SóProvas


ID
1136314
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“O processo de organizar internamente a equipe do projeto consiste em definir quem tem mais responsabilidades e o poder para tomar decisões”. (MAXIMIANO, 2010, p. 194). Desse modo, sobre a estrutura de um projeto matricial é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Segundo Rennó (2013: PÁG. 115) — A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.

    Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.

    A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial!

    Vamos imaginar que você trabalhe em uma empresa, como o exemplo a seguir. Você pode estar subordinado ao diretor da filial do Brasil, por exemplo, mas também responder ao gerente do produto “seguros” da empresa. Este pode estar lançando um produto no mercado e necessitar de uma equipe multidisciplinar, composta de funcionários de várias filiais ao redor do mundo, por exemplo.

    Essa estrutura é chamada de matricial, pois seu aspecto é semelhante a uma matriz, como vocês podem ver. Dessa forma, a estrutura matricial foi uma tentativa de conciliar uma estrutura rígida e hierárquica a uma maior flexibilidade, cada vez mais necessária nestes tempos de muitas mudanças no contexto das organizações.

    Portanto, a estrutura matricial é utilizada normalmente para atender a projetos ou negócios que demandem equipes com pessoas que tenham vários perfis diferentes, funcionando temporariamente no caso dos projetos ou que possam trabalhar em várias áreas da empresa ao mesmo tempo.

    Como vocês podem imaginar, responder a dois chefes ao mesmo tempo não é fácil! Da mesma forma, controlar alguém que não responde só a você também traz seus inconvenientes (como saber se o funcionário X está realmente fazendo um trabalho para o “outro chefe”?). Assim, essa coordenação pode realmente gerar conflitos internos e confusão.

    Entretanto, a maior mobilidade dos funcionários pode gerar uma maior troca e interação entre pessoas de diferentes áreas da empresa. Outro fator importante é aproveitar melhor os recursos (principalmente de pessoal qualificado) na organização, evitando que pessoas fiquem pouco aproveitadas em um setor quando há muito trabalho em outra área ou projeto.

  • Show de comentario Vanessa!

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobe a estrutura matricial. Neste caso, marquemos a alternativa correta. Segundo a lição de Maximiano (2019), a estrutura matricial é recomendada quando o projeto precisa de uma equipe multidisciplinar temporária, cujos integrantes possam se dedicar ao mesmo tempo a outros projetos. A seguir, teremos as principais características das estruturas matriciais (MAXIMIANO, 2019, p.210 e 211): a equipe de uma organização matricial é composta por funcionários das áreas funcionais até o limite da duração do projeto. Esse tipo de arranjo é estrutura horizontal de coordenação das competências das áreas funcionais permanentes. Cada um dos especialistas funcionais envolvidos no projeto mantém sua ligação e seus compromissos em seu departamento funcional permanente. Os integrantes de uma equipe matricial podem trabalhar em diversos projetos ao mesmo tempo, sendo coordenados em diferentes gerentes de projetos. A vantagem da estrutura matricial decorre da combinação de dois tipos de enfoques. Ao passo que a a estrutura funcional favorece a especialização e a acumulação de conhecimentos, a organização por projetos favorece a orientação para algum tipo de resultado ou problema resolvido. É a estrutura que equilibra esses dois tipos de vantagens, combinando a competência técnica da estrutura funcional com a ação orientada para o resultado da organização de projeto. A estrutura matricial compromete os princípios da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade, já que há dupla subordinação, porque os integrantes da equipe trabalham ao mesmo tempo com seus chefes permanentes e com o gerente de projeto Tendo dito isso, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta. GABARITO: A Fonte: MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à Administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019.