SóProvas


ID
1130941
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Cabe ao assessor de imprensa

Alternativas
Comentários
  • Com base nos manuais de assessoria de imprensa e nas minhas experiências de trabalho na área, a alternativa e) "conhecer as rotinas de trabalho e os fluxos de produção da imprensa, tais como os horários de fechamento" compete ao assessor de imprensa ter conhecimento, mas numa escala de importância fica bem abaixo da letra d) "priorizar as informações que tornam positiva a imagem da Instituição junto aos públicos interno e externo". Ter a resposta e) como a correta em detrimento da resposta d) é reduzir o papel da assessoria de imprensa, limitá-la a prestar um serviço para a imprensa, e não para o seu assessorado e seus públicos. Se o gabarito oficial da prova possui a letra e) como correta, gostaria de conhecer uma justificativa para ela.

  • Concordo como Jeimy

  • Eliminei a alternativa D, pois acredito que não são apenas "informações que tornam positiva a imagem da Instituição" que devem ser divulgadas. Pelo contrário, também em caso de imagens negativa, como acontece em ações de gerenciamento de crise, o trabalho do assessor também é importante, até mesmo mais importante do que nos "momentos bons" da empresa. Pensei dessa forma para eliminar essa alternativa.

  • Não vi nenhum erro na letra D, acho ela inclusive mais importante do que a questão certa a letra E.

  • Na dúvida entre D e E, fui de E porque disso sim tenho aguda certeza.

    Já a D é bem mais difusa, propensa a ter alguma pegadinha, por mais que pareça correta.

  • Pegadinha de entrelinhas invisíveis. Ela pode poder ser verdadeira ou falsa de acordo com diferentes pespectivas, a depender de como o candidato vai preencher as entrelinhas invisíveis. Veja: "priorizar (publicar) ou (atender) as informações que tornam positiva a imagem da Instituição junto aos seus públicos interno e externo".

    Se o candidato escolher a opção de publicação, não há erro na alternativa, mas ela entraria em conflito com a alternativa E, igualmente correta. Logo, concluo que o examinador escolheu o benefício da dúvida - nesse caso malefício - para explicitar que o assessor não poderá priorizar o atendimento à pautas com informações positivas a Instituição, sob o risco de menosprezar as pautas negativas, que costumam ter mais repercussão e gerar grandes prejuízos.