SóProvas


ID
1123210
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     Redução da maioridade penal: O elo perdido

                     Robson Sávio Reis Souza


       [...]
       Enquanto apontamos os dedos para adolescentes infratores, milícias e esquadrões da morte formados, inclusive, por agentes públicos, continuam impunes.
       A redução da maioridade penal pode ser defensável sob o ponto de vista da racionalidade instrumental pós-moderna, do minimalismo midiático, das emoções pessoais e mesmo do sentimento coletivo de vingança e punição. Porém, não se sustenta sob o ponto de vista de uma ética da alteridade, da generosidade e da responsabilidade de todos nós, adultos, que devemos reconhecer que o segmento mais vulnerável da nossa população, os adolescentes - tratados como "futuro do país" -, não tem seus direitos garantidos no presente.
       A querela acerca da redução da maioridade penal em boa medida é fruto do sensacionalismo e do desconhecimento em relação à ampliação descomunal do Estado penal. Lastreado na exploração da emoção e na desinformação da maioria dos brasileiros sobre a baixa eficiência das políticas públicas protetivas - que deveriam preceder qualquer medida punitiva -, esse debate sustenta, lamentavelmente, o discurso oportunista e eleitoreiro de políticos que descumprem impunemente aquilo que tanto atacam o ECA.
       A relação entre a violência e a imputabilidade penal é um sofisma. O debate sobre o tempo da pena ou da idade do infrator é secundário. Serve para lançar uma nuvem de fumaça a encobrir a questão fulcral: quais são condições objetivas que favorecem a criminalidade em nosso país?
       Nossas crianças e adolescentes demandam por mais Estado constitucional e menos Estado penal.

 (Excerto do Artigo publicado no Jornal Estado de Minas, de 25/05/2013,Caderno "Pensar e Agir").


A alternativa que contém exemplo de metáfora é:

Alternativas
Comentários
    •  d) Serve para lançar uma nuvem de fumaça a encobrir a questão fulcral: [...].
    • Metáfora – COMPARAÇÃO

  • Letra D : Serve para lançar uma nuvem de fumaça a encobrir a questão fulcral.

    Na frase nuvem de fumaça é empregado no sentido de esconder algo mais importante, fazer com que as pessoas não vejam. É utilizado uma comparação portanto é uma metáfora. 
  • Pessoal, prestem atenção, o sentido de 'fulcral' (conforme dicionario Aurélio: mergulhado na terra) foi utilizado de maneira diferente do real significado.

  • pessoal, estou na dúvida da alternativa  c ,pois não seria : A relação entre a violência e a imputabilidade penal é COMO um sofisma. comparação implicita

  •  "nuvem de fumaça" entregou a questão

  • A relação entre a violência e a imputabilidade penal é um sofisma. Ou seja 

    A relação entre a violência e a imputabilidade penal é um engano. Então não tem como ser É COMO UM SOFISMA. Não está comparando e sim afirmando,

  • Gab D

     

    Metáfora: Uma relação de semelhança entre a palavra e o que ela representa. 

    ex: Século de luzes - Iluminismo

     

    Comparação: É como a metáfora, porém existe um conectivo que deixa essa relação comparativa explícita. 

    ex: O século é como a luz

  • METÁFORA - Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. 

    Aquela moça é uma “gata”. –  A metáfora ocorre porque implicitamente a moça é comparada a um gato (animal). Quer dizer que é encantadora, fofinha, bonita, gostosa etc.

  • Pasme, quem errar essa..sugiro que veja o vídeo da profe Isabel Vega! Aqui do QC...Melhor professora de português que já vi!

  • d) Serve para lançar uma nuvem de fumaça a encobrir a questão fulcral: [...].

     

     

     

    • Metáfora: É o desvio da significação própria de uma palavra, nascido de uma comparação mental ou característica comum entre dois seres ou fatos.

    Exemplos: 

    O pavão é um arco-íris de plumas. (Rubem Braga) 

    Lá fora, a noite é um pulmão ofegante. (Fernando Namora)  

    Os medos são o porão da alma. 

  • A questão requer conhecimentos acerca das figuras de linguagem, especialmente, a metáfora.


    Metáfora = figura de linguagem que consiste em empregar uma palavra fora de seu sentido próprio a fim de fazer uma comparação. Entretanto, não utiliza termos comparativos, tais como: igual, como, assim como, tal como, tal qual etc.



    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Não há na frase nenhum vocábulo empregado com o intuito de fazer uma comparação, além disso a frase está no sentido denotativo, ou seja, todos os vocábulos empregados no sentido próprio.


    ALTERNATIVA (B) INCORRETA - Não há na frase nenhum vocábulo empregado com o intuito de fazer uma comparação, além disso a frase está no sentido denotativo, ou seja, todos os vocábulos empregados no sentido próprio.


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA - Não há na frase nenhum vocábulo empregado com o intuito de fazer uma comparação, além disso a frase está no sentido denotativo, ou seja, todos os vocábulos empregados no sentido próprio.


    ALTERNATIVA (D) CORRETA – A expressão “nuvem de fumaça" foi empregada no sentido metafórico. O texto discute um tema bastante polêmico: a redução da maioridade penal. A metáfora usada foi no sentido de encobrir as condições que favorecem a criminalidade no país.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (D).