-
Correto.
Questão bem genérica, tecerei minha exposição seguindo a doutrina de Hely Lopes M:
Os órgãos públicos classificam-se:
1) Quanto à posição hierárquica
a ) independentes ou primários: aqueles originários da Constituição Federal e representativos da cúpula dos Poderes Estatais, não sujeitos a qualquer subordinação hierárquica ou funcional. Exemplos: Casas Legislativas, Chefias do Executivo, Tribunais do Poder Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas;
b) autônomos: estão situados imediatamente abaixo dos órgãos independentes, gozando de ampla autonomia administrativa, financeira e técnica e dotados de competências de planejamento, supervisão e controle sobre outros órgãos. Exemplos: Ministérios, Secretarias e Advocacia-Geral da União;
c ) superiores: possuem competências diretivas e decisórias, mas se encontram subordinados a uma chefia superior. Não têm autonomia administrativa ou financeira. Exemplos: Gabinetes, Secretarias-Gerais, Procuradorias Administrativas e Coordenadorias;
d) subalternos: são os órgãos comuns dotados de atribuições predominantemente executórias. Exemplo: repartições comuns''
2) Quanto à estrutura:
a ) simples ou unitários: constituídos somente por um centro de competências. Exemplo: Presidência da República;
b) compostos: constituídos por diversos órgãos menores. Exemplos: Secretarias.
3) Quanto à atuação funcional:
a) singulares ou unipessoais: compostos por um único agente. Exemplo: Prefeitura Municipal;
b) colegiados ou pluripessoais: constituídos por vários membros. Exemplo: tribunal administrativo.
Os exemplos supracitados são suficientes para demonstrar que a administração direta está presente nas três searas do Estado Federativo.Obs: Importante ressaltar que a nova classificação da doutrina de Diogo de Figueiredo Moreira Neto - quanto a esse assunto - não é reconhecida, nem pelas principais bancas de concurso, nem pelo resto da doutrina.
Bons Estudos!
-
Questão correta, outras questões ajudam a compreender que existem administração direta e indireta no âmbitos federais, estaduais e municipais, vejam:
Prova: CESPE - 2009 - TCU - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Prova 1
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Organização da administração pública; Administração Direta;
Atualmente, em razão de decisão do Supremo Tribunal Federal, a União, os estados, o Distrito Federal (DF) e os municípios devem instituir, no âmbito de suas competências, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Organização da administração pública; Administração Direta; Órgãos Públicos;
As secretarias de estado são órgãos públicos que integram a administração direta.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - MPOG - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos
Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Regime jurídico administrativo; Princípios - Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência;
A vedação da prática do nepotismo no âmbito da administração direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípiosestá relacionada aos princípios da moralidade e da impessoalidade administrativa.
GABARITO: CERTA.
-
Bem sucinto:
Exemplos de administração direta- Federal- ministérios, Estadual- secretarias, Municipal- secretarias
-
Correto. O enunciado tem uma leve ambiguidade, pois uma leitura rápida pode levar o candidato a achar que o enunciado diz que há algum órgão da administração direta que atuam tanto na esfera federal, estadual e municipal, o que neste caso estaria errado.
-
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TC-DF Prova: Técnico de Administração Pública
A respeito da organização administrativa, julgue os próximos itens.
Os municípios, assim como os estados-membros, poderão ter sua administração indireta, em razão da autonomia a eles conferida pela CF.
-
A resposta é "certo", mas a frase possui ambiguidade, pois gera a interpretação de que um mesmo órgão atua ao mesmo tempo na administração federal, estadual e municipal, o que pode induzir o candidato ao erro.
-
Cespe-UnB responsável por essa questão??? Deu até medo de responder
-
Complementando a resposta do colega José Castro:
Em relação à estrutura , além do citado pelo colega, temos que José dos Santos Carvalho Filho divide a classificação quanto à estrutura em Diretivos ( competência de função, comando e direção ) e Subordinados (órgãos com função de execução).
Temos também, além dos citados:
- Quanto à esfera de atuação:
Centrais( órgãos que atuam sobre toda a base do território da entidade política que o criou, como os ministérios) e Locais( órgãos que atuam em determinada parte do território do ente político).
- Quanto à função que exercem:
Ativos ( aqueles que efetivamente manifestam a vontade da adm, dividem em orgão de direção superior , assumindo a responsabilidade política e jurídica de suas decisões e orgãos de execução, expressam a vontade do estado de forma secundária. São os órgãos subordinados).
De controle ( competencia de fiscalizar e controlar outros órgãos)
Consultivos : Técnicos com competência para expressar opiniões em geral emitindo parecer.
-
Acertei com medo de errar, pois a frase possui ambiguidade...
-
É só lembrar das Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais...
-
Também estaria correto o seguinte:
Existem entidades da administração indireta atuando na administração federal, estadual e municipal.
-
Orgão-interfederativo?
...
-
Essa questão serve pra mexer com o seu psicológico
-
Direta = no âmbito de uma mesma pessoa política/federativa (U/E/DF/M).
-
Pensei o seguinte ...cada esfera Federal.Estadual e Municipal podem desconcentrar orgãos ou criar autarquias descentralizar ..
ENTÃO EXISTEM ORGÃOS DA ADM DIRETA ATUANDO EM QUALQUER UMA DAS ESFERAS..
-
Devido a sua autonomia, os entes poderão DESCONCENTRAR seus serviços para secretarias, por exemplo (nesse caso estariam trabalhando diretamente para quem os criou) e até mesmo descentralizar.
CERTO
-
que perguntinha idiota vc tem órgãos trabalhando dentro do seu corpo?
-
GABARITO: CERTA
#JESUS_TEAMA
-
Dá até medo de responder.
-
CERTO
-
Correto.
Órgãos podem atuar em todos os âmbitos da administração publica.
Federal, estadual e Municipal.
-
No que diz respeito à legislação administrativa, é correto afirmar que: Existem órgãos da administração direta atuando na administração federal, estadual e municipal.
-
CERTA
-
Tão óbvia que o cara responde com o c* na mão.