-
Alguém poderia explicar?
-
Impossível ser a letra C.
-
Eu iria de Letra B
-
Resposta C -
Conjunto dosNúmeros Reais R.
É formado por todos os números positivos
maiores que -1 e menores ou igual a 2 (união do conjunto dos racionais com
os irracionais). Sendo assim, este conjunto contém números de 1/4 a 1/2.
-
- Qualquer que seja y está entre 1 / 4 e 1 / 2 e sabe-se, portanto, baseado na análise e no enunciado questão que y é um número real e positivo. Elimina-se daí as alternativas a), b) e d). Verifica-se na proposição e) que os possíveis valores de y (entre 1 / 4 e 1 / 2) não encontram-se no dado conjunto.
- Já na alternativa c) (RESPOSTA DA QUESTÃO) se constata que qualquer que seja y (entre 1 / 4 e 1 / 2), ele estará entre os valores, também reais, maiores que - 1 e menores ou igual a 2.
-
O valor de y, descrito no enunciado da questão, está contido dentro do conjunto mencionado na letra C.
-
Nessa questão é mais fácil pensar em uma reta
1/4 = 0,25
1/2 = 0,5
|0|-----|0,25|---x---|0,5|-----|0,75|-----|1|
a)Errada, pois x não número inteiro nem negativo
b)Errada, pois o enunciado disse que x é um número REAL, não racional.
c)Certa, x é um número real maior que -1 e menor que 2
d)Errada, x não é negativo pois é maior que 1/4
e)Errada, x está entre 1/4 e 1/2. não é possível que seja maior que 1/2
-
Por que a letra B está errada? Que eu saiba os Racionais fazem parte dos reais, ou seja, também são reais como pede o enunciado e x está exatamente entre 1/4 e 1/2...
-
Também gostaria de saber por que a B está errada!
-
Eu também errei, porem percebi o nosso erro pensando que a resposta é a letra B ao invés de C. O fato é que o problema só traz que 0,25 < Y < 0,5 portanto a raiz quadrada (por exemplo) de 0,1227 é uma dizima não periódica que se enquadra na posição de Y.
Raiz quadrada de 0,1227 = 0,350285597.... dizima não periódica então ela só se encaixa no conjunto dos Reais. espero ter ajudado.
-
PORQUE OS RACIONAIS ESTAO CONTIDO NO REAIS
-
caraca, ninguém tem uma explicação convincente para esta questão :(
-
Sim, Felipe Aguiar, mas como você explicar o fato de x está no intervalo de 0,25 à 0,5 se a alternativa c diz que x é maior que -1 e < = 2
-
A alternativa C seria impossível na minha opinião porque se o X tá em um conjunto que vai de -1 até 2, então o número X pode ser por exemplo -0,5; deixando a alternativa errada porque o enunciado fala que está em um intervalo que vai de 1/4(0,25) a 1/2(0,5).
-
A questão deveria ser anulada por não haver resposta adequada.
Se X está entre 1/2 e 1/4 é IMPOSSÍVEL x ser menor OU igual a 2, pois ele JAMAIS PODERIA SER IGUAL A 2.
-
Galera, acredito que a resposta seja a letra E
Vou explicar como cheguei a conclusão:
O enunciado trata sobre Y, enunciando que Y está ENTRE 0,25 e 0,5.
A letra A diz q todos os números menores que 1 são de X. Já podemos encontrar o primeiro erro aí, pq há valores de Y a baixo de 1.
A letra B diz que entre 0,25 e 0,5 estão os valores de X. Não pode ser pq esses são os valores de Y e não de X.
Na letra C informa que todos os valores entre -1 e 2 (x E Q / 1/4
Na letra D fala sobre o conjunto dos números reais não positivos. O que não permite afirmar que o 0,5 esteja incluido por ser positivo.Então só nos resta a letra E. Em que X é maior ou igual a 0,5.
Observe q a questão diz que os valores de Y estão entre 0,25 e 0,5, ou seja, equivalem a 0,26 e 0,49. então o 0,5 faz parte de X.
Espero ter ajudado. ;)
-
Depois de muito pensar entre as letras B e E fui de letra E, já que seria qualquer valor atribuído a y, fosse ele dentro do conjunto dos números reais, além de ser maior ou igual a 1/2.
-
A explicação da Gagelly Allie é a mais correta. Só que é IMPOSSÍVEL que y seja igual a 2!!! Não entendo como essa questão não foi anulada!!!!
-
Achei uma explicação convincente para a questão em um site chamado Questões Grátis. Não sei quem é o autor da resposta, mas segue:
R: Seja y um número real compreendido entre 1/4 e 1/2 . Qualquer que seja o valor de y, ele pertencerá ao conjunto
A partir do segmento de frase " Qualquer que seja o valor de y ", podemos nos referenciar ao conjunto dos Números REAIS ( união de todos os conjuntos ). É a alternativa que compreende como VERDADEIRA.
Tive essa reflexão pois marquei logo de cara a letra B, mas está está errada pois só considera os Números naturais, inteiros e racionais, faltando incluir os irracionais. Sendo assim não condiz com o que o enunciado solicita.