SóProvas


ID
1136440
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Indique a altura da queda livre de um trabalhador situado em uma plataforma elevada, utilizando cinto de segurança, considerando que:

• o anel D do cinto de segurança (as suas costas) está a 1,5m de distância (altura) do piso da plataforma;

• o ponto de ancoramento do cinto está situado no piso da plataforma;

• o comprimento do talabarte é de 1,20m e o estiramento do amortecedor é igual ao seu comprimento;

• o estiramento do anel D é de 0,30m e

• o fator de segurança é de 0,60m.

Alternativas
Comentários
  • Deve- se levar em consideração todo os sistemas existentes na questão, consderando isso e conforme todas as descrições existentes a resposta é 4,8

  • O somatório de todas as medidas vai ser igual a 3,6m, porém devemos ficar atentos na informação que "o ponto de ancoramento do cinto está situado no piso da plataforma", ou seja, o fator de queda é 2. Então deve-se dobrar o tamanho do talabarte, daí o cálculo será igual a 4,8m.

  • que comentário inútil desse José.... se a intenção foi facilitar, PUFFED.

  • 1 -  o anel D do cinto de segurança (as suas costas) está a 1,5m de distância (altura) do piso da plataforma;  Logo temos uma altura inicial de 1,5metros do anel que fica no cinto, até a plataforma.

    2 - o comprimento do talabarte é de 1,20m e o estiramento do amortecedor é igual ao seu comprimento. Talabarte de proteção nesse caso, aquelas cordas com ganchos que posicionam para caso o operário tenha queda, ele segure, sempre acima do trabalhador, ele afrma que o talabarte é de 1,2., porém ele fala que o seu amortecedor  é igual ao comprimento do talabarte, ou seja a parte elástica dele vai mais 1,2 metros. logo temos 2,4 metros

    3- o estiramento do anel D é de 0,30m e  - mais 0,3

    4 - o fator de segurança é de 0,60m. fator de segurança, é uma majoração, uma margem utilizada para garantir a segurança..

     

    fazendo a somatória de 1,5 + 1,2+ 1,2+ 0,6+ 0,3 = 4,8

     

    não tem nada a ver com fator de queda. fator de queda serve para definirmos a utilização de absorvedor de energia

     

    Fator de queda: razão entre a distância que o trabalhador percorreria na queda e o comprimento do equipamento que irá detê-lo.