SóProvas


ID
1127236
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Art. 12 que deve ser assegurada à pessoa, família e coletividade assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência. Desta maneira, uma atitude em que o profissional atua com precipitação, inconsideração, com afoiteza, sem cautelas, não usando de seus poderes inibidores, ele está incorrendo em:

Alternativas
Comentários
  • O código de ética levanta três grandes questões com relação ao atendimento de enfermagem, no artigo 12 discorre, especificamente, de fornecer cuidados livre de imprudência, imperícia e negligencia. Imprudência – quando a pessoa sabe qual é a atitude certa a tomar e mesmo assim faz errado. Imperícia – quando a pessoa não tem conhecimento para fazer alguma coisa e mesmo assim o faz Negligencia – quando a pessoa sabe o que fazer e mesmo assim não o faz. Logo, no caso apresentado pela banca organizadora, notamos que o profissional de enfermagem sabia qual era a atitude certa a tomar porém o fez sem o cuidado necessário, com pressa e desconsideração caracterizando um caso típico de imprudência. Resposta A Bibliografia www.cofen.gov.br
  • O Código de Ética de Enfermagem levanta como principais problemas éticos a imperícia, a imprudência e a negligência.

    Imperícia - quando o profissional não tem conhecimento técnico para realizar determinado procedimento e mesmo assim realiza. Ex. intubação realizada por enfermeiro.

    Imprudência - quando o profissional sabe qual é o certo a fazer e mesmo assim faz errado. Ex. puncionar acesso venoso sem o uso das luvas de procedimento.

    Negligência - quando o profissional sabe o que deve ser feito em determinada situação e mesmo assim não faz. Ex. não administrar um medicamento prescrito a um cliente

    GABARITO: A

  • NOVO CÓDIGO DE ÉTICO, MUDANÇA NO NÚMERO DO ARTIGO, AGORA ART.45 - PRESTAR ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM LIVRE DE DANOS DECORRENTES DE IMPERÍCIA, NEGLIGÊNCIA OU IMPRUDÊNCIA .

    (* PENALIDADE: MULTA, CENSURA, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO)