SóProvas


ID
1142497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das estruturas organizacionais, julgue o item seguinte.

As organizações que buscam estabilidade e economia de escala em seus departamentos apresentam estruturas divisionais e, por vezes, matriciais por terem a especialização do trabalho como elemento central.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, As estruturas divisionais são, em geral, descentralizadas. Já a estrutura matricial combina em si o critério funcional e o divisional, guardando vantagens dos dois modelos apresentados. Organizações que buscam estabilidade estrutural com ganhos em economia de escala em ambientes previsíveis adotam o critério funcional, em que a organização passa a ser dividida em áreas de especializações. Por sua estabilidade, não há duplicação de esforços e tampouco aumento do custo operacional, o que ocorre efetivamente nas estruturas divisionais.

    Prof. Renato

  • ainda não compreendi, alguém pode tentar ser mais claro?


  • Bom, resumindo os tres tipos de estruturas organizacionais mais comuns na literatura:

    Estrutura Funcional: atividades são distribuídas e as pessoas são agrupadas por atividades similares (especialistas )

    Estrutura Matricial: ligação horizontal - implementação simultânea da estrutura divisional por produto ou linha de produtos e da estrutura funcional

    Estrutura Divisional: as pessoas que lidam com o mesmo produto ou linha de produtos, ou de mesma área geográfica, são agrupadas na mesma unidade organizacional.


    Logo, especialização seria mais facilmente identificado nas organizações funcionais.

    Fonte: apostila casa do concurseiro

  • Eu entendo que o erro da questao está no fato de afirmar que o modelo matricial tenha a especialização do trabalho como elemento central. "A estrutura matricial é utilizada normalmente para atender a projetos ou negócios que demandem equipes com pessoas que tenham vários perfis diferentes, funcionando temporariamente no caso dos projetos ou que possam trabalhar em várias áreas da empresa ao mesmo tempo" (RENNÓ,  Rodrigo. "Administracao Geral para Concursos", p. 105)


  • Gabarito: ERRADO

    As organizações que buscam estabilidade e economia de escala, em regra, são aquelas que não estão aptas a grandes projetos inovadores, bem como um alto nível de especialização de funções e departamentos. Em contrapartida, buscam vender seus produtos em massa ou oferecer seus serviços de forma a se tornar referência.

    Claro, isso dependerá tbm do tamanho da empresa, mas se elas adotam esse posicionamento não há que se falar em departamentalização matricial, pois esta é uma mistura de departamentalizações que favorecem grandes investimentos e projetos inovadores. 

    fonte: Chiavenato e Rodrigo Rennó

    Bons Estudos!

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO PODE SER:

    1-FUNCIONAL:

    por função (especialidade)

    2-DIVISIONAL:

    por produto/serviço, geográfica, cliente, processo e projeto

    3-MISTO:

    matricial (função e projeto ou função e produto)

    nem todas as estruturas divisionais buscam economia por escala e estabilidade e na estrutura funcional (por função) é que possui a especialidade como elemento central.

  • A departamentalização pode ser:


    Funcional: por função (especialidade)


    Divisional: por produto/serviço, geográfica, por cliente, processo e projeto.


    Misto: matricial (função e projeto ou função e produto)


    A departamentalização que apresenta especialização por função é a estrutura funcional.

    Entidades que buscam economia de escala em seus departamentos, nem sempre utilizam a estrutura divisional.

  • As organizações que utilizam a departamentalização divisional perdem em economia de escala

  • Divisional. Aplicável a empresas que operam em ambientes mutáveis de média a alta instabilidade. Seu ponto forte é a adaptação das unidades a diferentes tipos de produtos, regiões e clientes. O ponto fraco é a duplicação de recursos humanos e materiais pelas divisões, aumentando os custos da empresa.

  • Especialização do trabalho se aplica à estruturas funcionais

  • FUNCIONAIS!

    Entre suas vantagens está a economia de escala e o aproveitamento de recursos. É o modelo de estrutura mais comum na administração, dividida de acordo com as tarefas e funções organizacionais (finanças, marketing, rh...) e a mais adequada para empresas menores e ambientes estáveis.


    Questão ERRADA!

  • Vou tecer três apontamentos sobre a questão:

    1 - Economia de escala não ocorre nas estruturas divisionais. Há, na verdade, o contrário - aumento de gastos devido a replicação de cada estrutura divisional.

    2 - Estruturas matriciais não têm muita utilidade em ambientes estáveis, nestes melhor se adaptam as estruturas de linha, as divisionais e as funcionais.

    3 - Nas estruturas divisionais perde-se a especialização, pois esta está distribuída nas diversas divisões.

    Gabarito: Errado.

    Se eu estiver errado, por gentileza, corrijam-me.

  • As organizações que buscam estabilidade e economia de escala em seus departamentos apresentam estruturas divisionais (erro 1) e, por vezes, matriciais (erro 2) por terem a especialização do trabalho como elemento central.


    Erro 1: Estabilidade, economia de escalda e especialização: estrutura funcional.

    Erro 2: Estruturas matriciais possuem alto custo e não possuem como elemento central a especialização, dado que possuem a junção da estrutura funcional + por projetos (híbrida). Além do mais não ideais para organizações INSTÁVEIS, dada a suas características de flexibilidade e de inovação.


    Obs.: 

    Estrutura divisional é constituída por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico. A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes.


    GABARITO: ERRADO.

  • A questão está redigida de forma inversa, para confundir o candidato.

    Ela está dizendo, basicamente, que estruturas matriciais e divisionais

    apresentam: economia de escala, e especialização do trabalho. Isso está

    errado! Estas são estruturas mais caras que a tradicional funcional, que busca

    ter as vantagens de economias de escala e especialização do trabalho. Fonte : Estratégia Concursos - administração Geral

  • Divisional: Aplicável  a  empresas  que  operam  em ambientes  mutáveis  de  média  a  alta  INSTABILIDADE. Seu ponto forte é a adaptação das unidades a diferentes tipos de  produtos,  regiões  e  clientes.  O  ponto  fraco  é  a duplicação  de  recursos  humanos  e  materiais  pelas divisões, AUMENTANDO OS CUSTOS da empresa. 

    Matricial:  Empregada  em  contextos  bastante INSTÁVEIS, onde  cada  demanda  recebida  do  ambiente  é  tratada  por um processo moldado para esse fim. 

    Fonte: Estratégia Concursos

  • FUNCIONAL = estabilidade + economia de escala

  • UMA ESTRUTURA LINEAR COM DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL SERIA IDEAL PARA UMA ORGANIZAÇÃO QUE BUSCA ESTABILIDADECONOMIA E ESPECIALIZAÇÃO.

     

     ESTRUTURA DIVISIONAL E MATRICIAL TENDEM A TER CUSTOS ELEVADOS.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • ERRADO

     

    Eu fiquei confusa nessa questão, mas o finalzinho dela me ajudou a responder, embora eu não tenha certeza se eu segui à lógica correta, mas eu pensei assim:

     

    As organizações que buscam estabilidade e economia de escala em seus departamentos apresentam estruturas divisionais (não sei se as organizaçoes que buscam estabilidade e economia apresentam estruturas divisionais) e, por vezes, matriciais (tb não sei se as estruturas matriciais e as divisioanis são indicadas para tais organizaçoes) por terem a especialização do trabalho como elemento central (mas aqui eu ganhei a questão pq pensei os seguinte: embora eu não saiba se as estruturas divisioais e as matriciais sao indicadas para as organizaçoes que buscam estabilidade e economia, eu sei que se elas NÃO têm especialização do trabalho como elemento central)

     

    Quem tem a especialização do trabalho como elemento central são as organizaçoes estruturadas com base no critério  FUNCIONAL.

  • Estruturas matriciais são preferíveis em contextos de extrema instabilidade e insegurança.

  • ERRADA

    Estruturas Divisional e Matricial não há economia de escala.

  • Estrutura matricial envolve projetos e a area funcional.Como sabemos, projetos visam a resultados unicos.

  • Economia de escala ---> Estrutura FUNCIONAL



    Alto custo administrativo ---> Estrutura DIVISIONAL

  • As organizações que buscam estabilidade e economia de escala em seus departamentos apresentam estruturas divisionais e, por vezes, linear por terem a especialização do trabalho como elemento central.

  • Resposta: Errado.

    A estrutura funcional que apresenta economia de escala, e especialização do trabalho, separando as funções em departamentos a fim de especializar o trabalho.

  • Não há ECONOMIA DE ESCALA na Estrutura Divisional.

    Na Estrutura Divisional há ALTO CUSTO ADMNISTRATIVO

  • Primeira vez que essa professora do Qconcursos faz um bom comentário.

  • Economia de Escala é característica das organizações Centralizadas!