SóProvas


ID
1127437
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público,

Alternativas
Comentários
  • Até concordo com a validade da alternativa E, porém, o que há de errado com a alternativa B? Será que esta questão não esta com dupla resposta correta? 

  • Pelo que entendi, segundo o art. 35 da Lei no 4.32/64, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas. REGIME DE CAIXA E NÃO PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA.
    O art. 35 se refere ao regime ORÇAMENTÁRIO, ou seja, CAIXA para receitas e competência para despesas. Em relação ao regime CONTÁBIL, atualmente as receitas e despesas obedecem ao regime de competência.

  • A alternativa B está errada pois quando se refere às receitas orçamentárias está associado ao regime misto subentendido no art. 35, inciso I da Lei nº 4.320/64: "Pertencem ao exercício financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; II - as despesas nele legalmente empenhadas". Portanto, as receitas orçamentárias são registradas no momento de sua arrecadação (regime de caixa), nas quais são demonstradas no Balanço Orçamentário.

    O regime de competência é adotado para o reconhecimento da receita quando gera um direito a receber, ou seja, no momento do lançamento da mesma. Assim, é adotado o regime de competência.

  • alternativa  B  incorreta, reconhecimento da receita orçamentária, ou seja, o seu fato gerador, ocorre no momento do lançamento. A fase da arrecadação está relacionada com o Regime de Caixa.

  • Mutações patrimoniais não alteram o PL. Não entendi por quÊ a E