SóProvas


ID
114172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O armazenamento e a rápida recuperação das informações em caso de falhas são importantes para as organizações. O RAID (redundand arrays of inexpensive disks) é uma solução que oferece mecanismos para melhorar a segurança dos dados, mantendo o desempenho do sistema. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETO. A recuperação de um RAID 1 é mais rápida pois não precisa calcular a paridade como no RAID 5, já que os dados estão espelhados.

    b) ERRADO. O RAID 2 utilizava hamming code parity correction. Justamente por isso ele foi considerado obsoleto, pois essa tecnologia já vem integrada diretamente nos controladores de discos modernos. RAID 4 não utiliza hamming code.

    c) ERRADO. Como no RAID 5 a paridade é espalhada em todos os discos, caso mais de um disco falhe, a paridade para correção do erro de um dos discos que falhou poderá estar no outro disco que também falhou.

    d) ERRADO. Apesar de ser utilizado um disco com exclusividade para paridade no RAID 3, essa tecnologia requer no mínimo apenas 3 discos.

    e) ERRADO. RAID 0 + 1 combina espelhamento com striping. Não necessita de técnica de correção pois os dados estão completamente espelhados.

  •  

    Amigos, por favor, confirmem o meu entendimento:

    A opção "A" diz que o tempo de recuperação de dados do Raid 1 é MENOR do que o o RAID 5.

    Isto é verdade pois o Raid 1 salva os dados em ambos os discos e lê diretamente de um deles. Já o RAID 5 espalha os dados em segmentos que são salvos em todos os discos. No momento da leitura, o RAID 5 lê todos os segmentos em paralelo, mas precisa lidar com um dos segmentos, que é paridade, e por isto é mais lento que o RAID 1.

    Seria isto?

  •  Bruno,

    Acho que o problema é que no RAID 5 há o cálculo que se faz com o strip de paridade para a recuperação do dado perdido e no RAID 1 o dado a ser recuperado é lido direto do disco espelho.

  • Tanto no RAID 1 quanto no RAID 5 temos a leitura rápida e a escrita é lenta. Porém no RAID 1 as leituras são extremamente rápidas pois são feitas em paralelo.

  • a) O tempo de recuperação é, de fato, menor com o RAID Level 1 que com o RAID Level 5. Lembrando que a principal característica do RAID 1 é o espelhamento, ou seja, a gravação dos dados é feita no mínimo em dois discos, ao passo que a leitura pode ser feita com o acesso a um disco só, já que a informação é igual. Já o RAID 5, utiliza a técnica de paridade para manter a integridade dos dados. Inicialmente, a informação é dividida em blocos e, para cada bloco, é calculada uma paridade. Essa paridade está distribuída entre os discos. Portanto, para acessar as informações com RAID 5 é necessário fazer a leitura em vários discos, o que aumenta o tempo de recuperação. Por fim, vale lembrar que a gravação das informações no RAID 5 pode ser feita paralelamente em todos os discos;

    http://www.guiadohardware.net/termos/raid-5

    http://www.guiadohardware.net/termos/raid-1

    b) O RAID 4 armazena a paridade em um dos discos, e não utiliza a técnica de correção de Hamming. Vale lembrar que o RAID 2 utiliza a técnica de correção de Hamming.

    c) O esquema de paridade do RAID 5 permite identificar apenas 1 bit com erro dentro de um bloco de bits. No RAID 5 cada um dos bits dentro de cada grupo fica guardado em um dos HDs. Quando um deles é perdido, a controladora sabe exatamente quais bits foram perdidos e têm condições de recuperá-los usando uma verificação muito simples. Contudo, não é possível recuperar os dados caso mais de 1 HD esteja com problema.

    d) O RAID 3 é bem parecido com o RAID 2, mas em vez de utilizar o código corretor de erros, ele utiliza um esquema de paridade. No RAID 3, a informação de paridade é guardada no último disco, portanto para armazenar as informações serão necessários N + 1 discos (N é a quantidade inicial de discos utilizados p/ armazenar a informação).

    e) O RAID 0 + 1 combina o espelhamento, do RAID 1, com a técnica de "Striping" do RAID 0, em que todos os HDs passam a ser acessados como se fossem um único drive. 

    http://www.guiadohardware.net/termos/raid-10