SóProvas


ID
1132297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens subsecutivos.

Quando os empregados desempenham atividades bem estruturadas em termos de metas e estratégias de trabalho, compete aos líderes da organização a gestão das relações humanas e do clima psicossocial de trabalho visto que o controle dessas tarefas por parte das chefias pode gerar insatisfação entre os empregados.

Alternativas
Comentários
  • quando a as chefias deixam de lado o lado psicossocial de seus colaboradores e se preocupam apenas em cobrar suas metas, isso acaba gerando insatisfação  e por consequência queda no rendimento. afim de evitar isso as organizações modernas procuram dar atenção aos seus colaboradores, afim de minimizar seu cansaço emocional e demonstrar a eles que são parte integrante da equipe e não simples "peões".


  • Errei essa questão mas lendo o comentário do Edson compreendi!

    Entra aqui neste quésito a definição de líder e chefe.

    Realmente, um chefe cuidando das metas e estratégias, somente se preocupa com os resultados para a organização, desprezando as pessoas que contribuem ativamente para chegar naquele resultado.

  • Só completando os comentários dos colegas pra quem não sabe o que é psicossocial:

    Psicossocial é uma das três dimensões da cultura organizacional e estar relacionado com manifestações afetivas dos indivíduos, percepções e sentimentos positivos ou negativos, e com relacionamento e interação entre os membros.


    Fonte: Livro: Gestão de Pessoas Para Concursos - Andrea Lins / Cassiano

  • Compete aos lideres, pelo fato de se tratar de um envolvimento com as pessoas. Já as chefias retrata uma preocupação com as metas e objetivos da organização.

  • Excelente comentário, caro Edson.

    Só gostaria de fazer uma humilde correção quanto ao português:

    1 - "Afim" é um adjetivo e significa igual, semelhante, parecido.

    Suas ideias são afins.

    Possuem temperamentos afins; por isso se relacionam tão bem.

    2 - "A fim" faz parte da locução "a fim de", que significa para, com o propósito, com o intuito e indica finalidade:

    Fez tudo aquilo a fim de nos convencer de sua inocência.

    Apresentou-nos todas as propostas de pagamento a fim de vender os produtos.

    fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=10
  • Lamentável as questões serem tão mal elaboradas como essa. Se as comunicações oficiais se exige clareza e concisão na escrita, o mesmo deveria ser para as perguntas elaboradas pelas bancas examinadoras.

  • "dessas atividades" quais?? (a gestão das metas e estratégias ou das relações humanas?)
    "chefias" quais? (a chefia exercida pelos líderes nos grupos ou pelos chefes dos tais líderes?)
    Pulei, e na prova teria deixado em branco.
    Me recuso a responder uma questão com duas ambiguidades gramaticais que abrem espaço para vários sentidos. 

  • E desde quando um chefe não pode ser um líder? Questão tosca

  • gente... mas o líder não pode ser o chefe? E o líder/chefe não pode fazer controle?? Horrível a questão.

  • quando os empregados desempenham atividades bem estruturadas, caberá a orientação de um lider para buscar um relacionamento, um convívio mais próximo com os liderado-conforme a teoria da liderança do caminho meta de House-; se as tarefas fossem desestruturadas e desorganizadas,caberia o estilo de liderança, conforme a teoria do caminho meta de House, direitva ( chefe mandão, autoritário, voltado para as tarefas). 
    Assim, para atividade bem estruturada, organizada, teremos o papel de um lider( lider apoiador), agora, para tarefas desestruturada, teremos um chefe autoritário para colocar ordem e disciplina.

  • Para os não assinantes do QC:

    GABARITO: CERTO

  • A liderança se distingue de chefia. Essa é uma distinção clara na área gerencial. Os líderes estão presentes em todos os níveis hierárquicos, assumindo o papel de direcionar e conjugar esforços, comunicar, motivar e recompensar pessoas dentro da organização. (mais afetiva)

     

    Diretamente, a chefia é algo muito mais formal, de controle de atividades. (mais diretiva)

     

    Assim, a questão trata dessas características que diferenciam as funções de cada uma dessas figuras. Perceba que os líderes estão mais próximos dos empregados. Logo, é mais natural que os grupos que possuem atividades mais estruturadas devem ser geridos pela gerência mais próxima, a liderança que convive com o grupo. Estabelecer a imcubência das chefias é dissipar o engajamento obtido pelo grupo.

     

    Comentário professor Adriel Sá.

  • Questão que demanda atenção na interpretação.  "...Os empregados desempenham atividades bem estruturadas em termos de metas e estratégias de trabalho...", portanto a equipe atende às expectativas em relação ao trabalho. O lider não precisa "ensinar os padres a rezarem a missa", se o fizer, vai se tornar um agente desmotivador. Isso acontece muito por aí. Um chefe babaca que não sabe fazer e fica tentando ensinar um especialista que sabe fazer bem o serviço, desastre total. Quando se tem uma equipe assim, o foco do líder deve ser na "gestão das relações humanas e do clima psicossocial de trabalho" buscando manter a equipe motivada.

  • O PODE justifica meio mundo de questões :/

    GAB CERTO essa perde-se um tempinho nela.

  • Falta uma porrada de vírgulas nessa questão, ein @.@

  • CERTO.

    Controlar empregados que desempenham bem suas funções gera insatisfação. Se as tarefas estão sendo bem elaboradas, o gestor deverá focar nas pessoas.

  • Correto.

    É o que afirma Hersey- Blanchard : se o seguidor for maduro na execucação da tarefa, deve-se liderar com enfoque nas pessoas. 

  • Questão simples é  só pensar assim :

     

    Vamos gerir as PESSOAS  que mudam de comportamento  e pensamento em todo tempo  Pessoas  São  loucas , bipolares, um dia feliz outro triste. AS TAREFAs ja estão  ESTRUTURADAS , todos ja sabem oq deve ser feito, nao precisa ficar gerindo

     

    Simples assim, dívida a questão  em partes que facilita

  • CORRETO

     

    Trata-se de uma abordagem situacional da liderança. Eu acho que se encaixa na liderança apoiadora da Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo.

     

    Robert House foi quem desenvolveu, é baseada nos estudos da Universidade de Ohio (estrutura de iniciação e consideração - Stogdill e Coons 1940) e nas ideias da teoria da expectativa (valencia,instrumentalidade, expectancia - Victor Vroom).

     

    House detalhou quatro comportamentos de liderança, dentre eles: 

     

    • Líder apoiador: semelhante à “consideração”. O líder apoiador é receptivo e sensível às necessidades dos liderados.

     

    Conclusões da teoria segundo Robbins (2005) :

     

    a liderança apoiada leva a um melhor desempenho e satisfação quando os liderados realizam tarefas estruturadas;

     

    Fonte: Andreia Ribas 2013

  • Gabriel Moraes Ferreira dos Santos, olha pra mim... Hey! Calma! Calma... respira... solta... respira... solta... Calmou? Não pode ser assim, não, meu filho... Você não era assim... o que que tá acontecendo com meu filho, hein? Fala pra mim. Hum? Hein? Vamos dar uma volta? Uma arejada na cabeça, hum?


    Sobre a questão em si, existe um raciocínio no estudo da liderança, segundo o qual não se deve focar em tarefas em relação a alguém que já sabe o que tem que fazer, já sabe como fazer, já manja da parada... É justamente o que a questão está afirmando (em outra palavras, é claro, e de uma maneira bem mal formulada, devo apontar aqui). Nesse caso, deve-se focar nas relações pessoais, no controle psicossocial e tal... Por outro lado, aquele liderado que não sabe o que tem que fazer direito, como fazer,... aquele que não tem um conhecimento... precisa de alguém que o lidere de uma maneira voltada à tarefa, alguém que vai dizer o que tem que fazer, como fazer... e não de alguém que fique ali sendo amiguinho, cuti cuti bff

  • Essa questão pode ser certa ou errada... Depende do ponto de visto E do autor..hahaha

     

  • Não se sabe se "líderes" e "chefias" estão no mesmo nível ou não. Essas subjetividades têm de acabar.

  • Rapaz, questão capiciosa....

    "Todo líder pode ser um chefe, mas nem todo chefe pode ser um líder"

     

    Considere que seu chefe, além da autoridade que o cargo lhe confere, seja também um grande líder! um apoiador, um agente de integração, democrático, etc. Parece um sonho, mas pode ser, não pode?

     

    Como um chefe, que exerce principalmente a função administrativa de direção, não vai fazer a gestão das relações humanas e do clima psicossocial de trabalho? quem sabe até atuando juntamente ao RH... mas nada o impede de exercer essa função.

     

    Dessa forma, a questão deixa margem de escolha do gabarito pelo examinador.

  • Só acerta quem chuta ou quem eles vendem o gabarito. Isso tem que acabar!
  • Respondi com base na teoria caminho-meta de House:

    "A liderança apoiada leva a um melhor desempenho e satisfação quando os liderados realizam tarefas estruturadas"

  • O item está CERTO.

     

    A liderança se distingue da chefia. Essa é uma distinção clássica na área gerencial. Os líderes estão presentes em todos os níveis hierárquicos, assumindo o papel de direcionar e conjugar esforços, comunicar, motivar, avaliar e recompensar as pessoas dentro da organização (mais afetiva).

     

    Diferentemente, a chefia é algo mais formal, de controle de atividades (mais diretiva).

     

    Assim, a questão trata dessas características que diferenciam as funções de cada uma dessas figuras. Perceba que os líderes estão mais próximos dos empregados. Logo, é natural que os grupos que possuem atividades bem estruturadas devem ser geridos pela gerência mais próxima, a liderança que convive com o grupo. Estabelecer a incumbência de chefias é dissipar o engajamento obtido pelo grupo. 

     

    GABARITO: CERTO.

  • Admirável alguém conseguir justificar certas respostas.

  • Muito subjetivo, porque ainda que as atividades sejam bem estruturadas nada garante que não haverá conflitos de ordem interpessoal no grupo, portanto, é dever do líder do grupo mitigar esses conflitos.

  • Correto.

    Em time que ta ganhando não se mexe, no máximo torce, motiva...

  • Bom dia,

    A questão cobra um caso de distinção entre líder e chefe.

    Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros.

    O chefe é temido, não respeitado. Seus funcionários, geralmente, não se sentem abertos a relatar problemas e, muito menos, a pedir conselhos, quando têm dúvidas. Enxerga esses colaboradores como subordinados, que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo.

    , pois acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não acontece, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe, quando algo não dá certo, e se vangloria, quando um objetivo é alcançado.

    Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um , mostrando a direção que deve seguir e, mais importante, vai junto.

    Os líderes têm tendência a  por seus funcionários, e o respeito tem muito mais eficiência do que o temor. O líder busca, não só resultados, mas a melhor maneira para a equipe e ele conseguirem alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e, sim uma responsabilidade que deve ser dividida.

    O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas. Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e , respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com sua equipe pelos erros e divide a glória pelos acertos.

  • Sabe quando você já faz um trabalho perfeito e chega alguém que reclama de um detalhe mínimo ou de opinião irracional. Da uma raiva né... assim mesmo é numa empresa, quando a tarefa já é perfeita, cabe aos líderes apenas fazer uma motivação.

  • pareceu muito uma armadilha em "gestão das relações humanas". Levei ao pé da letra e acabei interpretando como a parte administrativa das funções de RH, do papel do gerente... Pensei como o examinador queria, e errei. :).

    ... realmente no contexto está empregado em sentido de relações interpessoais, percepções etc

  • A questão inteira está uma bagunça.

    "Quando os empregados desempenham atividades bem estruturadas em termos de metas e estratégias de trabalho, compete aos líderes da organização a gestão das relações humanas e do clima psicossocial de trabalho visto que o controle dessas tarefas por parte das chefias pode gerar insatisfação entre os empregados."

    -> Incorreção nos pronomes demonstrativos

    Dessas tarefas = gestão das relações humanas e do clima psicossocial de trabalho.

    DAQUELAS tarefas = atividades bem estruturadas em termos de metas e estratégias de trabalho.

    -> Uso de chefia como sinônimo de líder.

    Chefe é o superior hierárquico, não necessariamente é um líder.

    Líder é quem guia o comportamento dos demais para que façam algo além do que fariam naturalmente, não necessariamente é o chefe.

    Seguimos e venceremos!

  • Que questão mal escrita

  • Para mim, a questão tem graves erro de coesão entre as ideias. Dificulta muito a interpretação.

  • Questão Corretíssima e, no meu entendimento, bem clara.

    Mas vamos simplificar ainda mais:

    • Quando temos tarefas bem definidas e pessoas capazes de realizar tais tarefas, é melhor que o líder se preocupe com a relações entre os membros do que dar pitaco no que já tá bom (time que ta ganhando não se mexe).

    Ex: Você não ensina um Cristiano Ronaldo ou Messi a jogar bola, a única coisa que vc pode fazer é trabalhar o social e emocional deles para com sua equipe.

    Bons estudos.

  • Como são subjetivas essas questões, só praticando muito questões apenas de uma banca pra entender a filosofia da banca.