-
Ø
Escalas Gráficas:
é um método baseado em uma tabela de dupla entrada – nas linhas estão os
fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho.
Prós:
- facilidade de planejamento e de construção do instrumento de
avaliação;
- simplicidade e facilidade de compreensão e de utilização;
- visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos;
- facilidade na comparação dos resultados de vários funcionários;
- proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.
Fonte: Chiavenato
-
Ordenação Simples: o avaliador classifica os trabalhadores, com o mesmo cargo ou cargos idênticos, do melhor ao pior, em função de seu desempenho, até todos os avaliados estarem classificados.
Distribuição Forçada: o avaliador é "forçado" a distribuir os avaliados ao longo de uma curva normal. Na distribuição forçada, as comparações interindividuais são feitas de modo a ordenar não cada indivíduo, mas grupos de pessoas com graus de desempenho considerados idênticos. As avaliações são feitas de acordo com uma distribuição de categorias previamente definida, determinada pela organização.
Escalas Gráficas: consiste na elaboração de uma tabela de dupla entrada em
que nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus
ou coeficientes de avaliação do desempenho. É o mais simples e utilizado
dos métodos. Os fatores são previamente definidos para definir em cada
pessoa as qualidades que se pretende avaliar.
Incidentes Críticos: método que está baseado na enumeração dos episódios
extremos do desempenho. Ou seja, consiste em listar os incidentes
críticos mais positivos e/ou os mais negativos.
-
ACEITO,2015'...qual livro do Chiavenato vc leu esse conceito? Pois eu acabei de ler o Capítulo sobre Avaliação de DEsempenho do livro dele "Gestão de Pessoas" e não encontrei esse método!
-
- Escalas Gráficas de Mensuração – é um dos métodos mais antigos e populares utilizados em avaliação de desempenho. É feita uma lista de fatores de desempenho, tal como qualidade e quantidade do trabalho, profundidade do conhecimento, cooperação, lealdade, comparecimento, honestidade e iniciativa. A partir disso, o avaliador classifica cada fator de acordo com uma escala incremental. As escalas normalmente funcionam de 1 (“pouco informado sobre suas atribuições”) à 5 (“total conhecimento em relação a todas as fases da tarefa”). É um método popular pois permite elaboração e administração rápidas e análise e comparação quantitativas;
Fonte : http://www.uel.br/projetos/gestaodepessoas/?page_id=58
-
dentro do método comparativos ou comparações forçadas temos:
Distruibuição forçada ou ordenação simples!
então já eliminariamos 3 alternativas
-
Avaliação por escala gráfica
O gestor prepara uma tabela contendo os itens a serem avaliados e para esses componentes é possível dar conceitos, como: Excelente, bom, regular, insuficiente.
Este método é bastante simples e fácil de ser aplicado. Entretanto, a desvantagem desse tipo de avaliação de desempenho é a superficialidade.
-
Escalas Gráficas - tabela de dupla entrada onde os fatores de avaliação ocupam as linhas e os graus de medição de desempenho ocupam as colunas. Graus recebem valores numéricos, como ótimo = 5, bom = 4, regular = 3, sofrível = 2, e fraco = 1. Nas escalas gráficas contínuas, apenas os pontos extremos (nota máxima e nota mínima) são destacados em uma linha. Na Gráfica Descontínua que os graus de variação dos fatores de avaliação já estão previamente fixados.
Método das listas de verificação (Checklists) - simplificação do método das escalas gráficas. Mostra uma lista de fatores que devem ser avaliados (considerados) pelo gestor no momento da avaliação.