SóProvas


ID
1140001
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com Stoner e Freeman, as teorias da motivação eram parecidas entre si, já que tentavam construir um único modelo de motivação que se aplicasse a qualquer trabalhador em qualquer situação. São exemplos de modelos de motivação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • uhauhuahuhuahuhahuhau

  • Essa questão deve ter sido elaborada lá no quinto...

     

    Socorro!

  • MODELO DE COMPORTAMENTO NÃO É UMA TECNICA MOTIVACIONAL, É UMA CARACTERISTICA INERENTE AO SER HUMANO, OU SEJA, CADA UM TEM A SUA. 

  • Gabarito D.

     

    Não entendi o porque, mas... vida que segue. 

    Alguém saberia informar qual o embasamento que a banca arrumou para termos isto "modelo dos recursos humanos" como resposta?

  • Gabarito: B

    AS PRIMEIRAS VISÕES DA MOTIVAÇÃO

    Divide-se em três modelos e apresentavam concepções diferentes a respeito do ser humano:

    1. Modelo Tradicional:

    Associado a Frederick Taylor na Administração Cientifica, na qual a motivação era realizada através de incentivos salariais ( Maior Produção = Maior Ganho ); A Suposição básica era a de que os Administradores compreendiam o trabalho melhor do que os trabalhadores que eram preguiçosos e só poderiam ser motivados pelo dinheiro;

    2. Modelo das Relações Humanas:

    Elton Mayo e estudiosos descrobriram que o tédio e a repetitividade de muitas tarefas reduziam a motivação, ao passo que os contatos sociais ajudavam a criar e a manter a motivação. "Os administradores podiam motivar os empregados reconhecendo suas necessidades sociais e fazendo com que se sentissem úteis e importantes"

    3. Modelo de Recursos Humanos:

    McGregor tece criticas ao modelo das Relações Humanas, como sendo um método mais sofisticado de manipular os empregados, assim como o modelo tradicional, fixava-se apenas em um fator como dinheiro ou relações humanas. Desta forma, identificou dois conjuntos de Suposições: O modelo tradicional como Teoria X – O trabalho é desagradável para os empregados que devem ser motivados através de força, de dinheiro ou de elogios. Apesar de o verem como necessidade, irão evitá-lo sempre que possível. A maioria das pessoas sendo preguiçosas e sem ambição, preferem ser dirigidas e evitar esponsabilidades; e o Modelo das relações Humanas como Teoria Y – Presume-se que as pessoas são desejam trabalhar e que, sob circunstancias corretas, obtém muita satisfação trabalhando e podem assumir responsabilidades dentro da organização.

  • Sinceramente não entendi qual foi dessa questão, marcaria novamente esse modelo dos recursos humanos, por não ter encontrado nada que o relacione à Teorias Motivacionais. 

     

    Contudo, sobre a opção que trata acerca de modelo de comportamento, vejam o que encontrei no livro do Maximiano, justamente no capítulo de Motivação (TGA, Ed Compacta, 2008, pag. 178 -179)

    O modelo de comportamento faz parte das chamadas Teorias de Processo (portanto é sim uma teoria/modelo!), que procuram explicar como funcionam a motivação - qual sua dinâmica. O Modelo de Comportamento é bastante simples, e se baseia na ideia de que todo comportamento é acionado por algum tipo de estímulo. 

    Principais ideias: 

    1) Todo comportamento é motivado;

    2) O comportamento é orientado para a realização de algum objetivo;

    3) O comportamento que procura realizar algum objetivo pode ser pertubado por conflito, frustações ou ansiedade. 

     

    Se alguém souber fundamentar o gabarito da banca, por gentileza compartilhe.