SóProvas


ID
1139056
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Herman e Chomsky afirmam que: 1) a estrutura de propriedade da mídia; 2) a procura do lucro e a importância da publicidade; 3) a dependência dos jornalistas de fontes governamentais e de fontes do mundo empresarial; 4) as ações punitivas dos poderosos; 5) a ideologia anticomunista dominante entre a comunidade jornalística norte-americana (Adaptado de: www.ec.ubi.pt/ec), são responsáveis

Alternativas
Comentários
  • Estes autores compõem a Teoria da Ação Política (TAP) na vertente que concluiu que os jornais servem aos interesses dos grandes grupos capitalistas. Mas há pesquisadores da TAP que concluíram exatamente o contrário: que é o Estado que determina as notícias.

  • Na visão da esquerda, a distorção é inversa: o jornalismo reforça a visão de mundo da sociedade capitalista. O conteúdo das notícias é imposto aos jornalistas pelos dirigentes das empresas de comunicação e condicionado pela estrutura macroeconômica.

     

    Citando Chomsky e Herman, Traquina relaciona os cinco fatores que explicam a submissão do jornalismo aos interesses do sistema capitalista:

    • a estrutura de propriedade das empresas jornalísticas;

    • a sua natureza capitalista;

    • a dependência dos jornalistas das fontes governamentais e empresariais;

    • as ações punitivas dos poderosos;

    • a ideologia anticomunista dominante entre a comunidade jornalística americana.

     

    Os autores também se referem à concentração das empresas de mídia nas mãos de poucos grupos como uma influência direta na veiculação de valores capitalistas, estreitando as margens para opiniões contraditórias e algum pluralismo democrático. 

     

    Felipe Pena - Teorias do Jornalismo