SóProvas


ID
1123297
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considerando as asfixias em espécie, a presença de um sulco “horizontal, uniforme em toda a periferia da região cervical, contínuo, duplo, inferior à cartilagem tireoide do esqueleto da laringe e de igual profundidade em toda a sua extensão” é compatível com

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta d, estrangulamento. Nesta espécie de asfxia o sulco é sempre horizontal, contínuo (forma um círculo em torno do todo o pescoço, diferente do que ocorre no enforcamento). Pode ser único ou múltiplos (na presente questão se apresentou como duplo).

    Degola: Corte na parte posterior do pescoço

    Esgorjamento: Corte na parte da frente do pescoço.

    Enforcamento: Sulco descontínuo e ACIMA da cartilagem tireódica.

  • complementando:

    Estrangulamento ocorre quando uma constrição do pescoço é feita por um laço e a força atuante é diversa do peso da própria vítima. Ao exame do cadáver estrangulado, é comum encontrar: sulco na região do pescoço sem marca de nó e nem profundidade uniforme, cogumelo de espuma, fraturas e luxações de vértebras cervicais, estigmas, protusão da língua, cianose dos leitos ungueais, equimoses subconjuntivais e otorragia.

    Enforcamento ocorre quando a constrição do pescoço é feita por um laço cuja extremidade se encontra fixada a um ponto qualquer e a força atuante é o próprio peso da vítima. Ao exame do cadáver enforcado, é comum encontrar o sulco na região  do pescoço, interrompido no lugar do nó e com direção oblíqua.

    Esganadura ocorre quando a constrição do pescoço é feita pelas mãos ou outro segmento ( antebraço, cotovelo, perna, pé) dos membros do agressor. Ao exame do cadáver esganado, não se encontra sulco definido, como no estrangulamento e no enforcamento.

  • Sulco de Estrangulamento

    - Raramente Apergaminhado

    - múltiplos

    - Abaixo da cartilagem tireoidea

    -Horizontal( transversal)

    - Contínuo

  • Gabarito: Letra D

     

    O ESTRANGULAMENTO é a modalidade de asfixia mecânica, na qual a constrição do pescoço se faz por um laço cuja força atuante é a mão humana, que o traciona, ou ainda ação similar. Ex.: o garrote. As vias aéreas são obstaculizadas, por constrição externa, devido ao laço acionado pela força muscular ou mecanismo equivalente. As lesões se caracterizam por um sulco transversal contínuo no pescoço, apresentando a mesma profundidade em toda a sua volta.

  • ESTRANGULAMENTO:
    " Constricção violenta do pescoço, por meio de laço, devida a ação independente da do peso do corpo ". (Carlos Lopes, 1977)

    SULCO:

    – - Normalmente é completo, de direção horizontal, isto é, dispõe-se perpendicularmente ao maior eixo do pescoço;
    – - Pode eventualmente ser ascendente ou descendente
    – - Normalmente está abaixo da cartilagem laríngea

     

    LUIS - QG

  • A) Esganadura, é utilizado parte do corpo ocorrendo a obliteração da traquéia impedindo a passagem do ar;

    B) Esgorjamento: lesão na região anterior do pescoço, conhecido na linguagem popular por "gogó". é provocador ou por um agente mecânico cortante ou perfurocortante. Geralmente a lesão é incisa;

    C) Enforcamento: nesse tem que ser utilizado algum instrumento (corda, fio, cipó, gravata...etc) e é necessário do peso da vítima para produzir a pressão na região da traquéia.

    D) Estrangulamento: nesse tem que ser utilizado algum instrumento (corda, fio, cipó, gravata...etc) sem a utilização do peso da vítima, o agente faz a pressão.

  • Estrangulamento

    O estrangulamento é a asfixia mecânica por constrição do pescoço por laço tracionado por qualquer força que não seja o peso da própria vítima. Será também estrangulamento a asfixia mecânica por constrição do pescoço promovida pelo golpe chamado “chave de braço” ou “gravata”, pé nele apoiado etc. (Grifamos)

    Os antigos dividiam essa modalidade em estrangulamento por laço e estrangulamento pela mão. Da definição deduz-se, no entanto, que a espécie
    exige, na maior parte das vezes, a constrição do pescoço por laço acionado pela vítima (suicídio), ou, como é mais comum, por terceiros (homicídio) ou qualquer força que não o próprio peso da vítima. Assim, explica-se o desuso atual do complemento, bastando falar estrangulamento. Atualmente, o estrangulamento pela mão chama-se esganadura.

    Fonte: Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.

  • "Estrangulamento= horizontal, uniforme em toda a periferia do pescoço, contínuo, frequentemente múltiplo, por baixo da cartilagem tireóidea, excepcionalmente apergaminhado e de profundidade uniforme.

    Enforcamento= oblíquo ascendente, variável segundo a zona do pescoço, interrompido ao nível do nó, em geral é único, por cima da cartilagem tireóidea, quase sempre apergaminhado e de profundidade desigual.".

    Genival Veloso De França 

  • gb D-   ESTRANGULAMENTO
     Há um laço, e a força que aperta o nó é DIFERENTE DO PESO DO CORPO.
     Chama-se ALÇA a parte do laço que circunscreve o pescoço.
     Pode se dar por:
     HOMICÍDIO
     ACIDENTE
     SUICÍDIO
     SULCO DE ESTRANGULAMENTO
    O laço em volta do pescoço causa uma pressão igual em todos os pontos [COMPLETO E COM MESMA PROFUNDIDADE], tendo POSIÇÃO HORIZONTAL, e ABAIXO DO OSSO HIOIDE E DA LARINGE.
     Causa hemorragias subconjuntivais
     Em regra, NÃO HÁ APERGAMINHAMENTO DA PELE, por não ser o tempo prolongado.

  • Esganamento: outra pessoa usado as mãos (pode ser num mata leão também)

    Enforcamento: laço + peso do próprio corpo

    Estrangulamento: laço - peso do próprio corpo (outra pessoa tracionando, puxando a corda, por exemplo)

    Esgorja: o corte é na frente, na garganta (quando falam que a pessoa foi degolada, geralmente o que ocorreu, na verdade, é que foi esgorjada)

    Degola: o corte é na parte de trás, na nuca (lembrar da gola da camisa)

  • Constrição cervical: Enforcamento/Estrangulamento/Esganadura

    Enforcamento > Interrupção do ar atmosférico até as vias respiratórias, em decorrência da constrição do pescoço por um laço fixo, agindo o peso do próprio corpo da vítima como força ativa. NATUREZA JURÍDICA: Mais comum nos suicídios, mas podendo ter como causa o acidente, o homicídio e a execução judicial. 

    - QUANDO HÁ QUEDA LONGA (mínimo ± 1,5m de altura) A morte em geral é decorrente da fratura da coluna cervical - QUANDO NÃO HÁ QUEDA LONGA (não há fratura) A morte por enforcamento não sobrevém logo, levando geralmente 5 a 10 minutos, como as demais formas de asfixia Entretanto a perda de consciência é rápida, em cerca de 10seg Dois mecanismos combinados o vascular e o respiratório resultam na morte, sendo o mais importante o vascular quando o laço impede a chegada e o retorno do sangue à cabeça.

    Inicial: Sensação de calor, zumbidos, sensações luminosas visuais e perda da consciência Segundo: Excitabilidade corporal e convulsões Terceiro: Sinais de morte aparente até morte real Tempo para a morte: 5 a 10 minutos.

    POSIÇÃO DO NÓ : LATERAL OU POSTERIOR. 

     

    ESTRANGULAMENTO > 

    Constrição do pescoço por laço acionado por força estranha. Quadro bastante semelhante ao encontrado nos enforcamentos. NATUREZA JURÍDICA: Principalmente em homicídios e no infanticídio. Diferenciação com o enforcamento: O sulco no pescoço é horizontal, uniforme em toda a periferia do pescoço e contínuo. O sulco é situado abaixo da cartilagem tireóide. Pode haver múltiplos sulcos (enrolamento de uma corda).

     

    ESGANADURA > Constrição do pescoço pelas mãos. Sinais gerais similares ao das outras constrições do pescoço - Escoriações e marcas ungueais do agressor na pele do pescoço - Sempre homicida, sendo impossível suicídio ou acidente.

     

    AFOGAMENTO > Obstrução das vias respiratórias por meio líquido ou semi-líquido - Não é necessária submersão total do corpo, podendo ocorrer contato do líquido somente nos orifícios respiratórios.NATUREZA JURÍDICA DO AFOGAMENTO: Origem freqüentemente acidental, raramente homicida, e às vezes suicida.Divide-se em 3 períodos: 1- De resistência ou de dispnéia: Inspiração de surpresa inicial, retenção da respiração, consciência mantida, movimentos reflexos 2- De grandes inspirações e convulsões: Inspirações profundas com entrada de líquido nos pulmões, perda da consciência, às vezes convulsões 3- De morte aparente: Parada da respiração e dos reflexos, perda da sensibilidade, permanência dos batimentos cardíacos até a morte real.

     AFOGADO AZUL: nesta o indivíduo apresenta uma coloração cianótica, o indivíduo morre por aspiração de um meio líquido, é o afogado verdadeiro; Afogamento - Tipos  AFOGADO BRANCO: nesta o indivíduo apresenta uma coloração branca. resumo> https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2483775/mod_resource/content/1/PARTE%202%20-%20SUM%C3%81RIO%20-%20ASFIXIOLOGIA.pdf

  • Só para melhorar o comentário de Arthur que resumiu bem.

    Esganamento: outra pessoa usado as mãos e pressiona o peito ou a palma da mão contra a traquéia, glote ou àquela região do pescoço já perto do tronco que fica entre as clavículas e parece que tem um buraco dentro (pode ser num mata leão também). Causa asfixia e pode matar.

    Enforcamento: corda + peso do próprio corpo (suicídio de Judas, ele se enforcou), jogo da forca. Um indivíduo empidurado pelo pescoço com uma corda envolta deste de modo que um lado da corda tem um laço (nó) redondo com o pescoço e a outra ponta da corda é para alguém puxar. E dessa maneira quanto mais puxa, mais o corpo da pessoa com o pescoço na corda sobe, pesa, e o asfixia até a morte. A tração é pela gravidade (peso do corpo).

    Estrangulamento: corda sendo puxada

    1) pela mesma pessoa (garrote nos primeiros socorros para evitar hemorragia) ou

    2) por outra pessoa (lembra daquelas cordas da vaquejada para pegar o touro ou o boi?

    Pois é, ela se chama garrote também. Aqui e para a questão a tração do garrote é horizontal e perpendicular ao pescoço e há um laço (nó) também, igual ao exemplo anterior. A única diferença deste para o anterior é que este não se usa a gravidade para a tração e sim a força da pessoa que puxa o outro lado da corda onde não tem o nó. Como o vaqueiro faz com o boi ou o touro. Imagine uma pessoa de pé com essa corda amarrada com o nó no pescoço e outra perto dela segurando a outra ponta da corda. Quando esta última puxar vai estrangular (o pescoço) e arrastar o corpo daquela que está presa na corda. Vê-se muito disso em filmes de faroeste.

    Esgorja: o corte é na frente, na garganta (quando falam que a pessoa foi degolada, geralmente o que ocorreu, na verdade, é que foi esgorjada)

    EsGorja = Ex-gorja = EX(fora) + gorja (garganta) = sem garganta = é uma ação corto contudente.

    De-gola: o corte é na parte de trás, na nuca (lembrar da gola da camisa) Perfeito!

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) ERRADO. Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. Não há sulco na esganadura, mas pode haver marcas ungueais.

    B) ERRADO. O esgorjamento se caracteriza por uma longa ferida transversal do pescoço, de significativa profundidade, lesando além dos planos cutâneos, vasculonervosos e musculares, órgãos mais internos como esôfago, laringe e traqueia. No esgorjamento também não falamos em sulco.

    C) ERRADO. São características que costumam estar presentes no sulco do enforcamento:
    Direção: oblíquo ascendente (e não horizontal)Variável segundo a zona do pescoço (e não uniforme)Interrompido ao nível do nó  (e não contínuo)Em geral, único (e não duplo)Por cima da cartilagem tireóidea (e não inferior)Quase sempre apergaminhado de profundidade desigual (Genival V. de França)
    D) CERTO. No estrangulamento, a morte se dá principalmente pela constrição do pescoço por um laço acionado por uma força estranha, obstruindo a passagem do ar até os pulmões, interrompendo a circulação do sangue até o encéfalo e comprimindo os nervos do pescoço. Todas as características mencionadas são compatíveis com as de um sulco de estrangulamento.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • GAB.D

    Asfixias em espécie, a presença de um sulco “horizontal, uniforme em toda a periferia da região cervical, contínuo, duplo, inferior à cartilagem tireoide do esqueleto da laringe e de igual profundidade em toda a sua extensão = Estrangulamento.

    Esganamento: outra pessoa usado as mãos (pode ser num mata leão também)

    Enforcamento: laço + peso do próprio corpo

    Estrangulamento: laço - peso do próprio corpo (outra pessoa tracionando, puxando a corda, por exemplo)

    Esgorja: o corte é na frente, na garganta (quando falam que a pessoa foi degolada, geralmente o que ocorreu, na verdade, é que foi esgorjada)

    Degola: o corte é na parte de trás, na nuca (lembrar da gola da camisa)

  • Complementando: ( Uma das formas de se diferenciar os 3)

    Esganadura X estrangulamento x enforcamento.

    sulco= (depressão linear na pele – lesão ou marca da corda na pele)

    Estrangulamento-> O sulco é transversal e horizontalcontínuo e homogêneo em relação à profundidade 

    Enforcamento-> “sulco  oblíquo ascendente e descontínuo, apergaminhado, com profundidade desigual e sendo interrompido na altura do nó;

    Esganadura -> Não existe sulco na esganadura. há os chamados “estigmas ungueais” = marcas das unhas no pescoço da vítima

  • Ótima explicação e muito didática! https://www.youtube.com/watch?v=17XhAyh_V1k