SóProvas


ID
1131124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsecutivos.

A relação entre motivação e liderança pode ser observada quando pessoas influenciam outras em virtude daquilo que estabelecem como objetivos, conforme se percebe nas relações de dependência interpessoal.

Alternativas
Comentários
  • conforme a teoria de fixação de objetivos de Looke, a motivação vem, de fato, do empenho dos colaboradores em atingir objetivos definidos por seu líderes, então acredito que o erro esteja no exemplo "conforme se percebe nas relações de dependência interpessoal". Pois a influência nas relações de dependência interpessoais vêm muito do relacionamento entre líder e liderado (podendo-se alinhar a teoria das necessidades socialmente adquiridas de mcclelland) do que de um mero estabelecimento de objetivos (comparado a uma liderança transacional e a teoria de fixação de objetivos)
    só para comparar, o cespe deu como correta essa questão em 2011 "Na relação de dependência, que permite a influência interpessoal nas organizações, o poder e a liderança são fenômenos indissociáveis."
    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/e568d1b7-3e

  • a relação entre motivação e liderança em virtude da dependência interpessoal está relacionado ao exercício de poder do líder sobre o liderado, sendo esta um tipo de liderança diferente da relação entre motivação e liderança em virtude de objetivos.

  • ERRADO

    "A relação entre motivação e liderança pode ser observada quando pessoas influenciam outras em virtude daquilo que estabelecem como objetivos, conforme se percebe nas relações de dependência interpessoal."

    Para ficar correta: "A relação entre poder e liderança pode ser observada quando pessoas influenciam outras em virtude daquilo que estabelecem como objetivos, conforme se percebe nas relações de dependência interpessoal."

    Quanto à motivação vale relembrar:

    “A motivação está contida dentro das próprias pessoas e pode ser amplamente influenciada por fontes externas ao indivíduo ou pelo seu próprio trabalho na empresa.” Chiavenato (1999)

    “A motivação é intrínseca, também não podemos dizer que motivamos os outros a isso ou aquilo. Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos, ou não.” Vergara (1999)

    Christy (2006, p.20) cita no livro “Os Segredos da Motivação”:

    Há pessoas que jamais serão motivadas. Elas preferem ser apenas coadjuvantes da vida, nunca agindo ativamente em nada. As organizações estão abarrotadas destes indivíduos. Eles se prendem aos seus empregos, fazem o que mandas elas fazerem, não perguntam, não argumentam, não questionam, só executam. Satisfeitas ou não com sua condição, elas são assim e dificilmente mudarão. Não há programa motivacional que tenha efeito sobre estas pessoas. (CHRISTY, 2009, p.20)

    Desse modo, é possível perceber que a motivação não possui relação de dependência com a liderança ou outras fontes externas, apesar de poder ser influenciada por ela.


  • Teoria das Necessidades adquiridas de McClleand (Teoria do R.A.P)

    R eallização: Necessidade de Êxito competitivo,de se realizar e lutar pelo sucesso.

    A filiação: Necessidade de relacionamento humano, manter relações próximas e amigáveis. 

    P oder: Necessidade de CONTROLAR ou INFLUENCIAR as pessoas

    Alternativa ERRADA, nesse caso seria MOTIVAÇÃO e PODER 

    Bons Estudos a Todos. Foco e Fé ......... \o/

  • O item está ERRADO.

    Na realidade, a afirmação é uma correlação entre os conceitos de "poder" e "liderança", e não "motivação" e "liderança".

    Apesar de os conceitos serem tratados com mais ênfase em suas diferenças, há semelhança entre eles. Vejamos essa correlação nos conceitos abaixo:

    A definição de liderança envolve dois aspectos importantes: o primeiro é a capacidade presumida de motivar as pessoas a fazerem aquilo que precisa ser feito. O segundo é a tendência dos lide­rados de seguirem aqueles que percebem como instrumentais para satisfazerem os seus próprios objetivos e necessidades pessoais.

    Semelhantemente, o poder significa o potencial de influência de uma pessoa sobre uma ou outras. Poder é a capacidade de exercer influência, embora isso não signifique que essa influência realmente seja exercida. Em outras palavras, o poder é o po­tencial influenciador que pode ou não ser efetivamente realizado.

    Assim:

    A relação entre motivação (poder) e liderança pode ser observada quando pessoas influenciam outras em virtude daquilo que estabelecem como objetivos, conforme se percebe nas relações de dependência interpessoal.

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro


  • Depedencia interpessoal se relaciona a poder e nao a lideranca.

  • A relação entre motivação e liderança pode ser observada quando pessoas influenciam outras em virtude daquilo que estabelecem como objetivos, conforme se percebe nas relações de dependência interpessoal.

    Errado!

     

    O nome disso é chantagear. (kkkkk)

     

    É aquela historinha que as mães contam aos filhos, sobre o "amiguinho" oferecer "doces": "Deixe de ser lesado, coma o doce, é legal!".

     

    Enquanto na verdade o "doce" é uma droga ilícita qualquer.

     

    At.te, CW.

  • ERRADO.

     

    A relação entre motivação e liderança pode ser observada quando pessoas influenciam outras em virtude daquilo que estabelecem como objetivos, conforme se percebe nas relações de dependência interpessoal.

     

    Em outras palavras, a banca comparou (empregando a  conjunção "conforme") a influência que uma pessoa exerce sobre outra (s) na relação entre motivação e liderança com a influência quem uma pessoa exerce sobre outra (s) nas relações de dependência interpessoal. 

     

    Nada a ver! a influência que uma pessoa exerce sobre a outra quando lidera ou quando motiva é totalmente diferente daquela exercida na dependência pessoal. 

  • Ninguém motiva ninguém MOTIVAÇÃO É ALGO INTERNO, INTRÍNSECO do indivíduo, é ele que tem que identificar o que te motiva, contudo NÃO significa dizer que a organização não pode usar de mecânismos para motivar os seus funcionários porém não é certo que eles serão motivados justamentepor ser algo interno ao indivíduo.

  • Errei, mas dei mole. O que seria correto dizer:

     

    A relação entre poder e liderança pode [...]

  • Não é dependência interpessoal. O líder não tem esse papel.

    Papel do líder é conduzir, incentivar, desenvolver a equipe, indicando os objetivos traçados na estratégia organizacional.

    Eu acho.

  • LIDERANÇA: é a capacidade presumida de motivar as pessoas a fazerem aquilo que precisa ser feito, e a tendência dos lide­rados de seguirem aqueles que percebem como instrumentais para satisfazerem os seus próprios objetivos e necessidades pessoais. É um tipo de poder que está associado à capacidade de mobilizar pessoas por meio de suas ações e conquistar seguidores de maneira natural.

    AUTORIDADE: advém da posição hierárquica, é institucionalizado. Direito legítimo de tomar decisões e alocar recursos.

    PODER: é a capacidade de exercer influência, não necessita do cargo. As formas de obter poder são muitas: uso da força, capacidade de iludir, esperteza, estratégia, suborno, alianças, bajulação, ...

    HIERARQUIA: relação de chefe subordinado.

    CADEIA DE COMANDO: é o conjunto de linhas que permite visualizar a hierarquia.

    RESPONSABILIDADE: é a execução adequada da tarefa de acordo com a confiança depositada. Obrigação e dever de cumprir as tarefas e atividades.

  • dependência tem relação direta com poder