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Questões de Cultura de massa e indústria cultural


ID
479962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de conceitos sociológicos básicos
ou principais.

Sociedade é um sistema de relações sociais estruturadas que une as pessoas de acordo com uma cultura comum.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Em sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.


ID
588937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conceito de indústria cultural desenvolvido pela Escola de Frankfurt refere-se

Alternativas
Comentários
  • A indústria cultural foi um termo criado por Adorno e Horkheimer, autores da escola de Frankfurt, que referenciavam este fenômeno ao que também conhecemos como “cultura de massa”, ou seja, a produção em larga escala de elementos da cultura. Ela é um dos frutos do sistema capitalista em que vivemos.
    Com o estabelecimento do capitalismo, as cidades vão se transformando em pólos industriais e de importância social. Com isso, a população urbana aumenta e se torna o alvo do mercado e seus integrantes se transformam em consumidores em potencial, o que é conseqüência 
    de um barateamento da mercadoria industrializada,produzida em série.

    O mercado, em geral, se dinamiza, atingindo até a esfera cultural que, também, passa a ser transformada em mercadoria

    EXEMPLO;carnaval então? É uma festa popular? Embora o carnaval seja uma festa para todos, acaba, por conta da apropriação da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, sendo transformado em um espetáculo.
     
       Já 
     Literatura de Cordel no Brasil é um exemplo de expressão cultural
    que não sofreu tanto o processo de apropriação por parte da indústria cultural. Ou seja, não foram substituídos pelos meios de comunicação, mas convivem com o rádio e a TV. Os cordelistas ou repentistas espalhavam notícias e, ainda hoje, são um forte meio de comunicação com teores informativos, jornalísticos e entretenimento.

    GAB LETRA D
  • D

    à percepção das culturas de massa como meios de controle social.


ID
793903
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cultura feita em série, industrialmente, para o grande número, passa a ser vista não como instrumento de crítica e de conhecimento, mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa  (COELHO, 1980, p.26).



Sobre o tema cultura de massas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O termo cultura de massa – chamado também de cultura popular, cultura comercial, entre outros termos – geralmente é contraposto a uma alta cultura (ou cultura erudita). Enquanto esta é associada às manifestações artísticas e culturais que são aceitas pelas instituições oficiais (como os museus), pelos críticos, sendo também caracterizada pela sua capacidade de ampliar os horizontes dos homens, especialmente um grupo de elite; a primeira, ao contrário, seria superficial – feita para agradar, e não para pensar – e estaria direcionada a uma massa de indivíduos homogêneos. A distinção entre essas duas culturais foi enfatizada, especialmente, após a expansão dos meios de comunicação como a televisão e o rádio, que passaram a atingir uma grande audiência, culminando em uma discussão sobre a ascensão da cultura de massa e o seu impacto na sociedade. Tendo isso em vista, a opção “a” está incorreta, pois os produtos culturais de massa estariam destinados a um vasto conjunto de indivíduos da sociedade, e não apenas aos trabalhadores braçais. A opção “c” também está incorreta, visto que os veículos como a imprensa, o rádio e a TV, responsáveis por disseminar a cultura de massa só se desenvolveram durante o capitalismo. A opção “d” está incorreta, já que é a cultura erudita que está associada a uma atitude reflexiva por parte daquele que consome seus produtos. A opção “é” também está incorreta, considerando que os receptores da cultura de massa não participam do processo de produção dos bens que eles fruem. Sendo assim, a opção correta é a “b”, visto que a expansão da cultura de massa só foi possível durante o capitalismo, quando os meios de difusão cultural, como o rádio e a televisão, surgiram e passaram a atingir um grande público. 


  • Letra B

    A cultura de massa e, como parte de­la, a arte de massa pressupõe a exis­tência da indústria cultural, de um la­do, produzindo artigos em série para serem consumidos pelo público; e, do outro, a "massa", um número indeter­minado de pessoas (quanto mais, me­lhor), despidas de suas características individuais, de classe, étnicas, de re­gião, até mesmo de país, que são tra­tadas como um todo razoavelmente ho­mogêneo, para o qual esta produção é direcionada.


ID
793915
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre as relações entre cultura de massa, cultura erudita e cultura popular, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) A cultura popular pode ser definida como distintos modos de expressão que ocorrem na sociedade e que se manifestam por meio de arte, do folclore, da religião, etc.

( ) O termo erudito se refere às tradições de um povo e, por isso, a cultura erudita diz respeito às manifestações, no presente, de uma tradição.

( ) A cultura erudita foi gerada pela indústria cultural e visa a uma distinção entre seus ouvintes, vistos como evoluídos culturalmente.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Para diferenciar cultura popular da cultura de erudita é necessário atentar para a posição dos indivíduos em relação à classe da qual fazem parte. Nesse sentido, cultura popular diz respeito às manifestações artísticas e culturais das classes subalternas – como festas tradicionais, artesanato etc –, que, muitas vezes, também são definidas como folclore. A cultura erudita, por outro lado, é produzida e consumida por um grupo restrito de indivíduos, oriundos da elite econômica, intelectual e cultural, e, geralmente, é considerada superior à cultura popular, por tratar de bens culturais que são aceitos em instituições oficiais, como, por exemplo, os museus e conservatórios de música, e obterem respaldo de uma crítica especializada. É necessário destacar, no entanto, que não cabe emitir juízos de valor acerca dessas manifestações culturais, e, que o limite entre elas, muitas vezes, é tênue, sendo possível encontrar exemplos em que a cultura popular e cultura erudita se encontram. Considerando o que foi exposto até aqui, a primeira afirmativa é verdadeira, posto que a cultura popular engloba diversos modos de expressão genuínos de um povo. Já a segunda afirmativa é falsa, na medida em que a cultura erudita não é a manifestação de um povo e de suas tradições, e sim de um grupo de elite. A última afirmativa também é falsa, porque a cultura erudita não foi gerada pela indústria cultural, mas se diferencia dela. Enquanto esta tem como principal veículo os meios de comunicação de massa, que atingem o grande público, e busca entreter, a primeira é consumida por um grupo restrito de indivíduos interessados em se cultivar por meio de bens culturais de qualidade, exigindo conhecimentos prévios por parte dos seus apreciadores.


    A  opção correta, portanto, é a letra “a”.  

  • Leta A

     

    (Verdadeiro ) A cultura popular pode ser definida como distintos modos de expressão que ocorrem na sociedade e que se manifestam por meio de arte, do folclore, da religião, etc. 

    (Falsa ) O termo erudito se refere às tradições de um povo e,...... (Isso refere-se a cultura popular)

    ( Falsa ) A cultura erudita foi gerada pela indústria cultural ........ Indústria cultural: Significa que se passou a produzir arte com a finalidade do lucro. cultura erudita; relacionada com um pensamento mais crítico, elaborado e elitizado da sociedade.

  •  CULTURA POPULAR: trata-se da cultura mais simples, que se adquire com a experiência do contato entre pessoas; é a chamada cultura espontânea, mais próxima do senso comum; transmitida em geral oralmente, registra as tradições e os costumes de um determinado grupo social.

    Diferente da cultura popular, a Erudita é baseada em estudos, análises críticas e elaboração técnica apurada. Devido às suas características, tem maior aceitação entre as elites sociais e econômicas, bem como os intelectuais.

  • RESOLUÇÃO - ALTERNATIVA A) V - F - F.

    EXPLICAÇÃO -

    O termo “popular” faz oposição ao termo “erudito”. Na cultura popular, as tradições são realizadas pelo povo, que participa de forma orgânica e ativa, sendo, portanto, formadas de maneira espontânea.

    Já a cultura erudita, considerada “superior”, é eleita como a mais “culta”. Ou seja, ela é produzida e apreciada por indivíduos que possuem maior poder aquisitivo (elite) e por isso, é mais restrita.

    A cultura erudita, diferentemente da cultura popular (que se forma pela convivência das pessoas), é elitizada e demanda estudos. Ela é associada aos museus, bibliotecas, teatros, centros culturais, apresentações de música erudita e de música clássica, como, por exemplo, as óperas.

  • A cultura erudita exige uma preparação e o capital cultural próprio das camadas dominantes (ELITE). Já a cultura popular está fundamentada na manifestação dos costumes e tradições da sociedade. Enquanto a cultura de massa é a criação de produtos culturais voltadas para um consumo imediato e massificado (em grande escala).


ID
949504
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

                                      A chegada da televisão
A caixa de pandora tecnológica penetra nos lares e  libera suas  cabeças  falantes,  astros,  novelas,  noticiários  e  as fabulosas,  irresistíveis  garotas-propaganda,  versões modernizadas do tradicional  homem-sanduíche.
SEVCENKO, N.  (Org).  História da Vida Privada  no Brasil  3.  República:  da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das  Letras,  1998.

A TV, a partir da década de 1950, entrou nos lares brasileiros provocando mudanças consideráveis nos hábitos da população. Certos episódios da história brasileira revelaram que a TV, especialmente como espaço de ação da imprensa, tornou-se também veículo de utilidade pública, a favor da democracia, na medida em que

Alternativas
Comentários
  • Um dos marcos do desenvolvimento da indústria cultural no Brasil foi a entrada da televisão nos lares do país a partir do início da década de 1950. O crescimento desse meio de comunicação se deu, em grande medida, devido ao incentivo do poder público, especialmente, a partir da instauração da ditadura militar em 1964, quando a televisão passou a ser vista como um veículo estratégico pelos governantes. Por outro lado, atualmente, a televisão tem servido como instrumento de denúncia de problemas políticos e socioeconômicos enfrentados pelo país, embora permaneça vinculado ao poder público, que é responsável por conceder e cancelar as concessões, além de estabelecer regulamentações para o seu funcionamento. Tendo em vista a atuação das redes de televisão no país em favor da democracia, a opção correta, portanto, é a “b”, já que é a única que evidencia como a televisão também pode desempenhar um papel como veículo de utilidade pública, expondo casos de corrupção política. Um exemplo é o episódio do mensalão, ocorrido em 2005, em que houve a denúncia, por parte dos meios de comunicação, da compra de votos dos parlamentares.  

  • 1950 já não faz mais parte da Era Vargas, já que terminou em 1945, letra A está descartada. 
    Em relação as demais alternativas, a letra B é a mais correta uma vez que o próprio texto infere que a TV, especialmente no que se refere à impressa "tornou-se um veículo de utilidade pública, a favor da democracia". 
    Logo, revelou para o país casos de corrupção na esfera política de vários governos. 

  • Eu fui pelos primeiros verbos de cada questão

     

  • Houve sim um outro mandato de Vargas, que foi o segundo, de 1950-1954

    gab B

  • Não se fazem mais questões como antigamente. A questão ao mesmo tempo que trabalha a interpretação textual do candidato faz, além disso, trabalhar a nossa reflexão sobre o verdadeiro poder persuasivo sobre a manada da caixa de pandora tecnológica.

  • Não é preciso conhecimento prévio. Basta indicar qual atitude em relação à TV é compatível qual a ideia de democracia, a algo que seja benéfico ao povo (Letra B). As outras alternativas, embora possam ter verdades, simplesmente não respondem ao enunciado.

  • Letra B

    Desde a sua entrada definitiva nos lares brasileiros, a televisão tem cumprido um importante papel de divulgação de informação e de produção de opinião publica. Na história do país ela já legitimou governos e, mais recentemente, foi fundamental para a divulgação de esquemas de corrupção e de escândalos administrativos.


ID
1122436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.

O conceito de indústria cultural foi criado durante a Segunda Grande Guerra no contexto dos estudos que buscavam compreender como a comunicação de massa estava ligada ao processo histórico capitalista.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Sabemos que a Indústria Cultural foi fruto da Segunda Guerra. Promovida por judeus perseguidos, a Indústria Cultural questionava tudo o que era imposto, principalmente, pelo capitalismo.

     

    Prof. Paolla Marletti, Estratégia Concursos.

  • Obs.:  A indústria cultural foi criada durante a Segunda Grande Guerra, no contexto dos estudos que buscavam compreender como a comunicação de massa estava ligada ao processo histórico capitalista. (certa)

     

     A Teoria crítica questionava as estruturas sociais virgentes!!!!!!! cuidado para não confundir... 

     Indústria Cultural não é a mesma coisa de Cultura de Massa​: 

     

    Na indústria cultural a arte é sempre transformada em um produto industrializado, importando apenas se o produto de arte vai ser vendavel e consumido em grande escala. Enquanto a espontaneidade e a originalidade da arte estão presentes na cultura de massa. 

  • A indústria cultural foi criada durante a Segunda Grande Guerra, no contexto dos estudos que buscavam compreender como a comunicação de massa estava ligada ao processo histórico capitalista. A Teoria crítica questionava as estruturas sociais vigentes! É importante não confundir Indústria Cultural e Cultura de Massa.

    Na indústria cultural a arte é sempre transformada em um produto industrializado, importando apenas se o produto de arte vai ser vendável e consumido em grande escala.

    Enquanto na cultura de massa estão presentes espontaneidade e a originalidade da arte.


ID
1122439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.

Ao contrário dos estudos culturais, que enfatizam o papel ativo da audiência na recepção das mensagens dos meios de comunicação, o conceito de indústria cultural remete à manipulação e à perda de autonomia dos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  •  

    CERTA.

    De acordo com a Indústria Cultural, o indivíduo perde o poder de interpretação e a arte deixa de ter o caráter de “crítica social” de sua gênese, passando a ser apenas uma reprodução padronizada.

     

    Prof. Paolla Marletti, Estratégia Concursos

  • As principais diferenças dos Estudos Culturais para a Teoria Crítica é existem diferentes maneiras da culturas se manifestar, não apenas a cultura de massa, e enfatiza a atividade humana, a produção ativa da cultura, ao invés de seu consumo passivo.

  • Indústria Cultural: termo cunhado pela Teoria Crítica Social ou Escola de Frankfurt. A visão, aqui, é a de que o capitalismo produziu um certo tipo de indústria cuja principal característica é a produção de bens culturais que alienam os homens, induzindo-os a viverem irrefletidamente. Aqui, o foco é mais teórico e menos pragmático, ou seja, os autores não eram engajados a mudarem essas circunstâncias, embora fossem críticos.

    Estudos Culturais: corrente de estudos inglesa de etnografia e interpretação textual, representada por Raymond Willians e Richard Hoggart. O que distingue os Estudos Culturais de disciplinas acadêmicas tradicionais é seu envolvimento explicitamente político; eles tomam claramente o partido dos grupos em desvantagem; pretendem que suas análises funcionem como uma intervenção na vida política e social. 


ID
1396354
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A palavra cultura agrega múltiplas concepções: cultura nacional, cultura popular, cultura erudita ou de elite, cultura de massa, cultura alternativa ou contracultura, cultura de classe. Sob esse aspecto, é INCORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
1408600
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A palavra cultura agrega múltiplas concepções: cultura nacional, cultura popular, cultura erudita ou de elite, cultura de massa, cultura alternativa ou contracultura, cultura de classe. Sob esse aspecto, é INCORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Acredito que a letra A esteja errada pois, cultura de massa está ligada a uma comercialização massa em torno de determinadas coisas. Sendo que, o samba de raiz e a música no interior do Brasil seriam expressões culturais e populares.

     

    Sobre subcultura...

     

    Subcultura: Tem início na Escola de Chicago, que lançou as bases da etnografia urbana norte-americana, na primeira metade do século 20, impulsionada pelas pesquisas sociológicas em torno da delinqüência juvenil, usando o conceito de subcultura para trabalhar com grupos juvenis conformados na exclusão social, com sistema próprio de valores e códigos de conduta (Parsons e Merton, 1950) – já então, o termo é usado para descrever formas de solidariedades que contrastam com as normas e valores da sociedade hegemônica. A Escola de Chicago construiu mapas etnográficos dos territórios da cidade no intuito de explicar os contextos sociais e culturais dos ‘desvios’ comportamentais dos jovens sem reduzi-los aos sintomas da inadequação psicológica.

     

    Fonte: Subculturas, um conceito em construção  Lydia Gomes de Barros (Universidade Federal de Pernambuco)


ID
1417126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes às dimensões, às concepções e às linguagens da cultura.

A reprodução da cultura como bem singular local torna-se cada vez mais necessária à sua projeção mercadológica universal.

Alternativas

ID
1604476
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os reality shows são hoje para a classe mais abastada e intelectualizada da sociedade o que as novelas eram assim que se popularizaram como produto de cultura massificada: sinônimo de mau gosto. Com uma maior aceitação das novelas na esfera dos críticos da mídia, o reality show segue agora como gênero televisivo mundial, transmitido em horário nobre, e principal símbolo da perda de qualidade do conteúdo televisivo na sociedade pós-moderna. Os reality shows personificam as novas formas de identificação dos sujeitos nas sociedades pós-modernas. Programas como o BBB são movidos pelas engrenagens de uma sociedade exibicionista e consumista, que se mantém vendendo ao mesmo tempo a proposta de que cada um pode sair do anonimato e conquistar facilmente fama e dinheiro.

(Sávia Lorena B. C. de Sousa. O reality show como objeto de reflexão cultural. observatoriodaimprensa.com.br)

Sobre a relação entre os meios de comunicação de massa e o público consumidor, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • "Programas como o BBB são movidos pelas engrenagens de uma sociedade exibicionista e consumista, que se mantém vendendo ao mesmo tempo a proposta de que cada um pode sair do anonimato e conquistar facilmente fama e dinheiro."

  • Resposta: B

    Quando a autora do texto diz que “os reality shows personificam as novas formas de identificação dos sujeitos nas sociedades pós-modernas” e que “programas como o BBB são movidos pelas engrenagens de uma sociedade exibicionista e consumista, que se mantém vendendo ao mesmo tempo a proposta de que cada um pode sair do anonimato e conquistar facilmente fama e dinheiro”, ela deixa claro que o reality show é mais uma mercadoria da Indústria Cultural capaz de controlar e sugerir processos emocionais ao seu público. 


ID
1623898
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A indústria cultural é uma das maiores e mais lucrativas empresas do capitalismo, e através dela se disseminam não apenas produtos, mas também padrões de comportamento, ideologias e estilos de vida. Tal temática tem sido densamente discutida na produção sociológica, especialmente desde a chamada Escola de Frankfurt. Sobre a análise sociológica do consumo, assinale se as sentenças abaixo são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).


( ) Theodor Adorno e Max Horkheimer apontam que a mídia não deve ser pensada como mero entretenimento, mas uma verdadeira indústria, a indústria cultural, responsável pela disseminação de ideologias dominantes que permitiam a domesticação das massas.


( ) Walter Benjamin indica que a difusão em massa é um dos elementos básicos da obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica e, através da reprodução, a obra de arte ganha em valor de exibição sem perder seu valor de culto e sua aura.


( ) Para Theodor Adorno a mídia transformava a cultura em mercadoria, servindo ao processo de acumulação de capital, de forma que produtos estandardizados difundiam clichês e estereótipos, mas tal processo encontrava oposição por parte dos consumidores, que escolhiam os produtos conforme seu gosto particular.


( ) Autores contemporâneos como Jean Baudrillard e Mike Featherstone vêm identificando, dentre as marcas da indústria cultural na atualidade, a sedução das massas, o triunfo do simulacro em detrimento do real e a exacerbação do consumismo supérfluo e inútil como busca de felicidade e gratificação instantâneas.


( ) As análises recentes têm mostrado que a flexibilização dos padrões de consumo e a demanda por produtos customizados ao gosto do cliente impulsionam o que vem sendo denominado de produção flexível – a produção de mercadorias e serviços em menor escala, orientados a nichos de mercado específicos.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, na ordem de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A segunda e a terceira afirmativa estão falsas.

    A segunda porque a obra de arte reproduzida, na era da reprodutibilidade técnica, perde seu valor, sua aura.

    A terceira está falsa porque afirma que os consumidores têm consciência, liberdade e autonomia para escolher, porém de acordo com a teoria crítica os indivíduos ficam presos a alienação da propaganda da indústria cultural, consumindo aquilo que se induz para ele consumir.


ID
1663165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.

O conceito de indústria cultural é pertinente para o entendimento das várias teorias da comunicação, entre elas, inclusive, a teoria da informação. 

Alternativas
Comentários
  • teoria matemática da informação ou teoria da informação estuda a quantificação, armazenamento e comunicação da informação. Ela foi originalmente proposta por Claude E. Shannon em 1948 para achar os limites fundamentais no processamento de sinais e operações de comunicação como as de compressão de dados, em um artigo divisor de águas intitulado "A Mathematical Theory of Communication".

    Ou seja o estudo é quantitativo o que não dialoga diretamente com o conceito de indústria cultural. 

  • A indústria cultural buscava problematizar a ideologia presente nos meios de comunicação, outras correntes teóricas, como a teoria da informação, estavam mais preocupadas com o aperfeiçoamento do uso dos meios de comunicação. 

  • gab: errado


    Shannon, em 1948, considerou a teoria da informação como teoria do rendimento informacional, destinada a melhorar a velocidade de transmissão das mensagens (Wolf, 1987: 102) e diminuir as suas distorsões (ruído). É uma teoria sobre a transmissão óptima das mensagens. A transferência de informação efectua-se da fonte para o destinatário enquanto a transferência da energia se efectua do transmissor para o receptor. Um dos méritos de Shannon foi avaliar a entropia, os defeitos da cadeia de energia informacional (Wolf, 1987: 100).


    http://industrias-culturais.blogspot.com/2009/02/teoria-da-informacao.html

  • Gab: errado

    teoria matemática da informação ou teoria da informação está liga á quantificação destinada a melhorar a velocidade de transmissão das mensagens e diminuir as suas distorsões (ruído).

     

    O termo Indústria Cultural (do alemão, Kulturindustrie) foi desenvolvido pelos intelectuais da Escola de Frankfurt, especialmente Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor Adorno (1903-1969).

    O termo designa o fazer cultural e artístico sob a lógica da produção industrial capitalista, possui como corolários o lucro acima de tudo e a idealização de produtos adaptados para consumo das massas.

    Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. Além disso, tem o intuito de reproduzir os interesses das classes dominantes, legitimando-as e perpetuando-as socialmente.

     

     


ID
2717653
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A “teoria crítica” se opõe

Alternativas

ID
2770063
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quanto às reflexões de teóricos vinculados à Teoria Crítica, é correto atribuir-lhes a seguinte noção:

Alternativas
Comentários
  • Pesquisar sobre Escola de Frankfurt

    https://brasilescola.uol.com.br/cultura/industria-cultural.htm


ID
2883364
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

TEXTO I

Há muitos dedos apontados para Anitta, a cantora brasileira mais famosa da atualidade. Alguns dizem que a jovem de 24 anos é só um produto de marketing[...] Muitas vozes contra Anitta, mas há muito mais gente que diz ou pensa bem o contrário. Ou não dizem nada, e se deixam contagiar por seu ritmo – uma mescla de pop, funk, rap –, imitando seus movimentos sensuais que ressaltam seu traseiro[...] Com ou sem a aprovação de parte do público, sua nova música é um claro retrato da cultura pop atual do Brasil. Anitta apresenta também MC Zaac, um dos principais nomes do funk, um ritmo das regiões periféricas do Rio de Janeiro que teve ascensão meteórica no país. Mulheres que se bronzeiam na laje das casas em comunidades pobres, com biquínis de fita isolante para realçar o bronzeado, é o que mais se vê nas favelas do Rio e em outras periferias pelo Brasil. (OLIVEIRA, A. “A revolução de Anitta é feiminista?”.

EL PAÍS, São Paulo, 27 de dezembro de 2017. Disponível em: https:// brasil.elpais.com/brasil/2017/12/26/cultura/4314644_981497.html. Acessado em: 31/08/2018


TEXTO II

A indústria cultural pode se vangloriar de haver atuado com energia e de ter erigido em princípio a transposição - tantas vezes grosseira - da arte para a esfera do consumo, de haver liberado a diversão de sua ingenuidade mais desagradável e de haver melhorado a confecção de mercadorias. Quanto mais total ela se tornou, quanto mais impiedosamente obriga cada marginal à falência ou a entrar na corporação, tanto mais se fez astuciosa e respeitável. Eis sua glória: haver terminado por sintetizar Beethoven com o Cassino Paris. Seu triunfo é duplo: aquilo que expele para fora de si como verdade pode reproduzir a bel-prazer em si como mentira.

ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2011.


A ascensão da indústria cultural é parte indissociável do desenvolvimento capitalista. Para Adorno e Horkheimer, esta indústria efetiva um novo tipo de dominação que captura a espontaneidade da arte ao transformá-la em matéria-prima de mercadorias culturais. Tendo-se em vista o fenômeno cultural indicado no texto I e as considerações do texto II, observamos que a Indústria Cultural mantém com os marginalizados uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é o item E


ID
3090421
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As análises da indústria cultural empreendidas pelos alemães Theodor W. Adorno e Max Horkheimer partiram das relações entre cultura e ideologia nas sociedades capitalistas de meados do século XX e consistiram em inúmeras considerações sobre as mudanças nas concepções artísticas e sua imbricação com o mercado e o consumo de bens culturais. Referente à “indústria cultural”: 

Alternativas
Comentários
  • Só pode ser essa:

    "as expressões artísticas, ao se constituírem como negócios, incorporam, explicitam e legitimam a dominação exercida sobre a sociedade pelo poder econômico, esvaziando a crítica a esse sistema social subjacente às obras de arte."

  • CULTURALISMO

    do ponto de vista SOCIOLOGICO, lembrar de: Escola de Frankfurt:

     Indústria Cultural: refuta a ideia de uma pretensa neutralidade dos meios de comunicação de massa e vem reforçar a ideia de que a cultura é algo fabricado. Onde a sociologia americana via o consumidor como sujeito do processo, a Escola de Frankfurt o vê como o objeto das grandes empresas. Os indivíduos seriam manipulados para se conformar ao papel de consumidores no mercado de bens culturais.

    Crítica à perspectiva frankfurtiana sobre a cultura são Jesus Barbero e Néstor Canclini: Teorias da recepção que, a partir dos anos 1960, empreenderam estudos que relativizam o caráter manipulador da cultura, introduzindo o debate sobre certas formas de resistência. Posteriormente, vários estudiosos salientaram ainda a capacidade de os sujeitos apropriarem-se das mensagens, construírem sentidos particularizados ao consumirem as mercadorias simbólicas.

    FONTE: QUESTOES SOBRE O TEMA DA FCC


ID
3165076
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em nenhuma outra época o corpo magro adquiriu um sentido de corpo ideal e esteve tão em evidência como nos dias atuais: esse corpo, nu ou vestido, exposto em diversas revistas femininas e masculinas, está na moda: é capa de revistas, matérias de jornais, manchetes publicitárias, e se transformou em sonho de consumo para milhares de pessoas. Partindo dessa concepção, o gordo passa a ter um corpo visivelmente sem comedimento, sem saúde, um corpo estigmatizado pelo desvio, o desvio pelo excesso. Entretanto, como afirma a escritora Marylin Wann, é perfeitamente possível ser gordo e saudável. Frequentemente os gordos adoecem não por causa da gordura, mas sim pelo estresse, pela opressão a que são submetidos.

VASCONCELOS, N. A.; SUDO, I.; SUDO, N. Um peso na alma: o corpo gordo e a mídia. Revista Mal-Estar e Subjetividade, n. 1, mar. 2004 (adaptado).


No texto, o tratamento predominante na mídia sobre a relação entre saúde e corpo recebe a seguinte crítica:

Alternativas
Comentários
  • O texto tece uma crítica sobre a forma como a mídia massacra nossa concepção de corpo a partir da exaltação de um corpo magro, o que o autor afirma ser fato novo na história da humanidade. A partir de tal exaltação, o corpo gordo é visto como desvio e tal condição impõe sofrimento às pessoas obesas de modo a ser o estresse psicológico decorrente de tal pressão muito mais nocivo do que a gordura em si.
    A resposta é a letra E, pois claramente critica os estereótipos consolidados pela atuação midiática.
    A letra A está errada, pois não se trata de estética antiga, porém nova e inédita.
    Não se trata de crendices populares.
    Não há qualquer propagação de conclusão científica, exceto para estabelecer a crítica.
    A crítica é ao discurso hegemônico e midiático sobre o corpo, não sua reiteração, ou seja, reafirmação.
  • Gabarito: E

    Resolução: A maneira como a mídia trata a relação entre saúde e corpo é, muitas vezes, estereotipada. O corpo magro é enaltecido em detrimento do corpo gordo, visto como sinal de falta de saúde ou comedimento, um corpo estigmatizado pelo desvio. No entanto, essa representação cultural é contrariada no texto, o qual aponta que é perfeitamente possível ser uma pessoa gorda e saudável e, por isso, sugere uma crítica: a contestação dos estereótipos consolidados.

  • Letra E

    Assim como a padronização e homogeneização dos gostos, também há, na sociedade, uma padronização sobre como devem ser os corpos, baseados em noções ideológicas e estéticas. Uma dessas noções está arraigada num senso comum de que ser magro é mais saudável. O texto, assim, apresenta um contraponto a formação desse estereotipo.

  • O texto tece uma crítica sobre a forma como a mídia massacra nossa concepção de corpo a partir da exaltação de um corpo magro, o que o autor afirma ser fato novo na história da humanidade. A partir de tal exaltação, o corpo gordo é visto como desvio e tal condição impõe sofrimento às pessoas obesas de modo a ser o estresse psicológico decorrente de tal pressão muito mais nocivo do que a gordura em si.

    A resposta é a letra E, pois claramente critica os estereótipos consolidados pela atuação midiática.

    A letra A está errada, pois não se trata de estética antiga, porém nova e inédita.

    Não se trata de crendices populares.

    Não há qualquer propagação de conclusão científica, exceto para estabelecer a crítica.

    A crítica é ao discurso hegemônico e midiático sobre o corpo, não sua reiteração, ou seja, reafirmação.

  • Muito cuidado com o comando da questão . Ás vezes , ele pede o que a o texto critica(nesse caso os estereótipos estabelecidos) . Outra vezes ,pede o argumento usado no texto para ir contra a opinião estabelecida(nesse caso o argumento seria que obesos podem ser saudáveis e que não é a gordura que os prejudica mas sim o estresse causado pela opressão que vivem) . Acontece de aparecerem as duas alternativas só que tem que atentar para o comando.


ID
3328888
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A alienação do espectador em favor do objeto contemplado (o que resulta de sua própria atividade inconsciente) se expressa assim: quanto mais ele contempla, menos vive; quanto mais aceita reconhecer-se nas imagens dominantes da necessidade, menos compreende sua própria existência e seu próprio desejo”. (DEBOARD, 1997, p. 30). Dentro desse contexto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3330265
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“As modernas comunicações de massa, modeladas à base da produção industrial , difundem todo um sistema de estereótipos, embora fundamentalmente incompreensíveis para o indivíduo, dão-lhe a ilusão de estar atualizado e de estar perfeitamente bem informado”. (ADORNO, T., apud ROANET, S.P., 1989, p. 193)

Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.

Alternativas
Comentários
  • Quanto erro de gramática... Como é que um texto desse não passa por uma revisão?


ID
3330316
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A satisfação do consumidor não pode nem deve ser nunca alcançada. A lógica do consumo exige que se criem novas necessidades [...]”. (VANEIGEM, 2002, p.172). Com base na passagem acima assinale alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O Gabarito me deixou confuso. Fiquei em Dúvida entre a Alternativa C e E. Acabei marcando C, porém errei. Mas não entendo de fato porque seria a E a correta.

  • Fiquei em dúvida entre a B e a E, marquei a E e acertei, na minha perspectiva fez mais sentido, pois o fato de as pessoas sempre estarem em busca de satisfação comprando coisas faz com que elas acabem sendo produto e manipuladas por sua sede de consumo.

  • Oi, querides, a resposta realmente é a E, pois, autores como Herbert Marcuse afirmam que desde a produção da mercadoria, o indivíduo já é manipulado, de forma que este acredite que necessita consumir mais e mais.

    "A cultura industrial avançada é mais ideológica do que sua predecessora [burguesa], visto que, atualmente, a ideologia está no próprio processo de produção. O aparato produtivo e as mercadorias que ele produz vendem ou impõem o sistema social como um todo. Os meios de transporte e comunicação em massas, as mercadorias casa, alimento e roupa, a produção irresistível da indústria de diversões e informação trazem consigo atitudes e hábitos prescritos, certas reações intelectuais e emocionais que prendem os consumidores mais ou menos agradavelmente aos produtores e, através deles, ao todo. Os produtos doutrinam e manipulam; promovem uma falsa consciência que é imune à sua falsidade (...) ao se tornar um estilo de vida" (A ideologia da sociedade industrial, p.32).

    "Em troca dos artigos que enriquecem a vida deles, os indivíduos vendem não só o seu trabalho, mas também seu tempo livre. A vida melhor é contrabalançada pelo controle total sobre a vida. As pessoas residem em concentrações habitacionais - e possuem automóveis particulares com os quais porém já não podem escapar para um mundo diferente. Possuem gigantescas geladeiras repletas de alimentos congelados. Têm dúzias de jornais e revistas que esposam os mesmos ideais. Dispõe de inúmeras opções e inventos que são todos da mesma espécie, que as mantêm ocupadas e distraem sua atenção do verdadeiro problema - que é a consciência de que poderiam trabalhar menos e determinar suas próprias necessidades e satisfações. A ideologia atual reside em que a produção e o consumo reproduzem e justificam a dominação" (Eros e civilização, p.99).

    Espero ter ajudado!

  • Bom Dia!

    Nesse contexto, a alternativa (E) está correta. Está querendo expressar que o fato de sempre estarmos em busca de nos realizar por meio do consumismo supérfluo, acaba que ocasionando na compra de "coisas", sem significados,.... de modo simplificado, são só "coisas" que consumismo, sem mera necessidade ou significado, mas com o principal objetivo de estar satisfazendo uma necessidade imaginária, ou seja, que não possuímos.


ID
3330322
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“[…] a sociedade de consumo não é nada além de uma sociedade do excesso e da fartura – e portanto da redundância e do lixo”. (BAUMAN, 2007, 111).

Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:

Alternativas

ID
3479608
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

(...) O conceito refuta a ideia de uma pretensa neutralidade dos meios de comunicação de massa e vem reforçar a ideia de que a cultura é algo fabricado. Onde a sociologia americana via o consumidor como sujeito do processo, a Escola de Frankfurt o vê como o objeto das grandes empresas. Os indivíduos seriam manipulados para se conformar ao papel de consumidores no mercado de bens culturais.

(Adaptado de: ORTIZ, R. A Escola de Frankfurt e a Questão da Cultura, RBCS, n. 1, vol. 1, jun. 1986)


O conceito a que se refere o excerto acima é: 

Alternativas
Comentários
  • resposta correta letras "E" Industrias Cultural

  • tem dois gabaritos, pode ser "Cultura de massas" ou "Industria cultural"


ID
3556261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SED-MS
Ano
2006
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da relação entre ideologia e consumo, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
3707791
Banca
FEPESE
Órgão
UFFS
Ano
2011
Disciplina
Sociologia
Assuntos

É uma forma de cultura produzida industrialmente, e tem por objetivo a lucratividade das corporações de mídia que nela investem grande capital em máquinas e infraestrutura fabril. Utiliza tecnologia de ponta, destina-se a um grande público anônimo e impessoal e é distribuída através do mercado e depende de patrocinadores:

Alternativas

ID
3783553
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O ensaio “Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, publicado originalmente em 1947, é considerado um dos textos essenciais do século XX que explicam o fenômeno da cultura de massa e da indústria do entretenimento. É uma das várias contribuições para o pensamento contemporâneo do Instituto de Pesquisa Social fundado na década de 1920, em Frankfurt, na Alemanha. Um ponto decisivo para a compreensão do conceito de “Indústria Cultural” é a questão da autonomia do artista em relação ao mercado.


Assim, sobre o conceito de “Indústria Cultural” é CORRETO afirmar.

Alternativas

ID
3796201
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A indústria cultural, com suas vantagens e desvantagens, pode ser caracterizada pela transformação da cultura em mercadoria, com produção em série e de baixo custo, para que todos possam ter acesso. É uma indústria como qualquer outra, que deseja o lucro e que trabalha para conquistar o seu cliente, vendendo imagens, seduzindo o seu público a ter necessidades que antes não tinham” (PARANÁ. Livro didático de Sociologia. Curitiba, 2006, p.156). Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4053529
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Todos reconhecem que a globalização econômica e financeira, e principalmente o progresso das tecnologias de informação e de comunicação, ao facilitar a circulação dos bens e serviços culturais, favorece o contato e o intercâmbio entre as culturas. Isso não representa um problema em si, já que a cultura, assim como a identidade, é construída na interação. O problema é que essa interação tem acontecido de maneira profundamente desigual, com um fluxo de bens e serviços culturais direcionado principalmente dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento. O exemplo mais visível desse desequilíbrio é a oferta de filmes no mundo, pois as grandes produtoras cinematográficas são norteamericanas e detêm algo como 90% do mercado mundial do audiovisual (filmes e programas para televisão).” (DUPIN, Giselle. Para entender a Convenção. Revista Observatório Itaú Cultural, n. 8, abr./jul. 2009, p. 13).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema cultura midiática, assinale o que for correto.

As tecnologias de informação e comunicação favorecem os processos de aculturação, que levam à destruição de culturas menos evoluídas por culturas mais desenvolvidas.

Alternativas

ID
4053532
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Todos reconhecem que a globalização econômica e financeira, e principalmente o progresso das tecnologias de informação e de comunicação, ao facilitar a circulação dos bens e serviços culturais, favorece o contato e o intercâmbio entre as culturas. Isso não representa um problema em si, já que a cultura, assim como a identidade, é construída na interação. O problema é que essa interação tem acontecido de maneira profundamente desigual, com um fluxo de bens e serviços culturais direcionado principalmente dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento. O exemplo mais visível desse desequilíbrio é a oferta de filmes no mundo, pois as grandes produtoras cinematográficas são norteamericanas e detêm algo como 90% do mercado mundial do audiovisual (filmes e programas para televisão).” (DUPIN, Giselle. Para entender a Convenção. Revista Observatório Itaú Cultural, n. 8, abr./jul. 2009, p. 13).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema cultura midiática, assinale o que for correto.

Os países em desenvolvimento, por não possuírem grandes indústrias de tecnologia de informação e comunicação, conseguem preservar a diversidade cultural de seus povos.

Alternativas

ID
4053538
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Todos reconhecem que a globalização econômica e financeira, e principalmente o progresso das tecnologias de informação e de comunicação, ao facilitar a circulação dos bens e serviços culturais, favorece o contato e o intercâmbio entre as culturas. Isso não representa um problema em si, já que a cultura, assim como a identidade, é construída na interação. O problema é que essa interação tem acontecido de maneira profundamente desigual, com um fluxo de bens e serviços culturais direcionado principalmente dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento. O exemplo mais visível desse desequilíbrio é a oferta de filmes no mundo, pois as grandes produtoras cinematográficas são norteamericanas e detêm algo como 90% do mercado mundial do audiovisual (filmes e programas para televisão).” (DUPIN, Giselle. Para entender a Convenção. Revista Observatório Itaú Cultural, n. 8, abr./jul. 2009, p. 13).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema cultura midiática, assinale o que for correto.

A oferta e a circulação de bens culturais sofre impactos decorrentes da desigualdade política e econômica entre os países.

Alternativas

ID
4053541
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Todos reconhecem que a globalização econômica e financeira, e principalmente o progresso das tecnologias de informação e de comunicação, ao facilitar a circulação dos bens e serviços culturais, favorece o contato e o intercâmbio entre as culturas. Isso não representa um problema em si, já que a cultura, assim como a identidade, é construída na interação. O problema é que essa interação tem acontecido de maneira profundamente desigual, com um fluxo de bens e serviços culturais direcionado principalmente dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento. O exemplo mais visível desse desequilíbrio é a oferta de filmes no mundo, pois as grandes produtoras cinematográficas são norteamericanas e detêm algo como 90% do mercado mundial do audiovisual (filmes e programas para televisão).” (DUPIN, Giselle. Para entender a Convenção. Revista Observatório Itaú Cultural, n. 8, abr./jul. 2009, p. 13).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema cultura midiática, assinale o que for correto.

A cultura não deve ser vista como um patrimônio imutável, mas como uma construção social constantemente influenciada pelas trocas simbólicas e econômicas.

Alternativas

ID
4174525
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia a letra da música a seguir.


A melhor banda de todos os tempos da última semana



Quinze minutos de fama
Mais uns pros comerciais
Quinze minutos de fama
Depois descanse em paz
O gênio da última hora
É o idiota do ano seguinte
O último novo-rico
É o mais novo pedinte
A melhor banda de todos os tempos da última semana
O melhor disco brasileiro de música americana
O melhor disco dos últimos anos de sucessos do passado
O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos
Não importa a contradição
O que importa é televisão
Dizem que não há nada a que você não se acostume
Cala a boca e aumenta o volume então
As músicas mais pedidas
Os discos que vendem mais
As novidades antigas
Nas páginas dos jornais
Um idiota em inglês
Se é idiota, é bem menos que nós
Um idiota em inglês
É bem melhor que eu e vocês
A melhor banda de todos os tempos da última semana
O melhor disco brasileiro de música americana
O melhor disco dos últimos anos de sucesso do passado
O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos
Não importa a contradição
O que importa é televisão
Dizem que não há nada a que você não se acostume
Cala a boca e aumenta o volume então
Os bons meninos de hoje
Eram os rebeldes da outra estação
O ilustre desconhecido
É o novo ídolo do próximo verão.

TITÃS. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/titas/40320>. Acesso em: 21 mar. 2019.


A mensagem transmitida pela música aponta para um dos temas fundamentais da sociologia, que foi desenvolvido por vários pensadores, entre eles Theodor Adorno e Max Horkheimer. Nesse sentido, a mensagem remete

Alternativas

ID
4190200
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“[...] Cada filme é apresentação do filme seguinte, que promete reunir outra vez mais a mesma dupla sob o mesmo céu exótico: quem chega atrasado fica sem saber se assiste ao “em breve neste cinema” ou ao filme propriamente dito. O caráter de montagem da indústria cultural, a fabricação sintética e guiada dos seus produtos, industrializada não só no estúdio cinematográfico, mas virtualmente, ainda na compilação das biografias baratas, nas pesquisas romanceadas e nas canções, adapta-se a priori à propaganda. Já que o momento particular tornou-se separável e fungível, descartado mesmo tecnicamente de qualquer nexo significativo, ele se pode prestar a finalidades externas à obra. O efeito, o achado, o exploit isolado e repetível, ligou-se para sempre a exposição de produtos para fins publicitários, e hoje cada primeiro plano de uma atriz é uma “propaganda” de seu nome, cada motivo de sucesso o plug da sua melodia. Técnica e economicamente, propaganda e indústria cultural mostram-se fundidas. [...]”.

(Fonte: ADORNO, T. Industria cultural. Trad. Jorge Matos Brito de Almeida. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p.40-41)

Theodor Adorno (1903-1969) é um dos nomes célebres da Escola de Frankfurt. Quanto à postura assumida por ele ao analisar o fenômeno da indústria cultural, suas práticas e efeitos como realidade social, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Promove a apologia da indústria cultural, sendo seu repercutido caráter ético e educativo para as dinâmicas sociais, os aspectos mais favoráveis desta cultura.

    B) Apresenta uma crítica à indústria cultural, dado o valor social desta mostrar-se essencialmente comercial, segundo sua análise, na produção e veiculação da arte.

    C) Oferece defesa da indústria cultura, isso porque seu aspecto popular encoraja a manifestação artística para fora de padrões sociais restritos e elitista do mercado.

    D) Propõe uma crítica parcial da indústria cultural, apontando a educação pautada em valores éticos universais como ponto positivo, porém a negatividade de tal cultura se apresenta na insustentabilidade tecnológica.


ID
4198936
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Rodrigo Duarte, um destacado intérprete da Escola de Frankfurt no Brasil, afirma que, na indústria cultural, “encontram-se embutidos atos de violência, oriundos do comprometimento tanto econômico quanto ideológico da indústria cultural com o status quo: ela precisa, por um lado, lucrar, justificando sua posição de próspero ramo de negócios; por outro, ela tem de ajudar a garantir a adesão das massas diante da situação precária em que elas se encontram no capitalismo tardio”.

                                                  .DUARTE, Rodrigo. Indústria Cultural: uma introdução. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 49.


Com base no texto acima, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Sim, por isso E está errado


ID
4200691
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conceito de Theodor Adorno (1903-1969), que define a forma da produção cultural na sociedade capitalista e sua capacidade de transformar seres humanos em meros consumidores de seus produtos, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • Qual a diferença entre indústria cultural e cultura de massa?

  • em resposta a Lilian que ficou em dúvida, é realmente é um conceito obscuro, tentarei ajudar! "a indústria de massa comercializou...tornou mercadoria, por assim dizer, a cultura de massa" sintetizando! - cultura de massa: são os costumes, valores e gostos "divididos" e praticados por multidões, grandes sociedades Ex: K-pop tornou-se uma cultura de massa! -industria Cultural: é o burguês que tornou lucrativo essa cultura! Ex - venda de cadernos, álbuns do K-pop!!! espero ter ajudado e bons estudos!!!!

ID
4204039
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

São considerados representantes do estudo da cultura de massa e da indústria cultural, exceto:

Alternativas

ID
4204042
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Grande parte das pessoas que vivem no mundo hoje tem um desejo incessante por novidade. Esta é uma das conclusões da jornalista e escritora de comportamento americana Winifred Gallagher em seu recente livro New: Understanding Our Need for Novelty and Change (Novo, Entendendo Nossa Necessidade de Novidade e Mudança, sem edição brasileira). Winifred recorre a disciplinas como neurociência, biologia evolutiva e psicologia para explicar por que temos essa quedinha natural por tudo o que é diferente.
Segundo a autora, esse comportamento se baseia no que ela chama de emoções do conhecimento: a surpresa, a curiosidade e o interesse pelas coisas do mundo. “Assim como o pensamento, elas nos impulsionam a aprender”, diz. Essa vontade de conhecer o desconhecido tem seu lado positivo. Atualmente essa curiosidade pode colocar você à frente no mercado de trabalho e tornar sua vida, no mínimo, menos tediosa. Porém, como tudo em excesso, ela também faz mal. Em uma era de velocidade da informação — temos hoje 4 vezes mais dados em e-mails, tweets, música, vídeos e mídia tradicional do que há 30 anos — temos de controlar nosso instinto novidadeiro, antes que ele nos controle. “É preciso filtrar as coisas, senão nem as 24 horas do dia serão suficientes para tantas novidades”, afirma a autora. Ela acredita que devemos continuar a ser atraídos e surpreendidos pelo mundo, sempre. Mas que é preciso se focar naqueles novos pensamentos, sons, cheiros e sentimentos que, de alguma maneira, realmente importam para cada um. “Deixe de ser um mero buscador do novo para se tornar conhecedor dele”, afirma. Ou seja: filtre sua sede por novidade e beba somente o que há de melhor.

Disponível em:<http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI299866-17933,00-ESCRITORA+INVESTIGA+A+NEOFILIA+NOSSO+DESEJO+PELO+DESCONHECIDO.html> (com adaptações)

Vivemos em uma sociedade de consumo, em que os apelos pelas novidades de consumo tem tornado os indivíduos cada vez mais vorazes em consumir coisas novas. Essa necessidade em adquirir coisas novas, atitude típica da atual sociedade de consumo, recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • NEOFILIA: o que possui tendência para gostar de novidades

  • Essa questão, assim como muitas outras, exemplifica a importância de se ler as fontes dos textos - base. Letra B.

  • Resposta um tanto quanto obscura . A alienação está intrínseca ao estabelecimento do ato consumista. Essa questão deveria ser anulada.


ID
4992082
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sob os efeitos da massificação pela indústria e pelo consumo culturais, as artes correm o risco de perder sua força simbólica e, com ela, o de perder algumas de suas principais características.” (CHAUÌ, 2005, p.291) Sobre o enunciado, marque a alternativa que NÃO expressa as mudanças ocorridas em função da massificação da arte:

Alternativas