SóProvas


ID
1142806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne ao regime jurídico dos servidores públicos civis federais, julgue os seguintes itens.

A licença para capacitação tem natureza discricionária, é remunerada e pode ser solicitada mesmo durante o período de estágio probatório.

Alternativas
Comentários
  • Tuuuudo correto até chegar na parte que fala que a licença capacitação pode ser solicitada no estágio probatório!!! Todo mundo já deve saber do macete do MA TRA CA (Mandato Classista, Tratar de assuntos particulares e Capacitação) que são as licenças que NÃO podem ser solicitadas por servidor em estágio probatório!

    Fonte: Lei 8.112

  • Art. 87.

     Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse daAdministração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até3 (três) meses, para participar de curso de capacitação profissional.Parágrafo único. Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.




  • O servidor em estágio probatório NÃO pode abrir a MATRACA! (Licenças que NÃO poderão ser concedidas):
    MA- Mandato classista;
    TRA- Tratar de assunto particular;
    CA– Capacitação.

  • Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 3 (três) meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    ...

    Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até 3 (três) anos consecutivos, sem remuneração.

    Toda regra há uma exceção, em estágio probatório o servidor não terá direito a licença para: Mandato Classista, Tratar de assuntos particulares e Capacitação. " MA TRA CA "

    Fora isso o servidor poderá pedir a licença ainda que em estágio probatório, nesses requisitos:


    Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:
      I - por motivo de doença em pessoa da família;
      II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;
      III - para o serviço militar;
      IV - para atividade política

    ...

  • Para não ter dúvida quanto a discricionariedade da licença para capacitação: http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2014/maio/turma-confirma-deferimento-de-licenca-capacitacao-e-ato-discricionario

  • MA TRA CA

  • Estágio probatório recebe MESADAS (mandato eletivo, participação em curso de formação, serviço militar, atividade política, doença, afastamento cônjuge e servir em organismo internacional). 

    E não dança MC CATRA  (mandato classista, capacitação e tratar de interesses particulares. kkkkkk Essa não esquece

  • estágio probatório NÃO tem direito a licença para:

    MA = mandato classista

    TRA = tratar de assuntos particulares

    CA = capacitação


    lembrando que:

     LICENÇA para afastamento POLÍTICO INTERROMPE  a contagem de tempo

    LICENÇA para afastamento MILITAR NÃO INTERROMPE a contagem de tempo

  • No estágio probatório o servidor não pode abrir a MATRACA....

    Mandado classista, tratar assuntos particulares e capacitação..
  • Art. 87. Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração,

    afastarse

    do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de

    curso de capacitação profissional. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Parágrafo único. Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.(Redação dada pela

    Lei nº 9.527, de 10.12.97)


  • Errado

    Licença para capacitação:

     - ser estável

     - após 5 anos de efetivo exercício

     - até 3 meses de licença com remuneração

     - não estar em estágio probatório

     - nao acumulável

  • Após cada 5 anos de efetivo exercício, não acumuláveis, o servidor poderá, no interesse da administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo com a respectiva remuneração, por até 3 meses, para curso de capacitação profissional. É uma ato discricionário da administração e não é concedida para servidor em estágio probatório.  É considerada como efetivo exercício para efeito de contagem de tempo de serviço.

  • A licença para capacitação tem natureza discricionária (a Adm. Pública pode ou não deixar o servidor tirar a licença, por isso é discricionária e não vinculada, discricionária da ADMINISTRAÇÃO), é remunerada e poderá ser solicitada após o estágio probatório.

  • Ato administrativo discricionário é aquele que a Administração pratica com certa margem de liberdade de decisão, visto que o legislador, não podendo prever de ante-mão qual o melhor caminho a ser tomado, confere ao administrador a possibilidade de escolha , dentro da lei.


    Art. 87. Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97).


    Parágrafo único. Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


  • Licença para capacitação, é a antiga licença prêmio.


    Natureza discricionária: Certo, pois é por interesse da ADM.


    Remunerada: Certo.


    Pode ser solicitada mesmo durante o período de estágio probatório: Errado, pois o período de estágio probatório é de 2 anos, e essa licença é devida somente a cada 5 anos de efetivo exercício.


    *** Portanto gabarito ERRADO.

  • Lei 8112.90, Parágrafo quarto:

    Licenças em estágio probatório: SOMENTE: doença em pessoa da familia, afastamento do conjuge, atividade militar, atividade politica, mandato eletivo, estudo no exterior e para servir em organismo internacional do qual o Brasil participe

  • O período do estágio probatório é de 3 anos, Raissa

  • Se a licença capacitação é concedida após cada 5 anos de efetivo exercício não teria como ser concedida no período de estágio probatório, em vista que aos 3 anos de efetivo exercício o servidor já seria estável. 

  • A licença para a capacitação tem natureza discricionária ( A Administração opta pela sua concessão ou não), é remunerada, por até 3 meses e é devida a cada quinquênio (a cada 5 anos).

  • Por nada não, mas esse site deveria ter um MODERADOR por cada disciplina, só pra excluir esse monte de comentários repetidos e desnecessários que o povo sem noção posta!!!


  • Não pode ser concedida em E.P.

  • Durante o estágio probatório o servidor não pode ouvir MC CATRA

    Mandato Classista

    CApacitação

    TRAtar de assuntos particulares.

  • A licença capacitação hoje é a antiga licença prêmio. Ela só pode ser concedida após 5 anos de efetivo exercício, logo não pode ser no estágio probatório pois ainda não tem o requisito temporal.

  • A licença para a capacitação tem natureza discricionária ( A Administração opta pela sua concessão ou não), é remunerada, por até 3 meses e é devida a cada quinquênio (a cada 5 anos).

  • A cada cinco anos, ele poderá se afastar por três meses para a capacitação profissional. 

  • ERRADO. Não pode ser solicitada durante o período de estágio probatório

  • durante o estagio probatório NÃO

    MATRACA não tem vez

  • Apenas as licenças abaixo podem ser requeridas por quem está em estágio probatório:

    - Licença para Tratamento de saúde em pessoa da família
    - Licença para acompanhar cônjuge ou companheiro ( a ) que foi deslocado para outro ponto do território nacional, exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos poderes Executivo e Legislativo
    - Licença para Serviço Militar
    - Licença para Atividade Política

  • Nessa questão, o macete fica assim: Para gozar de certos direitos (capacitação), você tem que sentar na janela do ônibus (ser efetivo, ou seja, após o estágio probatório e, claro, ser aprovado nele. Fica a dica!

  • ERRADO

    Felipe olha minha cara de preocupado com o seu comentário.

    Aqui cada um comenta da melhor maneira possível.

    O servidor em estágio probatório NÃO pode abrir a MATRACA!

    (Licenças que NÃO poderão ser CONCEDIDAS):
    MA- Mandato classista;
    TRA- Tratar de assunto particular;
    CA– Capacitação.

  • A licença para capacitação está no art 81, inciso V, da lei 8112. Mas os estagiários têm direito apenas as seguintes licenças:


    Lei 8112, Art 20, § 4o  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.

  • QUANTA REPETIÇÃO!

  • REPETIÇÃO LEVA À PERFEIÇÃO

    feche a MATRACA ( MANDADO CLASSISTA, TRATA DE INTERESSE PARTICULAR, CAPACITAÇÃO)

  • É discricionária? É

    É remunerada? É

    Pode no estágio probatório? No Way, punk!!!


    Cabe lembrar que a Licença para Capacitação é transformação da antiga Licença Prêmio(extinta), que deixava o sujeito em casa recebendo sem fazer nada.


    Gabarito: ERRADO

  • Capacitação Profissional

    Lembrei logo do MATRACA.

    Questão: ERRADA

  • Essa licença somente após 5 anos, período que já houve o término do estágio.

  • complementando a frase do colega emanuel a licença tambem apos quiquenio de efetivo exercicio ela só podera ser concedida se administração tiver interresse 

  • Lei 8119/90

    Da Licença para Capacitação

    Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

  • O erro da questão está em dizer que pode ser solicitada mesmo durante o período de estágio probatório.

    A licença para capacitação tem natureza discricionária,  é remunerada, mas não pode acontecer durante o período de estágio probatório.

    Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração.

  • POR CADA 5 ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO O SERVIDOR TERÁ DIREITO. LOGO, PRESUME-SE QUE A CRIATURA NÃO ESTEJA EM ESTÁGIO PROBATÓRIO.

     

     

    DURAÇÃO: ATÉ 3 MESE

    REMUNERAÇÃO: SIM

    OBS.: - Por cada 5 anos de efetivo exercício.

               - Inacumulável.

               - Contado como efetivo exercício.

               - Ato discricionário.

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Errado


    Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 3 (três) meses, para participar de curso de capacitação profissional.

     

    O trecho sublinhado "Após cada quinquênio de efetivo exercício" indica que a licença não pode ser solicitada antes de 05 anos de efetivo exercício. Considerando que estágio probatório é de 03 anos, subentende-se que a vantagem não é extensível ao servidor sem estabilidade.
     

  • É discricionaria e remunerada mas não pode ser consedida em estagio probatorio

  • ESSA AÍ A FAMOSA LICENÇA PREMIUM, QUE OS SERVIDORES DOS MUNICÍPIOS TIRAM FOLGA POR 3 MESES, MAS NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL É CHAMADA DE LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO.

  • Licenças aceitas no estágio probatório:

    - Doença

    - Afastamento de cônjuge/companheiro

    - Serviço militar

    - Atividade Política

    - Curso de formação decorrente de aprovaçãoo em concurso para outro cargo

    - Mandato eletivo

    - Afastamento para estudo/missão no exterior. 

  • UM MACETE ALERNATIVO:

    MC CATRA

    MC - Mandato Classista

    CA - Capacitação

    TRA - Tratar de intereses particulares

  • Só acrescentando os amigos ,

     

    LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO :

    - a cada quinquênio ( 5 anos)

    - no interesse da Adm.

    - Até 3 meses

    - sem prejuízo da remuneração

    - períodos não cumulativos.

    - não pode no estágio probatótio ( logico neh, se ele tem que passar 5 anos de exercicio, o estágio é de 3 anos)

     

     

     

    GABARTO ERRADO

  • MC-TRA-CA !!!!!!!!!!

  • Cala boca MATRACA!!!!!!!!!!!!!!!

  • ARTIGO 20,  § 4º -  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal. 

     

    Ou seja:

     

    - DOENÇA FAMILIAR

    - AFASTAMENTO DO CÔNJUGE

    - SERVIÇO MILTAR

    - ATIV. POLÍTICA

    - MANDATO ELETIVO

    - ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR

    - SERVIR O.I

    - CURSO DE FORMAÇÃO

  • kkkkkkkkkkkkk quando vejo uma questao falando de licença e estagio probatorio ja fico imaginando que nos comentarios vai ter umas mil pessoas falando da famosa MA TRA CA ....kkkkkkkkkkkkk muito bom

     

  • É só lembrar que a licença para capacitação é dada a cada 5 anos.

    O estágio probatório tem duração de 3 anos, logo, essa licença não cabe o servidor público nesta condição.

  • Licença ato vinculado 

  • Estagiários não podem gozar: Matraca Mandado classista Tratar de assuntos particulares Capacitação
  • Macete para as licenças que não são concedidas em estágio probatório:

    O servidor em estágio probatório não pode ouvir MC CATRA

    MC - Mandato classista

    CA - Capacitação

    TRA - Tratar de assuntos particulares.

    Espero ter ajudado!

  • não é discricionária, pois o servidor tem que cumprir os requisitos para conseguir a licensa para capacitação.

    Ademais, MC CATRA não tem direito a pós. (o servidor em estágio probatório não tem direito a:)
    MC: mandato classisista

    CA: licença para capacitação.

    TRA:l licensa para tratar de interesses pessoais

    licensa para fazer pós, mestrado e doutorado

  • A licença para capacitação tem natureza discricionária, é remunerada e NÃO PODE ser solicitada mesmo durante o período de estágio probatório.

  • A licença para capacitação tem natureza discricionária certo

     é remunerada  certo

    e pode ser solicitada mesmo durante o período de estágio probatório. errado

    C^C^E = ERRADO

     

    Texto de lei

    Art. 87 da lei 8.112/90: Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, NO INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional

  • Pro pessoal dos mnemônicos "MC catra" e "matraca", alguém pode me explicar de onde concluiram que o servidor em estágio probatório não pode se licenciar para mandato classista? Desde já agradeço! 

  • Felipe Oliveira art 20, §4
  • Estagiário não dança MC CATRA

    MC - Mandato Classista
    CA - Capacitação
    TRA - Tratar de assuntos pessoais 

  • Consegui memorizar assim: MA TRA CA - Mandato Classista, Tratar de assuntos particulares, Capacitação (estágio probatório NÃO pode)

  • Assuntos particulares não é nem remunerado e nem possível em estágio probatório.

  • Servidor em estágio probatório não pode abrir a MATRACA

    MAndato clasista

    TRAtar de interesse particular

    CApacitação

  • Licença capacitação: 

    * No interesse da adm. após cada quinquênio de efetivo exercício para capacitação profissional;

    * 3 meses;

    * Durante a licença o servidor fara jus a remuneração.

    Conta como tempo de serviço e servidor em estágio probatório não poderá gozar desta licença.

  • MC catra hahahahahahah
  • -- Concessão do afastamento é ato discricionário

     

    -- Com remuneração

     

    Não pode ser concedido durante o estágio probatório.

  • Servidor no estágio probatório não pode usar a MATRACA.

    MA: Mandato classista;

    TRA: Tratamento para assuntos particulares;

    CA: Capacitação.

  • Essa licença não existe mais...

  • Rodrigues Fernandes, pelo que vi esta licença ainda conta na 8.112. 

  • Lei 8.112

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.    

  • Errada

     Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. 

    Caráter discricionário

    Remunerada

    Não é permitida no estágio probatório.

  • Se desse pelo menos tempo de tirar a licença..

  • A licença para capacitação tem natureza discricionária, é remunerada e NÃO pode ser solicitada mesmo durante o período de estágio probatório.(CESPE)

    - Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    - É um ato discricionário, não é uma obrigação a administração te ceder essa licença.

    Durante o estágio probatório, não pode requerer licença para tratar de assuntos particulares. (CESPE 2012)

    Durante estágio probatório não pode: MATRACA

    MAndato classista

    TRAtar de assuntos particulares

    CApacitação.

  • SUSPENDE ESTÁGIO PROBATÓRIO = DO-CO-POL + IN-FORMA

    - Licença por DOença em Pessoa da Família

    - Licença por Afastamento do CÔnjuge 

    - Licença para Atividade POLlítica

    - Afastamento para Servir em Organismo INternacional

    - Afastamento para Participar de curso de FORMAção

    VEDADO NO ESTÁGIO PROBATÓRIO = MA-TRA-CA + PÓS

    - Licença para MAndato Classista

    - Licença para TRAtar de Interesses Particulares

    - Licença para CApacitação

    - Afastamento para Participação em Programa de PÓS-Graduação

  • O servidor em estágio probatório não poderá ser licenciado para tratar de assuntos particulares, mandato classista nem capacitação.

  • # Art. 87 da lei 8.112/90: Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, NO INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

  • Estágio probatório - não MA.TRA.CA

  • após estagio probatório!

  • Gab. Errado.

    A licença para capacitação tem natureza discricionária, é remunerada e pode ser solicitada mesmo durante o período de estágio probatório. Não, pois, precisa de no mínimo 5 anos para ocorrer.

  • O servidor em estágio probatório NÃO pode abrir a MATRACA! (Licenças que NÃO poderão ser concedidas):

    MA- Mandato classista;

    TRA- Tratar de Interesse particular;

    CACapacitação.