SóProvas


ID
1135693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca da teoria das normas constitucionais, da classificação das Constituições e do poder constituinte, julgue os itens subsequentes.

As chamadas Constituições flexíveis são aquelas que exigem requisito especial de reforma, ou seja, não podem ser emendadas pelo mesmo processo que se emprega para fazer ou revogar a lei ordinária.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado

    Flexível é aquela Constituição que possui o mesmo processo de alteração das demais leis. Na classificação de Pinto Ferreira também pode ser chamada de plástica.

    O conceito da assertiva está ligado a Constituição rígida, a qual possui procedimento mais solene, dificultoso, árduo para sua alteração se comparados às demais leis.

  • Diante de uma constituição flexível, não há que se falar em hierarquia entre constituição e lei infraconstitucional. Dessa forma, uma lei infraconstitucional posterior tem o condão de modificar texto constitucional se assim expressamente o declarar, por exemplo. Não incide, pois, o princípio da supremacia da constituição.

  • Como já foi dito o conceito mencionado na questão é o de constituição rígida, vejam os dois conceitos de forma correta em outra questão:

    Prova: CESPE - 2014 - SUFRAMA - Agente Administrativo

    Disciplina: Direito Constitucional

    Quanto à estabilidade, a CF pode ser classificada como rígida, já que o processo de alteração das normas constitucionais é mais dificultoso que o procedimento ordinário de criação das leis. As constituições flexíveis, por outro lado, podem ser modificadas por meio dos mesmos procedimentos de elaboração das demais leis, o que afeta seu caráter de superioridade hierárquica no ordenamento jurídico.

    GABARITO: CERTA.

  • A Constituição que exige requisito especial praguari alteração/reforma é rígida e não flexível como prevê a questão.Portanto, a questão está errada.

  • ERRADO GALERA, A AFIRMATIVA TRATA-SE DA CONSTITUIÇÃO RIGIDA

  • resposta errada -

    Constituições flexíveis- são aquelas em que o processo para alterar normas constitucionais e o mesmo usado para leis ordinárias, ou seja, e mais fácil mexer em uma constituição  flexível do que em uma rígida o exemplo e a constituição inglesa.

  • Constituição flexível é aquela que não determina em seu texto nenhum requisito para a sua alteração, não possuindo, assim, grau de dificuldade para a sua modificação que se dará da mesma maneira que as leis comuns.

    Denomina-se rígida a constituição que determina procedimento especial e solene para a sua modificação, não admitindo ser alterada da mesma forma que as leis ordinárias.

    A atual Constituição Federal é rígida, posto que determina uma forma solene de alteração, que será através de Emenda Constitucional aprovada em dois turnos, por 3/5 dos membros das duas casas do Congresso Nacional (Art. 60, 2º, Constituição Federal), ao contrário das Leis Ordinárias que são modificadas em único turno, por maioria simples e da Lei Complementar - por maioria absoluta, além das hipóteses que a Constituição prevê a iniciativa restrita.

    Referências :

    BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 24 ed. São Paulo: Malheiros editores. 2009.

    LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 13 ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva. 2009.


  • O conceito elencado na Questão é da Constituição Rígida!

  • - Imutável: não pode ser modificada;

    - Rígida: procedimento de modificação da CF mais rígido que a modificação das leis; (adotado pelo Brasil);

    - Flexível: procedimento de modificação da CF igual à modificação das leis;

    - Semirrígida ou semiflexível: parte da CF é rígida e parte é flexível.

     

    Fonte: Mapas Mentais Ponto dos Concursos

  • questão errada por abordar o conceito de constituição rígida quando na verdade está falando da flexível.