SóProvas


ID
1138972
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No dia 04 de fevereiro de 2014, a apresentadora Rachel Sheherazade noticiou, em rede nacional, que um grupo de rapazes, que se intitula “Justiceiros do Flamengo”, foi preso por espancar, torturar e acorrentar a um poste um adolescente acusado de furto. Todas as ações foram filmadas e divulgadas na internet. A apresentadora afirmou, na ocasião, que num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível. O Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro e sua Comissão de Ética divulgaram nota de repúdio à opinião de Sheherazade, afirmando que, entre outros preceitos, a jornalista contraria o Art. 7º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros que determina que o jornalista não pode

Alternativas
Comentários
  • Respota: d). Art. 7º, inciso V do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

  • A frase do item c consta no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no entanto, o texto não fala que o jornalista NÃO PODE veicular informações de caráter mórbido, sensacionalista ou contrárias aos valores humanos, mas sim que ele deve EVITAR a divulgação destes fatos (Art. 13).

  • A questão pede interpretação. A fala da jornalista deixa claro que ela incita a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime.

  • Art. 7º O jornalista não pode:
    V - usar o jornalismo para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime;

  • nem li tudo, só vi o nome dela e já sabia a resposta kkkkkkkkkkkkkkkk