SóProvas


ID
1133578
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

            O certo é que os lixeiros são acolhidos como anjos e a sua tarefa de remover os restos da existência do dia anterior é circundada de um respeito silencioso, como um rito que inspira a devoção, ou talvez apenas porque, uma vez que as coisas são jogadas fora, ninguém mais quer pensar nelas.
            Ninguém se pergunta para onde os lixeiros levam os seus carregamentos: para fora da cidade, sem dúvida; mas todos os anos a cidade se expande e os depósitos de lixo devem recuar para mais longe; a imponência dos tributos aumenta e os impostos elevam-se, estratificam-se, estendem-se por um perímetro mais amplo. Acrescente-se que, quanto mais Leônia [a cidade] se supera na arte de fabricar novos materiais, mais substancioso torna-se o lixo, resistindo ao tempo, às intempéries, à fermentação e à combustão. É uma fortaleza de rebotalhos indestrutíveis que circunda Leônia, domina-a de todos os lados como uma cadeia de montanhas.

Ítalo Calvino. “As cidades contínuas” IN: As cidades invisíveis. Tradução de Diogo Mainardi. Rio de Janeiro: O Globo; São Paulo: Folha de São Paulo, 2003, pp. 109 - 110.

A palavra indestrutíveis obedece à mesma regra de acentuação gráfica que:

Alternativas
Comentários
  • tanto indestrutíveis qto água sao proparo terminadas em ditongos

  • só uma pequena correção no comentário da Gabriela:

    é PAROxítona. e não proparo.
  • O correto seria anular a questão. Porque na letra "A"  a regra é: Paroxítona terminada em ditongo crescente. Já a palavra da questão é: paroxitona terminada em "i". Visto que não tem a regra de "paroxítonas terminadas em ditongo decrescente" .

  • Todas paroxítonas terminadas em ditongos são acentuadas

  • indestrutíveis -> paroxítona

    A) água -> paroxítona

    B) saúde -> hiato

    C) perímetro -> proparoxítona

    D) ninguém -> oxítona