SóProvas


ID
113377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que plano, projeto e programa são instrumentos do
processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

Planejamento é um processo e, como tal, cada uma de suas fases requer orientação metodológica.

Alternativas
Comentários
  • 1) Planejamento: é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas.

    2) Plano: é um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer.

    3) Projeto: é também um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas. Trata-se de uma tendência natural e intencional do ser humano. Como o próprio nome indica, projetar é lançar para a frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto representa o laço entre o presente e o futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro.

    4) Programa: é constituído de um ou mais projetos de determinados órgãos ou setores, num período de tempo definido.

  • Foi cobrado sobre a definição da metodologia de planejamento. Essa definição depende da abordagem de elaboração do planejamento, segundo Djalma Rebouças:

    Existem duas metodologias para o desenvolvimento do planejamento estratégico nas empresas:
    1.       Primeiramente se define, em termos da empresa como um todo, “aonde se quer chegar” e depois se estabelece “como a empresa está para chegar à situação desejada; ou
    2.       Primeiramente se define, em termos da empresa como um todo, “como se está” e depois se estabelece “aonde se quer chegar”.

    Ou seja, para definir cada etapa do planejamento, deve-se antes, definir qual abordagem seguir.
  • O Processo de Planejamento
    O planejamento é um processo constituído de uma séria seqüencial de seis passos, a saber:
    • 1º PASSO-DEFINIR OS OBJETIVOS.
    O primeiro passo do planejamento é o estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar. Os objetivos da organização devem servir de direção a todos os principais planos, servindo de base aos objetivos departamentais e a todos os objetivos das áreas subordinadas. Os objetivos devem especificar resultados desejados e os pontos finais onde se pretende chegar, para conhecer os passos intermediários.
    •2º PASSO-VERIFICAR QUAL A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS.
    Simultaneamente à definição dos objetivos, deve-se avaliar a situação atual em contraposição aos objetivos desejados, verificar onde se está e o que precisa ser feito.
    •3º-DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS.
    Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operação. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estiverem atuando na elaboração e compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos.
    A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas. A previsão está relacionada com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.
    •4º PASSO- ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO.
    O quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos, fazer um plano para alcançar os objetivos.
    •5º PASSO- ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS.
    O quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão, em que se escolhe uma alternativa e se abandona as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.
    •6ºPASSO-IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.
    Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir através do que foi planejado e tomar as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.

  • Segundo Chiavenato, e de forma resumida:

    Etapas ou PROCESSOS:

    > Objetivos - onde quer chegar; também serve de base tanto para os outros departamentos quanto para as outras funções.

    > Situação atual - distância do objetivo, onde se está atualmente.

    > Premissas futuras - tentar identificar os cenários futuros.

    > Analisar e escolher alternativas - relacionar e avaliar as ações a serem tomadas.

    > Implementar o plano e avaliar o resultado - avaliar e assegurar o alcance dos objetivos

  • CORRETO

    • Planejamento: “planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61).