SóProvas


ID
1132330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca de classificação de materiais, gestão de estoques, critérios e técnicas de armazenagem, julgue os itens seguintes.

Os custos de falta de estoques ou de ruptura podem ser determinados por meios diversos, entre os quais se incluem os seguintes: lucros cessantes resultantes da incapacidade do fornecimento; perdas de lucros geradas por cancelamentos de pedidos; custos causados pelo não cumprimento dos prazos contratuais, como multas, prejuízos, bloqueios de reajuste.

Alternativas
Comentários
  • Podemos determinar os custos de falta de estoque ou custo de ruptura das seguintes maneiras:

    * Por meio de lucros cessantes, devido à incapacidade do fornecimento. 

    *Perdas de lucros, com cancelamento de pedidos;

    *Por meio de custeios adicionais, causados por fornecimentos em substituição com material de terceiros

    *Por meio de custeios causados pelo não cumprimento dos prazos contratuais como multas, prejuízos, bloqueio de reajuste;

    * Por meio de quebra de imagem da empresa, e em conseqüência beneficiando o concorrente.

    LIVRO: Adm. de Materiais - Uma abordagem logística. M.A. P. Dias

    Gabarito: CERTO



  • complementando ainda os comentários...
    Lucros cessantes são prejuízos causados pela interrupção de qualquer das atividades de uma empresa ou de um profissional liberal, no qual o objeto de suas atividades é o lucro. (wikipedia)

  • CERTO!

  • Gente,

    nao entendi como os custos de falta de estoques podem ser determinados por perdas de lucros geradas por cancelamentos de pedidos. Alguem pode me ajudar?

  • O cancelamento  de pedido diminui o capital de giro.Dessa forma, a empresa não terá dinheiro para reabastecer o estoque. 

  • Mas em compensacao o estoque nao vai estar cheio, por terem cancelado pedidos? Nao esta entrando em minha cabeca...

    =(

  • Pessoal, vocês não podem complicar muito as questões do Cespe sobre Gestão de Material.

     

    Perceba uma coisa....

    Você tem uma empresa e eu sou o Fornecedor.

    Você faz um pedido de X produtos, tendo em vista ter atingido o ponto de pedido, ou seja, momento adequado para reposição dos estoques antes de atingir o estoque de segurança.

    Eu, fornecedor, tenho um prejuízo com meus equipamentos, não sendo possivel preparar o pedido, demorando meses e meses. Você, empre´sario, não possui, digamos assim, outros fornecedores do mesmo produto cadastrados. Logo, você vai atingir o estoque mínimo, vai acabar o estoque mínimo e ja era. Ruptura de estoque.

    a empresa vai deixar de vender, vai manchar a imagem da  empresa, as encomendas feitas a sua empresa vão ser atrasadas.

    Custos de Perda.

     

  • À colega Dyana Medeiros : com relação ao cancelamento de pedidos, imagine que haja uma entrega/venda programada a um cliente, e por causa da ruptura de estoques não seja possível atendê-lo. Esse cliente tem urgência em adquirir o produto e resolve cancelar o pedido e comprar de outros fornecedores ao saber que não será atendido..(considerando nesse caso que a questão não informou fornecimento exclusivo). 

  • CERTO

    Os custos por falta de estoque na tentativa de minimizarem seus estoques, as empresas aumentam os riscos do não cumprimento de prazos, podendo incorrer em multas, ou, até mesmo, na perda de cliente, sendo este um custo difícil de mensurar.

    Fonte:Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para concursos,Renato Fenili,3ª edição

     

  • Complementando, segundo o professor Rodrigo Rennó: "Os custos da falta de um estoque, muitas vezes, não podem ser medidos, pois envolvem diversas variáveis que são qualitativas (subjetivas). Imagine, por exemplo, um hospital que deixe faltar um medicamento. Em razão dessa falta, uma pessoa não poderá ser salva. Esse prejuízo é incalculável. Uma vida humana não pode ser quantificada. Além disso, a reputação da organização seria certamente abalada".