SóProvas


ID
1138273
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
TCM-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As autarquias podem ser conceituadas como pes- soas jurídicas de Direito Público, que são criadas:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - quando menciona decreto 

    B) ERRADA - quando diz que há subordinação 

    C) CORRETA 

    D) ERRADA - quando diz que é integrante da administração direta 

    E) ERRADA - pelo mesmo motivo da alternativa A 

  • O termo controlada, creio que deva ser o controle finalistico. Mas ele sozinho dá a entender que é um controle mesmo. Algo maior que uma simples subordinação,

  • A questão limita-se a exigir conhecimentos conceituais acerca das autarquias. Por expressa imposição constitucional, trata-se de entidade administrativa cuja criação depende de lei específica (art. 37, XIX, CF/88). Outra característica importante consiste no fato de que seu objeto é a prática de atividades tipicamente estatais. A definição legal encontra-se no art. 5º, I, Decreto-lei 200/67.

    Ademais, no que tange ao controle a que se submetem, as autarquias são, sim, controladas pela Administração Direta. Todavia, cuida-se de controle restrito, eis que condicionado aos termos da lei (de criação da entidade), porquanto inexiste relação hierárquica entre as autarquias e o respectivo ente federativo que as houver instituído. A relação é de mera vinculação (e não de subordinação), geralmente a um Ministério (se federal) ou a uma Secretaria, se a hipótese for de autarquia estadual ou municipal. A este controle se dá o nome de tutela ou supervisão ministerial (art. 26, Decreto-lei 200/67).

    Firmadas as premissas acima, é de se concluir que a única resposta correta encontra-se na letra “c".

    Resposta: C



  • Não concordo com o gabarito, porque ela não é controlada, porém o menos errado de todos.

  • Marcos Barros, creio que a questão se refira ao Controle Finalístico( que é o nome que se dá à Vinculação no âmbito federal, salvo engano). 

  • C)CORRETA.


    As autarquias possuem apenas uma vinculação, e não uma subordinação. O que ocorre é um controle finalístico pela Administração Central.