SóProvas


ID
1129147
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de Planejamento Estratégico compreende algumas etapas principais para sua elaboração. NÃO constitui uma etapa de elaboração deste processo:

Alternativas
Comentários

  • Se você ainda está planejando, você vai corrigir o que ?

  • LETRA D

    Um processo sistemático de  planejamento estratégico é  um a sequência de analises e decisões que  compreende as  seguintes etapas principais:

    1-  Análise da situação estratégica presente da organização. (Onde estamos? Como chegamos aqui?)

    2-  Análise do  ambiente - ou analise  externa. (Quais são as ameaças e  as oportunidades do  ambiente presente e  futuro?)

    3-  Analise interna. (Quais são os  pontos fortes e fracos?)

    4-  Definição do plano estratégico. (Para onde devemos ir? O que devemos fazer para  chegar até lá?)


  • Ações corretivas fazem parte dos processos de controle e a questão pergunta acerca dos itens de um planejamento estratégico.

  • Não vai "corrigir", algo que ainda não começou...

  • acao corretiva ds tarefas resposta certa

  • jurava que a letra D era a etapa de AVALIAÇÃO

     

    Sexta → Avaliação

    Aperfeiçoamento da gestão, foco prospectivo

    Comparação dos resultados alcançados com esperados

    Curto prazo → apoiar tomada de decisão

    Médio prazo → promoção da aprendizagem

  • Cuidado, ação corretiva de tarefas é diferente de controle. Controle é gênero, ação corretiva é espécie. Vejam a Q764173 e a Q450012.

     

    [FCC TRT - 23ª REGIÃO (MT) 2011 Q111462]

    Entre as funções administrativas no processo organizacional, o controle compreende a 

    d)definição de padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva.

     

    [FCC TRT - 8ª Região (PA e AP) 2010 Q79740]

    O processo administrativo possue quatro funções básicas − planejamento, organização, direção e controle. A função de controle é um processo cíclico composto de quatro fases: 

    e) estabelecimento de padrões de desempenho; monitoração do desempenho; comparação do desempenho com o padrão e ação corretiva.

     

    Pode-se questionar o seguinte: "Mas definir padrões é coisa da etapa de planejamento". Mas a desgraça do Chiavenato vem e diz  ''No processo administrativo o controle tem como peculiaridade a capacidade de interagir com as outras fases do processo administrativo - planejamento, organização, direção. Podendo ser segregado em quatro etapas: o controle requer um objetivo, um fim predeterminado que direcione-o ao estabelecimento de determinado padrão; o controle requer o estabelecimento de padrões de desempenho que possam ser mensurados e auferidos; o controle requer a comparação entre os objetivos traçados - na fase do PLANEJAMENTO - e o que fora realmente alcançado; o controle, por último, realiza correções que possibilitem evitar a prática de erros, influenciando, muitas vezes, o planejamento, a organização e a direção organizacional'' 

  • Questão que pode dar uma certa margem para dúvida, mas que de forma indireta cobra a distinção entre planejamento estratégico e gestão estratégica. Vamos relembrar as etapas do planejamento estratégico:

    Alternativa A. Errada. Análise do ambiente consta nas duas classificações, então, sem dúvida, faz parte da elaboração do planejamento estratégico.

    Alternativa B. Errado. Essa alternativa já pode gerar uma certa controvérsia. O plano estratégico é o produto do processo de planejamento. Como o enunciado pede que você assinale uma etapa para “elaboração” do planejamento, sendo bem caxias, poderíamos assinalar essa alternativa como incorreta pensando: “o plano é o produto, então não faz parte do processo de elaboração do planejamento.”

    Se observar as classificações, contudo, verá que tanto Chiavenato quanto Djalma de forma implícita colocam a produção do plano dentre as etapas do planejamento estratégico. Chiavenato pontua como quinta etapa o “Desenvolvimento de planos táticos e operacionais”, o que depende evidentemente de um plano estratégico já elaborado. Afinal, os planos táticos e operacionais representam um desdobramento do plano estratégico.

    No caso de Djalma, da mesma forma, o plano estratégico está implícito à medida que você só pode controlar e avaliar os resultados a partir daquilo que você já formalizou em planos.

    Alternativa C. Errado. Essa também é tranquila. Diagnóstico ou análise interna/externa constam nas duas classificações.

    Alternativa D. Correto. Mais uma polêmica. A ação corretiva de tarefa tem forte relação com a função administrativa de controle e não com a função administrativa de planejamento. Porém, contudo, todavia, na classificação de Djalma, temos uma etapa de Controle e Avaliação, na qual, são tomadas ações corretivas na formulação do próximo planejamento e isso pode gerar alguma dúvida.

    Como a alternativa fala em ação corretiva de tarefa (tarefa é a menor divisão de trabalho) fica realmente difícil associar esse tipo de ação corretiva ao planejamento que é essencialmente mais genérico, principalmente, o planejamento estratégico.

    Enfim, reconheço uma relativa polêmica na alternativa, mas acredito que dava para acertar a questão.

    Alternativa E. Errado. A análise interna é uma etapa prevista explicitamente na classificação de Chiavenato e consta dentro da etapa de Diagnóstico Estratégico de Djalma Oliveira.

    Gabarito: D