SóProvas


ID
1137685
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nenhum cidadão responsável pode deixar de estar preocupado com os estragos que sofre o meio ambiente. Por isso, seja no governo, seja fora dele, muitos tomam iniciativas para mitigar os desastres. Os governantes passam leis com fé ingênua nos seus efeitos. Almas generosas e bem-intencionadas pregam a defesa do meio ambiente. Economistas só pensam em prêmios e punições financeiras. Olhando os resultados, é um no cravo e outro na ferradura. O pobre caboclo, perdido na floresta amazônica, está longe da lei que impediria suas aventuras com a motosserra. E, se estivesse ao alcance de pregações, não veria razões para segui-las. O mal-educado que joga lixo na sua rua sabe que não será punido, pois, se alguém viu, não vai denunciar. Não há altruísmo que convença os prefeitos a não jogar esgotos in natura nos rios, pois o tratamento é caro, não dá votos e os malefícios só prejudicam o município rio abaixo. Não funcionam as leis que carecem de poder para obrigar o seu cumprimento. Quem confia na impunidade não presta atenção. [...]

            Claudio de Moura Castro
            Revista Veja - set., 2012 - Com adaptações.


Figuras de palavras e ditos populares possibilitam dar um valor expressivo a pontos de vista ou opiniões de quem escreve. No contexto, o fragmento “Olhando os resultados, é um no cravo e outro na ferradura” permite depreender o emprego de

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    É o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de semelhanças entre ambas. É uma comparação subentendida.

     Exemplo:

      Minha boca é um tumulo.

      Essa rua é um verdadeiro deserto.

    FONTE:http://juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/figuraslinguagem001.asp


  • Anáfora - Repetição de um termo no início das orações; Pleonasmo = Redundância; Prosopopéia - Atribuição de características humanas a seres nãoa humanos; Perífrase - Uso de maior quantidade de palavras para dizer o que poderia ser dito com menos palavras.

     

     

  • Metáfora

     

    A metáfora é um tipo de comparação, mas sem os termos comparativos (tal comocomosão comotanto quanto, etc). Na metáfora, a comparação entre dois elementos está implícita, trazendo uma relação de semelhança entre eles. Exemplo:

    Tempo é dinheiro.

    Percebemos neste exemplo a relação implícita, onde o tempo é tão valoroso quanto o dinheiro, por isso ele é colocado como semelhante à moeda.

     

    Comparação

     

    A comparação consiste na aproximação entre dois objetos por meio de uma característica semelhante entre eles, dando a um as características do outro. Difere da metáfora porque possui, obrigatoriamente, termos comparativos. Em suma, é uma comparação explícita. Exemplo:

    Tempo é como dinheiro.

     

    Personificação (ou prosopopeia)

     

    A personificação, também chamada prosopopeia, consiste na atribuição de características humanas, como sentimentos, linguagem humana e ações do homem, a coisas não-humanas. 

     

    Pleonasmo

     

    Repetição de uma ideia por meio de outras palavras. É utilizado como forma de ênfase e, além de ser figura de linguagem, é classificada como vício. A diferença entre a figura de linguagem e o vício de linguagem é simples: para ser figura de linguagem, o pleonasmo vem de forma intencional, para dar mais expressividade no texto, enquanto no vício vem como uma repetição não intencional e desnecessária.

     

    Anáfora

     

    Consiste na repetição de palavras ou expressões com o objetivo de enfatizar uma ideia. 

     

    Perífrase

     

    perífrase é uma figura de linguagem que também é chamada de antonomásia e circunlóquio. Consiste na substituição de um termo ou expressão curta por uma expressão mais longa que serve para transmitir a mesma ideia.

    perífrase é uma figura de linguagem que também é chamada de antonomásia e circunlóquio. Consiste na substituição de um termo ou expressão curta por uma expressão mais longa que serve para transmitir a mesma ideia.

     

    fonte:

     www.figurasdelinguagem.com/perifrase/ 

    rachacuca.com.br/educacao/portugues/figuras-de-linguagem/