SóProvas


ID
1122439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.

Ao contrário dos estudos culturais, que enfatizam o papel ativo da audiência na recepção das mensagens dos meios de comunicação, o conceito de indústria cultural remete à manipulação e à perda de autonomia dos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  •  

    CERTA.

    De acordo com a Indústria Cultural, o indivíduo perde o poder de interpretação e a arte deixa de ter o caráter de “crítica social” de sua gênese, passando a ser apenas uma reprodução padronizada.

     

    Prof. Paolla Marletti, Estratégia Concursos

  • As principais diferenças dos Estudos Culturais para a Teoria Crítica é existem diferentes maneiras da culturas se manifestar, não apenas a cultura de massa, e enfatiza a atividade humana, a produção ativa da cultura, ao invés de seu consumo passivo.

  • Indústria Cultural: termo cunhado pela Teoria Crítica Social ou Escola de Frankfurt. A visão, aqui, é a de que o capitalismo produziu um certo tipo de indústria cuja principal característica é a produção de bens culturais que alienam os homens, induzindo-os a viverem irrefletidamente. Aqui, o foco é mais teórico e menos pragmático, ou seja, os autores não eram engajados a mudarem essas circunstâncias, embora fossem críticos.

    Estudos Culturais: corrente de estudos inglesa de etnografia e interpretação textual, representada por Raymond Willians e Richard Hoggart. O que distingue os Estudos Culturais de disciplinas acadêmicas tradicionais é seu envolvimento explicitamente político; eles tomam claramente o partido dos grupos em desvantagem; pretendem que suas análises funcionem como uma intervenção na vida política e social.