SóProvas


ID
1130029
Banca
FCC
Órgão
PM-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       “Se os cachorros correm livremente, por que eu não posso fazer isso também?”, pergunta Bob Dylan em “New Morning” . Bob Dylan verbaliza um anseio sentido por todos nós, humanos supersocializados: o anseio de nos livrarmos de todos os constrangimentos artificiais decorrentes do fato de vivermos em uma sociedade civilizada em que às vezes nos sentimos presos a uma correia. Um conjunto cultural de regras tácitas e inibições está sempre governando as nossas interações coti­dianas com os outros.
       Uma das razões pelas quais os cachorros nos atraem é o fato de eles serem tão desinibidos e livres. Parece que eles jogam com as suas próprias regras, com a sua própria lógica interna. Eles vivem em um universo paralelo e diferente do nosso - um universo que lhes concede liberdade de espírito e paixão pela vida enormemente atraentes para nós. Um cachorro latindo ao vento ou uivando durante a noite faz agitar-se dentro de nós alguma coisa que também quer se expressar.
       Os cachorros são uma constante fonte de diversão para nós porque não prestam atenção as nossas convenções so­ ciais. Metem o nariz onde não são convidados, pulam para cima do sofá, devoram alegremente a comida que cai da mesa. Os cachorros raramente se refreiam quando querem fazer alguma coisa. Eles não compartilham conosco as nossas inibições. Suas emoções estão ã flor da pele e eles as manifestam sempre que as sentem,


                     (Adaptado de Matt Weistein e Luke Barber. Cão que late não morde. Trad. de Cristina Cupertino. S.Paulo: Francis, 2005. p 250)


Os cachorros são uma constante fonte de diversão para nós porque não prestam atenção às nossas convenções sociais.

Sem prejuízo da correção, a crase empregada na frase acima poderá ser mantida caso o segmento grifado seja substituído por:

Alternativas
Comentários
  • Caso simples de regência verbal:

    a) Quem obedece, obedece A;

    b) Quem aceita, aceita ALGO;

    c) Quem conhece, conhece ALGUÉM;

    d) Quem acata, acata ALGO;

    e) Quem segue, segue ALGO ou ALGUÉM;

  • ALTERNATIVA A

    Basta identificar a transitividade do verbo.

    A) VTI - exige como complemento um objeto indireto, no caso a preposição (A). QUEM OBEDECE, OBEDECE A ALGO OU OBEDECE A ALGUÉM. Uma vez que há fusão da preposição(A) + artigo(A), tem-se a crase

    B) VTD - exige um objeto direto como complemento, não necessita de nenhuma preposição. QUEM ACEITA, ACEITA ALGO OU ACEITA ALGUMA COISA. Portando, não há a crase

    C) VTD

    D) VTD

    E) VTD

  • A

  • a) Quem obedece, obedece A; ( V T I ) PEDE A PREPOSIÇÃO

    b) Quem aceita, aceita ALGO; ( V T D ) OD

    c) Quem conhece, conhece ALGUÉM; ( V T D) OD

    d) Quem acata, acata ALGO; ( V T D) OD

    e) Quem segue, segue ALGO ou ALGUÉM; ( V T D) OD

  • GABARITO: LETRA A

    → Os cachorros são uma constante fonte de diversão para nós porque não prestam atenção às nossas convenções sociais. → queremos um termo que exija o uso da preposição, o único é "obedecer", quem obedece/desobedece a alguma coisa (regente da preposição, logo temos a nossa resposta).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • A) Obedecem (basta ir substituindo e verificando o sentido).

  • entendi o que pedia depois de errar

  • Pão pão, queijo queijo

  • Galera, o BIZU é trocar o sujeito da oração por uma palavra masculina.

    Exemplo: Obedecem aos Professores

    aceitam os Professores

    conhecem os Professores

    acatam os Professores

    Não desistam! Bons estudos!