SóProvas


ID
1127578
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem diversos obstáculos à produtividade do grupo que resultam na perda de processo. Em grupos grandes, o fato de apenas uma pessoa poder efetivamente falar de cada vez, já que nesse contexto pode ser mais difícil para alguns membros terem suas ideias discutidas, é uma perda de processo denominada

Alternativas
Comentários
  • Nem sempre um grupo produz o que realmente poderia produzir, recaindo em perda de processo (WAGNER III; HOLLENBECK, 1999), que pode ser influenciada por vários fatores, sendo mais expressivos: o bloqueio da produção, as atividades de conservação e a vadiagem social (carona, free-riding). 


    *O bloqueio da produção está relacionado, dentre outras questões, às interferências e interrupções externas que podem causar o bloqueio das ideias dos membros do grupo (conversas paralelas, etc.). 


    *As atividades de conservação são desenvolvidas pelos próprios membros por meio de papéis para a conservação do grupo que estimulam a formação e a preservação de sólidas relações interpessoais. 


    A vadiagem social tem o seu significado associado à escolha feita por alguns membros do grupo no sentido de tirar proveito dos demais ao realizar menos trabalho.


    Fonte: http://www.ead.fea.usp.br/semead/12semead/resultado/trabalhosPDF/656.pdf

  • Complementando...

     

    É a folga social. Como participação em grupos grandes é dificultada, algumas pessoas passam a não contribuir.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. B]

    bons estudos

  • São três as principais perdas de processo em um grupo:


    1. Bloqueio da produção: está relacionado principalmente às interferências e interrupções externas que podem causar o bloqueio das ideias dos membros do grupo, como conversas paralelas, barulho muito alto, etc.


    2. Atividades de conservação: são atividades que os membros do grupo realizam por meio de papéis para a conservação do grupo que estimulam o  surgimento e a manutenção de relações pessoais sólidas, destacando-se os encorajadores, os harmonizadores e os definidores de padrões.


    3. A vadiagem social (free riding): trata-se da escolha de alguns membros do grupo por trabalhar menos ao tirar proveito dos trabalhos dos demais, "surfando" nos resultados obtidos.


    No caso da questão, a perda de processo está relacionada com a impossibilidade prática de todos os membros do grupo terem suas ideias discutidas - dado que se trata de um grupo grande. Isso faz com que haja uma interferência no livre funcionamento do grupo (no exemplo): apenas uma pessoa pode falar de cada vez. Como se trata de uma interferência, estamos tratando com um bloqueio da produção.


    GABARITO: B.

     

    Fonte: material do Prof. Carlos Xavier

  • GAB:B

    Folga social: Falsa percepção que pessoas têm e se esforçam menos por estar em um grande grupo, assim todos acreditam e acham que os outros farão o trabalho de tal forma que seu esforço mínimo não prejudicará o desempenho final. ex: "economia de gasto de água na grande são paulo. Um morador folgado acredita que o consumo de sua casa não irá impactar no volume de um grande reservatório, porque seu consumo é ínfimo perto de todos moradores da cidade, ENTÃO decide não economizar"

  • Misericórdia..... li outra coisa ao invés de vadiagem.....