Gabarito C.
Um cargo é uma unidade da organização que consiste em um grupo de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto de outros cargos [CHI2000]. Os deveres e responsabilidades de um cargo são atribuídos ao funcionário que o
desempenha. Tais deveres e responsabilidades proporcionam, ainda, os meios através dos quais, cada empregado contribuirá para o alcance dos objetivos de uma organização.
Assim, um cargo constitui a composição de todas as atividades desempenhadas por uma única pessoa, as quais podem ser visualizadas como um todo unificado, e que ocupam um lugar formal no organograma.
De acordo com a abordagem contingencial, o desenho de cargos deve ter uma abordagem sistêmica. Um sistema, segundo Chiavenato [CHI99] é um conjunto de unidades ou partes relacionadas, formando um todo complexo. O enfoque sistêmico
enfatiza as relações entre as partes do sistema e como estas relações afetam o desempenho do todo: trata-se de proporcionar a máxima eficácia do sistema inteiro – e não a eficácia de cada uma das respectivas partes, isoladamente – além de assegurar a interdependência das partes do sistema.