SóProvas


ID
1141417
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DIGITAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

Elaine Turk Faria

            O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as possibilidades e necessidade de utilização da tecnologia digital nas instituições de ensino, bem como da introdução da cultura tecnológica entre alunos e professores, onde se inclui a educação à distância e as disciplinas semipresenciais no ambiente acadêmico.
            Com frequência, lemos nos jornais, revistas e na literatura científica atual o quanto nossos jovens estão familiarizados com a tecnologia e têm facilidade no seu manuseio. Veem e Vrakking (2009) denominam os jovens desta época de “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. Para estes autores, a geração homo zappiens é digital, e a escola é analógica. Reforçando essa posição, Marc Prensky, educador americano, escreveu um artigo em 2001 sobre os imigrantes digitais e os nativos digitais, em que faz uma divisão entre os que veem o computador como uma novidade e os que não imaginam a vida antes dele, pois têm contato com a tecnologia logo após o nascimento.
            Esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos. Consequentemente, os cursos de licenciatura, onde se inclui também o curso de Pedagogia, têm de preparar os futuros professores para atuarem neste contexto.


[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 13.

A autora do texto defende que todas as escolas dos dias de hoje precisam

I – fomentar a cultura tecnológica no corpo discente;

II – fomentar a cultura tecnológica no corpo docente;

III – incluir a educação à distância;

IV – oferecer disciplinas semipresenciais;

V – preparar professores para lidar com a tecnologia.

VI – utilizar tecnologia digital;

Quantas dessas indicações estão coerentes com o que o texto diz explicitamente?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro nesta questão esteja na palavra "oferecer"(IV – oferecer disciplinas semipresenciais;), se observarmos o item III ou mesmo o texto veremos que eles fazem referência a incluir, e não somente oferecer, desta forma somente cinco estão de acordo com o texto.

  • Resposta: D

    Acredito que a resposta esteja toda no primeiro parágrafo. A questão diz que é para marcarmos as opções que estão explícitas no texto. No primeiro parágrafo, temos:

    - utilização da tecnologia digital

    - introdução da cultura tecnologica entre alunos (corpo discente)

    - Introdução da cultura tecnológica entre professores (corpo docente)

    - Educação à distância

    _ disciplina semipresenciais

    Assim sendo, não está explícita a opção preparar professores para lidar com a tecnologia.



  • Acredito que o item que não está correto é o I, pois no primeiro parágrafo ele fala na introdução da cultura tecnológica entre os alunos e professores no sentido de existir maior Interação tecnológica entre eles. Ao longo do texto vemos que os alunos já estão introduzidos na cultura tecnológica ao contrário dos professores. Não há necessidade de fomentar essa cultura nesse grupo.

  • O questionamento se refere às escolas. Não são as escolas que devem preparar os professores, mas sim os cursos de licenciatura.