-
E) não é possivel chegar a essa conclusão com base no enunciado. a) a cultura não é uniforma em toda organização, pois ela é dominante, mas há uma parcela que discorda. B) Lógico que tem cultura formal, a burocratica do primeiro setor C) não.
-
Gabarito D.
A formação da cultura organizacional reúnem elementos como parâmetros administração, filosofia e valores além do capital humano. Cada indivíduo tem uma forma de pensar, princípios e crenças diferentes. A junção dessas pessoas dentro de uma mesma organização leva a uma condensação de todos esses pensamentos diferentes, formando uma só cultura para todos se guiarem. A cultura dominante tem uma visão macro da organização e trata apenas dos valores centrais. Na formação da cultura há também uma forte influência dos fundadores da instituição, que estabeleceram diretrizes culturais, e que são vistos com respeito ou até adorados por grande parte dos colaboradores.
Além desta cultura principal, existem também as subculturas, que podem estar ou não relacionadas entre si, ou que podem até concorrer umas com as outras. Elas podem ser geográficas, departamentárias ou situacionais. Os valores centrais da cultura dominante estão presentes nessas subculturas, porém são incluídos valores adicionais e particulares de alguns grupos, equipes ou departamentos.
A contracultura também existe nas organizações. Trata-se de um movimento reacionário, por parte de um grupo que quer reagir contra os valores tradicionais, com os quais está insatisfeito e vive em busca de mudanças e inovações na cultura atual.
Fonte - https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_organizacional. Acessado em 15/07/2016.
-
Cultura Organizacional
- Conjunto de elementos internos da organização que condicionam a forma de fazer as coisas
- Conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de valores, normas, atitudes e expectativas compartilhadas
- Resultante de aprendizado por condicionamento social
- Influência maior que aspectos físicos, estruturais e estratégicos
- Modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu seus problemas de adaptação externa e integração interna
- Termo descritivo
- Não é uniforme por toda a organização
- Poderá haver conjuntos de subculturas, mesmo em organizações que possuem culturas fortes, tais subculturas podem estar ou não relacionadas entre si, ou podem até concorrer umas com as outras.
- É aprendida, transmitida e partilhada
- Sensação de identidade
- A cultura é considerada não como uma rede de comportamentos concretos e complexos, mas como um conjunto de mecanismos que incluem controles, planos, receitas, regras e instruções que governam o comportamento
- Fenômeno multidimensional e multinível
- A cultura reflete as normas e os valores do sistema formal e sua interpretação pelo sistema informal
- A cultura decorre das disputas internas e externas das pessoas que a org. atrai, seus processos de trabalho e distribuição física, as modalidades de comunicação e o exercício da autoridade dentro do sistema
-
Tipologia cultural de DAFT : o papel do ambiente na definição da cultura corporativa é enfatizado por Daft que cria um modelo de 4 tipos de cultura que seja consistente com a estratégia e o ambiente.
cultura de clã (interna/ flexibilidade): participação dos membros nas decisões organizacionais (grande envolvimento).
cultura burocrática (interna/estabilidade): define normas e comportamentos a seguir.
cultura adaptativa (externa/flexibilidade): detecta e reage com rapidez as mudanças do ambientes (foca satisfação do cliente).
cultura de Missão (ou de aquisição) (externa/estabilidade): visão estratégica clara e difundida por todos os membros.
fonte- Gestão de Pessoas- Cristiana Duran
letra d. SUBCULTURA - aquela compartilhada somente por parte da organização. quanto maior a organização, maior a chance de seu aparecimento.
-
GABARITO: D
a) nessa organização há uma falta de alinhamento cultural, já que a cultura deve ser uniforme em toda a organização. → Errado. A cultura não é uniforme e é até desejável que não a seja, dependendo do tipo de organização.
b) nessa organização não há uma cultura formal que favoreça a implementação de regras, regulamentações e controle comportamental. → Errado. Há a cultura formal (a de missão), mas há outras subculturas que convivem junto a essa na organização.
c) nessa organização há uma cultura fragmentada que constitui uma importante barreira ao processo de mudança e inovação. → Errado. Há subculturas, não fragmentações. Os conceitos são diferentes.
d) poderá haver conjuntos de subculturas, mesmo em organizações que possuem culturas fortes. → Correto. Mesmo em uma cultura forte, acatada pela maioria dos colabores, há a presença de subculturas como, por exemplo, entre a gestão, entre o operacional etc.
e) os membros dessa organização não gostam de sua cultura organizacional e não estão satisfeitos com ela. → Errado. A questão não cita isso. Não tire conclusões precipitadas.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)