SóProvas


ID
1141501
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DIGITAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

Elaine Turk Faria

            O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as possibilidades e necessidade de utilização da tecnologia digital nas instituições de ensino, bem como da introdução da cultura tecnológica entre alunos e professores, onde se inclui a educação à distância e as disciplinas semipresenciais no ambiente acadêmico.
            Com frequência, lemos nos jornais, revistas e na literatura científica atual o quanto nossos jovens estão familiarizados com a tecnologia e têm facilidade no seu manuseio. Veem e Vrakking (2009) denominam os jovens desta época de “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. Para estes autores, a geração homo zappiens é digital, e a escola é analógica. Reforçando essa posição, Marc Prensky, educador americano, escreveu um artigo em 2001 sobre os imigrantes digitais e os nativos digitais, em que faz uma divisão entre os que veem o computador como uma novidade e os que não imaginam a vida antes dele, pois têm contato com a tecnologia logo após o nascimento.
            Esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos. Consequentemente, os cursos de licenciatura, onde se inclui também o curso de Pedagogia, têm de preparar os futuros professores para atuarem neste contexto.



[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 13.

Uma fonte citada no texto denomina os jovens de nossos tempos como “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. O neologismo “homo zappiens” combina as formas “homo sapiens” e “zap”, com o intuito de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: a

    Combinar = fazer uma associação

  • não vi falar nada de controle remoto no texto, pra mim mais parece uma crítica velada mesmo ¬¬

  • yasmm não viaje...de onde ele tirou esse controle remoto do texto....interpretar o texto e dizer o que está escrito nele e não em suposições que o autor da pergunta achou existir

  • Uma expressão para passar de canal em canal na tv é "zapear". http://www.dicionarioinformal.com.br/zapear/

    Arrasada! Não pensei nisso e errei. :(

  • Essa questão é bem ruim. O uso da 2ª (computador) e 3ª (celulares) telas estão substituindo a 1ª tela (TV). O uso de controle remoto é um conceito bem antigo de tecnologia. Que senhor ou senhora da terceira idade não está adaptado ao controle remoto? Hoje ninguém vive sem ele.

  • Segundo um colega que comentou essa mesma questão na prova do INSS para um outro cargo. A expressão zap ( em inglês): significa trocar de canal.

    Espero ter ajudado!

  • Só se tinha inglês no edital. Vergonhoso ter que saber inglês na prova de português!

  • trocar em inglês é ''to swap'' e não '' zap ''.

  • eu queria entender de onde a banca tirou a resposta ??? uma vergonha essa banca ....... 

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk socorro, que banca é essa!

  • Pensei que fosse a questão B,pois está pois é semântica não interpretação de texto!

  • Credo KKKKKKK

    Não faz sentido