-
Circulação póstuma de Brouardel ocorre na fase gasosada purefação.
-
Circulação póstuma de Brouardel, ocorre na fase gasosa, cerca de 36 a 48 horas após a morte.
-
Gabarito: C
Circulação Póstuma de Brouardel –Caracteriza a fase de gasificação – Os vários gases de putrefação,progressivamente aumentados, empurram o sangue que desceu para as regiões demaior declive, de volta às porções mais elevadas do corpo. Surge o desenho dasveias novamente contendo sangue, agora putrefeito. É a circulação póstuma de Brouardel.Indica a fase de gaseificação em ação. De 48 a 72 horas.
-
Fase gasosa ou enfisematosa ocorre no 3º a 5º post mortem.
-
Circulação póstuma de Brouardel - gases fazem pressão sobre o sangue para a periferia, esboçando na derme o desenho vascular. Inicia-se a partir do 2º dia após a morte.
Gabarito C
-
Gabarito: Letra C
No período gasoso ou enfisematoso, do interior do corpo, vão surgindo os gases de putrefação (enfisema putrefativo), com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico. Esses gases fazem pressão sobre o sangue que foge para a periferia e, pelo destacamento da epiderme, esboça na derme o desenho vascular conhecido como circulação póstuma de Brouardel.
Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França.
-
GABARITO C
Circulação póstuma de Brouardel é o desenho produzido dentro dos vass sanguineos e subcutaneos, dilatados pela decomposição do sangue e formação de sulfahemoglobina e hematina. Surge na fase GASOSA ou ENFISEMATOSA, geralmente entre 36 a 48 horas após a morte.
Cuidado para não se confundir com a mancha verde abdominal, que se instala na fase de COLORAÇÃO ou CROMÁTICA e se localiza, geralmente, na fossa ilíaca direita. Nos afogados, essa mancha se encontra no pescoço e tórax.
bons estudos
-
Gabarito letra C.
Período gasoso ou enfisematoso. Do interior do corpo, vão surgindo os gases de putrefação (enfisema putrefativo), com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico. O cadáver toma um aspecto gigantesco, principalmente na face, no abdome e nos órgãos genitais masculinos, dando-lhe a posição de lutador. Nota-se a projeção dos olhos e da língua e a distensão do abdome, o qual permite um som timpânico pela percussão. Esses gases fazem pressão sobre o sangue que foge para a periferia e, pelo destacamento da epiderme, esboça na derme o desenho vascular conhecido como circulação póstuma de Brouardel. Esses gases também podem fazer pressão sobre os órgãos abdominais, produzindo prolapsos intestinais e genital, e às vezes, quando em presença de uma gravidez, a expulsão do feto no chamado “parto post mortem”
1ª fase Período cromático ou de coloração. Inicia-se, em geral, pela mancha verde abdominal, localizada, de preferência, na fossa ilíaca direita.
2ª fase Período gasoso ou enfisematoso. Do interior do corpo, vão surgindo os gases de putrefação (enfisema putrefativo), com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico. O cadáver toma um aspecto gigantesco, principalmente na face, no abdome e nos órgãos genitais masculinos, dando-lhe a posição de lutador.
3ª fase Período coliquativo ou de liquefação. Progressivamente o cadáver alcança a fase de dissolução pútrida, cujas partes moles vão pouco a pouco reduzindo-se de volume pela desintegração progressiva dos tecidos.
4ª fase Período de esqueletização. A atuação do meio ambiente e dos elementos que surgem no trabalho da desintegração do corpo faz com que o cadáver se apresente com os ossos quase livres, presos apenas por alguns ligamentos articulares. A cabeça se destaca do tronco, a mandíbula se desprende dos ossos da face, as costelas se desarticulam do esterno e das vértebras, e os ossos longos dos membros superiores e inferiores se soltam.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.
Obs.: o examinador utilizou a doutrina de Genival V. de França para compor a questão.
A) ERRADO. No período coliquativo ou de liquefação progressivamente o cadáver alcança a fase de dissolução pútrida, cujas partes moles vão pouco a pouco reduzindo-se de volume pela desintegração progressiva dos tecidos pela ação conjunta das bactérias e da fauna necrófaga. Não é nesse período em que a circulação póstuma se torna aparente.
B) ERRADO. O período cromático ou de coloração inicia-se em geral pela mancha verde abdominal, localizada, de preferência na fossa ilíaca direita. Surge entre 20 e 24 horas depois da morte e dura, em média, 7 dias. A tonalidade verde-enegrecida é causada pela formação do hidrogênio sulfurado que vai se combinar com a hemoglobina, dando origem à sulfometemoglobina. Nesse período ainda não ocorreu o fenômeno de Brouardel.
C) CERTO. No período gasoso ou enfisematoso, do interior do corpo, vão surgindo os gases de putrefação (enfisema putrefativo), com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico (flictenas). Tem início de 24 a 36 horas após a morte e é caracterizado pela circulação póstuma de Brouardel, onde os gases fazem pressão sobre o sangue que foge para a periferia e, pelo destacamento da epiderme, esboça na derme o desenho vascular.
D) ERRADO. É o mesmo que período coliquativo.
Gabarito do professor: Letra C.
-
A circulação póstuma de Brouardel, para França, é um sinal que indica a fase gasosa da putrefação. Para Hygino, trata-se da fase de coloração.
-
Período gasoso: os gases internos da putrefação migram para periferia provocando o aparecimento na superfície corporal de flictenas e contendo líquido leucocitário hemoglobínico, com menor teor de albumina em relação às do sinal de Chambert, e de enfisema putrefativo que crepita à palpação e confere ao cadáver a postura de boxeador e aspecto gigantesco, especialmente na face, no tronco, no pênis e bolsas escrotais. O odor se deve ao aparecimento de gás sulfídrico. esse período dura em média duas semana. A mancha verde se estende ao todo o corpo depois do 3ª ao 5ª dia e sua tonalidade se acentua, com presença de vesículas contento líquido hemoglobínico, e, pelo destacamento de amplos retalhos de epiderme, surgem os desenhos vasculares em forma arborescentes, conhecidos como “circulação póstuma de Brouardel” (surge entre as 48 e 72 horas)
-
BrouARdel... vem de ar... que vem de periodo gasoso.... rsrs
-
Ridiculo. A fumarc utiliza como referencia Hygino e França e cobra algo que não é consenso entre os dois. Acho que quem elabora a prova é um leigo que apenas e sem nenhum conhecimento profundo das literaturas. Simplismente pega o livro, sorteia um página e elabora uma questão. Para Hygino é fase de coloração! Para França é fase gasosa!
-
GABARITO LETRA "C"
PUTREFAÇÃO: Decomposição corporal através das bactérias saprófitas. Segue 5 fases: Gasosa, Coloração esverdeada, Circulação póstuma de Brouardel, Coliquação e Esqueletização.
A Circulação póstuma de Brouardel ocorre quando os gases empurram o sangue que desceu para as regiões de maior declive, de volta às porções mais elevadas do corpo. Os desenhos das veias surgem novamente, contendo sangue putrefeito.
FONTE: Meus resumos.
"O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia." -Robert Collier
-
GAB. C
O esboço vascular na derme, denominado de circulação póstuma de Brouardel = Gasoso da putrefação.
-
O período cromático ou de coloração inicia-se pela mancha verde abdominal, que vai se espalhando pelo corpo e deixando o cadáver com um aspecto azul esverdeado e vai escurecendo até o verde-enegrecido. Tal tonalidade é causada pela formação de hidrogênio sulfurado.
-
"No período gasoso ou enfisematoso, do interior do corpo, vão surgindo os gases de putrefação (enfisema putrefativo), com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico. Esses gases fazem pressão sobre o sangue que foge para a periferia e, pelo destacamento da epiderme, esboça na derme o desenho vascular conhecido como circulação póstuma de Brouardel."
Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França.
Alternativa CORRETA : LETRA C
Bons estudos !
-
As fases da putrefação são:
1- Cromática;
2- Gasosa;
3- Coliquativa;
4- Esqueletização.
Na fase gasosa, o excesso de gases produzidos pelo corpo empurra o sangue deixando o corpo com um desenho vascular.
-
Fase gasosa. Aliás:
Ela dura em média 14 dias. Flictenas (bolhas) putrefativas, enfisema subcutâneo, distensão da bolsa escrotal, protusão dos globos oculares e da língua, circulação póstuma de Brouardel (vasos sanguíneos próximos da pele devido aos gases), parto de putrefação. O gás do segundo ao quarto dia torna-se inflamável. Do 5º dia em diante, não é mais inflamável.