SóProvas


ID
1142500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das estruturas organizacionais, julgue os itens seguintes.

A afirmação “Chega-se mais longe cooperando do que espiando o vizinho” evidencia a estrutura horizontal ou em rede, segundo a qual as organizações se centram em suas competências essenciais e complementam suas habilidades com outras organizações parceiras.

Alternativas
Comentários
  • CERTA,

    As organizações em rede são também chamadas de modulares ou virtuais. Nelas, as hierarquias fluidificam-se, havendo sim maior integração horizontal entre as organizações, que entre si firmam acordos e parcerias em torno de cooperação para que se alcancem objetivos comuns. Muitas vezes, são formadas da união de diversas outras organizações sem carecer de um escritório físico comum, convencional. As organizações em rede tendem a fazer outsourcing ou terceirização de tudo quanto seja acessório, focando nas core compentences, pressuposto de maior celeridade e busca de vantagens econômicas nas relações com as organizações cooperadas.

    Prof. Renato

  • Conceito de Estrutura em Rede

    A Estrutura em Rede, ou Organização em Rede, é um tipo de macro-estrutura organizacional que funciona segundo uma lógica de organigrama circular ou em forma de estrela, no centro da qual está a organização principal. Em torno desta organização principal estão diversas outras entidades que prestam serviços à primeira: por exemplo, determinadas fases da produção, distribuição, sistemas de informação, etc.). O funcionamento deste tipo de organização assente geralmente em modernos sistemas informáticos e de telecomunicações que permitem a centralização da gestão e do controlo de todos os processos.

    http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/estruturaemrede.htm

  • Uma estrutura em rede atrai recursos, em qualquer lugar do mundo, para alcançar uma qualidade e um preço que possibilitem à empresa vender seus produtos e serviços em seu mercado. A maior vantagem desse tipo de organização é sua flexibilidade e competitividade em escala global.


    Nessa estrutura, a tendência é ter uma maior descentralização e maior busca de parcerias entre empresas distintas para atender às exigências cada vez maiores do mercado 

     

    Uma estrutura em rede pode ocorrer quando uma empresa conta com diversos  parceiros (que podem estar em qualquer lugar do mundo) para gerir seus  negócios.


    Fonte: Administração Geral para concursos - Rodrigo Renno




  • "Estrutura horizontal" ou "em rede" é a mesma coisa?

  • Gabriela, sim.

    Estrutura em rede, ou horizontal, como também é denominada, tem como principal característica o rompimento das barreiras horizontais tradicionais das organizações. (SCOTT, 2005)

    Fonte: SCOTT, P. B. Knowledge workers: social, task and semantic newtork analysis. Corporate Communications: An International Journal, v. 10, n. 3, p. 257-277, 2005.

  • Nessas estruturas as organizações centram-se em suas principais competências e que sabem fazer melhor. Assim, complementam suas outras atividades com auxílio de seus parceiros os quais não precisam estar na mesma estrutura física, região ou território. Daí o nome em rede, pois formam-se redes de cooperação entre parceiros.

    Gabarito: Certo.

  • Outra questão ajuda a responder..

    (Cespe/MPS /Administrador/2010) A organização em rede tem sido um instrumento facilitador na formação de monopólios sobre tecnologias e meios de produção, assim como na exclusão de diversas empresas em diferentes mercados, sendo marcada pela individualidade das organizações.

      A organização em rede veio ao encontro da necessidade de as empresas enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo. Nessa estrutura, a tendência é ter uma maior descentralização e maior busca de parcerias entre empresas distintas para atender às exigências cada vez maiores do mercado. A assertiva diz exatamente o contrário.

    Fonte: Administração Geral para Concursos- Rodrigo Rennó

  • Esta é a ideia central das redes organizacionais. Estas surgiram como uma necessidade de que as organizações fossem mais flexíveis e adaptáveis às mudanças no ambiente. Desta maneira, se uma empresa necessita de um novo “design” para seu novo produto, contrata um escritório de design. O mesmo ocorre quando esta empresa necessita de distribuir seu produto em um novo mercado – contrata uma empresa especializada em distribuição. Assim sendo, a empresa pode “focar” no que melhor sabe fazer e “mudar de rumo” sempre que for necessário. De acordo com este pensamento, surgiram as “organizações em rede” ou as “redes organizacionais”.
     

    Rodrigo Rennó- Estratégia Concursos

  • HORIZONTAL PORQUE A ESTRUTURA EM REDE NÃO POSSUI HIERARQUIA E NEM SUBORDINAÇÃO, O QUE HÁ SÃO PARCEIRAS E TERCEIRIZAÇÕES! É CONSIDERADA A ESTRUTURA MAIS ORGÂNICA DE TODAS, OU SEJA, FORMA ADHOCRÁTICA COM EQUIPES DE TRABALHO AUTÔNOMAS, TEMPORÁRIAS E MULTIDISCIPLINARES.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • CERTO.

     

    Que raiva! quando eu li a afirmação "Chega-se mais longe cooperando do que espiando o vizinho" , de cara eu já pensei nas estruturas em rede, pq ao estudar a estrutra em rede eu fixei bem essa coisa de terceirizar, de colaborar... as estrutras em rede realmente buscam se concentrar mais em sua atividade-fim (que aqui a banca chamou de suas competências essenciais), terceirizando a maior parte das atividades (que  a banca chamou de  complementar suas habilidades com outras organizações parceiras). Mas eu marquei errado pq eu não sabia que as estruturas em rede tb são chamadas de estruturas horizontais, só por isso!!!  Eu sabia que ela tinha vários outros nomes, tipo: organização virtual, modular, celular, em rede... mas horizontal, não sabia! 

     

    Bom, o comentário do colega Pedro Matos ajudou a entender o pq das estruturas em rede serem chamadas de estruturas horizontal: "pq a estrutra em rede não possui hierarquia e nem subordinação, o que há são parceiras e terceirizaçoes".

     

    Um trechinho do PDF do professor Rodrigo Rennó tb ajuda a fixar:

     

    "Um conceito interessante que devemos entender quando pensamos em estruturas em rede é o da interdependência. Nestas redes, ninguém pode, ou consegue, alcançar seu objetivo sozinho. Cada “nó” da rede é fundamental para que os objetivos comuns sejam atingidos... Desta maneira, a estrutura em rede substitui a hierarquia, o comando, pela parceria entre os diversos entes"

     

    Portanto, as estruturas em rede não possuem hierarquia e essa ausência de hierarquia já me faz lembrar uma linha horizontal, estrutura horizontal, como diz a questão.

  • Resposta: Certa.

    A competitividade global dos dias atuais fez com que as empresas passassem a focar em suas competências essenciais, terceirizando as atividades-meio para empresas que realizam tais atividades melhor. Para haver esse tipo de colaboração a empresa deixa de ser uma estrutura vertical e se horizontaliza (downsizing), terceirizando as atividades para outras empresas.

  • • Organizações em rede: 

    A organização em rede tem foco em seu negócio principal (core business) e terceiriza a maior parte de suas atividades não essenciais. O que se busca é a flexibilidade máxima da estrutura organizacional, que passa a se concentrar naquilo que sabe fazer melhor. Como as organizações estruturadas sob este modelo são mais horizontalizadas, flexíveis e centradas em suas atividades principais, elas se adaptam bem às contingencias ambientais e são mais permeáveis à comunicação e à recepção de feedback do que boa parte dos outros modelos organizacionais. 

    Fonte: Estratégia

  • Questão bem elaborada.

    A Estrutura em Rede buscar parcerias entre diversos fornecedores para atender às exigências dos clientes (colaboração)

    GAB CERTO