SóProvas


ID
113362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Opinião pública é um somatório de comparações e
contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação
influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais
acurado volume de informações ou capacidade de divulgação,
maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto,
com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes
interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns
passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema,
obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

As redes sociais permitem aos indivíduos mais opções na busca, no acesso e na troca de informações diversas, em nível mundial, dotando-os da capacidade de serem, eles mesmos, formadores ou multiplicadores de opinião.

Alternativas
Comentários
    • A ideia de rede social começou a ser usada há cerca de um século atrás, para designar um conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social a diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional. Em 1954, J. A. Barnes começou a usar o termo sistematicamente para mostrar os padrões dos laços, incorporando os conceitos tradicionalmente usados quer pela sociedade quer pelos cientistas sociais: grupos bem definidos (ex.: tribos, famílias) e categorias sociais (ex.: género, grupo étnico). 
    • Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente. 
    • As Redes Sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
    FONTE: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/v-z.html