SóProvas


ID
1135000
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A delegação de tarefas é uma das principais características de um bom gestor, sendo um exercício de treinamento e de conhecimento. A delegação de tarefas por um enfermeiro à sua equipe deverá ser realizada sob determinadas condições certas e cumprindo determinados critérios.
De acordo com os 5 “certos” da delegação, o enfermeiro só NÃO levará em conta a(o)

Alternativas
Comentários
  • Tarefa certa: É aquela que a enfermeira delega para um cliente especifico, como as tarefas que são repetitivas, que exigem pouca supervisão, que são relativamente não invasivas, que tem resultados previsíveis e que tem o mínimo potencial de risco.

    Circunstâncias certas: Considera adequadamente o setor em que está o cliente, os recursos disponíveis e outros fatores relevantes. Em setores de cuidados intensivos, as condições do cliente muitas vezes mudam rapidamente. Use a boa tomada de decisão clínica para determinar o que delegar.

    Pessoa certa: Envolve delegar a tarefa para o profissional certo realizar no cliente certo.

    Direção/comunicação certa: A enfermeira dá uma descrição clara e concisa da tarefa, incluindo seu objetivo, restrições e expectativas. A comunicação entre a enfermeira e o técnico de enfermagem precisa ser contínua durante o turno de cuidado.

    Supervisão/avaliação certa: Proporcionar um acompanhamento certo, uma avaliação certa, uma intervenção conforme a necessidade e feedback. O técnico de enfermagem precisa se sentir confortável para fazer perguntas e procurar ajuda.


  • O enfermeiro utiliza o pensamento crítico e o julgamento clínico na aplicação dos cinco 

    certos da delegação – que constituem um recurso adicional para a tomada de decisão. De 

    forma sintética, delega a tarefa certa, sob as circunstâncias certas, na pessoa certa, 

    com a comunicação e orientação certa e sob supervisão adequada. 


    Disponivel em http://www.ordemenfermeiros.pt/tomadasposicao/Documents/EnunciadoPosicao_23Abr2007.pdf


  • Os enfermeiros, que são preparados e qualificados de modo único para promover a saúde de todas as pessoas, em virtude da sua formação e experiência, devem estar ativamente envolvidos na política de saúde e na tomada de decisões, incluindo a delegação das tarefas de Enfermagem a outros prestadores, pessoal deles dependente. Os aspectos relacionados com a delegação tornam-se mais complexos, hoje, nos contextos pelas alterações nos ambientes de cuidados, fazendo emergir a necessidade de orientações para o processo de decisão delegatória. A equipe de enfermagem deve estar treinada para investigar com rapidez se uma decisão delegada provavelmente terá um resultado seguro levando-se em conta as cinco corretas delegações: - a tarefa correta - a circunstância correta - a pessoa correta - as informações ou instruções corretas - a supervisão correta. Resposta: E.  Bibliografia Joint Commission Resources. Temas e estratégias para liderança em enfermagem: enfrentando os desafios hospitalares atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008.
  • Pq diagnóstico certo está errado?