-
I. (ERRADA) A Revolta dos Malês, movimento de negros islamizados baianos, que em 1835 organizaram uma revolta que tinha por objetivo tomar o poder e tornar a Bahia um estado islâmico. O movimento foi controlado com muita luta e esforço. Acredito que o erro está em "contando com a adesão de mestiços e intelectuais baianos, pleiteava o fim da escravidão".
III. (ERRADA). A Sabinada em 1837: A Sabinada defendia ainda, as mesmas propostas libertárias que observamos na Conjuração dos Alfaiates, assim como relacionadas às declarações dos movimentos baianos a favor da independência. O movimento foi liderado pelo jornalista Francisco Sabino Vieira, e foi talvez o último movimento que ainda refletia o desejo republicano dos baianos, que primeiro veio à tona na Conjuração dos Alfaiates. Em 7 de novembro de 1837, Sabino e companheiros, proclamaram a República Baiana que existiria até a maioridade de Pedro de Alcântara. As tropas do Forte de São Pedro e outras de Salvador adotaram posição favorável e apoiaram o movimento. O Governo da Província fugiu para o Recôncavo e buscou apoio dos coronéis do interior, o que expunha a contradição que na independência ficou velada, a oposição de projetos societários da capital e dos senhores do Recôncavo e interior. Sem apoio popular, não conseguindo entusiasmo dos escravos, o movimento ficou mais vulnerável à repressão imperial. Salvador foi cercada e atacada com muita violência. Mais de 3 mil revoltosos foram presos.
-
-
I-Os negros nascidos no Brasil, e por isso chamados crioulos, não participaram da revolta, que foi feita por africanos.
-
Resposta: D ( para não assinantes e para aqueles que foi expirado o plano)
-
I . A Revolta dos Malês, liderada por escravos muçulmanos e contando com a adesão de mestiços e intelectuais baianos, pleiteava o fim da escravidão. (Não contava com adesão de mestiço, era feito por escravos que muçulmanos).
II . A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, de 1798, inspirou-se nos ideais da Revolução Francesa e pregava o fim da escravidão. (Correta)
I I I . A Sabinada, rebelião liderada por escravos contra o governo central, contava com a participação de comerciantes e artesãos de Salvador. (A sabinada não foi liderada por escravos, foi um movimento da elite que recebeu pouco apoio da classe mais baixa).
IV. A Guerra de Canudos ficou marcada pela resistência dos sertanejos, liderados por Antônio Conselheiro, na luta contra as tropas enviadas para combatê-los. (Correta)
Deus meu guia!
-
I . A Revolta dos Malês, liderada por escravos muçulmanos e contando com a adesão de mestiços e intelectuais baianos, pleiteava o fim da escravidão.
A revolta dos Malês teve como ideal a liberdade religiosa, já que o Brasil tinha uma religião oficial naquela época.Logo, Os africanos de origem muçulmana sofriam preconceito e censura religiosa.
-
I A Revolta dos Malês, liderada por escravos muçulmanos e contando com a adesão de mestiços e intelectuais baianos, pleiteava o fim da escravidão.
1835 - Muçulmanos/Islâmicos escravos "negros de ganho" - contra a escravidão e imposição do catolicismos para com os muçulmanos.
.
II A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, de 1798, inspirou-se nos ideais da Revolução Francesa e pregava o fim da escravidão. CORRETA
Movimento separatista e popular - Pregava a abolição da escravidão.
.
III A Sabinada, rebelião liderada por escravos contra o governo central, contava com a participação de comerciantes e artesãos de Salvador.
1834-1837: Médico Francisco SABINO líder, contra concentração poder local da regência - Queriam república baiana até a maioridade do imperador. NÃO era para a DEFESA de INTERESSES POPULARES.
.
IV A Guerra de Canudos ficou marcada pela resistência dos sertanejos, liderados por Antônio Conselheiro, na luta contra as tropas enviadas para combatê-los. CORRETA
1896/1897 - Revolução popular de cunho sócio-religioso