-
"..., INVARIAVELMENTE, através de instrumentos."
Nem toda a prática delitiva emprega o uso de instrumentos.
Um homicida pode guiar verbalmente um cego até a beira de um penhasco, para fazendo uso EXCLUSIVAMENTE de suas cordas vocais, concluir sua empreitada criminosa.
Bons estudos.
-
No caso, Sr. Louva-a-Deus, o homicida estaria fazendo o cego de instrumento para a prática do crime. Logo, seu raciocínio está equivocado.
-
"Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública"
Exemplo de um crime praticado sem instrumento.
-
Estaria correto o raciocínio que ao utilizar suas próprias mãos para cometer determinado crime seria um instrumento? No caso, o corpo humano do agente seria o instrumento utilizado para a prática criminosa? Caso alguém possa me esclarecer, grata.
-
Questão capciosa.
"
c) No local de crime, vestígio é a alteração do ambiente
relacionada com a ação criminosa, excetuando-se seus atores"
Como assim no local de crime há vestígios? São no mínimo indícios (IP) ou provas (processo). O perito vai ao local de EVENTUAL infração penal (crime ou contravenção), se admitirmos que há crime, estaremos admitindo que o próprio perito ( e antes, inclusive) já considerou que o autor do fato praticou conduta típica, ilícita, e culpável.
d) As investigações criminais se relacionam com pessoas
ou com coisas, mas somente as pessoas cometem crimes e o fazem,
invariavelmente, através de instrumentos.
E os crimes de mera conduta? e os crimes omissivos próprios? e os crimes de perigo?
Viajaram nesta aí, heim...
Perito também sabe direito. E digo mais: bacharel em direito também faz concurso de perito.
-
o uso dar cordas vocais no caso é instrumento, aliás, instrumento esse sonoro como dizem alguns músicos que tocam instrumentos apenas cantando xD
-
Somo aos comentarios o fato de que crimes ambientais podem ser cometidos por pessoa juridica, e não necessariamente atraves de instrumentos. Uma omissão por parte da empresa em relalção a norma ambiental pode resultar crime ambiental, onde não havera instrumento, tampouco pessoa fisica.
-
Não anulou essa questão?!
-
Vestigio ilusório e vestigio forjado são VESTIGIOS, porém não relacionados com o fato delituoso, logo a letra C está errada e é possível responder por eliminação que a D está correta.