sessões de VNI podem ser intercaladas com períodos de oxigenoterapia em cateter nasal de baixo fluxo ou máscara com reservatório não reinalante.

( ) Recomenda-se iniciar a oxigenação com cateter nasal de alto fluxo (CNAF) com fluxo de 40 L/min (limitado a 60 L/min), ajustando-o para manter frequência respiratória abaixo de 25/min.


As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • SUPLEMENTAÇÃO DE OXIGÊNIO E ESTRATÉGIAS PARA CORRIGIR A HIPOXEMIA: • Iniciar com cateter nasal de baixo fluxo, 1 L/min, podendo ofertar até 6 L/min; • Reduzir fluxo de oxigênio caso SpO2 acima de 94%; • Caso seja necessário fluxo maior que 6 L/min para obter SpO2 acima de 90%, utilizar máscara com reservatório não reinalante, que pode ser escalonada para VNI ou CNAF, se disponíveis; • Não há evidência para recomendar o uso de posição prona espontânea; • Se, a despeito das medidas não invasivas, a SpO2 persistir abaixo de 90% e/ou a frequência respiratória continuar elevada, considerar ventilação invasiva.
  • V – V – V.  gab

  • https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/recomendacoes/orientacoes-sobre-otimizacao-do-uso-de-oxigenio-e-suporte-ventilatorio-em-pacientes-graves-com-covid-19#:~:text=Uso%20preferencial%20em%20quarto%20individual,a%20pacientes%20com%20COVID%2D19.&text=Havendo%20melhora%2C%20sess%C3%B5es%20de%20VNI,m%C3%A1scara%20com%20reservat%C3%B3rio%20n%C3%A3o%20reinalante.