SóProvas


ID
1142707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A abordagem clássica da administração é um dos marcos para o entendimento de como as teorias organizacionais evoluíram. Outras contribuições teóricas complementares, tais como a teoria da burocracia e de sistemas, também contribuíram para entender o processo. Com relação às diversas teorias organizacionais, julgue os itens que se seguem.

Sabe-se que a autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado. Nesse contexto, é correto afirmar que existem três tipos de autoridade legítima: a tradicional, a carismática e a legal

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Tipos de Autoridade

    A autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado. Poder implica potencial para exercer influência sobre outras pessoas. Para Weber significa a probalidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra qualquer forma de resistência e qualquer que seja o seu fundamento. O poder é portanto, a possibilidade de imposição de arbítrio por parte de uma pessoa sobre a conduta de outras. A autoridade proporciona o poder. Ter autoridade é ter poder. a recíproca nem sempre é verdadeira. O poder decorrente da autoridade necessita de legitimidade, que é a capacidade de justificar o seu exercício. A autoridade é legítima quando é aceita.

    Se a autoridade proporciona o poder, o poder conduz a dominação. A dominação significa que a vontade manifesta (ordem) do dominador influencia a conduta dos outros (dominados) de tal forma que o conteúdo da ordem se transforma em norma de conduta (obediência) para os subordinados.

    A dominação requer um aparato administrativo. Weber aponta três tipos de autoridade legítima, a saber:

    1.Autoridade Tradicional - quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, por que essa sempre foi à maneira pela qual as coisas foram feitas. O poder tradicional não é racional, pode ser transmitido por herança e é extremamente conservador. 

    2.Autoridade Carismática - quando os subordinados aceitam as ordens superiores como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam. O poder carismático é um poder sem base racional, é instável e facilmente adquire características revolucionárias. A legitimação da autoridade carismática provém das características pessoais do líder e da devoção que se segue. 

    3. Autoridade Legal, Racional ou Burocrática - quando os subordinados aceitam as ordens superiores como justificadas, porque concordam com um conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando. É o tipo de autoridade técnica, meritocrática e administrada. Baseia-se na promulgação de procedimentos formais e corretos. O aparato administrativo corresponde à dominação legal, a burocracia, onde direitos e deveres inerentes a cada posição.

    http://ariloureiro.blogspot.com.br/2008_03_01_archive.html

  • Complementado:

    Poder e autoridade. Qual é a diferença?

    Max Weber, um dos fundadores dessa área de estudo, diz que poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo. 
    Autoridade é a habilidade de levar os outros, de boa vontade, a fazerem sua vontade.
    Outras maneiras de se observar estas diferenças, são: O poder é comprado e vendido, dado e tirado. Por outro lado, a autoridade é a essência da pessoa, está ligada ao seu caráter.


    Características da liderança por poder

    O poder funciona. É possível conseguir as coisas na base da imposição, mas apenas por um bom tempo. Quando usado de forma autoritária, o poder deteriora os relacionamentos. Se você impõe sua vontade, com o passar do tempo vai perceber o aparecimento de muitos sintomas desagradáveis.
    Todos já conhecem a história de Hitler, que nos lembra esse tipo de liderança. Conheço uma pessoa que lidera pelo poder, infelizmente apenas ela não consegue perceber isso, mesmo com o esforço de seus colaboradores e até de colegas. Quando ela entra num determinado departamento da empresa, todos daquele local ficam com medo, param qualquer conversa que poderiam estar tendo e entram em estado de: Será que já vou levar uma bronca? Os colaboradores são expostos na frente dos outros, inclusive na frente dos próprios subordinados, desmoralizando-o perante a equipe.

    Características da liderança por autoridade

    Qualquer um pode fazer a diferença na vida de outra pessoa, ainda mais se estiver em posição de liderança. É fundamental abrir mão de qualquer coisa que interfira na maneira de fazer a coisa certa.
    O líder por autoridade encontra um pouco mais de tempo para ouvir as pessoas e tratá-las como se fossem pessoas importantes. Que tal trabalhar para diminuir seu controle e aumentar sua confiança? Fazendo isso você desenvolve sua autoridade e, também, influência.
    Cito aqui o maior líder de todos os tempos, Jesus. Por que? Nenhuma pessoa com honestidade intelectual pode negar que a vida de Jesus exerceu uma grande influência na história, e ainda exerce até hoje. Inclusive, a história é dividida antes e depois dEle. Jesus Cristo fundou seu império baseado no amor e até hoje milhões de pessoas morreriam por Ele. Jesus falava sobre liderar com autoridade. Em essência, Ele dizia que, se alguém quisesse influenciar as pessoas do pescoço para cima então devia servir, ou seja, sacrificar-se e procurar o bem maior de seus liderados. A influência deve ser adquirida. Não há atalhos. 

  • Essa questão cobrada na prova da anatel explica bem cada autoridade

     Q435102  Prova: CESPE - 2014 - ANATEL - Analista Administrativo - Administração

    Disciplina: Gestão de Pessoas


    Entre os principais estilos de liderança observados nas organizações, incluem-se o estilo voltado para as tarefas, em que o líder se preocupa em estruturar o seu papel e o de seus subordinados, designando os empregados para a realização de tarefas, objetivos e metas organizacionais; o estilo voltado para relacionamentos, em que predominam relações com base na confiança mútua e na amizade com os subordinados; e o estilo voltado para a situação, o qual se baseia nas características do líder e do contexto à sua volta.


  • Gabarito: CERTO

  • ATENÇÃO. Essa questão faz referência ao conceito de AUTORIDADE WEBERIANA. Nada tem a ver com a conceituação de LIDERANÇA. Não confundamos as coisas, senão a coisa pega.

  • Resumindo o comentário da "Acreditar sempre..."

    Tipos de autoridades, (Autoridade Legítima) para Weber:

    Autoridade Tradicional: só lembrar de tradição, modo com sempre foi feita/realizada;

    Autoridade Carismática: vem de carisma, forma como a pessoa influencia e lidera o subordinado;

    Autoridade Legal: de leis e normas que estabelece à autoridade da pessoa sobre o subordinado.

  • Segundo estudos apresentados por Weber, existem três tipos puros de dominação: legal, carismática e tradicional.


    A dominação legal baseia-se em estatutos que podem ser modificados e criados desde que o mesmo esteja pré-estabelecido.


    A dominação tradicional é aquela baseada na crença e nos poderes de senhores, onde um manda e o outro obedece e, diferentemente da dominação legal, ela não é baseada na formalidade.


    Já a dominação carismática é dada em virtude da devoção, e por pessoas que possuem caráter comunitário onde quem manda é o líder e o que obedece é o apóstolo.


    Fonte: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/os-tres-tipos-de-dominacao-segundo-max-weber-1284076.html

  • Não se trata de abordagem burocrática?

  • 3 tipos de autoridades:

    Tradicional

    Formal

    Carisma

  • Complementando...

    AUTORIDADE significa o poder institucionalizado e oficializado que depende de legitimidade.

    Weber aponta três tipos de autoridade legítima, a saber: autoridade tradicional, autoridade carismática e autoridade racional, legal ou burocrática.

  • Comentários: O item está CERTO.


    A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração por voltada década de 1940, adotando-se as concepções formuladas anteriormente pelo economista e sociólogo Max Weber. Segundo essa teoria, a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos - a racionalidade, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

    Max Weber faz uma relação entre os tipos de sociedade e os tipos de autoridade:


    Tipos de SOCIEDADE X AUTORIDADE


    Sociedade tradicional: onde predominam características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, a sociedade medieval etc.

    X

    Autoridade tradicional: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas.



    Sociedade carismática: onde predominam características místicas, arbitrárias e personalísticas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, nas nações em revolução etc.

    X

    Autoridade carismática: quando os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam.



    Sociedade legal, racional ou burocrática: onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos etc.

    X

    Autoridade legal, racional ou burocrática: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com certos preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando. É o tipo de autoridade técnica, meritocrática e administrada.


    Gabarito:CERTO.

     

  • Errei por confundir com tipos de Liderança, o que não tem nada haver!

    A questão está cobrando conhecimento a respeito da Teoria Burocrática!

    Portanto gabarito: CERTO

  • Tipos de autoridade de Weber:

     

     

    Autoridade Tradicional: Baseia-se nos costumes e tradições de uma cultura.

     

    Autoridade Carismática: Apoia-se nas características pessoais de um indivíduo.

     

    Autoridade Racional-Legal: Regras e normas são formuladas e são seguidas por todos.

     

     

    Fonte: Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro (Sobral e Peci)

  • Meu Deus que matéria osso !!!!

  • Racional-legal ou legal significam a mesma coisa . Está correto mesmo sem a palavra “racional” que vemos muito nos livros de Weber.

  • O 'legítima' forçou um pouco. Dizer que a autoridade carismática é legítima?? 

     

  • Gabarito Correto.

     

    *Weber distingue três tipos de sociedade:

     

    --- >Tradicional: predominam características patriarcais e patrimonialistas,

    Exemplo:

    família, clã, sociedade medieval, costumes sociais, crentes, tradições etc.

    --- >Carismática: predominam características místicas, arbitrárias e personalísticas,

    Exemplo:

    nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, nas nações em revolução, etc.

    --- >Legal, racional ou burocrática: predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos, etc.

     

     

     

    Dica!

    Tradicional -- >  tem como base costumes e práticas passadas.

    Carismática-- > Baseia-se em características físicas ou de personalidade.

    Racional – Legal -- > Garantida por regras e normas.

  • Weber classifica a Autoridade em três tipos, dependendo principalmente das bases da Sociedade em questão, ou seja, das bases de sua legitimidade:

    Racional-Legal: origina-se de regras, estatutos e leis sancionadas 

    Tradicional: tem como base de legitimação, e de escolha de quem a exercerá, as tradições e costumes de uma dada sociedade

    Carismática: etimologicamente, é aquela apoiada na devoção a um senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma).

  • Segundo estudos apresentados por Weber, existem 3 tipos de autoridade legítima: legal, carismática e tradicional.

    1.Autoridade tradicional - quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, por que essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. O poder tradicional não é racional, pode ser transmitido por herança e é extremamente conservador. 

    2.Autoridade carismática - quando os subordinados aceitam as ordens superiores como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam. O poder carismático é um poder sem base racional, é instável e facilmente adquire características revolucionárias. A legitimação da autoridade carismática provém das características pessoais do líder e da devoção que se segue. 

    3. Autoridade Legal, Racional ou Burocrática - quando os subordinados aceitam as ordens superiores como justificadas, porque concordam com um conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando. É o tipo de autoridade técnica, meritocrática e administrada. Baseia-se na promulgação de procedimentos formais e corretos. O aparato administrativo corresponde à dominação legal, a burocracia, onde direitos e deveres inerentes a cada posição.

    http://ariloureiro.blogspot.com.br/2008_03_01_archive.html

  • CERTO

  • MARX WEBER fez uma divisão básica de 03 tipos de autoridade quais sejam:

    A CARISMÁTICA-> baseado no carisma do líder, os administrados dizem assim " esse cara é extraordinário"

    A RACIONAL-LEGAL: baseado na lei, ela diz quem vai ser líder ou não. Ex: a lei diz que o presidente da república é o líder da nação.

    TRADICIONAL> é aquela que advém de tradições históricas, costumes das sociedades, por exemplo um rei.

  • CERTO

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre Teoria da Burocracia.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal.

    Nesta esteira, Max Weber realizou, no início do século XX, estudos sobre poder e identificou três tipos de autoridade: tradicional, carismática e racional-legal, as quais são exercidas nas organizações sociais com base em fontes legítimas.

    A autoridade tradicional não é racional, sendo transmitida por herança, o líder comanda em virtude do status de herdeiro ou sucessor e as ordens são obedecidas pela tradição. Cabe ressaltar que este tipo de autoridade é muito encontrado no modelo patrimonialista, por exemplo, nos reinados da monarquia absolutista.

    Já na autoridade carismática privilegia os dotes naturais para a liderança, pois entende que a autoridade é fruto das características pessoas (carisma). Deste modo, dotes naturais são essenciais para a liderança, com isso a liderança pode ser considerada nata.

    Nesta esteira, na autoridade racional-legal, reconhecida através da hierarquia, teve seu apogeu no modelo burocrático de organização e é reconhecida e legitimada por meio de leis que definem as relações entre chefias e empregados nas organizações. Este tipo de autoridade foi implantado no Brasil na década de 1930, por meio do esforço de Getúlio Vargas, para normalizar e padronizar os principais procedimentos da administração pública.

    Por fim, cabe ressaltar que a autoridade racional-legal iniciada no modelo burocrático é base para as organizações até hoje. Deste modo, a fundamentação para a autoridade hierárquica dentro de uma organização é a sua legitimidade por leis ou decretos estabelecidos anteriormente, que definam as relações e capacidade de poder da autoridade.

    Ante o exposto, a questão está correta, uma vez que traz os três tipos de autoridade legítima: tradicional, carismática e legal.


    Gabarito do Professor: CERTO.