SóProvas



Questões de Estruturas e Funções da Assessoria de Comunicação


ID
49066
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.
( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.
( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.
( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Dentre os fluxos, ainda temos os fluxos de informação Transversal e Circular.

ID
49120
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da técnica do jornalismo e de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) O Follow-up muitas vezes é questionado por jornalistas, pois esses profissionais não gostam de ligações de assessores para redações para saber a respeito do encaminhamento de uma pauta ou matéria.

( ) O melhor momento de ligar para uma redação jornalística é durante o fechamento, já que permite aproveitar a oportunidade em que a edição está sendo fechada para inserir pautas adequadas às necessidades do veículo naquele momento estratégico.

( ) O clipping permite ao dirigente e ao assessor ter uma visão precisa dos acontecimentos relacionados com a organização, ao oferecer uma análise sobre temas previamente determinados.

Alternativas
Comentários
  • FOLLOW UP (assessoria de imprensa)

    • Ocorre quando o jornalista liga para a redação de um jornal para saber se seu release será publicado. É uma prática polêmica, por isso, os assessores devem ter cuidado e, principalmente bom senso, ao utilizá-la para alcançar de fato o êxito esperado.

    CLIPPING (assessoria de imprensa)

    • É uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. Serve também como aferição do retorno de imagem que é um trabalho realizado pelas assessorias de imprensa das empresas e do governo.
    FONTE: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/

ID
49123
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de termos e conceitos utilizados no trabalho de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e indique a opção correspondente.

( ) As informações colocadas estrategicamente no noticiário, as quais visam gerar desdobramentos junto à opinião pública ou a determinados interessados, são chamadas Acontecimentos Programados.

( ) Afinar o Discurso, em assessoria de comunicação, significa treinar uma fonte para saber apresentar com qualidade e clareza determinadas informações aos jornalistas.

( ) Papagaio de Pirata são as pessoas que aproveitam o assédio da imprensa a uma autoridade ou a uma personagem para darem entrevista.

Alternativas
Comentários
  • Acontecimentos Programados = Fatos que adquirem dimensão comunicativa, transformando-se em notícia na mídia, a partir de iniciativas de eventos previamente planejados e agendados pelas fontes.

    Afinar o discurso = Jargão que designa o compartilhamento de uma mesma “visão do mundo”, por parte dos executivos de uma empresa, diante das dificuldades circunstanciais enfrentadas pela corporação. “Afinar o discurso” entre as fontes é tática essencial na gestão de crises e momentos em que a empresa está vulnerável diante da mídia e da opinião pública. “Discurso afinado” em momentos difíceis, denota conhecimento da missão corporativa, profissionalismo, organização, capacidade da empresa de adaptar-se velozmente, às exigências de uma cobertura jornalística polêmica.

    Papagaio de pirata é um termo usado na televisão para designar cidadãos que procuram ficar localizados atrás de jornalistas, quando os mesmos estão fazendo uma matéria, com o objetivo de aparecer para as câmeras.

ID
49129
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre publicações institucionais, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) House-organ é um termo inadequado para designar veículos jornalísticos institucionais, pois seu uso na literatura se refere apenas a publicações internas.

( ) Os jornais de empresa surgiram no Brasil nos anos 1960, resultado da ação de profissionais de recursos humanos. Ao final da década, passaram a ser assumidas por jornalistas. A profissionalização deu grande impulso à qualificação das publicações.

( ) Publicações customizadas são aquelas de grande tiragem e ampla distribuição que buscam informar sobre produtos à venda tendo como atrativo material jornalístico de boa qualidade.

Alternativas
Comentários
  • I –Errado. Já comentamos acima que o house organ é uma publicação que trabalha ao modo jornalístico e que tem sua disseminação dentro e fora dos muros da organização.

    “Uma maneira de a empresa utilizar a publicação interna para projeção externa está no esquema de distribuição. Uma média de 5 a 10% das tiragens de publicações internas é dirigida a entidades do ambiente externo: imprensa, poderes públicos, escolas, universidades, instituições, organizações sindicais, clientes e fornecedores, acionistas, família dos empregados, etc.” (REGO; 1987, p.49)

    Deste modo, a empresa se apresenta, mostra como lida com sua área de atuação, como se reporta ao público interno, como este participa da publicação e qual é a identidade/cultura corporativa. Estas informações, circulando entre os stakeholders, incrementam o relacionamento dos interessados com a organização.
    II –Errado. O house organ não é resultado de profissionais de recursos humanos: é fruto da atuação do profissional de Relações Públicas – de onde se origina as atividades de jornalismo empresarial. O primeiro house organ do Brasil foi o Boletim Light, em 1925.
    III –Errado. A assertiva se refere às publicações massivas. Todos os dias vemos nos jornais grande quantidade de anúncios intercalando notícias. Se observarmos as revistas semanais, como Veja e Isto É, veremos que passamos por inúmeros anúncios de produtos e serviços até localizarmos o que desejamos ler, não é?
    Com as três assertivas erradas, a alternativa a ser marcada é a letra (B).
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho www.pontodosconcursos.com.br 12


ID
49132
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de técnica de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Um acordo tácito firmado pela assessoria de imprensa com jornalistas para que determinado material seja divulgado a partir de data previamente combinada é chamado de Embargo.

( ) Nadivulgação de um evento, o esquema de interpretação que organiza mensagens e ocorrências com vistas à obtenção de sentido é chamado Enquadramento.

( ) O trabalho de assessores de imprensa é difundir notícias de interesse da organização em que atua. Nesse sentido, a divulgação jornalística é sua tarefa essencial.
( ) Turbinar a notícia, em assessoria de imprensa, é uma atitude considerada desonesta, já que busca enganar o jornalista.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar esta questão?

  • Questão tirou itens do Glossário da obra - Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia - Duarte 2011.

    Embargo: acordo tácito firmado com jornalistas, para que determinado mateial entregue pela assessoria só seja divulgado a partir da data previamente combinada. Com o embargo, a impresa pode trabalhar, previamente, e com maior calma e profundidade, o tema e contexto que vão dar suporte à notícia, quando de sua divulgação. É essa possibilidade que torna o embargo atraente para a mídia. Não há garantias legais, o que torna o acordo ancorado unicamente nas relações de confiabilidade entre os dois polos. 

    Enquadramento: "esquema de interpretação" que organiza mensagens e ocorrências, com vista a obtenção de sentidos.  

    Turbinar a informação:transformar em essencial, ou espetacular, um tema a princípio irrelevante. Trata-se de agregar atributos a um fato corriqueiro, de modo a despertar o interesse da mídia. (lá não fala que é desonesto...)


ID
62872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

Informações postas estrategicamente no noticiário buscando gerar desdobramentos imediatos junto à opinião pública ou a determinados interesses caracterizam-se como follow-up.

Alternativas
Comentários
  •  O Follow up é uma das ações que o assessor de imprensa utiliza para o bom desempenhode seu trabalho. A atividade busca retorno, por telefone, do envio do material aos jornalistas. O recurso também costuma ser utilizado para a confirmação de presença dos repórteres em entrevistas coletivas.

    " Alguns jornalistas costumam receber dezenas de textos das assessorias de imprensa todos os dias. Geralmente, não tem tempo pra ler todos. Assim, não percebem a importância que o seu release possa ter. Portanto, é bom lembrá-lo. E para isso serve o follow up." (MAFEI, 2008: 68).

     

  • Follow Up é o acompanhamento da produção da matéria/recebimento do release feito pelo assessor com o jornalista da redação. Geralmente, é feito por telefone. 


ID
62878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

Agendamento pode ser definido como o esquema de interpretação que organiza mensagens e ocorrências com vistas à obtenção de sentido.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a hipótese da agenda-setting, desenvolvida pelos pesquisadores McCombs e Shaw, a mídia influenciaria a criação de uma agenda pública ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos. Segundo os autores, a mídia, muitas vezes, pode não dizer em quê o público deve pensar, mas dirá como ele deve pensar.
  • Erro por redução: agendamento é um fenômeno maior (criação de uma agenda pública - o que pensar), cujo instrumento principal é a técnica do enquadramento (o esquema de interpretação que organiza mensagens e ocorrências com vistas à obtenção de sentido - como pensar)


ID
62932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

Mailing ou cadastro de jornalistas é uma lista de jornalistas e veículos de interesse da assessoria.

Alternativas

ID
62938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

Position paper é o texto oficial de natureza política que informa e detalha a posição da organização a respeito de tema relevante, geralmente polêmico ou complexo.

Alternativas
Comentários
  • Em português se chama "expressão de opinião"


ID
62941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

Release é definido como o conjunto de material, geralmente reunido em uma pasta, caixa, sacola ou envelope enviado à redação ou distribuído aos jornalistas durante uma cobertura, lançamento, coletiva ou visita, com o objetivo de informar a respeito de determinado assunto.

Alternativas
Comentários
  • Essa é a definição de presskit; o release é um texto jornalístico enviado a redação sobre assuntos de interesse da empresa.

  • Um Press-kit ou Pacote de imprensa é um pacote de Press release com brindes promocionais, uma amostra/réplica do produto ou o próprio produto, fotos de divulgação, credenciais de imprensa e outros ítens que facilitem a cobertura jornalística sobre o que se quer divulgar e estimulem os jornalistas a publicar a intenção do assessorado.

    No formato de distribuição de noticiário denominado "Regionalização da Notícia", informações oriundas das regiões ou cidades em que será distribuido o release são insertadas neste release, como entrevistas de personalidades locais, informações sobre serviços disponíveis para os leitores da região ou cidade, oferta de respostas a dúvidas dos leitores locais e outras formas de interatividade.

    FONTE: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/v-z.html

  • A questão explica o conceito de PRESS-KIT.

  • errada

    PRESS-KIT é definido como o conjunto de material, geralmente reunido em uma pasta, caixa, sacola ou envelope enviado à redação ou distribuído aos jornalistas durante uma cobertura, lançamento, coletiva ou visita, com o objetivo de informar a respeito de determinado assunto.


ID
62944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

O material pago a ser veiculado sob a forma de matéria jornalística e caracterizado ostensivamente como informe publicitário é o chamado sampling.

Alternativas
Comentários
  • Sampling não tem nada a ver com informe publicitário. Ele nada mais é do que a velha técnica da demonstração, também conhecida como amostra grátis.
  • O material pago a ser veiculado sob a forma de matéria jornalística e caracterizado ostensivamente como informe publicitário é o chamado publieditorial
  • A definição mais correta para Sampling é a distribuição, amostragem, degustação. Pode ser de material gráfico, produtos, brindes, etc.

    Vulgarmente, conhecemos  um dos vários adjetivos para um formato de  Sampling como a tradicional “panfletagem”, entretanto, esse formato de divulgação, tendo um planejamento bem alinhado, complementa qualquer outra forma de propagar marca ou produto.

    O Sampling pode ser feito via promotor, funcionário freelancer destinado unicamente à função, ou via arrecadador, funcionário da praça de pedágio, que ao coletar o valor de “passe” entregando o material.

    Eduardo Domit - Os Elementos da Comunicação

  • errada

    Sampling é o termo anglo-saxão que na gíria do marketing passou a denotar o envio ou distribuição gratuitos ao potencial consumidor de amostras de produtos.

  • Acredito que o termo correto seria publieditorial.


ID
62950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

O release-cobertura deve informar acerca dos fatos relativos a determinado evento aos veículos que não compareceram.

Alternativas
Comentários
  • Embora o uso primordial do release seja para informar sobre algo prestes a acontecer, existe um tipo de release que pode ter o sentido inverso: o release-cobertura.
    Este tipo de release visa noticiar a cobertura de um evento ou de um fato a ser realizado ou já realizado.
    RESPOSTA: CORRETO.

    Bons estudos!

ID
62953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

Pós-pauta é um alerta, avisando para o jornalista sobre um assunto que posteriormente será divulgado para a imprensa em geral.

Alternativas
Comentários
  • Pós-pauta: aquela que não é mais um guia de investigação dos fatos, mas de orientação do veículo sobre o que o repórter deve e o que não deve apurar.

    Fonte: http://www.comuniqueiro.com/dicionario/pos-pauta


ID
62956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

A assessoria de empresa deve utilizar sinalização, ou seja, o informe de detalhes de interesse específico da imprensa relacionado ao evento a ser realizado, como inauguração, lançamento, coletiva.

Alternativas
Comentários
  • Isso não é sinalização; é release!

    A sinalização é uma feramenta da comunicação interna da empresa.

  • Dar orientações sobre um evento a ser realizado, como inauguração, lançamento, coletiva é denominado aviso de pauta, segundo Jorge Duarte.
  • Erro por incoerência: sinalização tem nada a ver com assessoria de imprensa. É comunicação interna.

  • A sinalização é um sistema de sinais utilizados em ambientes abertos ou fechados, principalmente para fins de orientação, advertência e publicidade. O conjunto dos meios de comunicação utilizados com esse objetivo: placas, faixas, quadros, cartazes, setas, totens, painéis, etc.

    Dicionário essencial da comunicação, Rabaça e Barbosa


    Item ERRADO

  • A assessoria de empresa deve utilizar RELEASE, ou seja, o informe de detalhes de interesse específico da imprensa relacionado ao evento a ser realizado, como inauguração, lançamento, coletiva.

  • ASSESSORIA DE EMPRESA NÃO É ASSESSORIA DE IMPRENSA!


ID
63058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

House organ é um periódico de comunicação institucional e ferramenta de relações públicas distribuído gratuitamente e dirigido exclusivamente ao público externo.

Alternativas
Comentários
  • O House organ é um veículo de comunicação que circula dentro da empresa, portanto, destinado ao público INTERNO.
  • HOUSE ORGAN: Veículo impresso, periódico, de comunicação institucional, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno e/ou ao público externo.


    FONTE: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/q-u.html
  • Resposta: Errado

    House organ
    é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.

          A maioria dos house organs tem o público interno como prioritário, mas há casos ( cada vez mais frequentes) em que a empresa ou entidade concebe dois ou mais house organs tendo em vista atingir, de maneira adequada (em termos de pauta e linguagem) públicos distintos.
  • O house organ é veículo impresso ou eletrônico, periódico, de comunicação institucional, dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa, etc.). Podemos classificar quatro funções principais das mensagens mais frequentemente veiculadas pelos jornais e revistas de empresa:

    a) informação - notícias sobre a companhia, sua performance, planos e políticas, explicações sobre condições de trabalho, novas técnicas, procedimentos administrativos, etc.;

    b) integração - mensagens destinadas a promover um sentimento comunitário entre os participantes da organização, e em mantê-los coesos e harmonizados em torno de objetivos comuns;

    c) educação - mensagens sobre prevenção de acidentes, direitos trabalhistas, relações humanas, cultura, etc.;

    d) motivação - estímulos a maior eficiência e produtividade, valorização do pessoal, apelos a um comportamento positivo no ambiente de trabalho.


    Dicionário essencial de comunicação, Rabaça e Barbosa

    Item ERRADO 


ID
97540
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O texto produzido pelo assessor de imprensa para um pressrelease tem como público alvo o(s)

Alternativas
Comentários
  • Não tem  simulados das provas de Agente Educacional da Fundação casa?
     


ID
114598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria
de imprensa, julgue os itens a seguir.

Entrevistas coletivas devem coincidir com o horário de fechamento das editorias, pois, nas redações, este é o momento decisivo no processo de seleção das matérias.

Alternativas
Comentários
  • As coletivas devem ser realizadas antes do horário de fechamento, para que o repórter possa retornar à redação com as informações necessárias à elaboração da matéria. 
  • ERRADO

     

    A escolha do dia deve levar em conta a existência de fatos concorrentes e os dias e horários de fechamento dos jornalistas convidados. Para isso, é importante saber o dead line de cada veículo.

    As coletivas têm uma duração média de duas horas e costumam ser realizadas pela manhã ou no período da tarde (10h e 14h são os horários de preferência).


ID
114604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria
de imprensa, julgue os itens a seguir.

O tempo das organizações é diferente do tempo dos veículos de comunicação. Um assessor não deve ter como expectativa que sua organização se curve ao tempo da imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A imprensa e outros veículso de comunicação possuem "timing" próprio, trabalham com prazos cada vez mais exíguos e tem hora certa para fechar uma edição ou produzir uma reportagem, um telejornal ou um programa radiofônico. O assessor precisa estar antenado nesses prazos e fazer de tudo para o fluxo de informações entre sua organização e a mídia esteja em harmonia, pois nem a imprensa irá esperar pelas matérias e informações de uma organização nem vice-versa, daí a importância do trabalho do assessor.

ID
114607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria
de imprensa, julgue os itens a seguir.

O fator tempo do assessorado é tão ou mais precioso que o dos repórteres. Perguntar por que as matérias não foram publicadas é natural no relacionamento com repórteres.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    É falta de etiqueta e profissionalismo perguntar por que as matérias não foram publicadas a um colega de trabalho.

ID
114610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria
de imprensa, julgue os itens a seguir.

A assessoria de imprensa deve funcionar como uma extensão das redações, e o assessor de imprensa deve atender o jornalista sempre que este precisar.

Alternativas
Comentários
  • Por mais estranho a palavra "sempre" possa soar, ainda mais numa questão do Cespe, a afirmativa está correta. A questão usou exatamente as considerações finais de Rodrigo Capella em sua obra Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia.

  • A parte "extensão das redações" não faz o menor sentido


ID
114622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias revolucionaram as
relações entre as assessorias de imprensa e as redações, é correto
afirmar que, nas páginas jornalísticas na Internet, as relações
entre os diversos conteúdos são possibilitadas pelo(a)

hipertexto.

Alternativas
Comentários
  • O termo hipertexto tem sido usado tanto para denominar o conjunto de dados quanto ao conjunto de programas, ou seja, o sistema hipertexto. Suas tabelas e dados de controle necessários para a operação de um sistema construído para operar com hiperdocumentos, segundo a filosofia de hipertexto. Em geral esses sistemas são compostos de um sistema de autoria e um sistema de navegação.

     

    Os sistemas hipertexto estão situados como um subconjunto da área de multimídia interativa. Esse tipo de sistema permite que textos, ou pedaços dos mesmos sejam armazenados no computador e ligados entre si de diversas maneiras, de modo a formar uma estrutura não linear, ou rede, aqui denominado hiperdocumento

     

    O protocolo de segurança para a transferência de hipertexto é o HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure)

     

    Fonte: http://www.informo.net.br/memex/default.asp


ID
114625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias revolucionaram as
relações entre as assessorias de imprensa e as redações, é correto
afirmar que, nas páginas jornalísticas na Internet, as relações
entre os diversos conteúdos são possibilitadas pelo(a)

recurso do scroll.

Alternativas
Comentários
  • Scroll = rolagem (da página)

  • E QUAL É A RESPOSTA CERTA PELO AMORD?

  • Acho que seria Links, Yuri

  • São possibilitadas pelo HIPERTEXTO. Ver questão


ID
114628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias revolucionaram as
relações entre as assessorias de imprensa e as redações, é correto
afirmar que, nas páginas jornalísticas na Internet, as relações
entre os diversos conteúdos são possibilitadas pelo(a)

pirâmide normal.

Alternativas
Comentários
  • No webjornalismo prevalece a "pirâmide deitada" que tem quatro níveis de leitura:

    A Unidade Base – o lead – responderá ao essencial: O quê, Quando, Quem e Onde. Este texto inicial pode ser uma notícia de última hora que, dependendo dos desenvolvimentos, pode evoluir ou não para um formato mais elaborado.
    O Nível de Explicação responde ao Por Quê e ao Como, completando a informação essencial sobre o acontecimento.
    No Nível de Contextualização é oferecida mais informação – em formato textual, vídeo, som ou infografia animada – sobre cada um dos W’s.
    O Nível de Exploração, o último, liga a notícia ao arquivo da publicação ou a arquivos externos


ID
114631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias revolucionaram as
relações entre as assessorias de imprensa e as redações, é correto
afirmar que, nas páginas jornalísticas na Internet, as relações
entre os diversos conteúdos são possibilitadas pelo(a)

pirâmide invertida.

Alternativas
Comentários
  • A Cespe fez uma questão de múltipla escolha de "certo" e "errado". O palavra que completa a frase na questão é "hipertexto" e não "pirâmide invertida". Vejam a questão completa, retirada da prova: Considerando que as novas tecnologias revolucionaram as relações entre as assessorias de imprensa e as redações, é correto afirmar que, nas páginas jornalísticas na Internet, as relações entre os diversos conteúdos são possibilitadas pelo(a)  89 hipertexto. Certa 90 recurso do scroll. Errada 91 pirâmide normal. Errada 92 pirâmide invertida Errada
    Pirâmide invertida é uma técnica de estruturação da notícia que surgiu no jornalismo americano na época das guerras mundiais, muito antes das páginas jornalísticas na internet, para revolucionar o jornalismo. Ela hierarquiza os dados mais importantes sobretudo no primeiro parágrafo da notícia e deixa as informações menos relevantes para o final. Surgiu como contraponto aos longos textos jornalísticos que traziam narrativas lineares ou pouco objetivas. 
  • No webjornalismo prevalece a "pirâmide deitada" que tem quatro níveis de leitura:

    Unidade Base – o lead – responderá ao essencial: O quê, Quando, Quem e Onde. Este texto inicial pode ser uma notícia de última hora que, dependendo dos desenvolvimentos, pode evoluir ou não para um formato mais elaborado.
    Nível de Explicação responde ao Por Quê e ao Como, completando a informação essencial sobre o acontecimento.
    No Nível de Contextualização é oferecida mais informação – em formato textual, vídeo, som ou infografia animada – sobre cada um dos W’s.
    Nível de Exploração, o último, liga a notícia ao arquivo da publicação ou a arquivos externos

  • Na web é pirâmide deitada.


ID
114634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da conveniência da convocação de uma entrevista
coletiva, julgue os itens subsequentes.

A entrevista coletiva deve ser convocada sempre que a informação a se transmitir seja de relevante interesse público.

Alternativas
Comentários
  • questão controversa....

    a palavra sempre atrapalha porque não precisa ser NECESSARIAMENTE uma entrevista coletiva.

    uma informação de relevante interesse público pode ser transmitida a partir de nota oficial.

    na questão diz que sempre deve ser convocada uma entrevista coletiva.

    acertei porque conheço as artimanhas dessa banca, mas não concordo
  • Questão estranha.

    "Sempre", Cespe? Acredito que ela "pode". Uma pauta pode ser de interesse público e, no entanto, não ser adequada ao formato de coletiva de imprensa mas ao de um release ou nota oficial, por exemplo. Coletivas pressupõe um contexto específico. Um lançamento, por exemplo. Sem falar que coletivas demandam mais tempo, maior organização, foco em divulgação e planejamento de um formato de relacionamento com a imprensa diferente de outros serviços da assessoria de imprensa.


ID
114637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da conveniência da convocação de uma entrevista
coletiva, julgue os itens subsequentes.

A entrevista coletiva é uma prerrogativa do assessorado e deve ser convocada sempre que este julgar pertinente falar ao público.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista coletiva deve ser feita apenas quando o assessorado tiver necessidade de anunciar/esclarecer um fato que possua relevância jornalística e não quando julgar conveniente. 
  • Não entendi, pra mim dá no mesmo. Se o jornalista julgar que a matéria tenha relevância jornalística ele julgará conveniente que tenha uma entrevista coletiva.

  • Gab. Errado.

    "Prerrogativa" é um termo vinculado a "direito especial, inerente a um cargo ou profissão". Logo, a coletiva de imprensa é uma prerrogativa do assessor, não do assessorado. Além disso, o assessorado pode contribuir, sim, com a produção de uma coletiva de imprensa. Contudo, a atribuição de convocá-la é, também, do assessor de imprensa.

  • "O profissional de AI deve saber identificar a necessidade e a oportunidade para a convocação de coletivas [...] Chamar a imprensa sem que haja um acontecimento de real interesse a ser divulgado só causará desgaste, tanto ao assessor quanto ao assessorado" (KOPLIN E FERRARETO p. 113)


ID
114640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às características que um press release deve ter,
julgue os itens subsequentes.

A redação de um press release segue os mesmos procedimentos da codificação de um fato jornalístico.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Semelhante a um texto jornalístico, o press release segue o modelo da pirâmide invertida.


ID
114643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às características que um press release deve ter,
julgue os itens subsequentes.

O press release lida com fatos reais; não será surpresa se não for publicado; se for publicado, pode ser totalmente reescrito.

Alternativas
Comentários
  • Discutido às vezes palavra por palavra, vírgula por vírgula com a diretoria de uma empresa antes de ser liberado, ao chegar na redação pode ser para a lixeira digital ou física (a famosa cesta seção). Às vezes, redigido despretensiosamente, pode transformar-se, sob a análise de um editor atento e sagaz, em manchete no dia seguinte. J Duarte (2010, pag.312)

ID
114646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos procedimentos de gestão de crise, julgue o
próximo item.

A criação de um comitê de crise somente deve ocorrer após o reconhecimento do estado crítico da organização, para não gerar reações precipitadas.

Alternativas
Comentários
  • A organização deve fazer um Plano de Gerenciamento de Crises.
    Uma crise pode surgir a qualquer momento. Planejamento e treinamento prévios para situações de risco podem prevenir notícias e fatos negativos.
  • Planos de administração de crises têm dois objetivos centrais:

    Primeiro: prever as crises potenciais que uma instituição pode ter de encarar realizando-se um conjunto de ações prévias para evitar que elas venham a ocorrer efetivamente.

    Segundo: Define as ações a deflagrar no caso de crises de alguma forma não puderem ser evitadas, mas que exijam ações concatenadas, normalmente previsíveis e planejáveis. Mario Rosa ( 2001, p. 101)
  • O comitê de crise deve ser um órgão permanente nas empresas e não ser criado quando a crise for deflagrada. Ao contrarário do mero gerenciamento da crise, feito quando a crise ja foi iniciada, deve ser feito um trabalho constante de gestão de crise. 

ID
114655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca dos produtos adequados à
comunicação interna de uma organização.

A comunicação interna de uma organização pode apoiar-se em vários meios, mas especialmente em house organs e em websites de Internet e intranet.

Alternativas
Comentários
  • websites de Internet para comunicação interna?? Não entendi...

  • Também não entendi... Website - qualquer público pode acessar. 

  • Website é comunicação externa...a questão poderia ser anulada...

  • A questão está correta pessoal, pois Torquato cita em seu livro "Tratado de Comunicação Organizacional" o Portal Corporativo como um canal de comunicação interna, colocando como conteúdos deste: apresentação da empresa, estrutura - processos - produtos-gestão-políticas_-valores e princípios (usos interno e externo) Pag. 58.
  • Website "espcialmente" p/ comunicação interna?

  • Galera, para quem não entendeu o website para comunicação interna, há empresas, instituições e órgãos que utilizam o website, a página aberta mesmo, para sua comunicação interna. Neste caso, a informação é tão clara e transparente que a mesma informação destinada ao público externo será consumida pelo público interno.


ID
114670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias revolucionaram as
maneiras tradicionais de se fazer o clipping, julgue o item
subsequente.

O clipping em papel deu lugar a todo um mix de conteúdos eletrônicos e hipermidiáticos à disposição de quem quer que seja.

Alternativas
Comentários
  • que questão mais idiota é essa???
  • Por favor, alguém pode explicar onde está o acerto dessa questão? para mim, quando ele fala "a disposição de quem quer que seja" torna a questão errada. O acesso a informação, ainda, não está a disposição de todos.
  • E tem mais, o clipping de papel, embora arcaico, dadas as novas tecnologias citadas na questão, ainda existe, portanto não se pode simplesmente dizer que "deu lugar a", dando a ideia de que não existem mais clippings de papel, eu mesmo trabalhei numa assessoria de comunicação (no Sesc-CE), em 2006 (faz tempo, é verdade), mas lá existiam dois tipos de clipping: o de papel e o eletrônico, portanto, questão errada (apesar do gabarito ter dado correto). Sem-noção.
  • A redação da questão é estranha mas o que entendi por "à disposição de quem quer que seja" é que o clipping "em papel" não está tão facilmente disponível como os conteúdos eletrônicos e hipermidiáticos. Para fazer o clipping em papel, é preciso adquirir a revista ou o jornal que tenha publicado algo sobre a instituição.

  • Questão estranha.

    A informação hipermidiática está a disposição de todos (ou não, no caso de dados digitais sigilosos) mas o clipping possui um público específico.


ID
131002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pierre Zemor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

Em uma instituição pública, uma assessoria de imprensa que fornece releases, comunicados, briefing em texto e imagem e serviços de editoração eletrônica pode ser considerada modelo de serviços de assessoria de imprensa em consonância com todos os princípios básicos da comunicação pública.

Alternativas
Comentários
  •  

    Por gentileza, alguém poderia detalhar e justificar a resposta desta questão? Obrigado.

  • Briefing, e menos ainda, a editoração eletrônica não são ferramentas da assessoria de imprensa! No caso da questão, somente os releases, e os comunicados.

    O briefing é uma ferramenta de marketing; base do processo de planejamento. consiste no documento contendo a descrição da empresa, em todas as suas vertentes, e a descrição do q ela pretende com a ação de marketing.

    A editoração eletrônica faz parte da produção das peças (jornais, revistas...) de um determinado veículo.

  • P. S.: Muito cuidado com as questões do CESPE que contenham, em seu bojo, a expressão todos, como na questão acima: "em consonância com todos os princípios básicos da comunicação pública". Normalmente, uma questão, quando vem assim, possui algum erro escondido. É o caso da presente, já que nem briefing em texto e imagem, tampouco editoração eletrônica fazem parte do trabalho de uma assessoria de imprensa.

  • O conceito de transparência na comunicação pública vai muito além da simples divulgação externa de resultados, pressupondo ferramentas de acesso à informação, rapidez no atendimento à demandas, capacidade de feedback, dentre outros. 
  • O Jorge Duarte diz que a Assessoria produz briefings para os dirigentes se preparem para entrevistas, sendo também responsável por produções jornalísticas impressas e eletrônicas, o que envolveria a editoração. 

    Não entendi o erro da questão. Não diz que esse é o único trabalho da Assessoria de Imprensa e os Produtos / Serviços estão corretos... 

  • Pra mim, o único erro é o "briefing", pois não se trata de "preparar a autoridade para dar informações à imprensa". É uma estratégia, no caso da questão, da publicidade

  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing

  • Em uma instituição pública, uma assessoria de imprensa que fornece releases, comunicados, briefing em texto e imagem e serviços de editoração eletrônica pode ser considerada modelo de serviços de assessoria de imprensa em consonância com todos os princípios básicos da comunicação pública.

    As criação de briefings em texto e image, e a editoração eletrônica não são ferramentas de R.P, mas ferramentas de marketing e produção de peças, estão mais ligadas ao marketing e à publicidade. 

     

     


ID
138571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do
jornalista, julgue os itens

O editor é o jornalista responsável por coletar e verificar as informações e organizá-las em um texto coerente e que obedeça aos padrões de publicação do veículo.

Alternativas
Comentários
  • quem faz isso é o repórter.
  • errada

    Diretor de Jornalismo: é o meio de campo entre a presidencia e o departamento de jornalismo. Ele define a linha editorial.

    Coordenador de Jornalismo: a função se aproxima do diretor, porém é mais proximo do fazer jornalismo.

    Editor Chefe: responde pelo jornal, deixa impresso a sua personalidade na produção do telejornal.

    Editor executivo: é o braço direito do editor chefe.

    Editor de texto: jornalista que tem por missão conferir o texto do repórter e fazer a edião da matéria, casando texto com sonora e áudio.

    Editor de imagem: pessoa que opera as máquinas e cuida das imagens. Trabalha junto com o editor de texto.

    Gerência de rede: tem por missão entrar em contato com as outras praças para "negociar" as matérias.

    Produtor: é o pauteiro com mais funções. Tem que pensar no assunto e nas imagens. É o que vai transformar o roteiro em realidade.

    Repórter: responsável por realizar a matéria.

    Repórter Cinematográfico: são os olhos do repórter. Responsável por coletar as imagens da matéria/reportagem.

    Diretor de TV ou de corte: é a pessoa que "organiza" a sequência de imagens que vai ao ar.

    Supervisor de operações: pessoa que cobra os trabalhos, cuida do dead line. É responsável por aquilo que vai ao ar e por ir ao ar.

    Cameraman: responsável por coletar a imagem no estúdio. Tem que ser uma pessoa atenta à qualidade da imagem, do áudio, perceptivo para o que está acontecendo.

    Âncoras: responsável por conduzir o programa e se diferencia do apresentador por poder fazer comentários analíticos, que são escritos antes de ir ao ar, pelos ricos que já ao fazer um mau comentário.

    Assistentes de estúdio: é meio que um faz tudo, um "secretário de palco"

    Operador de áudio: cuida do áudio durante o telejornal. Pode derrubar um âncora.

    Operador de VT (master): cuida das inserções de vídeos durante o programa. Comerciais, VTs, etc.


ID
138619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quanto ao processo de apuração e de pesquisa de informações,
julgue os itens subsequentes.

No off, uma das formas mais comuns de se obter informações no jornalismo, especialmente de fontes oficiais, as informações devem ser divulgadas diretamente pelos assessores de imprensa, sem passar pelos jornalistas.

Alternativas

ID
138712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

A assessoria poderá decidir-se por entregar a alguns jornalistas a íntegra de uma pesquisa inédita, combinando com os profissionais da imprensa que os dados somente sejam divulgados a partir de uma data previamente acordada. Esse procedimento, em que o veículo de comunicação aceita um acordo a respeito da divulgação das informações, denomina-se embargo.

Alternativas
Comentários
  • certa

    embargo:

    Qualquer tipo de impedimento ou obstáculo:

    1 impedimento, obstáculo, empecilho, dificuldade, adversidade, oposição, embaraço, entrave, estorvo, engasgo, atravanco, óbice.


ID
138718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

A avaliação de que o trabalho da assessoria tem obtido credibilidade junto aos veículos de comunicação poderá ajudar a reduzir erros e eventuais incompreensões. Essa credibilidade é chamada também de passivo de imagem.

Alternativas
Comentários
  • Passivo de imagem = Prejuízo acarretado para a credibilidade de uma empresa, decorrente de exposição negativa prolongada ou recorrente, na mídia. 
  • Seria justamente o contrário - Ativo de Imagem


ID
138721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

A assessoria de imprensa pode decidir fazer um convite aos jornalistas que cobrem rotineiramente o Ministério da Saúde para avaliar as opções disponíveis com vistas a tornar o assunto atraente para o público. Essa iniciativa seria ótima para integrar assessoria e imprensa e é chamada de workshopmidia.

Alternativas
Comentários
  • Workshopmídia é uma versão resumida do mídia training, com duração de um dia ou menos.
  • O conceito de workshopmídia, citado pelo Guilherme, foi retirado do livro "Como usar a mídia a seu favor" do Paulo Piratininga. 

     

    https://books.google.com.br/books?id=4R4Ffv2gtuIC&pg=PA160&lpg=PA160&dq=Workshopm%C3%ADdia+training&source=bl&ots=6zyaJAoF_2&sig=evW_0MrgoK0kEgG1xUtZ3reuDio&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjSsv-HmfrcAhWKIJAKHdLhCgcQ6AEwBnoECAgQAQ#v=onepage&q&f=false

  • errada

    workshop - acontece na maioria dos casos em apenas 1 dia - é um evento onde acontece reunião de pessoas interessadas em determinado assunto para aperfeiçoar técnicas por meio da explicação de palestrantes e de atividades práticas.


ID
138724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

Em determinado momento, frente à importância do atendimento de um veículo específico, a assessoria poderá disponibilizar quatro técnicos para falar com esse veículo. Tal tipo de evento também é chamado de entrevista coletiva.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Basicamente, entrevista coletiva é quando um determinado sujeito fornece uma entrevista a vários jornalistas.
  • Um porta voz é suficiente.

  • Como só terá um veículo específico não tem como ser uma entrevista coletiva.


ID
138727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

Para reunir informação sobre a gripe, a assessoria de imprensa poderá produzir um hotsite, que se caracteriza por reunir, em um único ambiente na Internet, informações sobre um único assunto e por possuir tempo de vida útil determinado.

Alternativas
Comentários
  • Hot siteMicro-site ou Lino-site, traduzindo significa site quente elaborado para o momento voltado para destacar uma ação de comunicação e marketing pontual.

ID
138730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

Release exclusivo é aquele enviado apenas para os jornalistas que trabalham em determinada editoria.

Alternativas
Comentários
  • Release exclusivo é aquele enviado apenas para determinado jornalista ou veículo, e não jornalistas, como trouxe a questão.
  • Essa caracteristica é do RELEASE SEGMENTADO, segundo Jorge Duarte


ID
138733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

O release cobertura adota como origem os textos produzidos pela imprensa, após um evento.

Alternativas
Comentários
  • Segundo J Duarte, release cobertura relata os fatos referentes a um evento já ocorrido. Pode ser produzida imediatamente após a conclusão ou até antes do acontecimento. Muitas vezes, é solicitada pelos próprios jornalistas que, por algum motivo, não tiveram condições de participar.
    Devemos atentar à mistura conceitual feita pelo examinador. Não são textos e sim fatos.
  • Se eu soubesse o que é release cobertura, teria errado a questão. Como eu não sei, acertei!

    Esse CESPE!!!!

  • O release cobertura adota como origem os textos produzidos pela assessoria de imprensa, após um evento, e não pela imprensa.

  • errada

    Release De cobertura: passado o evento, o acontecimento deste passa a ser também uma sugestão de pauta, que deve ser remetida especialmente para aqueles veículos que não compareceram ao evento. Uma mídia com os áudios de entrevistas e palestras ocorridas durante o evento pode ser remetida para emissoras de rádio.

    Release Dirigido ou especial: utilizado quando a emissão da pauta é dada com exclusividade para um determinado veículo, editoria ou jornalista. É comum quando a pauta é enviada com exclusividade para colunistas. Neste caso, o release deve trazer a expressão “especial para...”, dando ciência ao destinatário da exclusividade do material.


ID
138736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

Para identificar o eventual interesse de um veículo pela pauta proposta em um release, deve ser considerada a disponibilidade de informações suficientes sobre um assunto, tais como fontes disponíveis e acessíveis e material adaptado à natureza do veículo.

Alternativas

ID
138739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

Um release padrão deve ser objetivo e apresentar lide e não precisa trazer detalhes. Deve-se caracterizar pelo uso da técnica jornalística e deve ser notícia do ponto de vista da publicação a que se destina.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida com esse "não precisa trazer detalhes". Achava que um release, além do lead, precisava conter o corpo da notícia, que seriam os detalhes.

    Alguém pode me explicar?

  • Ei Gessica, não acho que o release precisa trazer detalhes não, porque esses detalhes o jornalista consegue com a apuração. O release deve sim, despertar o interesse para o fato e trazer as informaçoes fundamentais. Espero ter ajudado! Bons estudos.



ID
138742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

Desde que gravadores analógicos deixaram de ser utilizados, o audio-release perdeu a importância.

Alternativas
Comentários
  • Pense na acessibilidade da informação.

  • Gab.: Errado.

    O suporte tecnológico mudou mas não alterou a importância dos produtos jornalísticos da assessoria de imprensa como o audio-release, release, release eletrônico (vídeo) etc.


ID
138745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

O release segmentado é produzido para determinado grupo de jornalistas, levando em consideração suas características específicas de interesse. Exemplos de releases segmentados são aqueles produzidos especialmente para jornalistas que atuam em editorias como agropecuária ou cultura.

Alternativas

ID
138748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

Um artigo assinado enviado a diversas redações é um tipo de release.

Alternativas
Comentários
  • "C", já que Duarte cita alguns tipo de release: 

    Opinião: predominam as ideias e opiniões de uma fonte

  • certa

    Ao conhecer e entender os sistemas de produção da notícia nos diferentes meios de comunicação e veículos, o assessor (sobretudo se é um jornalista que passou por redações) passa a ter mais chances de interferir no processo, oferecendo pautas e informações adaptadas a cada um. (DUARTE, 2003, p. 290).


ID
138766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A publicação institucional é uma das principais formas de
divulgação das informações no ambiente organizacional e um
instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os
itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

Um jornal empresarial deve ser capaz de atender aos interesses de todos os públicos da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    Acho que o erro na questão está em afirmar que "deve atender aos interesses". O jornalismo empresarial deve estar voltado tanto ao público interno (funcionários) quanto ao público externo (clientes, fornecedores, distribuidores - enfim, formadores de opinião). Significa "estar voltado, direcionado", mas não necessariamente "atender aos interesses". Muita atenção a esses jogos de palavras.
  • Deve atender ao interesse da empresa.
  • O erro está em dizer que o jornal DEVE atender os interesses de TODOS os públicos. Isso dependerá da infraestrutura da organização, do objetivo, do projeto. Ora, nada impede a criação de um jornal segmentado.

  • Errado

    Uma empresa detém diversos públicos, internos, externos e mesmo esses segmentos podem ser divididos, portanto é errado afirmar que o jornal empresarial deve ser capaz de atender aos interesses de todos os públicos da empresa, pois isso simplesmente não seria possível, admitindo-se um grau mínimo de interesse desses variados públicos e um grau de feed-back.


ID
141580
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Numa empresa em que uma situação de crise se tornou pública, a Assessoria de Comunicação, ao cuidar da imagem da empresa em sintonia com o marketing, deve

Alternativas
Comentários
  • b) controlar as notícias desfavoráveis e disseminar as favoráveis.
  • Controlar noticias desfavoráveis não tem como, isso não está nas mãos da empresa. É impossível por maior que seja a empresa ter tamanho poder de impedir a imprensa de divulgar informações negativas sobre o fato. É só ver os vários casos de acidentes aéreos por exemplo. A TAM, GOL não conseguiram impedir notícias negativas sobre os acidentes. Furado o gabarito. Ela pode promover encontros com a imprensa e mostrar a sua versão e medidas tomadas para resolver a situação - melhor opção letra D.
  • Concordo totalmente com o Daniel.

    A opção correta seria a D.

    A empresa não tem controle de notícias desfavoráveis, principalmente se a crise já veio à público.
  • Também concordo com o Daniel. Gabarito furado. Não tem como a empresa controla as notícias desfavoráveis. O certo seria a letra D. Cabe recurso.
  • Concordo com vocês, a resposta mais acertiva seria a letra = D
  • EU TB FICO COM A LETRA D, TOTALMENTE INAPROPRIADA A LETRA B.

    CONCORDO COM OS COLEGAS ACIMA
  • Caberia recurso, concordo com vocês : promover encontros com a imprensa para mostrar a versão da empresa. É a decisão mais acertada a ser feita.

  • Parece que o examinador não compareceu às aulas de assessoria/crise de imagem... e não fez nem o dever de casa lendo Jorge Duarte... 

  • Para Kotler, um setor de relações públicas voltados para o cliente: 

    Divulga notícias favoráveis sobre a empresa e controla os danos de notícias desfavoráveis.

    Kotler, Philip; Kevin L. Keller. Administração de Marketing (Página 22).  . Edição do Kindle. 

     

  • Como a colega mencionou, a questao trouxe a visao do marketing. E pra Kotler é isso aí msm.

  • As bancas pinçam afirmações de livros quaisquer e sequer se dão ao trabalho de ver se fazem sentido.


ID
141583
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A aferição do retorno de imagem é um trabalho realizado pelas assessorias de imprensa das empresas e do governo. Muitos instrumentos podem se utilizados para isso, sendo o principal deles o

Alternativas
Comentários
  • CLIPPING - É uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. Serve também como aferição do retorno de imagem que é um trabalho realizado pelas assessorias de imprensa das empresas e do governo.

    FONTE:
    http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/g-k.html

ID
141601
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Executivos, políticos, empresários ou autoridades devem saber se comportar diante dos veículos de comunicação para que suas entrevistas tenham melhor rendimento e possam passar credibilidade para os jornalistas. Que mecanismo é usado para obter esses resultados?

Alternativas

ID
141604
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um dos mecanismos mais eficientes de comunicação, utilizado pelas assessorias de imprensa, é a entrevista coletiva, que deve ser convocada com parcimônia. Para o êxito da entrevista, que ações importantes as assessorias devem realizar?

Alternativas

ID
146806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

No âmbito institucional, os assessores de imprensa exercem a função de promotores de notícia, ou seja, tentam promover a publicação de notícias que favoreçam a imagem da instituição que representam. Para obter êxito nessa tarefa, uma rede eficiente de relacionamento com jornalistas e editores de veículos convencionais é imprescindível.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Imprescindível é sinônimo de: indispensável, insubstituível, essencial.

  • Essa função de promotores da notícia, se eu não me engano, está expressamente prevista no livro Assessoria de Imprensa do Jorge Duarte. Exste também a função preventiva, que está ligada à contenção de crises no âmbito organizacional.


ID
146809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

Entre as atribuições de assessoria de imprensa estão o acompanhamento de entrevistas e o apoio à divulgação de eventos corporativos/organizacionais. Em ambos os casos, as atividades são exclusivas de profissionais da área de marketing pessoal, os quais devem, obrigatoriamente, integrar a equipe da assessoria de imprensa.

Alternativas

ID
146812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

Caso uma assessoria de imprensa prepare um documento escrito com um elenco de 20 temas com potencial para tratamento jornalístico e o distribua aos jornalistas dos principais veículos de circulação nacional e local, esse documento caracterizará o chamado plano de divulgação jornalística.

Alternativas
Comentários
  • Para melhor visualização do que é fotocomposição, assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=3rc0nE5kpxs
  • Acho que seria Boletim de Pauta. Definição: texto curto em parágrafos ou em formato newsletter enviado regularmente a um grupo de jornalistas - geralmente uma lauda com até 20 sugestões contendo resumos, indicações de fontes e formas de contato. 
  • Plano de divulgação jornalística: documento onde encontram-se as ações que devem orientar os materiais de divulgação e o relacionamento com a mídia.


ID
146818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

Entre as técnicas de pesquisa no âmbito organizacional está a análise de conteúdo, que pode ser aplicada para o acompanhamento de temas relacionados ao desempenho ou aos interesses da organização. Nesse caso, os primeiros passos são a definição do tema a ser monitorado, dos objetivos do estudo e da amostragem de material de divulgação na mídia. Essa técnica pode ser utilizada tanto por pesquisadores como por assessores de imprensa, auditores e consultores da área de comunicação organizacional e afins.

Alternativas

ID
146827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias
eletrônicas, julgue os itens subsequentes.

Considere o texto seguinte, reproduzido da Internet (www.mc.gov.br).

Ministério das Comunicações comemora o Dia do Carteiro Profissionais são o símbolo dos Correios e entregam 40 milhões de objetos todos os dias Brasília - Eles são conhecidos por todos os brasileiros. Não há uma pequena localidade no país em que eles não cheguem, levando cartas e encomendas, faça chuva ou sol.

A informação transcrita no texto acima é um exemplo de notícia institucional sem personalização, ou seja, refere-se à instituição (Ministério das Comunicações) e a uma categoria profissional de relevância social reconhecida no Brasil (os carteiros).

Alternativas

ID
152218
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No jornalismo, entrevista coletiva é a entrevista concedida por

Alternativas
Comentários
  • Entrevista coletiva = vários jornalistas. 


ID
152224
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma empresa que deseja atrair os jornalistas para o lançamento de um produto deve produzir um press-release do tipo

Alternativas
Comentários
  • C) Convocação

  • Nunca li sobre esse tipo de release "convocação"!

    Duarte fala em vários tipos de release: Opinião; Exclusivo; Especial; Embargado e Segmentado

  • Não achei nada sobre os tipos de release, se alguém puder compartilhar definição de cada um, agradeço!

  • Respondendo aos colegas Reginaldo e Simone: Release convocação é uma terminologia utilizada por Ferraretto e Ferraretto. Segundos os autores "Tipos de relise: Convocação "Espécie de carta que informa a imprensa sobre a organização da cobertura jornalística de determinado evento. É usada geralmente com o objetivo de atrair os veículos de comunicação para entrevistas coletivas ou aberturas de evento, podendo ser acompanhada de outros tipos de relise ou fazer parte de um press kit" (FERRARTO e FERRARETO p. 74)

    Fonte: Assessoria de Imprensa: Teoria e Prática; Elisa kopplin Ferraretto e Luiz Artur Ferraretto


ID
152275
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em um ambiente de trabalho em que grande parte dos funcionários não tem acesso a terminais de computadores, as empresas encontram dificuldades para usar a intranet como único canal de comunicação com o público interno. Em uma situação como esta, o instrumento mais indicado para ser usado como veículo de comunicação interna é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Release é: Um comunicado de imprensa, geralmente usado em jornalismo e produzido também por assessorias de comunicação... Produto que vai gerar a matéria no jornal.
    Comunicado de imprensa, press-release ou simplesmente release é um comunicado feito por um indivíduo ou organização para a imprensa visando divulgar uma notícia ou um acontecimento, através do qual jornalistas decidem se vão ou não divulgar certa notícia e como fazê-lo.

    Reprinte (vem do inglês Reprint) de republicção de algo que já foi publicado antes.
    Encontrei as seguintes definições:
    REPRINT
    : (Inglês) Prova de anúncio pronto. Reprodução de uma peça publicitária com o objetivo de divulgá-la junto a públicos específicos.http://glossario.horusstrategy.com.br/

    REPRINT - 1. Prova do anúncio já pronto, definitivo. 2. Impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista, para uso interno e para distribuidores e varejistas. http://www.portaldomarketing.com.br/dicionario_de_propaganda/R.htm

    Os reprints editoriais são reimpressões exclusivas nas quais o cliente escolhe as matérias de sua preferência, preserva a capa original da edição e ainda tem a opção de inserir anúncios de sua empresa.

    Com uma tiragem mínima de 500 exemplares e disponibilidade para as últimas seis edições da revista, o reprint é um serviço único que ajuda a reforçar e consolidar o relacionamento com fornecedores, clientes e funcionários. http://vocesa.abril.com.br/midiakit/pub_reprints_editoriais.shtml

    Jornal Mural é:
    - Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa; 
    - Enfoque sobre temas como negócios da empresa, recursos humanos, segurança, saúde, meio ambiente, responsabilidade social, lazer cultura, entre outros.
    -  Ele deve seguir os princípios para funcionar de maneira correrta: Basear-se na confiança em torno da identidade da empresa, buscando clareza;
    Proporcionar o conhecimento a todos os níveis; Levar informação adequada a cada   empregado; Tornar possível a expressão de todos; Divulgar o trabalho das equipes.
    - Acessível a todos os funcionários, independentemente do nível hierárquico, possui papel relevante para aqueles que não podem acessar os terminais eletrônicos, como os operários nas fábricas. Sem contar que, entre suas vantagens, há uma maior  cobertura imediata dos acontecimentos a um custo baixo quando comparado com as outras mídias  http://www.slideshare.net/cintiaenathalia/jornal-mural-presentation

     
    As famosas caixas de sugestôes são formas de comunicação conehcidas como de fluxo "de baixo para cima",que partem da base  da organização para as gerência. Ver TORQUATO, Gaudência (2004)






ID
165139
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Você foi contratado como assessor de comunicação de uma indústria de alimentos para resolver a seguinte situação: um boato se espalhou pela internet difamando um lote de refeições infantis em pote. O boato tomou grandes proporções e, a princípio, a reação da empresa foi bastante negativa, rebatendo duramente as acusações e ignorando as investidas da imprensa em obter informações. Amostras dos produtos analisadas pelo Ministério da Saúde não apontaram qualquer problema ou risco para a saúde. Agora, a empresa deseja resgatar a credibilidade do produto e melhorar a imagem de sua marca junto ao mercado.

Das alternativas abaixo, quais representam um raciocínio CORRETO para um planejamento de comunicação?

I. Convocar uma coletiva de imprensa, apresentar o laudo do Ministério da Saúde e estar disponível para atender todas as solicitações dos responsáveis pelos veículos de comunicação.

II. Fazer uma campanha publicitária de valorização da marca e do produto alvo da difamação.

III. Publicar um comunicado nos principais veículos de comunicação, responsabilizando a imprensa e os órgãos oficiais pela disseminação do boato.

IV. Realizar uma pesquisa de satisfação com o público infantil a respeito dos produtos.

V. Realizar uma campanha de Responsabilidade Social associada ao produto.

Alternativas

ID
174262
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a atuação da assessoria de imprensa, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito da questão está errado. Pois o acessor de imprensa, de fato, NÃO pode agir como lobista.
  • Provavelmente, a correta é a letra d, já que a assessoria de imprensa deve estar, sim, ciente da política e do plano de ação da organização, trabalhando em conjunto com as outras áreas da empresa.
  • Tb acho que a correta é a letra "D". A atuação da Assessoria deve ser imparcial logo atuar como lobista é contraproducente.
  • Assessoria de imprensa pode sim atuar como lobista, mas esse seria o papel do RP e não do jornalista. Lobby não pode ser sempre confundido com corrupção.
  • Questão correta e bastante bem feita.

    Lobby, nada mais é do que a tentativa de influenciar as esferas do Excutivo ou Legislativo em busca de alguma causa privada. É parte do Estado democrático a existência do lobby. O que não pode haver é a troca escusa de favores, do tipo "toma lá, dá cá". Em outros países, principalmente nos Estados Unidos é muito comum a ação de grupos de interesses organizados por vários estratos da sociedade. Aqui no Brasil, basta pensar na Bancada Ruralista, na Bancada Evangélica ou na pressão dos produtores de bebidas alcóolicas para a liberação da venda de bebidas na copa.

    ---//---- 
    Segue o texto do site comunicação empresarial

    http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/lobby.php


    Entende-se, tradicionalmente, por lobby o esforço desenvolvido por uma empresa ou entidade no sentido de influenciar o Executivo (o Governo) ou o Legislativo (os políticos) tendo em vista a defesa dos seus interesses. A indústria tabagista e a farmacêutica, os sindicalistas, os aposentados e os defensores das baleias podem (e têm feito) lobby para obter vantagens ou conseguir apoio às suas causas.

          Em princípio, o lobby é considerado normal em um regime democrático, porque os grupos organizados (empresas, entidades ou movimentos sociais) têm o direito (e até o dever) de se empenhar na defesa dos interesses que defendem ou das idéias que professam. (...)

          Qualquer que seja, no entanto, a conceituação (no processo de regulamentação do lobby no Brasil, em curso no Brasil, os profissionais de Relações Públicas, num determinado momento, defenderam - e alguns continuam defendendo até hoje - a atividade como privativa da categoria), o certo é que o lobby, em si, não merece o caráter pejorativo com que é distinguido.
  • Concordo que oa assessoria possa atuar como lobista. Porém a alternativa "D" diz que "o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações." 
    Acredito que todas essas ações devem ser integradas, portanto essa seria também uma alternativa incorreta, não?
  • Acredito que o resposta correta para essa questão seja a opção E, pois a afirmativa está relacionada aos deveres das Relações Públicas, que implica em manter em harmonia entre clientes internos e externos.
    Na minha concepção a questão D contém sim os deveres da assessoria de imprensa.
  • Se teoricamente "lobista" tem significado pejorativo ou não à profissão de Assessor de Imprensa/Comunicação, se eu tivesse feito este concurso, tinha buscado meus direitos para anular a questão. No Manual de Assessoria de Comunicação, de 2007, da Federação Nacional de Jornalistas – FENAJ, nossa autoridade máxima, já que não temos Conselho Federal, diz, na página 14: “Assessor não é ‘lobista’. Não há garantias de que oassessor consiga espaços na mídia. Ele não deve fazerpressão junto aos colegas de redação”. Portanto, não há resposta correta para esta questão. Ao menos que a questão tivesse embasada a algum autor que defende esta afirmação sobre lobistas.
  • Gente, prestem atenção! A questão pede a alternativa INCORRETA!


  • O item INCORRETO, que é o que pede o enunciado, é a letra D, pois as ações da assessoria de imprensa não podem estar apartadas do plano de comunicação ou demais ações da empresa como um todo. Se o item diz que isso pode acontecer, logo ele está incorreto. Além disso, mesmo que RP possa atuar como lobista, o item B está errado, pois JORNALISTA não pode, que é o profissional habilitado para exercer a função de assessor de IMPRENSA. RP pode ser assessor de comunicação. Mas quando se fala em assessoria de imprensa, é o jornalista que está a frente dela!

  • Realmente esta questão está estranha.

    Na letra B, que é o gabarito, diverge do Manual da Assessoria de Imprensa da Fenaj que diz:  "Assessor não é 'lobista'. Não há garantias de que o assessor consiga espaços na mídia. Ele não deve fazer pressão junto aos colegas de redação".

    Letra D - o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações. Quando o enunciado diz "apartadas" seria o mesmo que "separadas". Diferente do que do conceito de Comunicação Integrada.

  • A atividade de lobista é desenvolvida pelo profissional de RP e fora do âmbito da assessoria de imprensa.  mas o gabarito oficial deu letra B. 

  • Também entraria com recurso, se tivesse feito essa prova. O assessor não é lobista. E o trabalho dele não pode ser apartado das diretrizes da empresa. Fico com a letra d.

  • o gabarito com certeza esta errado, a questão incorreta é a D

    o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações.

    Essas tarefas devem sim estar ligadas e em concordancia com as politicas e planos de ação das organizções... 

  • Camila carvalho e Marcus Jardim, a alternativa INCORRETA seria, pela lógica a d. O que se afirma na d NAO eh verdade. Mas o gabarito deu b, o que não faz sentido pois afirma q o assessor não pode atuar com lobista (sim ele não pode. Então a b estaria correta e ele não quer a correta e sim a INCORRETA). Sendo assim, o comentário dos nossos colegas estão certo e o gabarito me parece errado. Essa questão deveria ter sido anulada.

  • 'Logo vi que tinha duas afirmativas incorretas. Optei pela letra "D" pois visivelmente pareceu uma pegadinha.
    Na opção b, "ela não pode atuar como lobista que defende os interesses da organização em que trabalha." eu concordo que a Assessoria pode de certa forma atuar como Lobby, apesar de ser um campo nebuloso. Assessoria de imprensa é uma atividade inerente das Relações Públicas, que também são os responsáveis pelo Lobby. Mas ainda assima função da assessoria é disntinta da do Lobby.
    Já na alternativa d,  "o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações." está errada. Estas atifvidades tem de estar em sintonia com os planos e ações das organizações sim. O termo "apartado" visivelmente está errado ai, a comunicação tem de ser integrada. 

    Alguém revisou esse gabarito?
    Recorreria dessa questão!

  • Claramente a incorreta é a letra D. Recorreria com certeza.

  • "Assessor não é “lobista”. Não há garantias de que o assessor consiga espaços na mídia. Ele não deve fazer pressão junto aos colegas de redação" Trecho do Manual de Assessoria de Comunicação da FENAJ.


    A alternativa d) claramente errada.


ID
174280
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Clipping, press-release, press-kit e plublieditorial são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra A!!

    Clipping
    Coleção de material impresso, rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca;

    Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. Pode-se também desenvolver o trabalho de clipagem em redes sociais, blogs, webjornais, rádio e televisão. Para isso, há inúmeras ferramentas que colaboram para a agilidade do trabalho.

    Press-release
    Texto com informações para a imprensa;

    Press releases ou Comunicados de imprensa, ou apenas releases são documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada do assessorado. Geralmente, releases são usados para anúncios e lançamentos de novidades, que a Assessoria tem interesse em que virem notícia. Um release bem estruturado pode ser o mote para uma pauta.

    Press-kit
    Conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa;
    Um Press-kit ou Pacote de imprensa é um pacote de Press release com brindes promocionais, uma amostra/réplica do produto ou o próprio produto, fotos de divulgação, credenciais de imprensa e outros itens que facilitem a cobertura jornalística sobre o que se quer divulgar e estimulem os jornalistas a publicar a intenção do assessorado.

    Plublieditorial
    Expressão que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia.

    Constitui-se numa mensagem publicitária, portanto paga, que tem a cara de reportagem, matéria jornalística. Ele tem como objetivo integrar-se perfeitamente ao veículo em que está inserido, de modo a não ser percebido como publicidade e, portanto, agregar a credibilidade que os textos jornalísticos (evidentemente, publicados em veículos de prestígio) costumam ter.


    Fontes: Wikipédia e http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/opiniao/opiniao1.htm

ID
187702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente vamos aos conceitos:

    A)  Correta - O POSITION PAPER é  Instrumento que muitas enpresas utilizam para oficializar, internamente sua posição em relação a determinado assunto e/ou cirscunstância. Geralmente, seu uso é restrito ao público interno e tem por objetivo padronizar o discurso dos executivos em relação a temas polêmicos.

    B)  ERRADA - Não é função do assessor de imprensa planejamento, organização e avalição de eventos;

    C) ERRADA - Ghost writer (escritor fantasma, em português) é a expressão inglesa que designa o profissional de alto nível especializado em prestar serviços de redação de textos a outras pessoas que não têm tempo ou não têm jeito para escrever. Esta função também não cabe ao assessor  de imprensa;

    D) ERRADA -Não deve haver pauta Exclusiva quando se fala em assessoria de imprensa;

    E) ERRADA - Prática que deve ser repelida pela empresa .  O publieditorial constitui-se numa mensagem publicitária, portanto paga, que tem a cara de reportagem, matéria jornalística. Ele tem como objetivo integrar-se perfeitamente ao veículo em que está inserido, de modo a não ser percebido como publicidade e, portanto, agregar a credibilidade que os textos jornalísticos (evidentemente, publicados em veículos de prestígio) costumam ter. Implicitamente, o publieditorial visa "passar a perna" no leitor que, desavisado, pode "comer gato por lebre", ou seja, ver uma matéria onde, na verdade, existe publicidade.
     

     

     

  • Jorge Duarte rei ehm!

  • Quem é responsável pelo planejamento, pela organização e pela avaliação do evento?

  • "Position paper - texto oficial de natureza política que informa e detalha sobre a posição da organização a respeito de um tema relevante. O conteúdo é definido pela alta direção" Obras jornalísticas para concursos (ARAÚJO e SOUSA p. 347)

  • Segundo kusch, o responsável pelo planejamento, pela organização e pela avaliação do evento é o profissional de Relações Públicas

  • Discordo desse gabarito. Acredito que não há resposta correta. Segundo Maristela Mafei, em Assessoria de Imprensa, o assessor pode sim escreve o artigo no lugar do assessorado. A autora, referência na área, inclusive utiliza o termo ghost writer. "De qualquer forma, o próprio assessor pode se oferecer para produzir o texto, uma vez que conhece suficientemente bem o assunto abordado e a posição do assessorado sobre este. Torna-se, assim, um ghost writer. Ou seja, ele redige o texto que, depois de aprovado pelo cliente — que o assume como seu —, é encaminhado para o jornal ou revista interessado na publicação" (MAFEI, p. 67)

  • Forçando uma barra, a alternativa "menos pior" seria a letra B, pois, embora não o trabalho de planejamento, organização e avaliação não seja do AI mas sim do RP, a afirmativa usa a palavra "apoio", E a Assessoria de Imprensa deve,sim, apoiar, assim como todos os profissionais de Assessoria de Comunicação. Enfim, acredito que essa que essa questão deveria ter sido anulada.


ID
187705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da comunicação interna nas organizações e ao uso de veículos de difusão de informações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O "olho no olho" ainda faz da comunicação algo mais humanizado. Por isso, é a fonte de informação preferida entre chefes e empregados.

  • Será que hoje essa resposta ainda seria a mesma. Hoje fazemos tudo através de aplicativos de conversa, de forma remota. Ainda mais depois da pandemia....


ID
187708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As organizações estão constantemente expostas ao risco da eclosão de uma crise institucional com a mídia e com a opinião pública. Com relação às crises e à sua gestão, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Tudo bem que a alternativa dada como correta é D, mas não vejo como possa estar errada a E.

    Afinal, uma nota paga, se bem redigida e expondo os fatos do ponto de vista mais favorável, não tem como não ser eficaz.

  • Acredito que o erro da letra E seja o uso da palavra "sempre". Na maioria dos casos as dúvidas dos repórteres só serão sanadas com uma boa coletiva. A nota paga virá para complementar as informações dos jornais e passar o ponto de vista da organização, sem a interferência das omissões e interptetações dos veículos.

  • O erro da "B" acredito ser:

    Gerenciar crise de comunicação é [estruturar] botar em prática um plano já estruturado anteriormente de contingência para situações especiais.

  • (...) uma resposta só deve ser dada se for convincente

    Caso contrário a organização deve ficar quieta? Não concordo com isso não. Pra mim a B é muito mais certa!

  • Sobre a B: acredito q ela restringe o conceito de gestão de crise à elaboração de um plano de contingência. Não está de todo errada a B, só está rasa, superficial.

    Na verdade, a gestão de crise implica a tomada de uma série de medidas, tais como, organização de uma coletiva (quando o assunto for de interesse público e de vários veículos), elaboração de nota oficial, monitoramento do ambiente externo e interno a fim de detectar as eventuais vulnerabilidades que venham a "estourar" em uma crise etc.

  • Outra questão dessa prova, que eu acho que não tem resposta correta. Essa alternativa dada como gabarito dá a entender que , se não tiver uma resposta boa, a instituição não deve falar nada. O que, segundo todos os autores referência na área, não deve ser feito. Segundo Mafei "Deixar a crise seguir o próprio rumo, correndo solta e sem que você tome as rédeas da situação, é a pior alternativa a ser adotada." (MAFEI, p. 88), só pra pegar um exemplo, mas Jorge Duarte e outros falam a mesma coisa

  • Em resposta à colega Amanda, vou tentar explicar algo que é mais fácil de entender quando se está inserido na prática diária da assessoria de imprensa. Em muitos casos de crise as respostas aos problemas apresentados não virão "redondas" e "polidas" do meio técnico que as gerou. As respostas poderão ser boas, do ponto de vista de resolverem o problema gerado, mas não serão "convincentes" se o público não conseguir entendê-las. Exatamente aí que entra o papel do assessor. Ele vai pegar a resposta "boa", porém truncada, da organização e irá traduzi-la e transformá-la em uma informação coerente e convincente, ou seja, que faça sentido ao público e se mostre de fato uma solução.

    Boa parte dos técnicos, gerentes e diretores não têm ideia de como falar com o público. Se deixá-los sem orientação e treinamento as respostas poderão sair sem nexo algum com uma possível solução da crise.

  • Eu concordo com o seu comentário, Vinícius, mas as questões de concursos são sempre baseadas em referências bibliográficas, nunca na vivência prática. Inclusive, é por conta disso que há tantas questões que apontam como certo o que está na letra da lei, por exemplo, embora na prática não aconteça como diz a lei. Falei da questão legal só pra dar um exemplo mas isso se aplica a questões como essa sobre Assessoria de Imprensa tbm. A resposta deve ser baseada nas referências bibliográficas e elas são unânimes em afirmar que o ideal é dar alguma reposta à imprensa, que o silêncio é a pior tática. pelo menos todos os livros que já li falam isso.


ID
198124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

A qualidade da comunicação interna pode ser avaliada com base em alguns itens, entre os quais: a disposição da direção em abrir as informações; a autenticidade dessas informações, tendo a verdade como princípio; a rapidez e competência; e a implantação de uma gestão participativa, capaz de propiciar oportunidades às mudanças culturais necessárias na instituição.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    de maneira geral, os objetivos da COMUNICAÇÃO INTERNA se enquadram em três grupos:

    1- aprimoramento dos processos comunicacionais administrativos;
    2- melhora do ambiente interno e das relações humanas, refletindo positivamente na produtividade e inovação;
    3- harmonização com a comunicação externa.

ID
198127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

As relações públicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade institucional, a imagem e a identidade corporativas são os instrumentos da comunicação institucional, que constitui uma instância da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da Comunicação Organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição (públicos), o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos interno (comunicação interna) e externo (comunicação externa), aí compreendidos a escolha e os usos de medias empregadas, sua implementação e sua contínua avaliação. A Comunicação Organizacional normalmente é uma área de atuação do profissional de Relações Públicas, mas atualmente vem contando também com a presença de jornalistas (Jornalismo institucional ou corporativo) e publicitários.

  • CERTA

    a COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL é formada pela coordenação estratégica entre a comunicação interna/administrativa, a comunicação institucional (relações públicas,  jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, imagem corporativa) e a comunicação mercadológica (marketing, propaganda,merchandising, promoção de vendas).

     
  • Discordo que a imagem seja um "instrumento" da com institucional....

  • Segundo o proprio livro em que a questão trás a citação no incio, são INSTRUMENTOS DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: As relações públicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativas, além do marketing social, cultural e a editoriação muldimidia. 

  • Atualizando: Artigo 59 revogado! inconstitucional

  • CARAMBA, 2010. TU JÁ PASSOU MAH?? KKKKK


ID
198130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

Nas abordagens tradicionais da comunicação empresarial, que estão cedendo lugar a uma perspectiva mais complexa de comunicação organizacional, o objetivo primordial da empresa ou instituição é buscar a melhor mensagem e o melhor meio para estabelecer contato com os públicos-alvo, visando mudar modos de pensar, influenciar decisões, modificar os subordinados para o alcance dos objetivos organizacionais, anunciar eventos, vender algum produto e eliminar conflitos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    a COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ou COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL tem como objetivos:
    1- convencer a opinião publica de que a organização é uma excelente cidadã;
    2- construir e divulgar a imagem institucional da organização: uma boa imagem institucional garante a confiança de colaboradores, dos consumidores e da sociedade;
    3- fortalecer a credibilidade das informações divulgadas;
    4- garantir, por meios éticos e legais, noticiário favorável na imprensa de forma não distorcida;
    5- fazer com que a organização seja uma fonte natural de noticiário na imprensa;
    6- atender as demandas dos consumidores;
    7- abiri e manter canais de comunicação diversificados;
    8- contribuir para a boa imagem pessoal da diretoria e da gerência;
    9- envolver e estimular o desempenho dos empregados.
  • Vou te contar, viu....

    Eliminar conflitos?

    Eu entraria com recurso nessa questão com certeza.

    Creio que as organizações modernas trabalham para gerir os conflitos, inerentes a todas as relações humanas.

    Dizer que a comunicação visa eliminar conflitos é forçar muito a barra...
  • E vou mais além Luana, a assertiva solicita o objetivo das abordagens tradicionais da comunicação empresarial, ao invés da perspectiva complexa da comunicaçao organizacional. Por isso considerei ERRADA a questão. 

    Nas abordagens tradicionais da comunicação empresarial, que estão cedendo lugar a uma perspectiva mais complexa de comunicação organizacional, o objetivo primordial da empresa ou instituição é buscar a melhor mensagem e o melhor meio para estabelecer contato com os públicos-alvo, visando mudar modos de pensar, influenciar decisões, modificar os subordinados para o alcance dos objetivos organizacionais, anunciar eventos, vender algum produto e eliminar conflitos.
  • Pensei igual ao colega Leite. Eu pergunto: objetivo primordial de qual abordagem, examinador cara pálida?

  • O que eu achei estranho nessa questão também foi o trecho: " modificar os subordinados para o alcance dos objetivos organizacionais". Entendo que na verdade, a comunicação empresarial busca conquistar atitudes favoráveis, conscientes a sua missão, visão e valores obtendo assim uma imagem positiva.


ID
198133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à atividade de assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

A atividade especializada de fornecimento, para a imprensa, de informações sobre uma organização foi inventada nos Estados Unidos da América, no início do século XX, e tem seus antecedentes históricos no desenvolvimento industrial desse país no final do século XIX.

Alternativas
Comentários
  • Foi no século XX (1906) que o jornalista americano Ivy Lee deu início a atividade de assessoria de imprensa assessorando John Rockfeller, proprietário da Colorado Fuel and Iron C.O, seu primeiro cliente.

    John foi acusado de mandar atirar contra seus empregados, enquanto estavam em greve. O jornalista conseguiu reverter a crise perante a opinião pública por meio de ações, orientando seu cliente a dispensar os guardacostas e colaborar nos trabalhos de investigação. Além disso, foram encaminhadas aos editores de jornais, algumas notícias relevantes para a população.

    Com essa postura, Lee criou na imprensa americana uma espécie de tolerância aos acidentes e problemas de grande repercussão. Ele abriu as portas
    das empresas e indústrias para as quais trabalhava, e mostrou os processos produtivos, maquinários e profissionais técnicos que, por sua vez, não se furtaram a dar explicações sobre o funcionamento dessas empresas. Tais iniciativas complementaram-se com o estímulo do contato entre dirigentes e jornalistas
    . Estavam criadas as condições para um ambiente de comunicação aberto entre as empresas e os jornais.

     (CARVALHO; REIS, 2009: 85-86).


ID
198136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à atividade de assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

Nas duas últimas décadas, as organizações no Brasil deixaram de ser instituições que apenas detêm informações e passaram a ser produtoras ostensivas de conteúdos noticiosos e opiniões, criando mídias próprias que constituem fontes de informação para a grande imprensa e que substituem, em algumas ocasiões, antigos canais de contato com a imprensa, tais como o release ou os telefonemas.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta. As organizações têm buscado cada vez mais estabelecer um contato direto com os seus stakeholders. Um exemplo disso é o polêmico blog da Petrobrás http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/, no qual há uma explícita disputa entre as mídias tradicionais e a assessoria da empresa. Outras formas de criar essa interação com o público e a própria imprensa, é por meio de redes sociais, sites, twitter etc.
  • O que me deixou em dúvida nessa questão, foi a afirmação, já lá no final, da substituição, em algumas ocasiões, de antigos canais de contato com a imprensa tais como o release ou os telefonemas. Ainda que o "algumas ocasiões" deixe a interpretação bem aberta, release não é um canal de contato antigo, e não vejo como seria possível para uma mídia própria substituir telefonemas.

  • Questão estranha.

    Substituir práticas como release e follow up com outras práticas informativas soa meio contraditório, visto que o envio de release, seguido de follow up, é uma ação estratégica de contato imediato com a imprensa, jornalistas, editorias etc. Acredito que o mais adequado seria que as práticas se complementam.


ID
198139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à atividade de assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

A partir da valorização e ampliação das atividades de comunicação pelas organizações, a atividade da assessoria de imprensa concentrou-se na gestão dos fluxos de informação e do relacionamento entre fontes e jornalistas.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, com a ampliação do papel das assessorias, elas deixaram de se focar apenas na gestão dos fluxos de informação (aquelas que entram e saem da empresa) e no relacionamento entre fontes e jornalistas, para desenvolver novas formas de comunicação, como: elaboraçào de houseorgan (informativos, jornais, boletins, revistas); realimentação constante dos portais da empresa; agendamento de coletivas; organização de eventos que chamem a atenção para a empresa, assim como uma série de outras ações.
    Alguns autores preferem, inclusive, chamar de assessoria de comunicação, uma vez que o termo é mais amplo.
    As assessorias de comunicação - formadas por jornalistas, publicitários e relações públicas -, por sua vez, não se limitariam a estabelecer apenas uma relação empresa - imprensa, mas a ampliar a comunicação dentro da empresa, através de uma Gestão da Comunicação.
  • Cada vez mais o foco é na gestão estratégica da informação.
  • A questão está errada ao afirmar que "atividade da assessoria de imprensa concentrou-se na gestão dos fluxos de informação".
    O papel de gerenciar os fluxos de informação dentro de uma organização, não se concentrou na atividade de assessoria de imprensa e sim na comunicação interna ou administrativa, como preferir, realizada por profissionais de relações públicas ou jornalistas. Conforme Gaudêncio Torquato do Rego, tais fluxos podem ter duas direções: vertical ou horizontal, podendo se mover de forma descendente, ascendente ou lateral. Lembrando que os fluxos de informação fazem parte da comunicação interna da empresa, e não externa. O objetivo é reduzir a famosa "rádio-peão", unificar o discurso entre os funcionários e amenizar os fluxos informais de informação. Não abrange de forma alguma, portanto, a função de assessoria de imprensa.
  • Gab.: Errado.

    "...a atividade da assessoria de imprensa concentrou-se na gestão dos fluxos de informação e do relacionamento entre fontes e jornalistas".

    Acredito que o erro, por extrapolação, esteja no emprego do verbo "concentrar", como atribuição direta da assessoria de imprensa. Embora o jornalista colabore, dentro da comunicação integrada, com esse fluxo de informação, essa não é propriamente uma finalidade pontual do assessor de imprensa, mas sim do relações públicas. Colaborar e concentrar uma atribuição são coisas distintas.

  • (...) a atividade da assessoria de imprensa concentrou-se na gestão dos fluxos de informação e do relacionamento entre fontes e jornalistas.

    ERRADO. Errei a questão e depois entendi o motivo. Realmente, a assertiva limitou/restringiu a atividade de assessoria à gestão do fluxo de informações entre assessorados (fonte) e imprensa (jornalistas). Ocorre que novos desafios vêm surgindo na área, sobretudo a partir da década de 90, e tais desafios vêm ampliando as atividades do assessor de imprensa.


ID
198142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do relacionamento com a imprensa, julgue os itens
de 49 a 52.

A organização de encontros formais ou informais entre jornalistas de veículos e os dirigentes da organização não faz parte das atividades de assessoria de imprensa, pois constitui lobby.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada, pois "a organização de encontros formais ou informais entre jornalistas de veículos e os dirigentes da organização" faz parte sim das atividades de assessoria de imprensa. E Isso não constitui lobby, já que tal função é atribuída apenas aos profissionais de relação públicas, os quais praticam lobby na tentativa de influenciar políticos, como os parlamentares. Embora a expressão lobby tenha sido usada frequentemente de modo pejorativo, ligada à corrupção, nem sempre visa a fins escusos. Num regime democrático, as empresas e entidades têm o direito de defender seus interesses, sem que por isso prejudique a sociedade.
  • Lobby

    O lobby é uma atividade legítima, reconhecida por todos e exercida para as mais diversas finalidades nos setores governamentais por escritórios especializados. Segundo Farhat (2007, p. 50-51), “lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes”. Para o autor, a palavra é utilizada em dois sentidos principais: 

    Sentido restrito, mais preciso: designa a prática de influenciar as decisões governamentais, por meio de agentes que servem àqueles interesses, com o objetivo de levar as autoridades a fazer – ou deixar de fazer – alguma coisa a bem daqueles interesses. 

    Sentido amplo: indica todo esforço, por meio de quaisquer meios lícitos, até mesmo os de comunicação destinado a influenciar decisões governamentais (2007).

    (Fábio França)

  • A organização de encontros formais ou informais entre jornalistas de veículos e os dirigentes da organização não faz parte das atividades de assessoria de imprensa, pois constitui lobby.

    ERRADO. Existem 2 erros aqui:

    1) A organização de encontros formais ou informais entre jornalistas de veículos e os dirigentes da organização faz parte das atividades de assessoria de imprensa

    2) A questão definiu isso tudo como lobby. Lobby tem a ver com a persuasão e influência de grupos q tomam decisões. Quem faz Lobby é RP e Mktg


ID
198145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do relacionamento com a imprensa, julgue os itens
de 49 a 52.

O assessor de imprensa deve preocupar-se tanto com o relacionamento reativo com a imprensa, ou seja, responder às demandas dos jornalistas com a presteza e a rapidez necessárias, quanto com o relacionamento proativo, que significa oferecer informações sobre a organização julgadas pertinentes e de utilidade pública.

Alternativas
Comentários
  • Uma das funções dos assessores é justamente servir de ponte entre a imprensa e empresa, fornecendo informações de modo a facilitar o trabalho dos jornalistas e a pautar os veículos de comunicação com assuntos ligados à empresa, que sejam de interesse público (ou não)!

ID
198148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do relacionamento com a imprensa, julgue os itens
de 49 a 52.

A organização pode melhorar sua relação com a imprensa dando condições para que o jornalista realize seu trabalho, o que inclui fornecer rapidamente as informações corretas, exatas, interessantes, de forma objetiva e sob o ângulo mais adequado para o veículo.

Alternativas
Comentários
  • A última parte da questão "sob o ângulo mais adequado para o veículo" soa estranho, mas não invalida o item...
  • Achei a mesma coisa, mas relendo percebi que ele se referia às diferenças ente jornais, revistas, rádio, TV etc.
  • sob o ângulo mais adequado para o veículo??????
    totalmente errado! a organização dá a informação sob o ângulo mais adequado para a organização oras!!!

     

  • Bom, Luliano, fica claro que a questão diz que "A organização pode melhorar sua relação com a imprensa dando condições para que o jornalista...", ou seja, o papel do jornalista nunca foi e nunca será, pelo menos na teoria, de dar informações sob o ângulo mais adequado à empresa.
    Quem tem esse poder, volto a repetir, pelo menos na teoria, é a fonte da organização e não o jornalista.

    Questão completamente CORRETA.
  • Não há erro; a última parte do enunciado quer dizer que a assessoria deve preparar materiais diferentes sobre um mesmo assunto, levando em consideração a natureza, a abrangência, o interesse dos leitores e a linha editorial dos veículos. Se um órgão público federal quer divulgar dados estatísticos, a pauta pode e deve ser recortada de maneira diversa para um telejornal de âmbito nacional ou para um veículo impresso municipal.

  • Realmente soa estranho "sob o ângulo mais adequado para o veículo". Expressão dúbia.

  • A intenção do assessor é que o cliente seja publicado, não tem nada estranho em direcionar pro ângulo mais adequado ao veículo;

  • "Também precisamos lembrar que, mesmo tendo a intenção de “pulverizar a notícia”, o release deve ser adequado ao veículo-alvo da divulgação. Não adianta “atirar para todo lado”. Pelo contrário, o texto deve ser modificado de acordo com o interesse principal da editoria para quem você o envia" (PDF ESTRATÉGIA CONCURSOS -Profa. Paolla Marletti)


ID
198151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do relacionamento com a imprensa, julgue os itens
de 49 a 52.

Em entrevistas sobre a organização, o assessor de imprensa participa como facilitador do contato entre jornalistas e fontes, definindo as respostas e ajudando a focalizar os pontos de interesse da organização sobre o assunto.

Alternativas
Comentários
  • Quem define as respostas são as "fontes", ou seja, as pessoas da organização autorizadas a falar sobre o tema da entrevista.

  • ERRADA: Vale lembrar que para o assessorado ter desenvoltura com a imprensa se utilzada dos Media Trainings!

  • o assessorado deve responder objetivamente a entrevista sem a interferência do assessor, pois presume se que ele (fonte) já tenha sido treinado pelo assessor no Midia Training. No entanto, a primeira parte da frase é verdadeira, o assessor facilita os contatos entre empresa e imprensa, mas não deve interferir no momento da entrevista.
  • Gab. Errado.

    Os assessores orientam as respostas das fontes de uma empresa. Quem, de fato, define essas respostas são as próprias fontes.

  • O assessor orienta, mas não define as respostas.


ID
198154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os
itens que se seguem.

Um informativo ou boletim privilegia a informação especializada e apresenta os pontos de vista da organização sobre um tema ou projeto, por meio de artigos, podendo ser impresso ou digital.

Alternativas
Comentários
  • Errado:

    Boletim: lida com informações imediátas, que precisam chegar com urgência ao público. Os ntervalos entre suas edições são pequenos, precisando contar, por isso, com um sstema rápido e eficaz de distribuição. Possui um número reduzido de páginas, o que eva a pouca variedade temática.

  • Por sua natureza de notícias curtas e rápídas, em boletins usam-se notas ou notícias curtas, artigos não

  • O Informativo/ boletim privilegia a informação imediata, na forma de notas e notícias curtas. Tem poucas páginas e visual simples. Circula em intervalos curtos e deve ser distribuído com agilidade para garantir a atualidade. Resumindo: o informativo/boletim é uma publicação corriqueira de comunicação e nele não cabe essa informação especializada. 

    Item ERRADO.

ID
198169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando o release e o clipping, duas ferramentas da assessoria
de imprensa, julgue os itens a seguir.

Os únicos critérios para o aproveitamento dos releases pela imprensa são o interesse público, a novidade e a exclusividade da informação.

Alternativas
Comentários
  • Embora  novidade, exclusividade e interesse público sejam razões para o aproveitamento do release, NÃO SÃO OS ÚNICOS!!!!
    Mario Erlobato (2006) pontua 24 critérios que podem favorecer a publicação de uma notícia, por serem de interesse do público: proximidade, marco geográfico, impacto, proeminência, aventura e conflito, conseqüências, humor, raridade, progresso, sexo e idade, interesse pessoal, interesse humano, importância, rivalidade, utilidade, política editorial do jornal, oportunidade, dinheiro, expectativa ou suspense, originalidade, culto de heróis, descobertas e invenções, repercussão e confidências.
  • Critérios de aproveitamento de releases
    Novidade: se o assunto ainda não foi abordado pela imprensa. 
    Interesse público: a notícia deve interessar ao público do veículo, da editoria, do programa ou do colunista ao qual foi dirigida.
    Disponibilidade: se há informação suficiente sobre o assunto, fontes disponíveis e acessíveis, material adaptado à natureza do veículo.
    Adequação: se as informações estão adequadas à mídia para a qual o release foi enviado, no que diz respeito a questões técnicas e editoriais.

    Disciplina e Dedicação!
  • o tratamento do texto, a relevância do assunto para o veículo/editoria e a distribuição segmentada tb são critérios de aproveitamento do release #rumoàaprovação


ID
198172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando o release e o clipping, duas ferramentas da assessoria
de imprensa, julgue os itens a seguir.

Para avaliar o resultado do seu trabalho, o assessor de imprensa pode fazer uma análise tópica de um esforço de divulgação relativo a evento ou assunto ou uma auditoria de imagem, que implica uma avaliação elaborada e abrangente da cobertura de mídia dedicada à organização.

Alternativas
Comentários
  • "Já a auditoria de imagem representa uma técnica muito mais elaborada e geralmente reporta-se a determinado período da cobertura da mídia e não à análise de um fato singular. Comumente (talvez seja fundamental que isso ocorra sempre), incorpora não apenas a análise do cliente em particular, mas também de seus concorrentes, porque é difícil avaliar a eficácia de um trabalho, sem ter qualquer referência para comparação".

    Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia - org. Jorge Duarte. Capítulo 21 - pag. 395.
  • Explicação do art. 15, CF.


ID
198175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando o release e o clipping, duas ferramentas da assessoria
de imprensa, julgue os itens a seguir.

A atividade de assessoria de imprensa pode ser avaliada por métodos qualitativos, como a definição das angulações das matérias publicadas na imprensa, ou por métodos quantitativos, como a medição de centimetragem publicada sobre a instituição, o que mostra da mesma forma a eficiência do trabalho de comunicação na produção da imagem da organização.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em afirmar que "mostra da mesma forma a eficiência do trabalho de comunicação", quando sabemos que o tipo de clipping baseado em análise (método qualitativo), o qual busca uma interpretação crítica das informação, não pode ser comparado à simples medição de centimetragem, que avalia apenas "quantos centimetros quadrados" saíram da imprensa ou contagem de tempo na TV etc.
  • Exatamente, Fernanda. Além disso, a tendência é a análise qualitativa. A análise quantitativa é considerada um erro, pois não é possível mensurar da mesma forma veículos e espaços distintos. Por exemplo, uma pequena nota em uma coluna de opinião de um jornalista conhecido e bastante lido pode ter um impacto muito maior do que uma reportagem de página inteira em um outro jornal. Outra questão que precisa ser considerada é que a centimetragem avaliava só o tamanho e não a angulação, considerando, também, material negativo à imprensa.

ID
200530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de crise corporativa, julgue os itens seguintes.

O reconhecimento público de uma situação de crise deve ser evitado pela empresa.

Alternativas

ID
214531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os próximos itens no que se refere à função do assessor de
imprensa.

Manuel Castells considera que, em uma sociedade em redes, o poder de comunicação do público é relacional, por isso, ele recomenda que se exerça influência e se defendam valores nos espaços comunais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A afirmação está correta.


ID
214534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os próximos itens no que se refere à função do assessor de
imprensa.

A assessoria de imprensa, hoje, ao atuar com base na autoridade e na influência da instituição, busca a legitimação desses valores pelos consumidores e cidadãos.

Alternativas

ID
214540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Cabe ao assessorado orientar o seu assessor de imprensa a respeito dos assuntos que podem ser matéria de notícia, dos que podem interessar aos veículos e à sociedade, dos que não devem ser divulgados, bem como controlar a abordagem das matérias nos house organs.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que é exatamente o contrário, o assessor deve orientar o assessorada, afinal, é para isso que ele foi contratado. 
    Boa sorte!
  • Errado

    Exatamente, Mesq, questão inverteu os papéis! Questão hilária.


ID
214543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Uma vez estabelecida uma relação de confiança, não há constrangimento em o assessor solicitar ao repórter o conhecimento prévio dos conteúdos a serem publicados, decorrentes do atendimento prestado ao jornalista.

Alternativas
Comentários
  • Um dos piores erros que as fontes podem cometer é justamente pedir para ver a matéria antes de ser publicada.


ID
214546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Ao receber um pedido do assessorado para que apresente um relatório de avaliação de desempenho de sua unidade, o assessor de imprensa deve apresentar um estudo comparativo do espaço conquistado pela organização na mídia, desde a sua contratação.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de desempenho é sobre o funcionário, não sobre a organização ou empresa.

    «A palavra "avaliação" pode não assustar quando quem a escuta assume a posição de avaliador. Mas quando a situação é outra e a pessoa passa a ser o avaliado, geralmente não é vista com muita simpatia. Afinal, o indivíduo sabe que a partir daquele momento seus pontos considerados "positivos" e "negativos" virão à tona. No ambiente corporativo, a avaliação de desempenho também preocupa os profissionais, pois entrarão em evidências suas competências, sejam técnicas ou comportamentais, que atendem às expectativas da empresa, bem como aquelas que precisam ser trabalhadas»

    http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Dicas/6288/avaliacao-de-desempenho-beneficios-e-aplicacao.html
  • ERRADO

    entendo nessa questão que o assessor de impresa deve apresentar o CLIPPING - que é um apanhado,  um recorte das noticias da imprensa com foco em determinado assunto ou organização. O serviço oferece a possibilidade de uma visão clara do volume de notícias sobre o tema ou a empresa de interesse, assim como de sua representatividade junto a opinião pública. - mecanismo de feedback para a organização.

    Um bom clipping pode servir para avaliar o trabalho da assessoria de impresa.
  • ELE PEDE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL E NÃO PESSOAL, PORTANTO, TRATA-SE INCLUSIVE DOS DADOS E INFORMAÇÕES ANTERIORES À CONTRATAÇÃO DO ASSESSOR.


ID
214549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Se um assessor, atendendo a pedido, indica a fonte para que um jornalista obtenha informações, é permitido que tal fonte imponha a condição de dar a entrevista, mas na presença do referido assessor.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Colega, não é que a entrevista obrigatoriamente tenha que acontecer na presença do assessor de imprensa. Mas, se a fonte da informação assim quiser, o jornalista deve aceitar. 

ID
214558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

Caso um dos assessorados, por considerar-se referência na sua área de atuação, manifeste o desejo de ser fonte para jornalistas, pode o assessor de imprensa favorecer a realização do intento manifestado, por meio da oferta de artigos do assessorado aos veículos de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta!


    "Artigos têm boa aceitação nos veículos. Se bem redigido, possibilita a apresentação, discussão, aprofundamento de um assunto com a vantagem de ser publicado na íntegra, assinado pelo autor, obtendo ótimo retorno institucional."


    Fonte: Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. Pag. 258


  • No caso da assessoria de imprensa, a redação final do artigo pode ser feita pelo jornalista com base num esboço elaborado pelo assessorado. É preciso ter em mente que o assessor apenas dá um tratamento jornalístico ao texto, mas as ideias e estrutura básica são responsabilidade do assessorado.

    Item CORRETO


ID
214561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

Tornar pública as habilidades e competências de funcionários e executivos, incumbi-los de tirar dúvidas de internautas e incentivá-los a produzir reflexões e posts para portais e blogs são estratégias inadequadas à comunicação corporativa, por haver risco de superexposição da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Isso se chama transparência.


ID
214564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca dos procedimentos que devem ser observados pelos
assessores de imprensa no que se refere ao planejamento de
entrevistas coletivas, julgue os itens que se seguem.

Em entrevistas coletivas concedidas por qualquer organização, nada justifica a primazia dos assessores de imprensa no atendimento a determinados jornalistas; tal atendimento deve ser feito de maneira igualitária.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da questão aqui é porque o assessor deve sim dar atendimento diferenciado às equipes de rádio e TV, que geralmente tem deadlines mais apertados...
  • Acredito que em há um atendimento prioritário sim, por exemplo, é totalmente plausível a CBF ou qualquer Associação Esportiva dar prioridade aos setoristas quem cobrem esporte diariamente, Lance, Globo, Band do que a Capricho por exemplo que quer saber se o Kaka gosta de Justin Bieber.
  • Fale ressaltar o uso do termo "NADA JUSTIFICA". É muito abrangente, ou seja, se houver qualquer coisa que justifique o tratamento diferenciado a questão está errada.
  • A regra geral é que, nas entrevistas coletivas, todos os profissionais devem ser tratados da mesma forma e ter a mesma prioridade, independentemente de quais veículos representem. No entanto, por questões de tempo e peculiaridades de transmissão, alguns profissionais podem ter o atendimento priorizado pelas assessorias, a exemplo das equipes de TV, que em geral possuem prazos mais curtos que a mídia escrita. Essas equipes podem, ainda, obter entrevistas individuais após a coletiva.

    Fonte: professor Luiz Campos (Ponto dos Concursos).

ID
214567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca dos procedimentos que devem ser observados pelos
assessores de imprensa no que se refere ao planejamento de
entrevistas coletivas, julgue os itens que se seguem.

Se, no dia anterior a uma entrevista coletiva, for publicada uma notícia negativa a respeito da instituição, o assessor de imprensa deve recomendar o cancelamento da entrevista e a transmissão de informações exclusivamente por meio de notas oficiais durante o período em que durar a crise.

Alternativas
Comentários
  • Eu acho que o assessor pode adiar a coletiva, mas nunca ficar mandando só notas durante a crise toda.
  • Pelo contrário. É nesse momento que o comitê de crise deve ser acionado - pelo menos é o que se recomenda/ espera de uma organização que prioriza a comunicação e elabora um planejamento estratégico. Uma alternativa é manter a entrevista e comparecer preparado para as perguntas que surgirão sobre a notícia negativa, ainda que seja para dizer que os fatos serão averiguados e esclarecidos posteriormente. A literatura especializada é consensual quanto ao comportamento a ser adotado em momentos assim. Querer supera-los apenas por meio de notas oficiais pode ser um erro fatal para a organização que, ao evitar um contato mais direto com a imprensa, corre o risco de ter a postura interpretada como uma assunção das declarações negativas a seu respeito.

    Item ERRADO.


ID
214570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca dos procedimentos que devem ser observados pelos
assessores de imprensa no que se refere ao planejamento de
entrevistas coletivas, julgue os itens que se seguem.

A preparação dos assessorados para as entrevistas coletivas e a avaliação conjunta posterior das mesmas fazem parte das rotinas produtivas do assessoramento de imprensa.

Alternativas

ID
214576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um assessor de imprensa deve estar atento à qualidade dos
produtos e aos canais de comunicação internos e externos da
organização. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Newsletters, boletins informativos eletrônicos ou impressos, house organs, jornais e revistas institucionais, de alcance interno ou externo, incluem-se entre os produtos midiáticos de natureza organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Newsletter pode ser impresso? Pensei que o formato era apenas eletrônico. 
  • Respondendo a pergunta do colega ... segundo o consta no livro "Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia", ed.2010, p.295: 

    Newsletter - publicação sobre tema específico, dirigida a um público determinado. Em geral, a periodicidade é estendida e a produção do conteúdo mais especializada. Pode ser utilizada por uma empresa, por exemplo, para divulgar entre clientes as especificações de uma linha de produtos e sua evolução. Ou por uma associação de classe para difundir entre formadores de opinião sua avaliação de conjuntura, com análises sobre o setor da economia em que está incluída. Pode ser impressa ou digital. 


ID
214594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O planejamento de mídia depende de decisões estratégicas quanto
à adequação do suportes midiáticos aos conteúdos das mensagens.
Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O planejamento e a produção de videoreleases, embora demandem tempo e custo, são vantajosos, pois podem ser codificados para vários suportes, entre eles, TV, rádio, Internet e mídia exterior (media show).

Alternativas
Comentários
  • Videorelease para rádio?!
  • Nao podemos esquecer das radios digitais. Além de ouvir som, nos aparelhos receptores de rádio digital é possível ler textos, assistir a videos e ver imagens, como mapas de trânsito e de previsão do tempo, por exemplo.

ID
214606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de TV corporativa, julgue os itens seguintes.

Cursos de media training e de media literacy integram o rol de alternativas para a gestão da comunicação nas organizações, mas, em razão de seu caráter estratégico, não são recomendados para um canal corporativo de TV, pois cursos dessa natureza são oferecidos apenas para os staffs mais elevados na pirâmide organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Media literacy é a habilidade para ler e escrever informação audiovisual ao invés de texto. No nível mais simples, media literacy é a habilidade para usar uma variedade de mídias e ser capaz de compreender a informação recebida.Em um nível mais avançado, a habilidade de ler se move do simples reconhecimento e compreensão para uma ordem mais elevada de habilidades de pensamento crítico, tais como saber questionar, analisar e avaliar a informação. Este aspecto da media literacy é algumas vezes descrito como “visão crítica” ou “análise crítica”.

    http://midialab.wordpress.com/2008/01/05/o-que-e-media-literacy/
  • Cursos de media training são recomendados a quaisquer organizações que pretendam manter contato com a imprensa ou desejem desenvolver seus próprios canais de comunicação, independentemente do público aos quais eles se destinam. O erro da questão consiste em afirmar que, além de não serem recomendados a um canal de TV corporativo, o media training deve ser oferecido apenas aos funcionários de alto escalão da empresa. Não há regra para isso, uma vez que a organização pode designar o membro que lhe aprouver para falar em nome da empresa, e ele deve estar muito bem preparado para atuar diante dos meios de comunicação.

    Item ERRADO


ID
221077
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Jorge é assessor de imprensa e reconhece que há problemas para o bom exercício de sua atividade, dentre os quais NÃO se inclui a

Alternativas

ID
221080
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma empresa do mercado financeiro contratou os serviços de uma assessoria de imprensa. O profissional encarregado esclareceu à direção da empresa as funções do serviço, dentre as quais NÃO deve constar a

Alternativas
Comentários
  • Letra B errada: O erro se encontra somente na insercao da atividade Publicitaria.

  • se fosse assessoria de comunicação ao invés de assessoria de imprensa, a letra B também estaria correta
  • Realmente, há na questão uma pegadinha. O profissional contratado é um assessor de imprensa e não de comunicação. Esta última possui um leque mais amplo de funções, compondo a chamada comunicação integrada. Nesta configuração, conta-se com os serviços de Relações Públicas e Publicidade, além do Jornalista. Na questão em tela, observa-se que a elaboração de produtos publicitários não compete ao AI.

  • GAB B

     

    b) elaboração de produtos jornalísticos e publicitários para divulgação da empresa. Erro por extrapolação; produção de peça publicitária não é atribuição de assessoria de imprensa.


ID
221083
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um brunch que reúna um dirigente de uma empresa e um grupo de jornalistas pode servir como alternativa à entrevista

Alternativas
Comentários
  • BRUNCH - Criado é uma recepção que mistura café da manhã com almoço, servido em estilo buffet, com a finalidade de promover uma ideia ou produto a um grupo de pessoas. Foi criado por organizadores de eventos dos Estados Unidos e em geral acontece entre dez e quatorze horas.

    Fonte: 
    http://biografiascomunicacao.blogspot.com.br/

    ENTREVISTAS COLETIVAS - Podem ser Espontâneas ou Provocadas.

    ESPONTÂNEAS: ocorrem sem a intervenção direta do assessor de imprensa, que deve facilitar a realização da entrevista. Um exemplo: ao desembarcar no aéroporto de uma cidade, uma personalidade que tem entrevista coletiva marcada para mais tarde, encontra um grupo de jornalistas que desejam obter antecipadamente determinadas informações. Nesse caso o assessor não deverá inpedir o trabalho dos reporteres.

    PROVOCADAS: organizadas pelo assessor, dependendo das necessidades do clente e seguindo critérios jornalísticos. Só deverá ocorret quando há um acontecimento de real interesse a ser divulgado, caso contrário, estará desgastando o relacionamento com a imprensa. O melhor horário para convocar entrevista coletiva é 9h30 pela manhã e 14h30 a 15h à tarde. A escolha do dia dependerá de dois elementos: • A existência de fatos simultâneos • A data de fechamento de cardernos especiais de jornais e revistas.

    Fonte: 
    http://assessoriadeimprensaconcurso.blogspot.com.br

ID
221086
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Transformar ocorrências institucionais em acontecimentos públicos é o que fazem as empresas ao produzir notícias para a imprensa. Essa divulgação das instituições na mídia tem um caráter

Alternativas
Comentários
  • Toda comunicação é intencional.  E o trabalho de assessoria parte de uma negociação. 
  • Sobre a produção de notícias para a imprensa, deve-se avaliar jornalisticamente todos os acontecimentos que envolvam o assessorado. Se uma opinião ou informação não tiver chance de aproveitamento por parte dos veículos de comunicação aos quais se destina, não deverá em nenhuma hipótese ser distribuída pela Assessoria de Imprensa.

    Fonte: http://assessoriadeimprensaconcurso.blogspot.com.br/
  • De acordo com Traquina (1993 apud DUARTE, 2003) a divulgação jornalística das instituições na mídia não é um processo tão simples e linear como parece à primeira vista. Ao contrário, ele tem um caráter intencional e negociado, evidenciando, do início ao fim, o que a instituição considera importante e interessante num acontecimento para que ele ganhe o estatuto de notícia, e também que estratégias utiliza para que esse acontecimento passe a ter existência pública. 
    Com o desenvolvimento, as assessorias ganharam notoriedade e, em certa medida, credibilidade e os assessores tornaram-se efetivo ponto de apoio de repórteres e editores (como um tipo de extensão das redações) ao agirem como intermediários qualificados, fornecendo informações e estabelecendo aproximação eficiente entre fontes de informação e a imprensa. 

ID
226420
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A assessoria de imprensa, função criada pelo jornalista americano Ivy Lee em 1906 para transformar a imagem de John Rockfeller, integra a gestão de Comunicação e convive hoje com ampla abordagem midiática. Qual das ações descritas abaixo NÃO pertence ao escopo divulgado das atividades que caracterizam a ação profissional de um bom assessor?

Alternativas
Comentários
  • Letra C: ERRADA - O assessor deve revisar os releses ou artigos escritos pelo assessorado antes de enviá-los aos meios de comunicação. As matérias não são produzidas pela imprensa e revisadas antes de serem publicadas pelo assessor e o assessorado. Isso seria uma relação extremamente anti ética é dificilmente ocorre.

    Fonte: http://comuniqueiro.blogspot.com/
  • Ivy Lee nasceu como filho de um padre na Geórgia (EUA) e começou a sua carreira no jornalismo depois da graduação na Princeton University, em 1898. Trabalhou cinco anos para o jornal WORLD na Wall Street até decidir-se a tomar um novo desafio para ajudar Seth Low na sua candidatura para a Prefeitura de Nova Iorque. Tornou-se assim membro do Democratic National Comittee.

     

    Em 1904, começou a trabalhar na agência de publicidade de George Parker e a transformou em terceira maior agência do país. Durante de uma greve dos mineiros a agência George Baer & Associates pediu a ajuda de Ivy Lee para resolver o conflito. A solução para esta greve levou Ivy Lee a criar a sua frase inesquecível: The publics have to be informed. E para ganhar a confiança das mídias elaborou e distribuiu a sua famosa Declarations of Principles aos editores dos jornais em 1906.

     

    Em 1914, Ivy Lee tornou-se Assessor de Relações Públicas do ilustre John D. Rockefeller e ganhou depois uma imagem excepcional durante seu trabalho para a Pennsylvania Railroad Company, quando procurou informar o público sempre a VERDADE, mesmo que isto fosse desvantajoso para esta empresa. Passou a ser considerado o fundador das relações públicas e assessoria de imprensa moderna.

    Fonte: 
    http://biografiascomunicacao.blogspot.com.br

  • Precisamos de questões com grau de dificuldade maior. Prepara mais...
  • As demais alternativas (a,b,d, e) são funções da Assessoria de Comunicação listadas no Manual da FENAJ.


ID
231403
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quais dessas ações um Gerente de Comunicação deverá trabalhar visando melhorar a qualidade dos serviços e a satisfação dos colaboradores?

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: a) Cultura Empresarial e Pesquisas
  • Questão muito mt mal formulada. Cultura empresarial é uma AÇÃO então? Fala sério.

  • Acho que Cultura Empresarial foi aplicada como um possível sinônimo de Cultura Organizacional. Dessa forma, o gabarito, alternativa "a", passa a ter sentido no que se refere ao público interno.

  • Acho que "Comunicação Interna e Pesquisas" seria a melhor resposta. Uma vez que esta ação é voltada para o público interno (os colaboradores) de uma organização. Já a Cultura Empresarial, ou organizacional, é mais abrangente. Tem a ver com a identidade da instituição. Tanto internamente quanto externamente. Além do que, não se trata de uma ação e sim de um fenômeno.