SóProvas


ID
1139032
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A democratização do acesso fez bem à última edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco - FLIPORTO, que pela primeira vez não cobrou ingresso para o seu congresso literário. Quem circulou por Olinda no feriadão da Proclamação da República pôde conferir o comparecimento de um público mais diversificado e curioso pela leitura.

Este texto foi publicado, em 24.11.2013, no Jornal do Commercio. Não tem crédito de autoria. Pelas suas características trata- se de

Alternativas
Comentários
  •  Crítica: Em jornalismocrítica principalmente na política, com a chamada "chargepolítica" é uma função de comentário sobre determinado tema, geralmente da esfera política propriamente dita.

    Ensaio: Um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, religioso, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provasempíricas ou dedutivas de caráter científico.

    Editorial: Os editoriais são texto de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa,ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo. Editoriais maiores e mais analíticos são chamados de artigos de fundo.

    Reportagem: reportagem é um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto. A reportagem televisiva, testemunho de ações espontâneas, relata histórias em palavras, imagens e sons.

    Artigo: Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais queinformativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso, para enfatizar que se trata de material não-jornalístico. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas. Em jornais impressos, é normal que os editores convidem personalidades da sociedade (especialistas, intelectuais, autoridades) para escrever artigos sobre temas específicos do noticiário, sem remuneração. Entre leigos, é comum confundir artigo commatéria e tratar ambos os termos como sinônimos, o que é um erro. Tampouco é sinônimo de coluna, que se caracteriza por ser um espaço permanente reservado para textos do mesmo autor. Articulistas, em geral, não são jornalistas.

  • As alternativas  A, B e E, de cara, já podem ser eliminadas, porque esses formatos são sempre assinados. Daí lembrei que reportagem também é assinado. Então restou apenas a alternativa C. O editorial realmente não tem crédito de autoria, visto que é uma opinião geral do veículo.

     

    Editorial: Editorial é um artigo publicado na imprensa, ou seja, jornais, revistas ou sites e que possui conteúdo opinativo. O ponto de vista pode ser da empresa (veículo de comunicação) ;

     

    fonte: http://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-editorial/

     

  • João Netto, muito útil sua explicação. Não tinha me tocado de que críticas, ensasios e artigos sempre são assinados. Vai me ajudar a acertar alguma questão futura.
    Mas reportagens nem sempre são assinadas. Cuidado!