SóProvas


ID
1127593
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As pesquisas mostram consistentemente que a relação entre a coesão e a produtividade depende das normas de desempenho.
Se as normas de desempenho para qualidade e cooperação com indivíduos de fora do grupo forem exigentes, o que acontecerá com um grupo coeso?

Alternativas
Comentários
  • Os grupos diferem em relação à sua coesão - o grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo. A coesão é importante porque descobriu-se estar relacionada com a produtividade do grupo. a relação entre a coesão e a produtividade depende das normas de desempenho estabelecidas pelo grupo. Se essas normas forem de alto nível, um grupo coeso será mais produtivo. Mas se a coesão for grande, mas as normas de desempenho forem fracas, a produtividade será baixa. 

    http://wps.prenhall.com/wps/media/objects/183/188023/cap08.doc
  • Letra "E" - 

    As Normas de Desempenho estão ligadas diretamente ao nível de exigência e sua coesão.

  • Complementando...

    Sendo as normas de alto nível (exigentes) e o grupo coeso, ele será mais produtivo. Se houver menos coesão ou normas rígidas, a produção será menor.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. E]

    bons estudos

  • A coesão refere-se à atração mútua entre os membros dos grupos e sua motivação em permanecer no mesmo. Um grupo pode ser classificado como coeso porque seus membros trabalham há algum tempo juntos e já possuem uma interação e por isso compartilham de sentimentos de proximidade, opiniões, atitudes e comportamentos similares. Os grupos coesos são mais inflexíveis no tratamento de membros dissidentes. 

    A coesão varia de grupo para grupo, no entanto, os fatores que podem influenciar a coesão são:

    • Concordância: o grau em que os membros concordam com metas e objetivos do grupo. A discordância diminui a coesão;

    • Interação frequente: quando há a interação constante dos membros entre si, mas mesmo assim eles continuam com resultados que podem levar à deteriorização do grupo. Exemplo: quando fazem muitas reuniões;

    • Atração mútua: a atração leva à coesão;

    • Conflito intergrupo: quando há conflito intergrupo que estimula a cooperação e aproxima os membros, porém tal conflito pode levar à diminuição da coesão;

    • Sucesso: a coesão aumenta quando os resultados são favoráveis, todos querem pertencer ao grupo vencedor, mas à medida que os resultados são fracos, a coesão diminui e leva à projeção, à culpa nos outros;

    • Equidade percebida: a forma como o grupo é tratado, tanto pelos seus membros quanto pelos demais da organização.

    Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 8 de outubro de 2012.

    Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

  • Questão que traz exatamente a visão de Robbins sobre o assunto:  "se as normas de desempenho para qualidade e cooperação com indivíduos de fora do grupo, por exemplo, forem exigentes, um grupo coeso será mais produtivo do que um menos coeso. Mas, se a coesão for grande e as normas de desempenho forem fracas, a produtividade será baixa."
     

    Em outras palavras, grupos coesos podem ter um desempenho forte ou fraco. Se a exigência de qualidade e cooperação com indivíduos externos ao grupo for grande o desempenho será bom, mas se a exigência for baixa, o grupo tenderá a ter produtividade baixa.

     

    Assim, a única resposta correta encontra-se na alternativa E.

     

    Fonte: material do Prof. Carlos Xavier