-
Um setor de compras eficaz deve manter um arquivo onde deve registrar a vida do produto, controlando todas as fases do processo de compra, as variações de preço, as modificações das quantidades solicitadas, a indicação de uma nova condição de pagamento e as entradas de mercadorias correspondentes ao pedido colocado. Qualquer falha nesses registros ou insuficiência de dados pode acarretar uma má performance das atividades de Compra
FONTE: M.A.P. DIAS
Gabarito: CERTO
-
Um comprador eficaz deve manter um arquivo onde deve registrar a vida do produto, controlando todas as fases do processo de compras, as variações de preço, as modificações das quantidades solicitadas, a indicação de uma condição de pagamento e as entradas de mercadorias correspondentes as pedido colocado.
http://pt.slideshare.net/dcsodre/gesto-de-compras-e-seguros
-
Muito duvidoso o que a questão afirma. Trabalhei com vendas diretas de fábricas de veículos FIAT e quando havia solicitação de cotação do preço dos veículos pelo gerente de vendas à Montadora, ainda que existisse um setor de compras eficiente que controlasse a vida do produto, impossível de se controlar tal vida desde a cotação, vez que o veículo nem se quer tivera sua produção iniciada. Pelo que tenho de esdrúxulo conhecimento no setor, qualquer veículo só tem seu prazo de vida contado a partir da sua finalização concluída e depois de passar pelo QC (Controle de Qualidade), pois a partir da etapa do produto acabado é que se emite a nota fiscal (ou DANFE) de fábrica e, a partir de então, começa a contar os prazos de garantia e vida útil do carro.
Creio que há ponderações a se fazer dependendo do produto a ser fabricado. Errei a questão.
-
Pois é Marcus, também errei por causa disso. Em nenhum dos comentários dos colegas entra nesse ponto especificamente. O que tornou a questão errada pra mim foi a parte "desde o momento das cotações".
-
Marquei Errado porque considerei incorreta a parte final, que diz que o arquivo contendo essas informações deverá ser mantido até que o produto comprado chegue. Achei que essas informações devessem ser guardadas por mais tempo, não?
-
Segui o seu pensamento Priscila .. rsrs
-
Wilian e Priscila, quanto ao pensamente de vocês, acredito que esteja correto, no entanto, a partir da entrada da mercadoria na empresa, não é mais o setor de compras o responsável por acompanhar o registro de vida dos produtos. A partir daí quem toma conta é o almoxarifado e não o setor de compras.
-
Eu marquei errado por achar que o correto seria eficiência e não eficácia.
-
Percebam que o cespe só não copia e cola a parte do Livro do DIAS apenas para não cometer plágio rsrsrs.
-
Vi eficácia, marquei errado e dancei.
-
Sou comprador, nunca fiz isso.
-
Pqp!! o setor de compras é o famoso quebra-galho! Faz de tudo um pouco.
-
Quer dizer que a solicitação de compras, documento que autoriza o comprador a comprar, não precisa ser arquivada. Sendo que DIAS (2015) afirma que "para o acompanhamento das compras, o comprador eficaz deve manter um arquivo onde deve registrar a vida do produto, controlando todas as fases do processo de compra". Se são todas as fases, isso inclui também a solicitação de compras. Questão deve ter sido objeto de recursos!
-
CESPE/TJ-ES/2011: As etapas do ciclo de compras incluem o acompanhamento do pedido de compra e o controle do recebimento do material comprado. C.
CESPE - 2014 - ANATEL - Técnico Administrativo: Os registros de compra, de preço e de fornecedores constituem etapas do processo de compras de uma empresa. C.
-
NÃO A ESSA REFORMA ADMINISTRATIVA INJUSTA! VAMOS FAZER PRESSÃO!!
-
CERTO