SóProvas


ID
1142491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.

Na seleção de pessoas, busca-se alinhar duas dimensões do desempenho no trabalho: as características do “posso fazer” e as do “quero fazer” apresentadas por candidatos nos processos seletivos

Alternativas
Comentários
  • Questão Certa


    Confesso que errei a questão por entender que a seleção serve para identificar candidatos com 3 características fundamentais: poder fazer, querer fazer e SABER FAZER, que corresponde ao conhecido C.H.A. (conhecimento, habilidades, atitudes). C- saber fazer H- saber fazer A- querer fazer Acho que a questão negligenciou um elemento fundamental na seleção de pessoas (conhecimento) e, portanto, deveria ter sido considerada "errada". Mas vamos lá... Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!
  • Também concordo com o colega o que postou tbm errei pelo mesmo entendimento alguem pode fundamentar?

  • Na seleção de pessoas, busca-se alinhar duas dimensões do desempenho no trabalho: as características do “posso fazer” e as do “quero fazer” apresentadas por candidatos nos processos seletivos. CORRETO


    Só posso pensar que a questão está correta por não dizer que seriam "apenas" essas duas características. Para o CESPE questões incompletas não estão necessariamente erradas. 

  • Pensei assim:

    DESEMPENHO =  Capacidade (ter a habilidade de fazer, possuir o conhecimento, poder fazer) + Motivação (querer fazer)  + Suporte Organizacional.

    Como no processo de seleção não há como medir o desempenho do candidato com base no suporte organizacional (possível só depois da contratação), é necessário trabalhar com as duas outras variáveis.

  • no Cespe, "MENOS é MAIS". Ou "Menos informações estão inclusas na Totalidade das informações". Questão "- é +" para o Cespe está CORRETA. 


  • Acho que a questão faz referência à Teoria da Liderança Situacional (Hersey e Blanchard).
    Na qual Maturidade no trabalho(Capacidade) seria "Posso fazer"
    Maturidade Psicológica(Interesse) seria "Quero fazer".

    Por favor, me corrijam se eu estiver errado.

  • Pessoal, 

    No livro de Andréia Ribas e Cassiano Salim - Gestão de pessoas para concursos, diz:

    A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido, fornecidos pela análise de cargo (Aqui a gente poderia encaixar o "posso fazer") e, de outro, o perfil das características dos candidatos que se apresentam, obtido por meio da aplicação de técnicas de seleção. (Aqui a gente poderia encaixar o "quero fazer"). 

    Vejam essa questão da FCC:

    (FCC/TRF 5ª Região/Analista Judiciário/2012) Todo processo de seleção de pessoal baseia-se, fundamentalmente, na análise comparativa de dois campos:

              a) características do cargo e exigências do candidato.

              b) exigências do cargo e características do candidato.

              c) características da função e exigências da organização.

              d) exigências da função e características da organização.

              e) características do cargo e exigências da função

    GABARITO: B)

  • Absurdo. 

    O conhecimento não vale de nada ? O que andianta ter habilidade e atitude se não tiver conhecimento? Cedo ou tarde vai fazer uma baita de uma cagada.

  • BOOOORA LÁ!!!!
     de 2o14 a 2o18.


    GAB CERTO. Questão não foi restritiva, busca essas dimensões? SIM, apenas essas? NÃO. Pois temos o Conhecimento, Habilidades e Atitudes – sendo: sei fazer, posso fazer e quero fazer.

  • Interpretei da seguinte forma:

     

    -Quando ele diz: POSSO FAZER, significa: "eu tenho esse conhecimento e tenho habilidades"

    -Quando ele idz: QUERO FAZER, significa que ele tem atitude

  • ACHEI INCOMPLETA...ENFIM!

    HABILIDADE E ATITUDE.

  • Eu acredito que a banca quis dizer:

    "posso fazer" = capacidade do candidato ao cargo; se ele tem as competências necessárias para ocupar aquele cargo.

    "quero fazer" = motivação

     

    O candidato ao cargo deve possuir essas duas dimensões. Seria o ideal.

  • alguém passou esse macete e tem me ajudado a acertar questões do cespe:

    uma mão tem cinco dedos: certo

    uma mão tem três dedos: certo

    uma mão tem apenas três dedos: errado

     

    E segue o baile

  • Não dá para num processo de seleção de pessoas seleciona um cara que QUER FAZER mas não "PODE FAZER". Ou o cara que PODE FAZER, mas NÃO QUER FAZER. O importante é alinhar, encontrar pessoas que além de QUEREREM FAZER, SAIBAM FAZER.

  • O Engraçado é o pessoal defendendo que esta certo, que ele nao "restringiu", quero ver voces fundamentarem sem ter o gabarito.

    Na seleção de pessoas, busca-se alinhar duas ...Quer dizer que o conhecimento nao esta incluso?

    Se for contratar um professor, desde que ele queira dar aula e que possa dar, nao precisa ele saber da materia, afinal o mais importante sao as atitudes ne

     

  • CORRETO

     

    QUESTÃO FALA SOBRE O (C.H.A)

    CONHECIMENTO = SABER

    HABILIDADE = SABER FAZER

    ATITUDE = QUERER FAZER

     

    Não há uma restrição pois o SABER FAZER (já engloba o conhecimento, pra ter habilidade a pessoa  já passou pelo SABER).

     

    Logo, a questão esta correta pois na SELEÇÃO busca-se o CANDITADO que tenha alinhamento do SABER FAZER (CONHECIMENTO + HABILIDADE) com o QUERER FAZER (ATITUDE) pra se obter a ENTREGA (que se trata do RESULTADO) - conceito que remete integração da linha americana + francesa.

     

    FONTE: Aulas Andreia RIBAS + Livros de ADM + Anotações.

  • Questão polêmica!

    Na seleção de pessoas busca-se talentos, ou seja, pessoas que possuem competência. Competência, dentro da abordagem americana, consistem no conjunto sinérgico de: conhecimento (saber), habilidade (saber como) e atitude (querer fazer). Temos, portanto, três dimensões no formato clássico.

    A banca fala em duas dimensões: “posso fazer” e o “quero fazer”. O “quero fazer” é evidente que se trata do elemento da atitude, mas e o “posso fazer”?

    A banca considerou o enunciado como CORRETO!

    A partir do gabarito podemos concluir que o CESPE, nesse caso, considerou a dimensão do “posso fazer” como uma dimensão que envolve o Conhecimento (Saber) + Habilidade (Saber como).

    Difícil para o candidato assinalar com convicção esse item. Não identifiquei outra questão com o mesmo entendimento de modo que não podemos classificar, por enquanto, como uma “jurisprudência da banca”.

    Gabarito: CORRETO

  • Competencia e Vontade