SóProvas


ID
1137358
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
CBM-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO B


Desmatar é ruim, mas traz crescimento econômico. Isso é o que fizeram você acreditar durante muito tempo. A realidade é bem diferente. O modelo de ocupação predominante na Amazônia é baseado na exploração madeireira predatória e na conversão de terras para a agropecuária. É o que eu chamo de “boom-colapso”: nos primeiros anos da atividade econômica baseada nesse modelo, ocorre um rápido e efêmero crescimento (o boom). Mas, em seguida, vem um declínio significativo em renda, emprego e arrecadação de tributos (o colapso). A situação de quem era pobre fica pior ainda.
Esse modelo é nefasto em todos os sentidos. O avanço da fronteira na Amazônia é marcado pelo desmatamento, pela degradação dos recursos naturais e, se não bastasse tudo isso, pela violência rural.
Em pouco mais de três décadas, o desmatamento passou de 0,5% do território da floresta original para quase 18% do território, em 2008. Além disso, áreas extensas de florestas sofreram degradação pela atividade madeireira predatória e devido a incêndios florestais. [...]
Evitar o ciclo do “boom-colapso” e o avanço do desmatamento exige medidas de curto e de longo prazo. Num primeiro momento, é necessário investir nos municípios já desmatados para que haja recuperação da base produtiva e a consolidação da agropecuária e do reflorestamento. Por outro lado, nos municípios sujeitos ao boom, o desafio é conciliar a conservação das florestas com a geração de emprego e renda.


            Beto Veríssimo IN: Revista Galileu, nº 218, setembro de 2009.


Com relação aos posicionamentos do autor do texto, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários