-
CERTA
Redistribuição de poder opera-se mediante diversos dispositivos, a exemplo do empowerment, delegação, propriamente dita, descentralização em geral. Conforme entendimento assente, o poder tende a se concentrar no topo da organização. O processo de descentralização, fenômeno recorrente atualmente, cria maior poder decisório aos níveis mais baixos da organização, o que interfere no estilo de direção: quanto mais centralizado no topo for o poder, mais a liderança tende a ser autocrática e focada em controles burocráticos. Se o contrário procede, a descentralização gera uma direção mais participativa em que o líder atua mais como orientador ou choaching de que propriamente um reprodutor de ordens, comandos e punições. O foco passa a ser o resultado, com maior responsabilidade atribuída aos colaboradores.
Prof. RENATO
-
Não entendi essa questão, pq no livro de Chiavenato, ele diz que, na Atribuição a autoridade e a responsabilidade são distribuídas e na Delegação elas são atribuídas! Alguém pode me explicar? pq o que o colega abaixo falou não ajudou muito!
-
Eu acertei a questão. Mas esse é o tipo de questão que a CESPE poderia muito bem dizer que estava ERRADA.....ela escolhe seu gabarito..
-
??? Mais uma da Doutrina Cespiana..
Segundo Rodrigo Rennó em Administração Geral para Concurso:
- delegar é confiar responsabilidade e autoridade a um subordinado para que execute alguma tarefa e possa atingir um objetivo e;
-descentralização ocorre quando o poder de decidir está distribuído por toda a organização.
-
Estrutura de poder não seria Descentralização? Ué..
-
o cara falou, falou, falou e não esclareceu nada...... Caso não tenha como justificar um gabarito, não justifique!!!
-
Nada a ver essa questão.. pqp..
(Indiquem para comentário também)
-
Alguém poderia me explicar o quê "mudanças dos estilos de chefia" tem haver com delegação? Desde já, obrigado.
-
A "redistribuição do poder" é o exercício da "delegação", não exemplos de consequências dela...
-
Bom eu entendi dessa forma...
quando da o poder para outro chefe que tenha um estilo, traduzindo tipo de liderança, de democrática para autocrática, há mudança na estrutura de comando. Eu não levei em conta a descentralização que para mim esta fora do contexto.
-
PODER: POTENCIAL DE EXERCER INFLUÊNCIA SOBRE OS OUTROS, IMPOSIÇÃO DE ARBÍTRIO DE UMA PESSOA SOBRE AS OUTRAS. É GERALMENTE UMA CAPACIDADE NATURAL DA PESSOA.
AUTORIDADE: É O PODER LEGITIMADO, OU SEJA, O DIREITO FORMAL E LEGÍTIMO DE TOMAR DECISÕES, DAR ORDENS E ALOCAR RECURSOS.
LOGO, TER AUTORIDADE É TER PODER; PORÉM O INVERSO NEM SEMPRE SERÁ VERDADEIRO, OU SEJA, TER PODER NEM SEMPRE SIGNIFICA TER AUTORIDADE.
DELEGAR: É O ATO DE TRANSFERIR AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE A UM SUBORDINADO.
A QUESTÃO FALA DE REDISTRIBUIR O PODER. LOGO, TRATA-SE DE UM PODER LEGITIMADO. SUA REDISTRIBUIÇÃO É CONSEQUÊNCIA DA DELEGAÇÃO. LEMBRANDO QUE A DELEGAÇÃO É UM TIPO DE COMUNICAÇÃO DESCENDENTE, QUE OCORRE DO ADMINISTRADOR PARA O SUBORDINADO, DE CIMA PARA BAIXO. COM BASE NISSO, POSSO DIZER QUE INTEPENDE DE CONSENTIMENTO DO SUBORDINADO, POR ISSO A CONSEQUÊNCIA.
GABARITO CERTO
-
-
A CESPE fez merda...
Pois Descentralização é distribuir o poder de decisão nos diferentes níveis hierárquicos, sendo que eu transfiro permanente o poder.
Descentralização é algo impessoal
Já na Delegação eu continuo tendo poder, eu só delego para fazer aquela atividade, pois eu delego para alguém a responsabilidade necessária e a autonomia suficiente só para executar aquele exercício.
Delegação é algo pessoal
Então quando nós falamos de redistribuição do poder (igual está na questão) estamos falando de DESCENTRALIZAÇÃO
MAAASSSSSSSSSSSSSSSSSSSS....
Forçando a barra eu distribuo o poder quando delego e eu mudo o estilo de chefia quando delego, porém não é a definição mais correta, pois da ambiguidade na questão.
-
Questão: A redistribuição do poder e as mudanças dos estilos de chefia são exemplos de consequências da delegação nas estruturas de comando das organizações.
"A descentralização possui caráter permanente e é impessoal, enquanto a delegação possui caráter transitório e é, na maioria das vezes, pessoal e nominal a alguém. Devo lembrar ainda que a competência pode ser delegada, mas a responsabilidade não. Enquanto isso, na descentralização, tanto a competência quanto a responsabilidade são entregues a uma parte específica da organização por meio da própria estrutura organizacional, sendo claramente perceptível nos organogramas, funcionogramas, regimentos internos, etc." Estratégia
Sendo assim, a questão fala da redistribuição do poder, atribuição (não da responsabilidade em si) e das mudanças dos estilos de chefia, devido ao caráter transitório da delegação.
-
Pessoal eu errei essa questão porque interpretei a afirmação como sendo conceito de descentralização, mas se afirmarmos que a delegação redistribui poder e mudança no estilo da chefia DURANTE O ATO DA DELEGAÇÃO, OU SEJA, ENQUANTO A PESSOA DELEGADA EXERCE A CHEFIA, isso também está correto.