SóProvas


ID
1132303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens subsecutivos.

A motivação para o trabalho, por vincular-se a um aspecto intrínseco ao indivíduo, de difícil observação, não pode ser influenciada por práticas de gestão de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO ERRADO);

    A área de Gestão de Pessoas tem como tarefa primordial MOTIVAR as pessoas para que a organização alcance seus objetivos. Embora seja um aspecto INTRÍNSECO ( INTERNO), pode ser influenciada por diversos meios como incentivo á INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE, dentre outros.

    Fonte : Aulas professor José Alexandre



  • Lembrei da teoria dos dois fatores: Fatores Higiênicos e Fatores motivacionais!

  • Só Complementando: A motivação pode ser intrínseca ou extrínseca. A Intrínseca é a necessidade do indivíduo de executar algo. Já a extrínseca é aquela influenciada pelo ambiente organizacional. Por exemplo, quando um trabalhador de uma fábrica executa um bom trabalho(motivação intrínseca) e é elogiado pelo seu chefe ou gerente do rh(motivação extrínseca). Assim, a motivação também é influenciada por aspectos externos, como um elogio por exemplo.

  • Gabarito Errado!

    1° erro - A motivação não é um fator exclusivamente intrínseco do indivíduo, podendo haver motivação a partir de fatores extrínsecos (como gratificações pecuniárias, aumento de salário, prêmios etc).

    2° erro - Um dos principais objetivos do órgão de Gestão de Pessoas qualquer organização.

  • Motivação: Para que tenham um ótimo desempenho as pessoas tinham que se esforçar e o esforço é um comportamento voltado para uma ação, um objetivo. É o que dá origem a um comportamento específico e pode ser gerado por estímulos internos e externos. É orientada para um objetivo que nasce de um impulso, um desejo, uma necessidade, uma tendência.

    A motivação é intrínseca, ela pode ser provocada por fatores externos a pessoa e a intensidade desta motivação vai variar de pessoa para pessoa. Ninguém motiva ninguém, a pessoa é provocada a ter um comportamento, ou seja, ir na busca de um objetivo.


     

  • Outra questão importante para motivação é a possibilidade de se motivar alguém. Para Gooch & McDowell (apud BERGAMINI, 1997) isto não é possível, pois como a motivação é uma força que se encontra no interior de cada indivíduo, uma pessoa não consegue jamais motivar ninguém, o que ela pode fazer é estimular. Entende-se assim que a motivação seja um impulso que vem de dentro e tem suas forças no interior de cada pessoa. O que para muitos é um motivo de lamentação, para Handy (apud BERGAMINI, 1997) é um motivo de alívio o fato de não se ter encontrado qualquer fórmula garantida de motivação, pois se for possível compreender, e então prever os modos como as pessoas são motivadas, poderia se influenciar as pessoas. Esta compreensão poderia levar a obtenção de grande poder, que poderia permitir o controle do comportamento, sem que estas suspeitassem que poderiam estar sendo manipuladas.

    Como não é possível uma pessoa motivar outra, a alternativa é criar um ambiente de trabalho que estimule a ação. Neste sentido, a tarefa da administração não é a de motivar seus empregados, mas, sobretudo induzir comportamentos positivos por parte deles (ARCHER, 1997). O comportamento positivo pode ser induzido pelo uso de fatores de satisfação relacionados à necessidade, que serve como centro de organização do comportamento do empregado. A noção de necessidade permeia a maior parte dos conceitos de motivação. Ela está presente em um bom número de teorias e as mais comuns são: reconhecimento, responsabilidade, fisiológicas, realização, socialização, materiais e poder (BERGAMINI,1997).

    FONTE: TEORIAS DE MOTIVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO DAS LIDERANÇAS 
     

  • A questão é muito simples porque ela faz uma afirmação negativa que a prática de gestão de pessoas não pode influenciar na motivação de alguém.

    Lembrem-se dos fatores motivacionais de Herzberg.

    Por exemplo, o reconhecimento é um estímulo que pode muito bem influenciar na motivação de alguém.

  • A questão da motivação ser intrínseca ou extrinseca varia conforme a teoria. E a depender da teoria a gestão de Pessoas pode sim influenciar na motivação de alguém.

  • Só não pode, como deve!


  • Se não pudesse influenciar, não faria sentido o seu estudo!!

  • A motivação realmente é um aspecto intrínseco ao indivíduo, mas ela pode ser influenciada pelas práticas de gestão de pessoas sim!!! 

  • Para que serviria GESTÃO DE PESSOAS, "se não pudesse ser influenciada por práticas de gestão de pessoas".

  • Pessoal, alguém tem o Livro de Gestão de Pessoas da Andreia Ribas? É bom? Recomenda?

  • Lauro, comprei esse livro semana passada , estou no aguardo. Tenho visto vários colegas citando ele como fonte, acho que deve ser bom.

  • Complementando...

    Para a maioria dos autores, existem dois tipos de fatores motivacionais: intrínsecos e extrínsecos. 

    Fatores Intrínsecos são fatores motivacionais que relacionam-se às necessidaes e motivos da própria pessoa, por exemplo, satisfação em atingir determinado objetivo.

    Fatores Extrínsecos, por sua vez, são fatores motivacionais alheios à vontade da própria pessoa, por exemplo, aumentos e promoções.

    RENNÓ

  • Complementando...

     

    A depender da teoria, podemos afirmar que a motivação é um aspecto realmente intrínseco. Entretando, isso não significa dizer que ela não pode ser influenciada por práticas de gestão de pessoas. Um exemplo, pode ser um elogio (prática de gestão de pessoas - reforço externo) a um trabalho bem realizado. (motivação intrínseca).

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    bons estudos

  • ERRADA 

    Heiz e Jutta (2008), nos estudos sobre motivação, diferem a motivação intrínseca da extrínseca. Enquanto a primeira refere-se à motivação
    gerada por necessidades e motivos da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição.
    A motivação é fruto de uma interação entre a pessoa e o ambiente. Os dois tipos de motivação podem aparecer mesclados, como, por exemplo,
    quando um profissional realiza um projeto que o interessa (motivação intrínseca) e consegue, com isso, elogios do gestor (reforço: motivação
    extrínseca). 

    O gestor pode influenciar o comportamento do funionário mesmo que ele tenha suas proprias necessidades a serem supridas. Como por exemplo, o elogio, O gestor pode elogiar e causar um impacto positivo no funcionário desmotivado. O funcionário é suscetível à essa prática de gestão de pessoas.

    Elogio é  uma motivação extrinseca, pois  vem de um terceiro.

  • PHILLIPE MORAES, melhor comentário!

  • RESUMINDO: A motivação para o trabalho não pode ser influenciada por práticas de gestão de pessoas - ERRADO.

     

    Pensei assim: se uma das funções da liderança (abordada em gestão de pessoas) é motivar as pessoas, como pode a banca afirmar que a motivação para o trabalho não pode ser influenciada por práticas de gestão de pessoas?

  • Diz-se que a motivação vem de dentro de cada um, mas os estímulos e incentivos externos também afetam o nível motivacional. 

  • De acordo com Daft, a motivação é relativa às foças internas e externas que fazem uma pessoa se entusiasmar e persistir na busca de um objetivo. Como a motivação afeta a produtividade, a organização deve analizar a motivação para os objetivos organizacionais

    Administração Geral para Concursos, Rodrigo Rennó

  • A motivação para o trabalho, por vincular-se a um aspecto intrínseco ao indivíduo, de difícil observação, não pode ser influenciada por práticas de gestão de pessoas.


    A motivação é influenciada mas não determinada por práticas de gestão de pessoas.

  • O departamento de gestão de pessoas pode incluenciar a motivação do funcionário por meio da motivação externa.

     

    --

     

    Gabarito: errado

  • Me paga 20k por mês que apareço lá todos os dias... pelo menos nos primeiros meses...

  • Comentário:


    A motivação realmente é um aspecto intrínseco ao indivíduo, mas ela
    pode ser influenciada pelas práticas de gestão de pessoas sim!!!


    GABARITO: ERRADO.

     

    PROF: CARLOS XAVIER
     

  • A motivação é intrínseca, logo:

     

    A MOTIVAÇÃO PODE SER INFLUENCIADA PELA GESTÃO DE PESSOAS !

    A MOTIVAÇÃO NÃO PODE SER DETERMINADA PELA GESTÃO DE PESSOAS !

     

    GAB. ERRADO

  • PODEM ser influenciadas pela GESTÃO DE PESSOAS

     

    A Intrínseca é a necessidade do indivíduo de executar algo. São fatores motivacionais que relacionam-se às necessidades e motivos da própria pessoa, por exemplo, satisfação em atingir determinado objetivo.

     

    Extrínseca é aquela influenciada pelo ambiente organizacional. São fatores motivacionais alheios à vontade da própria pessoa, por exemplo, aumentos e promoções.

  • Gabarito ERRADO.

    A área de gestão de pessoas tem como objetivo motivar os funcionários.

  • TEORIAS INTRÍSECAS: BUSCAM EXPLICAR O QUE É A MOTIVAÇÃO HUMANA A PARTIR DE NECESSIDADES,DESEJOS E REALIZAÇÃO INTERNA DO INDIVÍDUO.

  • motivação

  • Só filósofos aqui, hein

  • Comentário:

    Essa foi fácil! A área de Gestão de Pessoas tem como tarefa primordial motivar as pessoas para que a organização possa alcançar os seus objetivos. Se não fosse assim não estaríamos estudando esse assunto, certo? Rsrsrs. Além disso, podemos facilmente identificar um colaborador motivado, assim como também se percebe quando há alguém desmotivado no ambiente de trabalho. Portanto, afirmação incorreta. 

    Gabarito: E