SóProvas


ID
1140061
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na temática liderança, são estudadas as relações de confiança na organização.
São considerados tipos de confiança nas relações organizacionais, EXCETO confiança baseada

Alternativas
Comentários
  • Ohhh banca desgr@ç@#@ para fazer questões incomuns!!!!!!!!!!!

    Os três tipos de confiança

    Nas relações organizacionais temos três tipos de confiança que são: Confiança baseada na intimidação; Confiança baseada no conhecimento e Confiança baseada na identificação.

    Confiança na intimidação é o medo do liderado receber uma punição de autoridade no ambiente de trabalho, por não ter realizado uma determinada tarefa.

    Confiança baseada no conhecimento onde se concentra a maior parte das relações organizacionais tendo como base o comportamento como resultado histórico de interações. É uma confiança que tem como base à informação. Quanto mais e melhor se conhece alguém, poderá prever o que ela irá realizar. O nível de conhecimento neste caso, não é destruída por falta de comportamento inconsistente, são interações consistentes abertas e honestas e que dificilmente seriam destruídas.

    Confiança baseada na identificação construída por funcionários que permanecem nas organizações por vários anos, a maioria das empresas vieram quebrando isso, que logo foi substituído pela confiança baseada no conhecimento.

    Fonte: http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/confianca-a-pedra-fundamental-da-lideranca/

  • Depois dessa questão juro que nunca mais reclamo das questões da banca CESPE.

  • Existem também três tipos de confiança nas relações organizacionais:

     

    Confiança baseada na intimidação: relações são frágeis e punitivas. O vínculo que gera esse tipo de confiança está na autoridade. 

     

    Confiança baseado no conhecimento: a confiança se baseia na previsibilidade do comportamento que resulta da história e das interações estabelecidas. A confiança se apoia na informação e se desenvolve no decorrer do tempo.

     

    Confiança baseada na identificação: é o nível mais alto de confiança porque tem uma conexão emocional entre as partes. Essa confiança “permite que uma parte faça às vezes da outra e a substitua nas transações interpessoais”

     

    (ROBBINS, 2002, p. 330).

  • Olá, galera!

    Tema retirado da Doutrina Robbins, Comportamento Organizacional (11ª Edição).

    Capítulo 12: Questões Contemporâneas sobre a Liderança.